No dia 21/11/16, apenas 8 dias após nosso AOR, chegaram não uma mas DUAS mensagens pedindo documentos adicionais nossos! E você pode imaginar o desespero né? Vamos detalhar para vocês como lidar com essa situação e o que fizemos para conseguir mandar os documentos no mesmo dia!

You have a new message

Como já explicamos por aqui, o CIC não manda as mensagens pro seu e-mail. Você recebe um e-mail dizendo que tem uma nova mensagem (exatamente como nesse subtítulo anterior). Acontece que GHOST mails são muito frequentes. Ghost mails é quando você recebe um e-mail avisando que tem mensagem, mas entra na conta e não tem nada!

Eu já recebi alguns ghost mails e quando chegou esse e-mail eu pensei… “ah, mais um ghost mail, quando eu chegar em casa eu olho”. Ledo engano!

Assim sendo chegando em casa, fui linda e bela, crente que seria um ghost mail, olhar minha conta no CIC. Vocês não imaginam o tamanho da minha surpresa quando eu vi que TINHA SIM mensagens para mim.

cat-shock

Não bastasse ser uma, eram 2 mensagens! Cliquei, baixei o pdf e comecei a me desesperar. O primeiro pdf pedia detalhes de um período com relação ao meu marido. E o segundo pedia que preenchêssemos um formulário com as informações de viagem da gente (form IMM5562 E).

Como enviar as informações adicionais?

Depois do primeiro desespero de eles estarem pedindo mais documentos – e a gente ter a sensação que estragamos tudo – veio a dúvida: Aonde que faz o upload dos documentos?



No meu desespero, não percebi que embaixo das mensagens recebidas tem um botão azul ENORME que diz: View Submitted Application. Clicando ali você é direcionado para os formulários que foram preenchidos. E embaixo dessas opções de view form tem um outro botão azul que diz Continue.

Clicando nele, você é levado aos documentos que você fez upload e lá estavam os dois campos para o upload dos documentos adicionais. Foram adicionados dois novos campos que não existiam antes de transmitirmos a application.

O bom de encontrarmos isso é que ficou bem claro o que eles queriam. Para o período em que pediram mais detalhes sobre a vida do Han, existia um campo para o upload de uma Letter of Explanation. E para o Form IMM5562 E  (Travel History), existia um campo pedido claramente pelo Travel History info form.

Nós dê mais detalhes

O pdf com relação ao meu marido pedia informação sobre um período recente da vida dele. Eles pediam para nós detalharmos tudo que possa ter ocorrido de uma certa data até o momento atual. Logo que lemos sobre isso caiu a ficha do que era o problema!

O Han trabalha num esquema bem diferente. Ele trabalha remoto da nossa casa, para um empresa americana em que todo mundo trabalha remoto. Então quando preenchemos os dados de trabalho dele sobre a empresa atual colocamos o endereço fiscal da empresa nos Estados Unidos.

Além disso, acrescentamos a carta do empregador atual dele que explica que ele trabalha remotamente. Porém acreditamos que o oficial de imigração nem chegou a abrir os documentos. Eles só estavam verificando os forms online.

Só que nós declaramos em todos os locais que ele mora comigo no Brasil. Ou seja, o agente de imigração olhou os forms e falou: “como assim você trabalha numa empresa americana e mora no Brasil? Como isso é possível? Explica melhor isso aí”.

Então fizemos uma LOE explicando nos mínimos detalhes tudo que se passou para a contratação dele até os dias atuais. Detalhe que a carta pedindo maiores informações era para o aplicante principal. No caso essa seria eu. Então a LOE foi feita em meu nome falando sobre a situação do marido.

Travel History Form e o maior caso de eu dei mole da história

Até o presente momento, nós ainda não havíamos descoberto o mistério do Travel History Form. Aí eu resolvi investigar os forms virtuais para escrever esse post. E descobri por que provavelmente eles pediram esse form.

Eu idiotamente escrevi o nome de um estado ao invés do nome da cidade para qual eu viajei durante um work experience que fiz. Provavelmente esse é o motivo deles terem pedido o form. Eu preenchi algo que poderia até estar correto e ser verdade, mas não era o que eles pediram.

Devo confessar que agora estou até mais tranquila com relação ao IMM5562 E form. Acho que não vai ter nenhum problema quanto a ele.

Agora queria dar um alerta caso vocês sejam pedidos algum form adicional. Os forms exigem uma versão específica do Adobe Reader que é o Adobe Acrobat Reader DC.

Demorou séculos para eu entender que teria que baixar isso e não teria outra solução. E honestamente é um excelente software para você mexer nos arquivos de pdf que serão enviados para o CIC após o seu ITA.

Aconselho fortemente o uso dele e o download gratuito pelo site do adobe mesmo: https://get.adobe.com/br/reader/

E depois disso? Aconteceu mais alguma coisa?

Depois de enviarmos tudo na segunda mesmo, não houve mais NENHUMA mudança no nosso perfil. Nada! Ou seja, aquele silêncio clássico do CIC. Esperei duas semanas para escrever esse post para poder informar das mudanças após o envio dos documentos.

Só que após duas semanas você se convence que vai ficar assim mesmo até você receber alguma notícia do Confirmation  of Permanent Residency – o CoPR que todos querem!

Eu particularmente acho que nenhuma movimentação vai ser sempre melhor que ser pedido documentos adicionais! Todo mundo sabe que enquanto você está no silêncio que dizer que tudo está correndo como esperando e o que o seu processo está sendo analisado.

Estamos aqui torcendo para dar tudo certo e até Maio termos alguma notícia feliz para compartilharmos com vocês!

Se você gostou do post e acha legal dar esse alerta para quem está aplicando pro Express Entry, compartilhe nosso post!