Quais são os documentos para entrar no Express Entry? O que eu preciso traduzir? O que é um tradutor juramentado (ou um certified translator)? Como eu encontro um?  − O post de hoje vai se propor a responder essas dúvidas iniciais.

Afinal, agora você já sabe se é elegível e se tem chances com a sua pontuação no CRS. Se você ainda não sabe, clique nos links e leia os posts anteriores: parte 1 e parte 2. Para quem está chegando por agora, esse guia de “por onde começar” foi exatamente o que nós fizemos. Não podemos dizer que é perfeito pois ainda estamos no pool, esperando um ITA, né? Mas por enquanto Como já estamos no Canadá como PRs, deu bem certo sim!

Documentos para entrar no Express Entry

Para conseguir entrar no Express Entry (ou seja, criar seu perfil) você vai precisar de:

  • IELTS General Training – Se for um casal, seria excelente ambos fazerem pois aumenta sua pontuação do CRS
  • ECA Report – Se for um casal, seria ótimo ambos fazerem pois aumenta sua pontuação do CRS

Para nós foi ESSENCIAL ter o IELTS e o ECA dos dois para conseguirmos 480 pontos no CRS! Esses dois documentos precisam estar em MÃOS na hora de CRIAR o perfil no MyCIC. Por isso não dá para criar perfil antes de fazê-los! E pode demorar um pouquinho (3 a 4 meses) para tê-los em mãos.

Por quê, Rey? Qual a dificuldade de fazer isso aí?

Então, não tem dificuldade nenhuma (juro!), mas documentações levam tempo. Vou explicar o por que para cada um abaixo e listar todos os documentos que você precisa para fazê-los.

IELTS General Training

O IELTS tem muitos detalhes. Nesse momento o que você precisa saber é que o IELTS é uma prova ME-GA concorrida no Brasil. Não temos sessões de prova todas as semanas e muito menos em todos os estados!  Por isso você tem que estar preparado para alguns fatores:



  1. Você só conseguirá data para realizar a prova para um mês da data atual (se der muita sorte). Mas, mais frequentemente se consegue data para daí a 2 ou 3 meses de quando estiver se inscrevendo. Ou seja, se você precisar fazer a prova correndo vai ser difícil fazer no Brasil e perto de casa.
  2. O resultado demora 13 dias corridos para sair (online) após a realização da prova. Só que, para fazer o perfil, você PRECISA de um número que só vem no Test Report Form. Esse form você recebe em casa por correios. O tempo para ele chegar na sua casa pode variar. A variação pode ser de 2 a 3 dias após sair o resultado online, ou até 2 semanas. Então, você pode demorar até um mês para receber o seu Test Report Form. Aqui embaixo tem uma sample do que é o Test Report Form. Você vai precisar desse número marcado em vermelho!sample_trf_march2015_1
  3. Esteja preparado para viajar caso você não more em algum dos seguintes locais:
    1. Nordeste: Recife, Fortaleza e Natal.
    2. Sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte.
    3. Centro Oeste: Brasília.
    4. Sul: Curitiba e Porto Alegre.
  4. Caso você vá viajar, saiba que as provas ESCRITAS são SEMPRE nos sábados. Só que a prova ORAL (speaking) pode cair na quinta ou na sexta anterior. Ou seja, #ficaadica: marque sua passagem para a quarta a noite ou quinta-feira de manhã antes da prova! Se você der a sorte de fazer o Speaking no sábado, aproveite esses dias para relaxar.

E os documentos?

Para fazer o IELTS basta ter uma Identidade Nacional (razoavelmente atualizada) ou um passaporte. Você precisa desse documento digitalizado para se inscrever, ok?  Se você quer saber mais sobre o IELTS, leia esse post aqui! Se você quiser ajuda para se preparar para o IELTS, veja aqui tudo sobre nossos cursos e serviços!

ECA Report

O ECA Report e a nossa experiência em fazê-lo com a WES vale um post completo. Por enquanto o que você precisa saber é que só algumas empresas podem realizar o ECA para imigração. O Governo Canadense listou elas aqui nesse site na parte “Designated organizations for ECAs”.  Cada empresa pode ter diferentes exigências, mas num geral o que eles pedem de documento é:

  • Diploma de Graduação/Mestrado/Doutorado – cópia preferencialmente colorida.
  • Histórico Escolar de Graduação/Mestrado/Doutorado – original em envelope lacrado e com carimbo e assinatura cruzando a aba.
  • Form que pede a liberação do histórico escolar para a empresa que faz o ECA.
  • Se for Doutorado: Uma carta confirmando que o Nível de Doutor foi concedido a você.
  • Tradução juramentada para o Inglês do Diploma e do Histórico.

Tradução Juramentada

Tanto os diplomas quanto os históricos precisarão ser traduzidos por um tradutor juramentado (às vezes chamado de tradutor público). Nos sites em inglês eles pedem traduções por certified translators, que seria o nosso tradutor juramentado.

Qual a diferença de um tradutor juramentado para uma tradução normal? Um tradutor juramentado é outorgado pelo Governo Brasileiro. Além de ter vários carimbos especiais, ele confirma e declara que o que está escrito ali é verdade. Funciona como um cartório certificando um documento, entende? Só que ele certifica que a versão que ele fez em qualquer língua é verdade e equivalente a versão em português!

Cada estado possuí alguns tradutores juramentados registrados e você pode achá-los na Internet mesmo. Como? Você vai procurar os termos: Tradutor juramentado e o seu estado/cidade no Google. O Google costuma trazer alguns sites bons e sempre tem algum que é a associação de tradutores do estado. Em São Paulo por exemplo eu achei esse aqui.

Procure encontrar a associação pois ela vai ter uma lista de todos os tradutores juramentados do estado e então você pode buscar um que te agrade. Seja por prazo, valor ou proximidade. E esteja preparado pois as traduções juramentadas são razoavelmente custosas.

Pedir um histórico escolar novo,  se o seu estiver velho,  pode ser uma boa ideia!  Com o novo em mãos, você leva o histórico e o diploma ao tradutor juramentado. Mas ó, nós nem fizemos isso! Pegamos as cópias antigas mesmo dos históricos e pedimos tradução. Quando a versão em inglês estava pronta,  aí que fomos atrás dos históricos lacrados nas universidades. E deu certo também.

Histórico lacrado?  Com carimbo e assinatura?  Como funciona isso?

A parte que mais gera dúvidas nesse processo é a questão do histórico. Normalmente, as empresas que fazem ECA falam que os histórico deve ser enviado diretamente da universidade para eles. Mas, galera, isso aqui é hu3br né?  Então, esquece essa história! Siga o conselho que achamos online e deu super certo. Além de ser recomendação da própria WES. Pegue o histórico em um envelope oficial da universidade e peça para lacrarem, carimbarem e assinarem cruzando a aba assim ó:

wes-sealed-envelope

Aí, você junta esse envelope do Histórico, a cópia colorida do seu Diploma, o Form da empresa,  todas as traduções (do diploma e do histórico) e põe em outro envelope e manda tudo!  Depois de 1 mês em média recebemos o resultado online.

Nesse caso, o resultado online já vem com o número que você vai precisar usar para criar seu perfil! Nós já temos um post mais detalhado sobre o ECA, explicando como foi pedir tudo na universidade e mandar por correios mesmo. Dá uma olhada lá no post que vai te ajudar com certeza.

Pronto! Agora eu faço o IELTS e o ECA, pego meus resultados e posso fazer meu perfil?

Quase isso mesmo! Com o IELTS e o ECA prontos, você pode sim fazer o seu perfil! Mas fique ligado e já vá juntando/digitalizando (em pdf) os seguintes documentos:

  • Certidão Casamento/Divórcio
  • Passaportes (De ambos)
  • Certidão de Nascimento (De ambos)
  • IELTS General Training – (Se for um casal, seria excelente ambos fazerem pois aumenta sua pontuação do CRS)
  • ECA Report – (Se for um casal, seria ótimo ambos fazerem pois aumenta sua pontuação do CRS)
  • Cartas de Referências dos Empregadores (Pode ser de ambos, mas o aplicante principal é obrigado a ter)
  • Antecedentes Criminais (Todos aplicantes maiores de 18 anos – O documento deve ser recente, por isso esse é melhor esperar para tirar)
  • Comprovação Financeira (De acordo com o número de aplicantes)

Deixamos a Comprovação Financeira por último por que ele é o ÚNICO ponto que pode ser problemático após a criação do seu perfil! Sabe por que? Você NÃO PODE mentir na criação do seu perfil, ok? Vou repetir por que isso é muito importante: NÃO PODE MENTIR! Senão isso pode te atrasar muito.

Se você alegar que tem o dinheiro necessário mas na verdade não tem, e for chamado (receber um ITA) para mandar os documentos, você tem a obrigação de recusar o ITA. Se você aceitar e mandar qualquer comprovação financeira que não seja real, você pode ser até proibido de se aplicar por 5 anos. OU SEJA, junte sua grana primeiro e deixe ela a disposição. Lembrando que você deve juntar a grana de acordo com a tabela abaixo:

proof-of-funds
Se não estivermos mais em 2016, clique na foto para ver os valores atualizados dessa tabela.

E esses documentos? Tem que traduzir?

A maioria dos documentos listados acima também vai precisar de Tradução Juramentada. Fora os passaportes, e os resultados do IELTS e do ECA Report que já vem em inglês, o resto todo precisará de uma versão em inglês feita por um tradutor juramentado.

Nosso conselho? Vá traduzindo as coisas aos poucos se a grana estiver curta. Num mês você faz as certidões, depois as cartas de referência e assim sucessivamente. A comprovação financeira e os antecedentes criminais você pode deixar para fazer só quando receber o ITA. Eles são documentos que precisam ser o mais recentes possíveis, por isso deixamos eles por último sempre! #ficaadica 

Com a grana em conta, o IELTS e o ECA prontos, aí sim você está pronto para criar seu perfil no MyCIC!!! Aí é só aguardar a sua hora de receber um ITA e começar a correria de enviar os documentos para o Governo Canadense.

back2future

Não leu a parte 2? Clica aqui!

Não leu a parte 1 ainda também? Clica aqui!