Hoje vamos ter um post tira-dúvidas sobre como encontrar o seu NOC. Vamos dar o nosso exemplo e falar da nossa experiência com o NOC durante o Express Entry com mais detalhes.

O que é NOC?

NOC é o National Occupational Classification, ou seja é o número que identifica a sua ocupação/trabalho nas categorias nacionais do Canadá. Se você está se candidatando ao Federal Skilled Worker (FSW), você precisa ter um NOC válido para ser elegível. Se você ainda não sabe se é elegível ao FSW, nós falamos mais sobre a elegibilidade nesse post aqui.

O NOC então é um código de 4 dígitos que engloba a sua ocupação e algumas outras que tenham funções semelhantes. Os NOCs se dividem em 5 categorias: NOC 0, NOC A, NOC B, NOC C e NOC D. Porém só são válidos no FSW os NOCs 0, A e B.

E é bem fácil encontrar os NOCs, o difícil é decidir qual você vai usar.

Encontrando o seu NOC

O jeito mais fácil de encontrar seu NOC é pelo site oficial do governo Canandense. Nesse link aqui você já vai cair direto na página sobre os NOCs. Você pode pesquisar por algum termo em inglês que se relacione com a sua função.

Depois que você encontrar um NOC que se enquadre na sua profissão ou nas suas funções no seu trabalho, salve esse número e o nome da função que mais se assemelha em algum lugar seguro. Eu amo o google keep e uso muito ele para anotações rápidas assim. Mas pode ser no word mesmo.



Faça um arquivo para você guardar todas as informações que irá precisar. O número do seu processo de ECA, os contatos do médico, os detalhes que serão necessários para realizar os exames e claro seu NOC e do cônjuge se vocês foram mandar informações dele também.

Muita gente nem procura as informações do NOC do conjuge por que na realidade o que importa é o NOC do aplicante principal. No nosso caso mandamos dos dois então vamos falar um pouco sobre a nossa experiência encontrando os NOCs mais semelhantes às nossas funções.

Nossa experiência com os NOCs

O NOC não é uma ciência exata. Por isso, pode parecer que você se enquadra em vários deles. É sua responsabilidade chegar o mais próximo possível de um NOC que englobe as suas funções. No meu caso foi bem simples na verdade, mas no caso do Han já foi mais complexo.

A área de TI e de programação tem várias subdivisões. Essas subdivisões se assemelham bastante, então só o próprio trabalhador para conseguir se identificar melhor em uma delas.

No meu caso foi só digitar “english teacher” e ler os resultados. Olha aqui na imagem como fica isso:

NOC english teacher canada encontrando seu noc

Como eu nunca trabalhei por períodos longos em escolas regulares, sabia que não me enquadraria como Secondary school (ensino médio), Elementary school (ensino fundamental) ou Kindergarten teacher (educação infantil).

Também só lecionei em ensino superior quando fiz meu mestrado. Então University professor tava meio que fora. Aí parti para o College and other vocational instructors. Só para vocês terem ideia da variedade de funções que podem caber em um NOC, aí vai o que caberia no meu:

NOC Rey detalhe english teacher

Ou seja, você poderia ser um instrutor de bombeiros ou de computação e nós teríamos o mesmo NOC. No meu caso eu sou “language school instructor”. Apesar de no Brasil eu ser contratada como professora, essa é função que melhor enquadra o que eu faço e o tipo de local para qual eu trabalho.

E é o NOC do aplicante principal que tem que ser o mais certinho possível com a função da pessoa. Esse é essencial pro seu sucesso no processo.

Embaixo desses examplos vem listado as funções principais desses possíveis trabalhadores, os requerimentos para ser enquadrado nessa função ou para se trabalhar com alguma dessas coisas normalmente e mais alguns outros detalhes.

O NOC da TI

No caso do Han ele é programador. Então tem muito mais opções que no meu caso e elas são muito mais próximas umas das outras. Porém elas tem nomes diferentes, então muitas vezes se você procurar só programmer ou software developer você vai encontrar só um NOC.

Pode ser que esse NOC que você encontrar não seja tão próximo assim do que você faz. No caso do Han, só encontrei dois que pareciam com o que eu sei que ele faz:

  • 2174 – Computer programmers and interactive media developers
  • 2173 – Software engineers and designers

Deixei o Han ler os dois, nós discutimos um pouco sobre o que se enquadraria melhor no caso dele. E ficou decidido: 2174 – Computer programmers and interactive media developers.

A real é que como o Han era o aplicante secundário o NOC dele foi irrelevante e a gente viu isso no nosso GCMS Notes. Eles colocaram um NOC inválido nos dados do Han! Podem ver aqui:

GCMS notes NOC do HAN NOC inválido

Se você buscar no site do CIC você não vai encontrar nada pra esse número aí. Ou seja, o pessoal do fórum que tá certo quando fala que nem precisa detalhar as funções e nem pegar carta de empregador do aplicante secundário.

Não precisa da carta do empregador pro spouse? Finalmente uma coisa a menos para fazer

Mas qual seria o melhor NOC para mim?

Esperamos que o post tenha ajudado a quem ainda está em dúvida sobre o NOC. Só queríamos lembrar que se você vier nos perguntar sobre qual NOC melhor se enquadra na sua função, nós dificilmente saberemos responder.

Não é má vontade! Nós temos um blog cheio de conteúdo grátis sobre o Express Entry, não tem por que ter tempo ruim né? Mas a verdade é que a pessoal ideal para saber isso é você! Afinal você que realiza a sua função todos os dias.

Se você estiver numa escolha de sofia, nós sempre aconselharemos procurar um consultor de imigração. Eles são os especialistas! Eles podem te dizer com certeza o que se enquadra para você.

And we’ll see you in Canada! Sooner than later.

Can you see Canada