Você sabia que o Express Entry tem 3 programas? Um deles é o Federal Skilled Worker e existem alguns fatores de seleção para você ser elegível ao programa de imigração do EE por meio do FSW do Canadá? Não sabia?

Hoje vamos esclarecer quais são os fatores e quantos pontos você precisa fazer nessa escala para ser elegível a imigração no Express Entry por meio do FSW.

Fatores de Seleção para o Federal Skilled Worker

Como sempre, a melhor fonte de informações é o site do CIC. Por isso nós fomos lá trazer essas informações em português para vocês. Primeiro é importante saber que o Federal Skilled Worker é um dos programas que existem para ser elegível a imigrar pelo Express Entry.

Ou seja, o Express Entry tem critérios de elegibilidade. Um dos programas é o Federal Skilled Worker que possui 6 os fatores de seleção:

  1. English and/or French skills – Nível de inglês ou Francês
  2. Education – Educação
  3. Experience – Experiencia de trabalho
  4. Age – Idade
  5. Arranged employment in Canada – Emprego no Canadá
  6. Adaptability – Adaptabilidade

O máximo de pontos que você pode obter nesses fatores de seleção são 100. Mas para ser elegível a se candidatar ao programa de FSW dentro do Express Entry é necessário obter no mínimo 67 pontos. Depois de você confirmar que é elegível a imigrar que você pode verificar sua pontuação no Express Entry por meio do CRS Tool Calculator.

Os pontos para ser elegível ao FSW não são listados no CRS Tool Calculator, mas eles estão inseridos lá de alguma forma. Se você faz uma simulação e diz que você não é elegível é por que faltaram pontos em alguma dessas categorias aí em cima.



Frisando: Os pontos em cada uma dessas categorias não são os mesmos pontos do CRS. Essas duas pontuações existem ao mesmo tempo. Para fazer o perfil no EE, você tem que ter pelo menos 67 pontos nessa escala de seleção do FSW. E aí após fazer o perfil no Express Entry o que vai contar para você receber o ITA é a pontuação de CRS que você tiver.

Meio confuso eu sei. Mas como essa escala aqui é essencial para você ser enquadrado como possível candidato do FSW, vamos aos pontos existentes nela. Se você quiser saber mais sobre os CRS points e quanto você precisa na escala de CRS para conseguir um ITA, entra nesse post aqui.

English and French Skills

Nesse quesito você pode ganhar até 28 pontos. Logicamente eles estão associados ao famoso CLB. E é esse fator de seleção que determina que para o FSW você precisa ter no mínimo o CLB 7. Isso significa que no IELTS General você precisa de 6.0 no mínimo em cada área.

Para saber quantos pontos você ganha nessa escala é só consultar a tabela abaixo:

clb pontos para fator de seleção do fsw no express entry

Education

A educação é o segundo fator de maior pontos para os fatores de seleção. Você pode ganhar até 25 pontos nesse quesito. Logicamente que o máximo dos pontos está guardado para quem possui doutorado ou Ph.D. Vamos aos números:

  • University degree at the Doctoral (PhD) level – 25 points
  • University degree at the Master’s level OR University level entry-to-practice professional degree (somente para algumas áreas específicas) – 23 points
  • Two or more Canadian post-secondary degrees or diplomas (at least one must be for a program of at least three years) – 22 points
  • Canadian post-secondary degree or diploma for a program of three years or longer – 21 points
  • Canadian post-secondary degree or diploma for a two-year program – 19 points
  • Canadian post-secondary degree or diploma for a one-year program – 15 points
  • Canadian high school diploma – 5 points

Ou seja, a sua formação acadêmica ajuda e MUITO a você se encaixar no Federal Skilled Worker. No nosso caso, somente com o inglês e a formação acadêmica fizemos 47 pontos para os fatores de seleção.  

Experience

Na experiência de trabalho o máximo que você consegue de pontos são 15. Essa é a área que mais confunde quando lemos os fóruns e grupos. Nesse quesito nos fatores de seleção, você ganha o máximo de pontos com 6 anos ou mais de experiência na área do se NOC.

Porém no CRS você só tem variação de pontuação até completar 3 anos trabalhados. Depois de 3 anos full-time você não ganha mais nenhum ponto na escala de CRS. Aqui na escala de fatores de seleção você ganha mais pontos até atingir 6 anos trabalhados. Dá uma olhada na pontuação na tabela abaixo:

experiência de trabalho e pontuação nos fatores de seleção

Então se você conseguir comprovar mais de 6 anos de trabalho na área do seu NOC você pode ganhar mais 15 pontos. E o requerimento mínimo para participar do FSW é que você tenha trabalhado ao menos 1 ano no seu NOC.

Age

Eles também tem pontos espefícicos para a idade. O máximo de pontos que você conseguiria nesse fator seriam 12. Como essa etapa é bem simples e não tem muito como mudar vai aí a tabela do CIC:

idade fator de seleção pontuação

Nos fatores de seleção, ter entre 18 e 35 anos é a faixa em que se ganha mais pontos. Quando olhamos a tabela do CRS já vemos que o ideal é até os 29 para pontuar mais. Outra pequena diferença nas escalas.

Arranged employment in Canada

Outro fator que confunde muita gente. No quesito emprego no Canadá você pode ganhar no máximo 10 pontos. Esse fator dá muita confusão pois as pessoas acham que se arrumarem uma oferta de emprego já conseguem a pontuação.

Não é bem assim que funciona. Na maior parte dos casos a empresa precisa ter um LMIA válido para você. Isso é uma coisa muito complicada. Não é toda empresa que quer se dar o trabalho de tirar um LMIA (demora um pouco já ouvi dizer em média uns 6 meses) para ter aquele funcionário.

Existem outras categorias de emprego que não precisam de LMIA e principalmente de pessoas de certas nacionalidades ou que o país faz parte de algum acordo comercial com o Canadá. A coisa toda é bem complexa e honestamente eu não sei muito sobre o assunto.

Aconselho ler atentamente essa parte no site do CIC. Se ficar alguma dúvida marque uma consulta com alguma consultoria de imigração especializada. Eles seram as melhores pessoas para te orientar.

 Adaptability

Existe também o fator de adaptabilidade. Esse fator avalia por alguns quesitos quão grandes são as chances de você se adaptar bem ao Canadá e se tornar um caso de sucesso de imigração. Os fatores que, na visão do CIC, auxiliam a adaptação ao Canadá são:

  • Nível de inglês razoável até excelente do parceiro e do aplicante principal (Hellow, estudos para IELTS)
  • Estudos anteriores no Canadá, tanto do aplicante principal quanto do parceiro.
  • Experiência de trabalho no Canadá, tanto do aplicante principal quanto do parceiro.
  • Emprego no Canadá (com LMIA ou nos casos citados no item acima)
  • Parentes no Canadá

Esse último fator vale uma explicação. Ele não conta pontos na escala CRS, mas te ajuda a conseguir os 67 pontos mínimos para ser elegível ao FSW. Então, quais os parentes que entram nessa categoria?

UPDATE: depois da última mudança nos critérios, hoje você ganha 15 pontos se possuir um irmão ou irmã que seja cidadão ou residente permanente do Canadá.

  • pais
  • avós
  • filhos
  • netos
  • irmãos/irmãs
  • tios/tias
  • sobrinho/sobrinha

Todos esses parentes entram na categoria de parentes no Canadá. Porém eles TEM QUE preencher os seguinte pre-requisitos:

  • morar no Canadá
  • ter 18 anos ou mais
  • ser cidadão canadense ou residente permanente

Aí sim você ganha pontos por eles.

Quando é calculado isso?

Esses fatores são calculados quando você usa a ferramenta de eligibilidade do CIC. E consequentemente quando você cria seu perfil no Express Entry. Depois disso, após você receber seu ITA  e enviar seus documentos para o CIC, tudo isso é avaliado novamente.

Eles verificam os documentos enviados e se eles realmente “valem” os pontos que foram dados ao seu perfil. Tanto na escala de CRS quanto nessa escala de fatores de seleção.

Agora vocês já tem as informações tanto da escala de CRS quanto da escala de fatores de seleção para o Foreign Skilled Worker. Se esse post te ajudar, compartilha com os amigos e aproveita para curtir nossa página no facebook e ficar sempre atualizado com nossos posts mais recentes.