Existem muitas formas de se dar bem numa prova. Estudar muito, treinar bastante fazendo muitos simulados e aprender as técnicas corretas. Hoje eu vou detalhar a técnica CHAVE para ir bem no Reading do IELTS. Além de dar algumas dicas sobre questões que costumam ser desafiadoras para nós Brasileiros.

Esse post é especialmente para você que tem a maior dificuldade em terminar seu Reading no tempo certo (1 hora). Mas antes de te dar A TÉCNICA MOR, vamos falar sobre um ponto extremamente importante de início: a estrutura da prova.

Estrutura da prova de Reading do IELTS

Uma das maiores técnicas de prova que existe é: CONHECER A PROVA EM DETALHES. Você que irá fazer uma prova tipo o IELTS precisa conhecer a prova até os mínimos detalhes. Saber quantas questões tem, quanto tempo você terá, que tipo de textos poderá encontrar, em que ordem as áreas são realizadas, se tem intervalo ou não e etc.

Saber isso tudo te ajuda a tirar uma pressão imensa do seu lado emocional/psicológico. Afinal, você sabe tudo que irá acontecer. A única surpresa será o conteúdo dos textos.

Como hoje nosso tema é o Reading do IELTS, vamos para as duas possíveis estruturas de Reading:

ielts-reading
Tirado do site do British Council – um dos aplicadores oficiais do IELTS.

Como já falamos nesse post aqui, o IELTS pode ser ACADEMIC ou GENERAL TRAINING. Basicamente você faz o Academic para entrar em universidades e o General Training para imigração (tanto para Canadá, quanto na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido).


Basicamente a diferença no Reading é que os textos do Academic são 3 textos grandes e mais parecidos com conteúdos universitários. No General Training, tanto a seção 1 quanto a seção 2 contém textos menores e mais parecidos com materiais encontrados no dia a dia, como comunicados de eventos ou pequenas notícias informais de escolas ou pequenos negócios.

Por isso no GT para se tirar 9.0 você não pode errar NENHUMA questão. É isso mesmo. Você tem que ser perfeito. Já no Academic, você pode errar 1 questão e ainda tirar 9.0 (hahaha grandes coisas né?). Parece bobeira mencionar isso mas isso te mostra que os próprios criadores do teste consideram o Reading do Academic mais desafiador que o do GT.

A questão problema: YES, NO or NOT GIVEN

Se tem uma questão que TODOS os alunos odeiam é o tipo de questão que você deve preencher com: YES/ NO/ NOT GIVEN ou TRUE/ FALSE/ NOT GIVEN. 10 entre 10 alunos tem dificuldades com essa questão no início. Não se preocupe, você não está sozinho. E eu tenho AS dicas que vão salvar sua nota!

Para fazer essa questão tem algumas dicas cruciais e que nunca mudam, que você precisa saber:

  1. SEMPRE tem pelo menos uma opção que é NOT GIVEN. Se você terminar de fazer uma questão desse modelo e não tiver NENHUMA em que você classificou “NOT GIVEN”, você errou em pelo menos uma questão.
  2. Nessa questão, as respostas estão SEMPRE em ordem. “Como assim, Rey?!” Assim ó: A resposta para a questão 1 está num ponto X do texto que deve ser no “início” daquele texto. Então a resposta da questão 2 virá somente depois da parte do texto que consta a resposta da questão 1. A resposta da questão 3 estará depois da resposta da questão 2, e assim sucessivamente.
  3. Portanto, usando a LÓGICA, se você já encontrou a resposta da questão 1 e da questão 3, mas não encontrou nada que responda satisfatoriamente a questão 2, isso significa que a questão 2 é “NOT GIVEN”.
  4. Não perca tempo lendo o texto inteiro 500 mil vezes tentando achar uma resposta. Se ela é “NOT GIVEN” é óbvio que você NUNCA vai encontrá-la e só vai perder tempo!

A técnica chave para o Reading do IELTS

Agora para entender bem essa técnica você tem que se libertar de todos os seus fantasmas de professores de português do passado. Sabe aquela pessoa que você lembra falando que para interpretar bem um texto “tem que ler ele integralmente e quem sabe até mais de uma vez”. Então essa pessoa aí. APAGA. Deleta e muda a chave.

IELTS é prova de inglês. É feita baseada numa cultura de interpretação de textos totalmente diferente dessa doideira que temos aqui no Brasil.

O princípio primordial de provas de Reading em inglês é que: se não está dito, não pode ser “suposto”. Sabe aquela história de “daria para interpretar tal coisa com isso aqui que ele disse”? Isso não existe no inglês. Não tá dito, não é isso. Internaliza e aceita essa parte primeiro que fica mais fácil de aceitar a maior dica de todas.

Bem dito isso, você tem que estar pronto. A maior dica de todas do Reading é:

NUNCA LEIA O TEXTO INTEIRO PRIMEIRO 

“Como assim Rey?! Como que eu não vou ler o texto numa prova de Reading?!” – Calma!!! Tira esse mouse do X!!! Não fecha a janela do blog não e lê tudinho que eu vou te explicar!

Ihhh, essa mulher é maluca!

Eu já dou aula para IELTS a mais de 6 anos para saber bem essa careta que você tá fazendo aí agora olhando pro computador. É a MESMA careta que todos os meus alunos fazem quando eu falo isso. Também sei bem que agora você tá gritando alguém ou falando aí sozinho e dizendo: “Essa mulher é louca! Tá falando que não é para eu ler os textos da prova de Reading! Só pode ser piada!”

Não é piada. Siga a minha dica por que eu tirei 9.0 no meu Reading no IELTS GT. Sim, queridos e queridas, NOVE. Eu não errei NADA. E terminei a prova antes do tempo, a tempo de ir ao banheiro. Afinal não tem intervalo entre as provas do IELTS. Só na prova de Reading que dá tempo de sair para ir no banheiro, isso se você souber usar a técnica direitinho e terminar antes ein!

Como é que faz para ir tão bem assim sem ler?

Vamos ao passo a passo da nossa prezada e estimada técnica:

  1. Leia o título do texto – e o subtítulo se tiver. Sempre imagine possíveis formas que esse texto pode se desenvolver e o tipo de vocabulário que você espera encontrar ali.
  2. Leia as questões do primeiro exercício – normalmente tem mais de um tipo de exercício para cada texto. Por exemplo, tem uma questão que é múltipla escolha e tem uma questão que é True/False/Not Given. Leia as questões de um exercício e pare.
  3. Circule ou sublinhe as palavras chave das questões (Se for múltipla escolha, não leia as opções, elas estão ali para te distrair. Foque na questão.). Palavras Chaves são substantivos, verbos e algumas vezes palavras que expressam quantidade ou restrição (only, if, a lot, many, a few, etc).
  4. Agora sim, vá ao texto, com a primeira questão em mente, focado em encontrar ela no “início” do texto (não necessariamente no primeiro parágrafo, mas provavelmente não será na segunda página ok?).
  5. Esteja ligado para sinônimos e paráfrases. Eles dificilmente escrevem com as mesmas palavras no texto e na questão. Eles querem verificar quão grande é seu vocabulário.
  6. Encontre a resposta e escreva a resposta para a primeira questão.
  7. Leia de novo a segunda questão e volte para o texto.
  8. Leia o texto a partir do ponto em que você encontrou a resposta da questão anterior. Não precisa ler o texto todo de novo. As questões em sua grande maioria estão NA ORDEM!

Voilá!

Viu como é fácil?

Assim você demora MUITO menos lendo o texto e procurando as respostas. Acredite em mim, se você for ler o texto, para depois ler as questões, para depois procurar as respostas no texto questão por questão, você vai demorar HO-RRO-RES. E você nunca vai terminar em 1 hora a sua prova, a não ser que você seja um excelente leitor.

Sabe aquele povo que lê super rápido e tal? Se você for essa pessoa, faça do seu jeito! Mas no geral, somos todos leitores normais ou fracos por falta de prática. Então meus amigos, usem dessa técnica que eu garanto que é sucesso! Fechado?!

Ainda está difícil?

Existem outras técnicas para outras questões e alguns detalhes a mais que podem te ajudar a conseguir um NOTÃO no Reading! Tem alguma outraquestão que mesmo usando essa técnica MOR você fica encucado e não consegue resolver? SIM?!

Então, não marca bobeira e faça um treinamento mais focado! Eu dou aulas particulares de IELTS para qualquer lugar do Brasil e do mundo viu? UPDATE! E para quem tem aquela vida CORRIDA que só vendo, temos agora também nossos cursos online MARAVILHOSOS para você que precisa estudar num horário diferenciado e quer todo o nosso cuidado e nossa experiência com alunos particulares combinados a um PREÇO maravilhosamente baixo.   #ficaadica #merchan

Ah, se você quer saber mais sobre o IELTS como um todo, veja esse post aqui. Para saber mais sobre o speaking entre aqui. E por fim, queridos e queridas, mesmo que não me procurem, EU SEI quão difícil o IELTS pode ser então, desejo a todos e todas que a força esteja com vocês!


maytheforce

And hope to see you all in CANADA!


41 COMENTÁRIOS

    • Oi Gabriela!!!

      Nós já te mandamos um e-mail com mais informações sobre as aulas. Mas se você não recebeu, vai na nossa página de contato e manda uma mensagem para gente, ou vai no Facebook da gente e manda!
      De alguma forma vamos conseguir falar do assunto viu?

      Abraços,
      Rey

  1. Vim aqui só pra dizer que esse ta sendo o MELHOR blog q eu ja encontrei sobre imigração no Canadá!
    Obrigada pelo nível de detalhamento e numa linguagem fácil, que flui bem!
    Passei o dia todo lendo e anotando tudo rs Ainda estamos na fase 0, de pesquisas e de juntar informações e planejamento, mas pretendemos aplicar até a metade do ano que vem para irmos em 2019!
    Ainda não passei por um artigo que disse onde posso consultar as últimas notas de corte do EE, vcs sabem me dizer se existe onde acompanhar isso? rs

    • Ei Ariane! Muito obrigada pelos elogios! <3 Ficamos comovidos e super felizes.

      Aqui no blog temos uma página com todas as notas de corte do EE desde que o novo processo online começou em 2015. Acho que é isso que você está procurando não?

      Abraços,
      Rey

    • Olá Ariane!, também estou nessa fase, pesquisando muito pretendo ir em 2018. Se quiser podemos trocar emails. E tirando dúvidas juntas, acrescentar informações é sempre bom! Ate! 😉

  2. Um dos melhores blogs de dicas sobre IELTS que ja achei, meus parabéns! Estou fazendo um curso focado em IELTS mas ainda assim nao estou me sentido 100% segura para fazer a prova… poderia me explicar como funcionam suas aulas? Obrigada e parabéns mais uma vez

  3. Estava com dificuldades no reading, vou seguir essas dicas!!! Só tem um detalhe, as questões do reading para o Academic não são SEMPRE na ordem do texto. Os exercícios de “write the correct letter A-H in boxes 22-26” por exemplo, nunca estão em ordem no texto…as respostas geralmente estão próximas umas das outras, mas NUNCA em ordem, pelo contrário, estão sempre bem embaralhadas.

    • Verdade Patrícia! Existem uns 3 tipos de questão que não estão necessariamente na ordem senão ficaria MUITO fácil. Mas 90% das questões estão na ordem! Achei melhor falar da regra e não das exceções no post. Espero que as dicas te ajudem.

      Abraços,
      Rey

      • Voltei aqui pra dizer que você é um anjo que caiu do céu hahaha Fui de 5,5 para 8,0 logo no primeiro simulado que fiz depois de ler as dicas. Essa de “YES, NO or NOT GIVEN” é cruciaaaaaaaal para tirar uma boa nota, ficou MUITO mais fácil encontrar as respostas agora. MUITO OBRIGADA!!!

        • Nossa Patrícia! Que bom saber.

          Fico muito feliz que você tenha tido resultados tão melhores só com essa dica! Assim é sucesso demais! Vai lá na prova e ARRASA! EHEHEHE

          Abraços,
          Rey

  4. Olá, estou estudando para o IELTS e gostei bastante de suas dicas. Estou interessada nas aulas, pois tenho pouquissimo tempo para estudar. Tenho estudado sozinha, mas acho que preciso trocar uma ideia para fazer um estudo mais objetivo. Será que vcs podem me ajudar? Obrigada!

      • Também estou na vibe da Larissa, estudando sozinho e com algumas semanas para a prova. Mas confiante numa boa nota 🙂
        Será que você, Rey, teria algum horário disponível para aulas até May 12?
        Nem que seja umas poucas, please!

        Fico no aguardo da resposta e na ajuda que poderá me dar!
        Abraços

  5. Oi Casal, o blog é sensacional. Parabéns!

    Sobre esse post fiquei curioso sobre um exercicio em específico. Aquele que você tem que dizer para qual “evento ou curso ou etc” cada frase está certa. A, B, C, D, E, F…

    Nesses exercicios as respostas não estão em ordem. Nesse caso tem que ler o texto todo, que geralmente é pequeno. Certo?

    • Davi, realmente nesse exercício não tem como elas estarem em ordem, senão era só colocar A, B, C, D na ordem das questões HEHEHE. Nesse caso você tem que ler os parágrafos sim, mas sempre utilizando de palavras chaves. Nada de ler com detalhes e sim uma leitura em busca de algo certo? Abraços!

  6. Realmente, parabéns pelo Blog. Só estou dando um upgrade no inglês geral para poder contratar os seus serviços para o preparatório do IELTS.

  7. Olá! Tenho uma dúvida quando as questões são para encontrar o titulo do paragrafo. Você tem alguma técnica para esse tipo de questão especificamente? Perco muito tempo pois preciso ler o texto todo para encontrar o assunto de cada paragrafo.
    Obrigada =*

  8. Estou absolutamente EMBASBACADA com sua técnica! Li ontem e hoje resolvi testar.
    Antes eu estava conseguindo um 7 e 8 (com muito esforço e sempre sentindo o tempo correr contra mim!)…

    Primeira tentativa e….. 9!! 39/40!!

    AMEI! Obrigada!

  9. Oi Giovanna estou iniciando agora essa corrida para o IELTS e já me apaixonei por seu blog e suas super dicas. Até o fim do ano quero realizar a prova e almejo um 7 para fins migratórios. Com Certeza irei seguir essas super dicas nos meus estudos diários e mais próximos vou adquirir os seus cursos. Estou no nível básico do básico! Que tempo antes da prova devo intensificar meus estudos direcionados?

    • Oi Lanna, tudo bom? Fico muito feliz que você curtiu nosso blog e está gostando das nossas DICAS para IELTS. O tempo para começar depende do seu nível atual, mas se você já estiver num nível B1, vai ser entre 6 a 8 meses para uma band 7. Se você estiver num nível acima, pode ser menos tempo. Vamos ter novidades com relação a isso, mas se você ainda não está em nenhum desses níveis recomendo estudar inglês geral num bom curso voltado para inglês britânico e quando chegar num nível B1/B2 você pode e DEVE nos procurar! Abraços!

  10. Oi Gio! Adorei o post! Gostaria de ressaltar que o link que voce colocou sobre o speaking no final do artigo ta quebrado. Ao inves de /2016/10/09/como-e-o-speaking-no-ielts/ o correto eh /2016/10/09/speaking-no-ielts/.

    Abraco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui