Finalmente chegaram nossos passaportes!!!  Hoje vamos falar um pouquinho sobre o fim do processo de entrega dos passaportes pelo VAC do RJ e vamos revelar nossa data de partida para o Canadá.

Dá aquela pausa no que você tá fazendo e comemora com a gente! hehe #finally

Quantos dias os passaportes demoraram afinal?

Finalmente chegaram!!! Os lindos, tão esperados, passaportes!!! #todoscomemora

Então, a espera foi bem longa para a chegada dos nossos passaportes aqui em casa. Nos esperamos exatamente 15 dias úteis e um total de 21 dias corridos com os finais de semana. Foi bem agoniante e me deixou bem aflita. Fico muito feliz que o Han é bem mais tranquilo que eu e manteve a calma (e me manteve calma) o tempo inteiro de espera.

Mas finalmente chegou! Então para quem é muito curiosa como eu, vou detalhar como os passaportes chegam após a visitinha deles no VAC e no Consulado.

Visto e CO-PR

O passaporte chegou num envelope pequeno (um pouco maior que uma folha A4 dobrada no meio).



Logicamente veio com o visto colado nele, nas folhas internas como acontece com qualquer outro tipo de visto. Se você já tirou visto para qualquer lugar você sabe como é. Porém com um detalhe, no visto não tem foto! É isso mesmo.

O visto de IMMIGRANT não vem com foto. E vem detalhado que esse visto é para entrada ÚNICA. Por isso que uma vez feito o landing, o aconselhado pelo governo é que você só saia do Canadá depois que estiver com o PR card em mãos.

É possível sair do Canadá após o landing, sem o PR card, mas é mais complexo. É possível e existe um documento que pode ser emitido para sair antes do PR card chegar. Mas não temos nenhum plano de fazer isso, então honestamente nem pesquisei muito!

Também vem no visto, a validade dele. Ou seja o prazo máximo em que você poderá fazer o landing. Essa data é importantíssima e deve ser seguida a risca.

Além do visto, chegam também duas folhas preciosas chamadas de Confirmation of Permanent Residence, o CO-PR. As folhas são bem compridas e definitivamente maiores que uma A4. Nelas vem escrito:

  • Sobrenome, nome, data de nascimento, gênero, cidadania, estado civil e mais um monte de outras informações pessoais
  • Informações sobre a sua application – números, o consulado onde foi processada, a provincia de destino que você escolheu na criação do seu perfil e a VALIDADE do visto e do CO-PR
  • Número do processo do seus medicals
  • Dependentes
  • E por fim vem uma das suas fotos colada no papel
  • A outra foto vem junto desse papel com um clip (acredito que devemos levá-la para o landing)

E a nossa data de partida vai ser…

avião partindo rumo ao CanadáEm Junho. Isso mesmo!!! Ainda vamos aguardar alguns meses (mais ou menos 3 meses) para aterrisarmos em terras canadenses.

Por que esperar tantos meses? Bem… primeiramente tem muita coisa a ser feita. Muita coisa para vender, muita coisa para deixar certinho antes de irmos embora.

Além disso, já havíamos determinado que iríamos ficar pelo menos os primeiros 6 meses do ano no Brasil, mesmo se o PPR chegasse antes (o que acabou virando realidade).

Outro ponto positivo é chegar no Canadá no verão. Isso vai me ajudar muito no ajuste às temperaturas. Eu não sou aquela pessoa que ama frio, então quanto mais smooth for a adequação melhor.

Outro fator é que recebemos uma dica valiosa sobre procurar imóveis em Vancouver. Descobrimos que o melhor período para chegar e procurar aptos e casas é um pouco antes do final de cada mês, lá pelos dias 20 e poucos até o dia 10 do mês seguinte.

Um amigo feito nas pesquisas para o Canadá que já está em Vancouver me deu essa dica (Valeu Marcelo!!!). No período que mencionamos é quando estão disponíveis as melhores ofertas de imóveis na cidade todos os meses.

Vancouverites prontos para nos ajudar?

Então seguindo a dica do nosso amigo, chegaremos um pouco antes do fim do mês de Junho em Vancouver. Estamos bem empolgados! Mas sempre com aquele mix de “quero que passe rápido” e “quero que não seja tão rápido”. Afinal tem muita coisa para fazer ainda…

E para a galera de Vancouver que tem entrado no blog, vocês já estão sendo chamados ao nosso socorro desde já! hehehe

Quem estiver disponível para/afim de conhecer a gente vai ser muito bem recebido e agradecido eternamente! Nos ajudar a fazer nossos primeiros amigos em Vancouver vai ser realmente especial. Além de ser sempre um prazer conhecer e conversar com nossos leitores.

Mande seu contato, entre na nossa página no facebook e mande uma mensagem que nós te adicionaremos no nosso perfil pessoal para mantermos o contato.

Futuro do Blog

Nem precisa se preocupar pois o Casal Nerd no Canadá não vai acabar. Eu amo fazer o blog!!! Realmente é cada dia mais legal receber o feedback de vocês e saber que nós estamos ajudando várias pessoas me deixa muito feliz.

Por isso eu quero deixar aqui o compromisso de continuar postando no blog e relatando nossas experiências. Não sei se você já repararam mas o meu compromisso é postar pelo menos uma vez por semana, podendo ter semanas com mais posts.

Logicamente que o foco vai mudar um pouco do processo para as nossas vidas e o dia-a-dia no Canadá. Mas tudo que vocês tiverem de dúvidas do processo nós sempre estaremos aqui para ajudar. Tem muita coisa ainda que eu quero escrever sobre, que nem sempre a gente acha informações online.

Além disso, nós vamos em breve fazer a “revelação” dos nossos nomes reais e das nossas carinhas. Também temos uma logo nova para estreiar (está nos finalmentes e está linda!) e estamos flertando com a ideia de fazer um canal no Youtube.

Sobre esse último ponto gostaria de saber a opinião de vocês. Eu gosto muito de fazer o blog , mas sendo bem sincera tenho um pouco de vergonha de fazer um canal. Nunca fui uma pessoa de me gravar ou até tirar muitas fotos.

Porém se vocês acharem que poderá contribuir com o sonho de vocês e ajudar mais pessoasa ainda, eu acho que vou me jogar e fazer um canal sim! Honestamente quero a opinião de vocês. Tem espaço nos favoritos e nas inscrições do youtube de vocês para mais um canal sobre o Canadá?

Deixem aí seu ponto de vista e quem sabe até incentivos. #sejoganoyoutubecasalnerd ou #nãoprecisadeyoutubecasalnerd

And we’ll see you all in Canada!

WE LOVE CANADA