FST

Imigrando pelo Federal Skilled Trades (FST)

O Federal Skilled Trades (FST) é parte do Express Entry, isto é, um dos programas de imigração para o Canadá. Ele permite que profissionais com ocupações técnicas possam se tornar residentes permanentes do país. Por isso, hoje a gente vai falar sobre os pré-requisitos do FST e como você pode participar dele.

Qual é a nota mínima em inglês/francês?

Para começar, seu teste de proficiência deve ter sido realizado até 2 anos antes do envio do seu processo. Além disso, no caso do FST, a nota mínima é correspondente a CLB 4 em leitura (reading) e redação (writing). A exigência para conversação (speaking) e compreensão oral (listening), por sua vez, é de nota correspondente a CLB 5. Para entender melhor o que é CLB e descobrir a nota de que você precisa, clique aqui.

Se a sua opção for fazer o IELTS ou CELPIP, que são as provas de inglês aceitas no Express Entry, conheça os cursos online da Giovanna Barino, aqui do blog. Sua escolha vai ser o francês? Então confira nosso post com a comparação entre o TEF e TCF.

Que tipos de trabalho qualificam para o FST?

Para se candidatar pelo FST, você deve ter pelo menos 2 anos de experiência full-time remunerada (ou o equivalente em part-time) em uma das ocupações indicadas (skilled trades). Além disso, essa experiência deve ser dos últimos 5 anos.

Você deve cumprir também os pré-requisitos para aquela ocupação listados na National Occupational Classification (NOC). Por fim, deve ter uma oferta de trabalho full-time remunerado para um mínimo de um ano ou um certificado de qualificação para exercer aquela ocupação, emitido por uma autoridade canadense.

Quais são os skilled trades?

Os trabalhos que se encaixam no FST estão organizados dentro dos grupos abaixo:

  • 72: indústria, elétrica e construção;
  • 73: operação e manutenção de equipamentos;
  • 82: supervisores e trabalhos técnicos ligados a recursos naturais, agricultura e produção;
  • 92: supervisores de processamento, produção e serviços, e operadores de controle central;
  • 632: chefs e cozinheiros;
  • 633: açougueiros e padeiros.

Sendo assim, você deve demonstrar que desempenhou as funções especificadas para um NOC que comece com 72, 73, 82, 92, 632 ou 633. Quer saber se seu trabalho se encaixa em alguma dessas ocupações? Então dê uma olhada aqui no nosso post e descubra seu NOC.

Tirando o certificado de qualificação

Welding
Afinal, não é qualquer um que pode fazer um trabalho desses

Caso não tenha oferta de trabalho, o candidato ao FST geralmente precisa ser avaliado pelo órgão responsável em uma província ou um território pela sua ocupação. Algumas ocupações exigem, além da prova, que um empregador canadense ofereça aos candidatos também treinamento e experiência de trabalho como parte dos pré-requisitos para receber a certificação.

Para saber como fazer essa avaliação, você deve primeiro descobrir a organização que regulamenta trades na província ou no território em que você pretende viver (confira a lista aqui). Isso porque cada instituição vai ter seu processo para autorizar profissionais de cada área a trabalhar ali.

Se não houver regulamentação provincial para a sua ocupação, é possível que ela seja em nível federal. Pra tirar a dúvida, você encontra aqui a informação sobre quem é o responsável por regulamentar seu trabalho no Canadá.

Existe nível mínimo de formação para o FST?

Não há instrução mínima para o programa. No entanto, se você quiser ganhar pontos extras nesse quesito, pode apresentar:

  • Certificado/diploma de ensino médio ou curso superior feito no Canadá; ou
  • Certificado/diploma de ensino médio ou curso superior feito em outro país (como o Brasil, por exemplo). Nesse caso, você vai precisar fazer a equivalência para obter seu Educational Credential Assessment (ECA) report, que deve ser específico para fins de imigração.

O FST restringe onde a gente pode viver?

Assim como acontece com o Foreign Skilled Worker (FSW) e o Canadian Experience Class (CEC), a orientação oficial é que os candidatos ao FST planejem morar fora do Québec. Isso porque essa província tem seu próprio programa de seleção, separado do EE.

No caso do Provincial Nominee Program (PNP), por sua vez, os candidatos devem se instalar na província que os indicou. Resumindo, o FST em teoria é para quem quer viver em qualquer província do Canadá, com exceção do Québec.

Estou morando no Québec. Posso aplicar para o FST?

Bandeira do Québec
Sua experiência no Québec também é aceita

Sim. Você pode usar sua experiência de trabalho ou estudos no Québec para seu processo do FST. Porém, a imigração canadense orienta que você deve ter a intenção de viver em outra província no futuro.

Quanto dinheiro eu preciso comprovar para o FST?

Você deve demonstrar para a Imigração que tem uma reserva financeira para sustentar a si mesmo e aos familiares que vão com você para o Canadá. Por isso, confira aqui os valores atualizados e como fazer essa comprovação. O proof of funds é dispensado, no entanto, nos casos abaixo:
  • Se você atualmente tem autorização para trabalhar no Canadá; ou
  • Se você tem uma oferta de trabalho de um empregador canadense.

Só vale lembrar que você não vai pagar esse dinheiro pra ninguém: essa grana vai ficar quietinha na sua conta para a mudança. Outra coisa: esse valor não inclui os custos do processo, isto é, com traduções, ECA, testes de proficiência, taxas etc. Esses custos vão variar de um caso pro outro e você descobre como foi para o Casal Nerd no vídeo abaixo.

Posso aplicar para o FST mesmo de fora do Canadá?

Sim. Não há exigência de que você já esteja no Canadá, embora talvez precise visitar o país para obter o certificado de qualificação. Fora isso, basta se encaixar nos pré-requisitos do programa.

Beleza, e como é o processo?

Falando bem por alto, o processo é assim:

Antes do convite para imigrar (ITA)

  1. Confirme que você se qualifica para o EE fazendo o teste de elegibilidade;
  2. Calcule sua pontuação no EE usando a CRS Tool;
  3. Reúna os documentos básicos: passaporte, resultados dos testes de proficiência, comprovação de educação canadense (caso tenha) e ECA (caso pretenda ganhar pontos pela sua formação estrangeira). Como você vai ter apenas 60 dias para enviar sua documentação após receber o convite para imigrar (ITA), pode ser uma boa ideia já ir adiantando outros documentos que vão ser exigidos mais pra frente;
  4. Crie seu perfil do Express Entry, que vai gerar sua pontuação oficial baseada nos Comprehensive Ranking System (CRS) Criteria. Mesmo que você ainda pretenda aumentar sua pontuação (fazendo um novo teste de proficiência, por exemplo), pode ser uma boa ideia já deixar seu perfil criado. Isso porque pode ser que sua pontuação já seja suficiente para render um convite para imigrar (ITA) em um dos rounds of invitations nos 12 meses em que seu perfil fica ativo. Caso não receba seu ITA nesse tempo, tudo bem: basta criar um novo perfil;
  5. Parabéns, você está no pool! Agora é acompanhar os rounds of invitations para o FST ou os que são abertos a todos os programas do EE (no program specified). Inclusive, a gente analisa todos os draws do EE e você confere os posts aqui. Se sua pontuação for igual ou maior que a nota de corte de um draw para o qual é elegível, você vai receber seu ITA.

Depois do convite para imigrar (ITA)

  1. Com o ITA em mãos, é hora de comprovar as informações fornecidas no seu perfil e enviar o restante da documentação exigida em até 60 dias. Você e sua família também vão precisar fazer exames médicos em uma clínica credenciada e biometria. Caso não tenha ainda como comprovar sua elegibilidade ou a pontuação mínima daquele round, negue o convite no sistema do EE e continue no pool. Isso não tem nenhum impacto sobre futuros draws e impede que o sistema apague seu perfil por falta de resposta. Se você decidiu ir em frente e enviar seu processo, vai pagar as taxas e receber a confirmação de recebimento do seu processo (Acknowledgment of Receipt ou AoR).
  2. Fique de olho no seu email e perfil do EE para pedidos de esclarecimentos ou documentos adicionais e o resultado do seu processo, que pode levar de alguns meses a até mais de um ano. Enquanto espera a análise, lembre de avisar à Imigração caso algo relevante aconteça na sua vida, por exemplo, um casamento, divórcio, nascimento ou adoção de um filho.

Após a aprovação do seu PR

  1. Caso seu processo seja aprovado, você recebe seu Passport Request (PPR). Com isso, vai precisar enviar passaporte, fotos e outros dados solicitados pela imigração, como altura e cor dos olhos.
  2. Em resposta, a imigração vai te enviar seu passaporte carimbado com o visto e sua Confirmation of Permanent Residence (COPR). Seu COPR é um papelzão com seus dados pessoais e a data de validade, que é o limite para a sua chegada ao Canadá por meio do chamado landing;
  3. Welcome to Canada! Algumas pessoas optam pelo chamado soft landing quando não querem ou não podem se mudar de cara, enquanto outras já chegam de mala e cuia. Se você quer conferir o relato do landing do Casal Nerd, clique aqui. Se você já está no Canadá, o landing pode ser feito em uma entrevista em um dos escritórios da imigração ou cruzando uma fronteira canadense (port of entry). Por fim, muitos fazem o landing pelo chamado flagpoling, que consiste em entrar por terra nos Estados Unidos e dar meia-volta para entrar novamente no Canadá, tendo que passar por um posto da imigração canadense. Very smart, eh?

Para saber mais detalhes sobre o FST, clique aqui. Aproveite para conferir como foi o processo de imigração do Casal Nerd.

E você, será que se encaixa nos pré-requisitos do Federal Skilled Trades? Conhece alguém que veio para o Canadá pelo FST? Não deixe de contar pra gente nos comentários!