O ECA (Educational Credential Assessment) é um pré-requisito para a maioria das pessoas que desejam imigrar para o Canadá pelo Express Entry. Ele é pedido antes mesmo do início do processo, no momento de criar seu perfil.
O ECA é exigido para todos os cursos feitos fora do Canadá. Ou seja, se você estudou no Canadá, o ECA não é necessário para esse diploma ou certificado.
Essa avaliação serve para a equivalência dos seus diplomas e cursos aos padrões canadenses. E até faz sentido, né? Imagina a quantidade de documentos que o Departamento de Imigração (IRCC) recebe, cada um de um país diferente.
Essa também é uma forma de indicar a autenticidade das suas credenciais educacionais. O documento que comprova que a realização desse processo foi concluída é o seu ECA Report.
Como é o ECA Report?
Confira uma amostra de um ECA Report do WES para fins de imigração para o Canadá. Ele traz dados de identificação do requerente, data de emissão, detalhes de sua formação e a equivalência.
Após a análise ser concluída, você recebe uma cópia física do ECA Report e tem acesso a uma versão virtual. O número de referência do documento precisa ainda ser informado ao IRCC, para que o departamento confirme sua autenticidade.
Com o ECA eu posso trabalhar na minha área?
Não necessariamente, uma vez que equivalência e validação de diploma são duas coisas diferentes. A primeira é o ECA, que demonstra como sua formação se compara aos padrões canadenses. Caso sua profissão seja liberada no Canadá, você não precisa de mais nada para trabalhar.
Algumas profissões, no entanto, exigem também a validação do seu diploma. Essas são as regulated professions (profissões regulamentadas). Para essas, você precisa ter sua formação e experiência reconhecidas pelos órgãos reguladores canadenses para atuar.
As profissões regulamentadas no Canadá são medicina, odontologia e engenharia, entre outras. Para poder trabalhar nessas áreas, profissionais estrangeiros podem precisar cursar disciplinas adicionais, fazer provas ou passar por outras etapas. Esse processo pode levar entre alguns meses até alguns anos para ser concluído.
As profissões, os processos de validação e os órgãos reguladores variam de uma província para a outra. Por isso, se a sua intenção é trabalhar em uma dessas áreas, pesquise as informações da sua província de destino.
Minha profissão é regulamentada no Canadá. Posso imigrar?
Sim. Seus diplomas podem ser usados para pedir seu ECA e pontuar no Express Entry. Sendo assim, você recebe os pontos relativos à sua formação. Caso decida trabalhar na área, porém, você vai precisar fazer também sua validação no futuro.
Uma opção para quem ainda não têm a validação é se manter na área, mas trabalhando em funções diferentes. Por exemplo, quem era médico no Brasil pode trabalhar com regulamentação na área de saúde aqui.
Como fazer meu ECA?
Para valer pro seu processo de imigração, é preciso pedir seu relatório em uma das instituições reconhecidas pelo IRCC. Observe também que você deve pedir à instituição a opção de documento específica para fins de imigração.
Além disso, você só receberá equivalência de cursos já concluídos. Se você ainda está estudando, espere se formar para só depois fazer seu ECA.
Um ponto importante a ressaltar é que vamos focar no processo de imigração para províncias que não sejam o Québec. Se a sua intenção é viver nessa província, confira os detalhes sobre o processo aqui.
De maneira geral, pra fazer seu ECA, você vai precisar preencher um formulário e enviar cópias de:
- Diploma ou certificado de conclusão;
- Histórico escolar (algumas empresas exigem que o documento seja enviado diretamente pela instituição de ensino);
- Tradução de qualquer documento emitido em idioma que não seja inglês ou francês.
Se seu plano é imigrar daqui a alguns anos, pedir seu ECA agora pode não ser a melhor opção. Isso porque o IRCC aceita relatórios emitidos há no máximo 5 anos. Se você já emitiu o seu documento no passado, verifique se a empresa oferece a opção de renová-lo.
Por outro lado, se você quer dar início ao processo em breve, é melhor pedir seu ECA Report logo. Isso porque enviar documentos para o Canadá e esperar a avaliação da instituição podem levar alguns meses.
Qual empresa escolher?
Cada instituição tem procedimentos e preços diferentes para esse serviço. Assim como eu, o Casal Nerd escolheu a WES (confira aqui o relato sobre o processo deles). Minha escolha foi pela possibilidade de poder avaliar mais de um diploma sem pagar valores adicionais. Além disso, o WES permite que o próprio candidato envie o histórico lacrado conforme as orientações deles. Isso facilitou bastante, já que outras empresas só aceitam documentos enviados diretamente pela universidade.
Outra vantagem foi a opção de pedir um upgrade do meu ECA Report no futuro. Fiz isso – pagando uma taxa adicional – para ter uma versão mais detalhada caso eu decida cursar um mestrado no Canadá.
Para o marido, não fizemos a equivalência de estudos dele na época do processo de imigração. A razão foi porque achamos que a pontuação para cônjuge com Ensino Médio não compensava o preço e o trabalho.
Depois da gente se mudar, usamos a ICAS pra ele. Isso por ser uma das poucas que avaliam Ensino Médio e que aceitam documentos originais enviados pelo requisitante. Pode ser que para você, a vantagem seja usar o IQAS, CES ou ICES. Resumindo, cada caso é um caso.
Outra particularidade se aplica a médicos (NOC 3111 ou NOC 3112) e farmacêuticos (NOC 3131). Nesses casos, os candidatos devem pedir a equivalência a instituições específicas. Saiba mais aqui.
Preciso enviar todos os meus diplomas?
Na maior parte das vezes, você precisa pedir a equivalência apenas do seu título mais alto. Por exemplo, se você tem mestrado, precisa enviar apenas esse título para equivalência, sem seus documentos da graduação.
A coisa muda se você quer entrar na categoria “Two or more certificates, diplomas, or degrees”. Para esse caso, você vai precisar enviar os documentos relativos a cada formação.
Essa categoria vale se você fez, por exemplo, duas graduações ou cursou uma graduação e uma pós lato sensu. Para obter sua equivalência, lembramos que pelo menos um dos cursos precisa ter duração de 3 anos ou mais.
Qual equivalência vou receber para o meu curso?
Certeza mesmo a gente só tem quando recebe o ECA Report. Isso porque carga horária, disciplinas cursadas, instituição de ensino e outros fatores influenciam na decisão da empresa.
As informações do seu ECA são aquelas que serão consideradas pela imigração canadense. Pra reivindicar os pontos de uma determinada categoria, seu ECA Report deve demonstrar que:
- A instituição em que você se formou é reconhecida;
- Seu certificado equivale a um certificado canadense.
Uma confusão frequente é a de pessoas que fizeram curso técnico no Brasil. No Express Entry, a categoria de bacharelado inclui cursos feitos em trade ou technical schools (escolas técnicas). No entanto, pelas características dos cursos técnicos brasileiros, existem grandes chances do seu diploma receber equivalência de Ensino Médio. Caso isso aconteça, o candidato recebe uma pontuação bastante inferior à de uma graduação.
Profissionais com curso de MBA no Brasil com frequência recebem equivalência de pós-graduação lato sensu. Sim, mesmo MBA sendo uma sigla para Master of Business Administration. Isso porque muitos desses cursos não cumprem os pré-requisitos canadenses para equivalerem a um mestrado.
Um outro caso interessante é o dos chamados professional degrees. Se você tem graduação em cursos como Medicina e Direito, pode receber a mesma pontuação de um mestrado. Pra isso, porém, seu ECA Report deve demonstrar essa equivalência.
Tem mais alguma dúvida sobre o ECA Report? Posta aqui nos comentários que a gente tenta responder!
Deixe um comentário