Uma das coisas que eu ficava mais curiosa sobre “como é fazer” era o perfil no Express Entry. Nesse post vamos dar muitas informações legais para você que está criando seu perfil no Express Entry. Ou para você que está quase lá e tá morrendo de curiosidade e quer saber um pouco mais!

O que é preciso para criar seu perfil no Express Entry

Como nós já falamos nesse post para você criar seu perfil do Express Entry você vai precisar ter em mãos os seguintes resultados:

  • Resultado impresso (enviado pelo correio) do IELTS General Training – Se for um casal, seria excelente ambos fazerem pois aumenta sua pontuação do CRS
  • Resultado em pdf do ECA Report – Se for um casal, é excelente ambos fazerem a avaliação de diplomas pois aumenta sua pontuação do CRS

Para nós foi ESSENCIAL ter o IELTS e o ECA dos dois para conseguirmos 480 pontos no CRS! Esta é uma excelente dica para quem quer somar mais uns pontinhos no perfil.

Como vocês podem ver na nossa Timeline, nós demoramos 2 meses e meio de quando começamos a nos movimentar para conseguirmos esses documentos (01/06/2016) até o dia que criamos nosso perfil (19/08/2016).

Você vai precisar especialmente de dois números, um de cada documento, para poder criar o seu perfil no Express Entry. Do ECA Report, o número que você vai precisar é o ECA Number (ECA#). Esse número vem no canto superior direto do seu ECA Report, logo abaixo da data. Do IELTS você precisa do Test Report Form Number. Esse número está localizado aqui nessa imagem, em vermelho, para te facilitar: sample_trf_march2015_1

Com isso e lógico tendo certeza que você tem os fundos necessários para a sua família imigrar, você já pode criar seu perfil no Express Entry.



Criando seu perfil no Express Entry

Determinando a Elegibilidade

Depois de estar com esses documentos em mãos é hora de preencher o form de determinação de elegibilidade para o Express Entry. Você deve preencher esse form seriamente e com dados honestos. Esse form vai gerar um número que você deve guardar e usar na hora da criação do seu perfil do Express Entry dentro do My CIC.

As perguntas/respostas desse form são bem simples e a gente tem um post falando sobre isso aqui caso você esteja com alguma dúvida.

Sign-in Partner ou GCKey?

A primeira coisa que você terá que fazer é decidir qual forma é mais adequada para criar seu perfil. No site de login do CIC temos 2 opções: Usando um Sign-in Partner ou com o GCKey.

Isso é bem simples de decidir. Você já está no Canadá? Tem conta em algum dos bancos citados no site? Use o Sign-in Partner e o login que você já possuí nesse serviço que é parceiro da CIC.  Não está no Canadá e portanto não tem conta em nenhum desses bancos? GCKey AÍ VAMOS NÓS! 

Criando seu usuário e as medidas de segurança

Como você ainda não tem um usuário você deve fazer o Sign up, que é o seu cadastro. Seu cadastro terá 4 etapas:

  1. aceitar os termos e condições;
  2. criar seu usuário;
  3. inserir a senha adequada às instruções
  4. escolher as malditas perguntas e respostas de segurança.

A dica mais valiosa que peguei nos blogs foi tirar PRINT SCREEN das perguntas e respostas de segurança e salvar em um lugar seguro. Para nerds esse lugar sempre será o dropbox, que é um serviço de armazenamento na nuvem, portanto não tem como você perder essas informações.

Por que armazenar esses dados com cuidado

O CIC usa as perguntas de segurança o tempo TODO. Toda vez que você faz login no GCKey você precisa responder a uma pergunta de segurança. Acrescentando a essa dica, eu dou a minha de experiência própria. Salve num lugar seguro o seu nome de usuário e a sua senha para logar.

Você achou que era o seu ITA né? Nops!!! hahaha
Você achou que era o seu ITA né? Nops!!! hahaha

Depois que nós fizemos o perfil eu não entrei mais no GCKey. Aí uma bela madrugada, voltando da casa de amigos, depois de tomar algumas, me chega um e-mail do CIC falando que o meu perfil tinha recebido uma mensagem ou tido alguma alteração. Fiquei louca. Não sabia o que tinha acontecido e fui entrar no site.

Cadê que eu meio bêbada lembrava meu nome de usuário? Usei meus nomes de usuário mais frequentes, mas não era nenhum daqueles. Aí fui procurar no dropbox por que eu tinha certeza que tinha salvo tudo, mas não tinha essa info. Só as perguntas de segurança!

Respirei fundo, usei de toda a minha força para pensar e tentar lembrar e consegui. Não esperei nem logar para escrever em um lugar muito seguro o usuário e a minha senha e nunca mais esquecer. Acabou que não tinha nada no meu perfil e por isso o e-mail que recebi era só um ghost mail.

Fica aí outra dica, de vez em quando o sistema deles quer te trollar e de manda mensagens que aconteceu algo e não aconteceu nada. Fique esperto!

Preenchendo seus dados para o perfil no Express Entry

Assim que você entrar na sua área do site do My CIC, você tem que fazer sua aplicação para o programa que deseja. No caso do Express Entry você vai inserir o número que lhe foi fornecido pela ferramenta de elegibilidade. No nosso caso o nosso perfil do Express Entry é dentro de Federal Skilled Worker Program. Esse programa engloba quem está em alguma profissão qualificada e listada nos NOCs A, B ou 0. Existem outras duas áreas do Express Entry, e você pode descobrir mais sobre o programa do EE aqui.

Depois disso você vai preencher um formulário, com várias partes, sendo elas:

Para o Aplicante Principal:

  • Personal Details
  • Contact Details
  • Study and Languages
  • Application Details
  • Representative
  • Work History

Para o cônjuge:

  • Personal Details
  • Study and Languages
  • Work History

Preenchendo o formulário

No nosso caso, eu sou a aplicante principal, por que eu tenho mestrado e o nível de inglês bem alto (hello, teacher here! ). Considerando todas as partes do form, o que me trouxe mais dúvidas foi o estudo, especialmente em que áreas registrar minha graduação e meu mestrado.

Eu aconselho buscar em alguns sites de universidades canadenses um curso parecido com o seu e verificar qual a área de estudos que ele está inserido. Assim você tem certeza que não vai colocar algo que não bate.

Dentro de work history podem surgir dúvidas. No meu caso foi muito tranquilo pois eu trabalho no mesmo local a mais de 3 anos. Como você precisa comprovar até 3 anos de experiência dentro do seu NOC, eu só precisei colocar essa experiência de trabalho, pois essa é a única que irei comprovar.

O Han já tee um histórico mais variado. O conselho que pegamos nos fóruns, grupos e etc, foi de inserir somente aquilo que estaria dentro do NOC dele. A comprovação de trabalho do cônjuge não é tão importante como a do aplicante principal, mas ajuda ter essa comprovação e as cartas de comprovação dos empregadores dos dois. #ficaadica

Pós Preenchimento do perfil no Express Entry

Depois de preencher todos os dados do form, você receberá um e-mail no seu e-mail pessoal dizendo que existe uma mensagem no seu perfil do MyCIC. Então dentro do MyCIC você abre suas mensagens e aí abre um pdf. Nesse arquivo você recebe uma mensagem avisando sobre a necessidade de criação de um perfil no job bank.

Esse pdf é muito importante! Nele você encontrará o seu link pessoal para criar seu perfil no job bank e o seu Job Seeker Validation Code. Se você não fizer o seu perfil no job bank, o seu perfil do Express Entry não está concretizado. Então até você ter o perfil do job bank você AINDA NÃO ESTÁ NO POOL!!!

Lógico que assim que recebemos o e-mail e abrimos a mensagem, já fui correndo fazer o meu perfil do job bank. Afinal, somente o aplicante principal precisa fazer essa parte.

E surpresa! Tem mais perguntas e repostas de segurança lá! Então o que eu fiz? Meio que fiz uma duplicata das perguntas e respostas do MyCIC para não ter milhões de fotos de perguntas de segurança e assim vale tudo pros dois. #ficaadica

Na criação do perfil no Job Bank eu não tive muitas dúvidas e achei tudo bem claro e óbvio. Se você ficar com dúvidas em alguma parte, deixa seu comentário aqui que eu esclareço o que puder!

Perfil no Express Entry e no Job Bank OK

Depois disso tudo você recebe uma mensagem (naquele esquema, chega um e-mail avisando que tem mensagem, aí você entra no MyCIC e abre o pdf) muito feliz te dando parabéns e dizendo que está tudo ok com o seu perfil e você já está no pool.

Dizem por aí que a média de tempo para pegar um ITA é 2 a 3 meses. Nós demoramos 2 meses e meio com 480 CRS points! Isso não era muito normal em 2015. Mas tem a história do backlog que o CIC estava limpando e por isso eles diminuíram tanto o número de ITAs enviados desde Junho. Agora eles estão voltando ao ritmo normal, até aumentando a quantidade de ITAs enviados. Então, temos grandes esperanças para a baixa das notas de CRS.

Então agora com tudo feito, é só ficar esperando ansiosamente os Draws (que normalmente acontecem nas quartas feiras). E torcendo para que a nota de CRS points realmente vá baixando com o tempo, como parece que irá acontecer.

Para saber mais sobre os draws veja nossos posts sobre draws ou entre na nossa página de Draws do Express Entry. Atualizamos todas as informações lá, sempre que tem draw!

Curtiu nosso post? Compartilhe com no face, com os amigos, nos grupos de whatsapp e tal.

 

giphy-bb8