O que é o ECA Report? Saiba como fazer sua equivalência de estudos

O Educational Credential Assessment é um documento essencial para muitos que desejam viver no Canadá. Entenda para que ele serve e saiba como tirar o seu

ECA Report

O ECA (Educational Credential Assessment) é um pré-requisito para a maioria das pessoas que desejam imigrar para o Canadá pelo Express Entry. Ele é pedido antes mesmo do início do processo, no momento de criar seu perfil.

O ECA é exigido para todos os cursos feitos fora do Canadá. Ou seja, se você estudou no Canadá, o ECA não é necessário para esse diploma ou certificado.

Essa avaliação serve para a equivalência dos seus diplomas e cursos aos padrões canadenses. E até faz sentido, né? Imagina a quantidade de documentos que o Departamento de Imigração (IRCC) recebe, cada um de um país diferente.

Essa também é uma forma de indicar a autenticidade das suas credenciais educacionais. O documento que comprova que a realização desse processo foi concluída é o seu ECA Report.

Como é o ECA Report?

Confira uma amostra de um ECA Report do WES para fins de imigração para o Canadá. Ele traz dados de identificação do requerente, data de emissão, detalhes de sua formação e a equivalência.

ECA Report
Modelo de ECA Report do WES

Após a análise ser concluída, você recebe uma cópia física do ECA Report e tem acesso a uma versão virtual. O número de referência do documento precisa ainda ser informado ao IRCC, para que o departamento confirme sua autenticidade.


Com o ECA eu posso trabalhar na minha área?

Não necessariamente, uma vez que equivalência e validação de diploma são duas coisas diferentes. A primeira é o ECA, que demonstra como sua formação se compara aos padrões canadenses. Caso sua profissão seja liberada no Canadá, você não precisa de mais nada para trabalhar.

Algumas profissões, no entanto, exigem também a validação do seu diploma. Essas são as regulated professions (profissões regulamentadas). Para essas, você precisa ter sua formação e experiência reconhecidas pelos órgãos reguladores canadenses para atuar.

As profissões regulamentadas no Canadá são medicina, odontologia e engenharia, entre outras. Para poder trabalhar nessas áreas, profissionais estrangeiros podem precisar cursar disciplinas adicionais, fazer provas ou passar por outras etapas. Esse processo pode levar entre alguns meses até alguns anos para ser concluído.

As profissões, os processos de validação e os órgãos reguladores variam de uma província para a outra. Por isso, se a sua intenção é trabalhar em uma dessas áreas, pesquise as informações da sua província de destino.

Minha profissão é regulamentada no Canadá. Posso imigrar?

Sim. Seus diplomas podem ser usados para pedir seu ECA e pontuar no Express Entry. Sendo assim, você recebe os pontos relativos à sua formação. Caso decida trabalhar na área, porém, você vai precisar fazer também sua validação no futuro.

Uma opção para quem ainda não têm a validação é se manter na área, mas trabalhando em funções diferentes. Por exemplo, quem era médico no Brasil pode trabalhar com regulamentação na área de saúde aqui.

Como fazer meu ECA?

Para valer pro seu processo de imigração, é preciso pedir seu relatório em uma das instituições reconhecidas pelo IRCC. Observe também que você deve pedir à instituição a opção de documento específica para fins de imigração.

Além disso, você só receberá equivalência de cursos já concluídos. Se você ainda está estudando, espere se formar para só depois fazer seu ECA.

Um ponto importante a ressaltar é que vamos focar no processo de imigração para províncias que não sejam o Québec. Se a sua intenção é viver nessa província, confira os detalhes sobre o processo aqui.

De maneira geral, pra fazer seu ECA, você vai precisar preencher um formulário e enviar cópias de:

  • Diploma ou certificado de conclusão;
  • Histórico escolar (algumas empresas exigem que o documento seja enviado diretamente pela instituição de ensino);
  • Tradução de qualquer documento emitido em idioma que não seja inglês ou francês.

Se seu plano é imigrar daqui a alguns anos, pedir seu ECA agora pode não ser a melhor opção. Isso porque o IRCC aceita relatórios emitidos há no máximo 5 anos. Se você já emitiu o seu documento no passado, verifique se a empresa oferece a opção de renová-lo.

Por outro lado, se você quer dar início ao processo em breve, é melhor pedir seu ECA Report logo. Isso porque enviar documentos para o Canadá e esperar a avaliação da instituição podem levar alguns meses.

Qual empresa escolher?

Cada instituição tem procedimentos e preços diferentes para esse serviço. Assim como eu, o Casal Nerd escolheu a WES (confira aqui o relato sobre o processo deles). Minha escolha foi pela possibilidade de poder avaliar mais de um diploma sem pagar valores adicionais. Além disso, o WES permite que o próprio candidato envie o histórico lacrado conforme as orientações deles. Isso facilitou bastante, já que outras empresas só aceitam documentos enviados diretamente pela universidade.

Outra vantagem foi a opção de pedir um upgrade do meu ECA Report no futuro. Fiz isso – pagando uma taxa adicional – para ter uma versão mais detalhada caso eu decida cursar um mestrado no Canadá.

Para o  marido, não fizemos a equivalência de estudos dele na época do processo de imigração. A razão foi porque achamos que a pontuação para cônjuge com Ensino Médio não compensava o preço e o trabalho.

Depois da gente se mudar, usamos a ICAS pra ele. Isso por ser uma das poucas que avaliam Ensino Médio e que aceitam documentos originais enviados pelo requisitante. Pode ser que para você, a vantagem seja usar o IQAS, CES ou ICES. Resumindo, cada caso é um caso.

Outra particularidade se aplica a médicos (NOC 3111 ou NOC 3112) e farmacêuticos (NOC 3131). Nesses casos, os candidatos devem pedir a equivalência a instituições específicas. Saiba mais aqui.

Preciso enviar todos os meus diplomas?

Na maior parte das vezes, você precisa pedir a equivalência apenas do seu título mais alto. Por exemplo, se você tem mestrado, precisa enviar apenas esse título para equivalência, sem seus documentos da graduação.

A coisa muda se você quer entrar na categoria “Two or more certificates, diplomas, or degrees”. Para esse caso, você vai precisar enviar os documentos relativos a cada formação.

Essa categoria vale se você fez, por exemplo, duas graduações ou cursou uma graduação e uma pós lato sensu. Para obter sua equivalência, lembramos que pelo menos um dos cursos precisa ter duração de 3 anos ou mais.

Qual equivalência vou receber para o meu curso?

Certeza mesmo a gente só tem quando recebe o ECA Report. Isso porque carga horária, disciplinas cursadas, instituição de ensino e outros fatores influenciam na decisão da empresa.

As informações do seu ECA são aquelas que serão consideradas pela imigração canadense. Pra reivindicar os pontos de uma determinada categoria, seu ECA Report deve demonstrar que:

  1. A instituição em que você se formou é reconhecida;
  2. Seu certificado equivale a um certificado canadense.

Uma confusão frequente é a de pessoas que fizeram curso técnico no Brasil. No Express Entry, a categoria de bacharelado inclui cursos feitos em trade ou technical schools (escolas técnicas). No entanto, pelas características dos cursos técnicos brasileiros, existem grandes chances do seu diploma receber equivalência de Ensino Médio. Caso isso aconteça, o candidato recebe uma pontuação bastante inferior à de uma graduação.

Profissionais com curso de MBA no Brasil com frequência recebem equivalência de pós-graduação lato sensu. Sim, mesmo MBA sendo uma sigla para Master of Business Administration. Isso porque muitos desses cursos não cumprem os pré-requisitos canadenses para equivalerem a um mestrado.

Um outro caso interessante é o dos chamados professional degrees. Se você tem graduação em cursos como Medicina e Direito, pode receber a mesma pontuação de um mestrado. Pra isso, porém, seu ECA Report deve demonstrar essa equivalência.

Tem mais alguma dúvida sobre o ECA Report? Posta aqui nos comentários que a gente tenta responder!


67 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem?
    Descobri seu blog através do Tiozao do Canada. Estou iniciando meus estudos pra fazer a prova IELTS para imigrar com oferta de trabalho. Por favor, me tira uma dúvida. Eu perdir meu certificado e histórico escolar. Desisti de uma graduação tecnológica e quero fazer a equivalência no meu ensino médio, que estudei em uma escola estadual publica. Li em algum canto que tem que ser cópia original em envelope lacrado e em outro envelope, cópia do certificado, do histórico e a tradução juramentada dos dois. Então vou ter que solicitar a minha escola duas cópias originais? Uma em envelope lacrado pela minha escola e outro pra eu fazer essa tradução juramentada? Porque também li em outro canto que não é pra enviar originais? Como, se o envelope lacrado está o histórico original?

    • Ahhhh que legal que nops descobriu através do Cláudio! Olha, você precisa do original para fazer a tradução, depois de traduzido você pode usar esse mesmo original para enviar para a WES, mas não recomendaria. Isso por que é importante que você tenha sempre 1 registro original contigo em local seguro. Se você não tem um original antigo, recomendo pedir dois novos mesmo. Abraços!

      • Quer dizer então que para esse documento não precisa mandar lacrado em um envelope? Essa questão do lacrado que me confunde, nem sei se consigo isso da secretaria de ensino da minha cidade… Pior ainda se eles tiverem que mandar diretamente pro canadá….

        • Oi Lucas! Normalmente esse tipo de documento precisa ser enviado de forma lacrada, por questões de segurança e também exigências às vezes da Instituição. Muitas vezes eles pedem pra que a Universidade envie o documento lacrado e com o LOGO da Universidade.

          É sempre importante verificar qual é a exigência da empresa que você vai enviar.

          Você pode olhar também um artigo no site do Canadavisa Forum – https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/eca.733220/

          Espero ter ajudado! =D

    • Oiee , estou amando o blog de vocês , obrigada por compartilhar tanta informação boa !
      No meu caso não tenho graduação , gostaria de fazer a comprovação de 2 grau completo para o aipp !

      • Eu tenho 3 graduações mas são de 2,5 anos e umas pós graduação..
        No caso eles podem considerar ela como um bacherelado ?? Juntando todas ? Ou eles só dão por graduação individual , já que por não ter mais de 3 anos não se enquadra a opção de mais de 3 cursos

  2. Estou amando o Blog e o canal no YouTube de vocês, são esclarecedores e divertidos, obrigada pela ajuda. Preciso tirar uma dúvida, meu caso é bem específico, mas pelo o texto acima acho que conseguem me ajudar. Eu e meu marido somos advogados e temos 3 anos de experiência na advocacia, mas a profissão é regulamentada no Canadá, e quando entro no site do Canadá não fica claro se faz parte do NOC 0, A e B, maaas meu marido tem 4 anos de experiência na área de TI e programação … Aí vem a dúvida, podemos colocar um NOC na área de tecnologia e colocar nossos diplomas de direito ? Ou vocês sabem se de alguma forma podemos ir pela nossa área mesmo ? Como assistentes, auxiliares ….

    • Ah que legal Carolina! Ficamos felizes que você está curtindo tudo! Vocês podem sim aplicar pela área de vocês. Temos vários ex-alunos que são da área de direito. A @caminocanada (procura o perfil dela no insta) fez direito, e está aplicando por outro noc por que ela nunca trabalhou na área. Mas vocês tem como aplicar pelo NOC da área sim, eu só não sei te dizer que noc seria. Recomendo buscar no CANADAVISA FORUM. Abraços!

  3. Oi Luanda!

    Estamos, meu esposo e eu, fazendo o levantamento de documentos escolares para futura imigração. Minha dúvida é: meu esposo é formado em Engenharia Florestal, porém, é uma profissão com regulamentação específica, já sabemos que não há validação. Só que ele não vai atuar nessa área, então consigo apenas a equivalência dele para pontuar no EE, sem fazer essa validação? Ou seja, somente com a equivalência adianta para pontuar? Obrigada!!!

  4. Ola casal!! Acompanhamos o blog de vocês sempre!! Muito legal! Vontade de conhecer vocês e bater um papo ao vivo hehe. Eu queria saber se você sabe em qual instituição eu devo fazer minha equivalência ECA? Sou formada em direito, e sei que a WES reconhece o curso como bacharelado (até fiz um simulado deles), mas outras instituições reconhecem como Mestrado, sabe dizer qual? Não achei essa informação! Obrigada!!

  5. Pessoal, muito obrigado por tas as informações que compartilham conosco. Sucesso!
    Eu possuo apenas o segundo grau (1992), e a escola já fechou. Eu tenho comigo apenas uma cópia (autenticada e com apostilamento de Haia) do histórico escolar/diploma. Sabem dizer se eles aceitam para obter o ECA?
    Detalhe: sou brasileiro, mas vivo em Portugal há 2 anos.

    • Oi Antônio, turdo bom? Que bom que entrou em contato com a gente.
      Neste caso específico, a gente recomenda procurar uma consultoria educacional mesmo.
      Boa sorte!

    • Olá! Tudo bem, e com você??
      Olha, só fazendo o ECA para saber o que conta ou não. Só note que, mesmo com uma equivalência, você ainda precisará de um diploma de +3 anos para se enquadrar dentro do “3 or more certificates”, mas realmente só com o ECA report para você saber o resultado e a equivalência no Canadá. Abraços!

  6. Estou terminando a graduação e pretendo cursar um MBA Online no IBMEC ou FIA, fiz um teste no site do WES e fiquei um pouco receoso pois na ferramenta gratuita de equivalência deles não encontrei essas duas instituições de ensino na lista de instituições do Brasil. Quando vocês fizeram o de vocês tiveram esse mesmo problema?

    Já a minha universidade onde estou concluindo a graduação consta na lista, por isto fiquei na dúvida, quase não tem algumas instituições famosas aqui no brasil na lista deles (FGV, INSPER,IBMEC, FIA, etc…)

    • Olá! Não se preocupe. Já escutei relatos de várias pessoas que não encontraram a instituição nessa lista da WES. Se tiver tudo ok com sua faculdade e curso junto ao MEC, acredito que você não terá problemas com a equivalência. Abraços!

  7. Oláaa, tudo bem? Me indicaram o site de vcs e estou adorando! Já me inscrevi no canal do Youtube e estou devorando seus vídeos! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências, e de forma tão divertida!
    Estou procurando informação sobre tradução juramentada para o WES, gostaria de saber tem indicação de alguma empresa ou tem lista de tradutores regulamentados. Procurei no site do governo e do Wes, mas não encontrei essa informação.
    Por acaso vcs poderiam me ajudar?
    Muito Obrigada!!

  8. Oi Rey, tudo bem?

    Uma dúvida minha, vamos supor que em 2019 eu enviei meu diploma bacharel para equivalência da WES. E em 2020 conquistei um diploma na pós graduação que quero enviar pra equivalência tbm da WES. Será que pra valer naquele critério de “two or more diplomas, sendo 1 bacharel” vou precisar enviar novamente meu diploma e histórico do bacharel? Ou como eles já fizeram em 2019, não vai precisar?

    Thanks!

    • Olá Gabi! Acredito que você possa entrar em contato com a Wes e pedir para adicionar esse novo diploma ao seu ECA. Verifica lá no site deles, mas com certeza eles tem alguma opção interessante para fazer isso. Abraços! =D

      • Obrigada por responder! Consegui 😉
        Outra dúvida, na hora de enviar os documentos pro Express Entry, precisa enviar cópia do diploma +tradução originais ou somente a equivalência da WES?
        Obrigada

        • Oi! Eu acho que tem que enviar tudo: diploma, histótico, traduções e WES, mas recomendo dar uma checadinha no site oficial do IRCC 🙂

  9. Ola tudo bem?
    Obrigado pelas dicas ajudou ,muito.
    tenho algumas duvidas
    Quando eu entro o site do WES, me aparecem 3 opções, creio que no meu caso é a do meio ai tudo bem. Mas gostaria de saber se primeiro terei que traduzir o meu certificado de conclusão do ensino médio, antes de enviar pro WES. Como que eu faço, por favor me ajude, se eu tiver que traduzir como será o processo?
    Gostaria de saber tbm se vocês tem algum link de algum artigo que vocês publicaram de como imigrar do zero com a intenção de visto de trabalho.
    muito obrigado

    • Olá! Ficamos felizes que esteja aproveitando todas as dicas que são compartilhadas por aqui!

      Antes de mais nada, você só imigra como PR (residente permanente). O visto de trabalho é um visto para residente temporário. Nós temos um post sobre trabalho no Canadá, mas resumindo, a forma mais fácil de conseguir um visto de trabalho é se seu conjuge vier como estudante.
      Sobre a tradução, para o ECA você precisa fazer uma tradução juramentada. Clica ai que tem um tutorial completissimo!

      Boa sorte com o seu processo. Abraços!

  10. Olá! Primeiro quero agradecer pela quantidade de informações úteis que vocês ja postaram, estou devorando tudo kkk Minha dúvida é a seguinte: tenho um diploma de ensino superior (engenharia civil) e um técnico em edificações. Vou fazer o processo de equivalência pela WES e na dúvida, vou mandar os dois. Caso (por milagre) consiga algo como um certificado(para o técnico), posso selecionar a opção ‘two or more certificates, diplomas, or degrees’ no EE? Porque entendi que pode ser ‘diplomas + certificates’.

    • Oi oi Carol! Ficamos muito felizes em saber que está aproveitando todo o nosso conteúdo!
      Não somos consultores de imigração logo não temos expertise alguma no assunto, mas com base no meu conhecimento de leiga, técnico é sempre analisado como certificado de ensino médio, logo não é possível usa-lo para o “two or more”. Para esse, o curso teria que ser um tecnólogo ou pós-graduação mesmo. De qualquer forma, o valor do WES é o mesmo para 1 ou 3 diplomas então pode mandar tudo só por desencargo de consciência…
      Boa sorte!

  11. Oi, Camila, tudo bem?
    Li teu post e fiquei com uma dúvida. Tenho o diploma da graduação e estou finalizando meu mestrado. Sendo assim, eu só preciso equivaler o mestrado, sem necessidade de fazer a mesma coisa com a graduação?

    Muito obrigada!

    • Oi Carolina!
      Depende dos seus objetivos. A WES permite que você faça 3 equivalências juntas, então porque não já fazer todas? Se seu objetivo for o express entry, o mestrado te dará mais pontos, mas dependendo da sua área de formação, ter a equivalência da graduação pode ser interessante.
      Analisa direirinho o que você precisa e boa sorte! =D

  12. Olá boa tarde,
    Fiquei com uma dúvida, eu e meu marido somos formados, ele em ciências da computação trabalha na área de TI a 3 anos e eu em engenharia química sem experiência na área, porém meu inglês não é bom, apenas o dele, seria processos separados? O ideal é que eu valide o meu diploma também?
    Estamos tão gratos pelo canal de vocês, obrigada por esse trabalho maravilhoso!
    Grande abraço!

    • Oi Carol! Tudo vai depender de qual processo vocês vão aplicar. Se for para o Express Entry, você pode ou não validar seu diploma – vai depender se vocês precisam ou não dos pontos que esse seu diploma pode dar. Já simulou sua nota na CRS Tool? Recomendo começar por esse post para entender melhor o processo. Boa sorte!

  13. Olá! Tudo bem?
    Eu gostaria de solicitar à WES a equivalência tanto do meu diploma quanto do diploma do meu marido, além do MBA dele. Pergunto: é possível fazer tudo em um pedido só ou preciso abrir dois, com números de referência diferentes?
    Um abraço,
    Aline

    • Oi Aline!
      Cada pessoa tem que abrir seu próprio processo com a WES – e sim, cada um vai ter que pagar uma taxa. O que muitas pessoas fazem é enviar os documentos em um mesmo envelope, para economizar no frete, mas honestamente não sei te dizer como isso está sendo feito nesse momento de pandemia.
      Abraços!

  14. Olá, tudo bem?
    Estou com uma dúvida, fui fazer o simulado da WES e minha esposa tem licenciatura em Pedagogia e na hora da equivalência dava que contava como Bacharel e ela não tem experiência na área ainda, devo fazer o dela mesmo assim? E minha maior dúvida é que estou finalizando minha graduação este ano e não encontrei minha faculdade na lista da WES e fiquei desesperado porque não consigo saber se vou conseguir validar meu diploma e estou com medo de minha faculdade não ser reconhecida e terei perdido tempo nela. O que eu poderia fazer nesse caso? Tentar por meio que não seja a WES? Estou realmente desesperado com isso.

    • Olá Ygor!
      Com certeza o melhor a fazer é falar com o teu consultor de imigração. Ele vai te dar clareza e estará atualizado quanto a essas regras!!
      Boa sorte! 🙂

  15. Olá 🙂
    Me tira uma dúvida se voce souber?
    No caso da universidade enviar os documentos eletronicos direto à WES, como que fica a questão da tradução juramentada dos documentos? Preciso enviar pelo correio mesmo assim? Achei um pouco confuso
    Muito obrigada!!

  16. Olá casal! Td bem? Comecei a acompanhar o blog de vocês e agora o canal no youtube! 🙂 Estou com uma dúvida! Eu possuo doutorado em ciências (fiz bacharelado em física) e estou terminando uma graduação EAD de pedagogia (de 1 ano, já que é minha segunda graduação). Para fazer a equivalência do WES eu mandaria meu diploma de doutorado (em inglês) e meu diploma de pedagogia (em inglês e o histórico junto?)? Obrigada!! Beijoss

  17. Oi gente, poderiam tirar uma dúvida, caso vcs saibam?
    A Universidade da minha esposa é muito burocrática para conseguir o histórico em envelope lacrado, mas ela fornece a opção de enviar diretamente para a WES eletronicamente. Vocês saberiam me informar se, enviando dessa forma eletronica direto da UFRGS para a WES, como eu enviaria as traduções juramentadas e a documentação de uma pós graduação que ela tem em outra instituição??
    Eu pensei assim:
    Envio 1: Histórico da Graduação (eletrônico direto da Univ. para WES)
    Envio 2: Histórico da Pós Graduação (Envolope lacrado via correios) + Traduções juramentadas de todos os documentos + diplomas (Outro envolope), colocaria esses dois envelopes em um maior e enviaria tudo via correio. Enquanto que o histórico da Gradução já teria ido de forma eletrônica. É possível essa maneira?? Desculpa se ficou confuso.

    • Oi Rafael,

      A Gi e o Vitor fizeram o processo a muitos anos, então o processo já mudou bastante. Infelizmente não temos informações atualizadas sobre esse proceso, mas da uma procurada no forum Canada Visa porque normalmente tem vários relatos atuais que podem te ajudar.

      Abraços!

  18. Olá, Rafael. Espero que esteja bem!

    Poderias me tirar uma dúvida? Li em outro blog que é preciso a própria pessoa enviar e também a faculdade! Já no seu blog vi que mudou (talvez?) e a WES está aceitando que apenas o próprio candidato envie?

    Outra dúvida é: se posso fazer isso do Canada, diagamos que eu providencie essa documentação e leve para o canada… Eu tenho um visto americano válido e pretendo tirar o eTA, pois pelo que vi esse processo demora e não queria ficar esperando esse tempo todo… mas se não puder fazer por lá, vai ser o jeito! rsrsrsrs
    Muito obrigada por tanta informação relevante! Deus abençõe vocês!!!

    • Oi Ilka,
      O blog é da Giovanna e do Vitor…
      Aqui eles contam a expetiência deles apenas, mas não somos consultores de imigração para fornecer conselhos. Recomendo que procure suporte de um profissional devidamente qualificado e registrado junto ao Governo canadense, para que possa te orientar de forma correta.
      Abraços!

      • Oie, Carol! Eu confundi o nome, desculpa!
        Então, não foi um conselho que pedi, mas uma dúvida a respeito do que está escrito na postagem acima, sobre o ECA que inclsuive é a de outros acima também! mas obrigada por responder!

  19. Olá! Que baita post!! Parabéns e muito obrigado por compartilhar estas informações. Fiquei com uma dúvida, agradeço se puderem ajudar a esclarecer.

    Sou formado em engenharia e mandei meu diploma para tradução juramentada, para então dar entrada para fazer o ECA. Porém, como fazemos para comprovar a experiência de trabalho, de forma “oficial” para o EE? Tenho bastante experiência na área, mas fiquei com dúvida sobre como comprovar. Seria através da carteira de trabalho?!?

    Obrigado!

  20. Tenho uma dúvida, vi que no Canadá também tem curso técnico de farmácia, e no Brasil eu tenho o técnico.sera que consigo a equivalência do meu diploma técnico?

    • Oi Jessica! Equivalencia depende do que o curso é no Brasil, e para curso técnico o MEC considera como ensino médio. Até onde eu sei todo ECA de nível técnico tem resultade de equivalência para ensino médio.

      De qualquer forma, mesmo se a equivalência fosse outra, isso ainda não é validação do diploma. Ou seja, até quem tem equivalencia igual ao que é no Brasil, ainda não pode exercer a profissão aqui, para profissões regulamentadas.

      As regras de validação tambem mudam para cada provincia, então recomendo que de uma pesquisada nas leis da provincia que pretende morar.

      Abraços!

    • Oi Arnon,

      Não. Da uma olhadinha aqui no post nos documentos necessarios para fazer a equilavencia. Um desses docs é o diploma, então você precisa estar com ele em mãos para dar entrada no processo do ECA.

  21. OI Gente!! obrigada pela indicação da WES!! Gostei ^^ Quero tirar uma dúvida. Para ir com visto de turista, para talvez transformar em visto de trabalho (está permitido até 28/02/2021), preciso do ECA?

    • Oi Ju! Não somos consultores de imigração, então não temos aval legal para tirar esse tipo de dúvida. Recomendo que entre em contato com um consultor de imigração devidamente registrado junto ao governo Canadense.

  22. Bom dia,

    Estou fazendo um levantamento na parte de diplomas para uma futura imigração pelo Express Entry. Gostaria de saber se tendo concluído uma graduação de bacharel e um curso técnico, considerado como educação profissional de ensino médio, com carga de 1500 horas, consigo aplicar para a opção de 2 diplomas (two or more certificates, diplomas or degrees. One must be for a program of three or more years)?

    Obrigado desde já!!!

    Parabéns pelas informações!!

    • Oi Gabriel,
      Recomendo verificar com um profissional qualificado de imigração. Nós no Casal Nerd não somos consultores de imigração, então legalmente não podemos dar conselhos de imigração. Aqui postamos apenas nossa experiência e de pessoas dispostas a contar e experiência delas.
      Recomendo que faça uma busca no Canada Visa Forum para encontrar alguem na mesma situação. Sem contratar um consultor, essa provavelmente é a forma mais assertiva de conseguir uma resposta adequada.
      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui