CLB

Logo que a gente começa a pesquisar sobre imigração para o Canadá, uma das primeiras siglas que aparecem é CLB. E, diferente do que muita gente pensa, CLB não é a mesma coisa que a nota do IELTS. Além disso, você sabia que essa sigla tem uma “irmã gêmea francesa”, o NCLC? Se você quer entender mais sobre isso e aprender a calcular seu CLB/NCLC, chega mais!

O que é CLB?

O Canadian Language Benchmark (CLB) é uma escala que serve para avaliar a proficiência de pessoas cuja primeira língua é diferente do inglês. E caso você esteja se perguntando, a mesma coisa acontece para o francês, só que sua escala se chama Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC).

Essa escala é dividida em 12 níveis, do básico ao avançado, como a gente vê aqui. Ela abrange quatro competências: compreensão oral (listening), expressão oral (speaking), compreensão escrita (reading) e expressão escrita (writing).

Como algumas provas de proficiência são aceitas para o Express Entry e cada uma delas tem um sistema de pontuação diferente, o CLB/NCLC é usado para uniformizar os resultados. Sendo assim, para cada nota de cada prova de proficiência, existe um nível CLB/NCLC correspondente. Aliás, a gente já falou um pouquinho sobre esse assunto no post em que nós explicamos como funciona o inglês na pontuação do Express Entry.

Quais são os exames de proficiência aceitos no Express Entry?

Quando esse post foi escrito, no comecinho de 2021, a imigração canadense aceitava duas opções de teste para cada idioma oficial do país (acesse aqui a lista atualizada), sendo quatro provas aceitas no total.

Inglês


Para saber as principais diferenças entre IELTS e CELPIP, clique aqui.

Francês

Confira aqui a comparação entre TEF e TCF.

Como eu acho meu CLB ou NCLC?

Com as notas do seu exame de proficiência em mãos, é hora de jogar cada uma delas na tabela de equivalência do site da imigração canadense. Lembrando que sua nota não vai ser necessariamente igual ao seu CLB/NCLC!

Digamos que você tenha feito o IELTS. Depois de mandar super bem na prova, você tirou 8 no speaking e listening e 7 nos testes de reading e writing. Aplicando essas notas na tabela de equivalência, você teria então CLB 10 em speaking e CLB 9 nas demais competências \o/CLB IELTS

Sua nota em cada uma dessas competências vai render uns pontinhos, que vão se somar à sua pontuação (CRS score) do Express Entry. Lembre que esse total leva ainda em conta outros fatores, como idade, nível de instrução, experiência profissional etc.

Para calcular sua pontuação no Express Entry, você pode usar a CRS Tool. Aproveite para brincar bastante com a calculadora e ver como notas diferentes na prova podem afetar seu resultado!

Qual é o CLB/NCLC mínimo para o Express Entry?

Cada programa do EE tem suas próprias características e isso se reflete também nos requisitos mínimos de proficiência. Quer saber em qual programa você se encaixa? É só clicar aqui.

O que é comum entre todos eles é que o aplicante principal do processo deve ter algum nível de proficiência em pelo menos um dos idiomas oficiais do Canadá, ou seja, em inglês ou francês. Falar o outro idioma é opcional, assim como ter um cônjuge com conhecimentos em língua estrangeira.

Dessa forma, apenas o aplicante principal deve fazer teste de proficiência e, mesmo assim, não precisa necessariamente falar inglês E francês para se qualificar para o EE. Se o cônjuge também quiser fazer exame de proficiência ou o aplicante principal quiser ser avaliado nos dois idiomas pra agregar mais pontos, é lucro!

Caso você tenha um bom nível nas duas línguas, aquela em que seu resultado é melhor vai ser seu primeiro idioma oficial, enquanto a outra será o segundo. Tem um alto nível de proficiência em francês? Você pode ganhar um bônus de até 50 pontos, ainda que o francês seja seu segundo idioma oficial.

Vale a pena aprender francês para morar no Canadá?

Na tabela abaixo, você vê o CLB/NCLC mínimo para cada programa do Express Entry:

ProgramaPrimeiro idioma oficial: CLB/NCLC mínimoSegundo idioma oficial: CLB/NCLC mínimo
Federal Skilled Worker Program75 (opcional)
Federal Skilled Trades ProgramCLB 4 (reading e writing) e CLB 5 (speaking e listening)Não há CLB/NCLC mínimo para pontuar
Canadian Experience Class5 (para NOC B) ou 7 (para NOC 0 ou A)Não há CLB/NCLC mínimo para pontuar

Ficou confuso? Calma que a gente explica.

Candidatos do Foreign Skilled Worker têm uma exigência mais alta de proficiência. Isto é, eles precisam ter pelo CLB/NCLC 7 no seu primeiro idioma oficial. Caso tenham também algum conhecimento no segundo idioma oficial, só vão ganhar pontos por ele se conseguirem pelo menos CLB/NCLC 5.

Já no Federal Skilled Trades, o CLB/NCLC mínimo é 4 no primeiro idioma oficial para o reading e writing. Enquanto isso, o exigido para speaking e listening é de pelo menos CLB/NCLC 5. Já para o segundo idioma, não há mínimo necessário para receber pontos.

Por fim, no Canadian Experience Class, o nível mínimo vai ser determinado pelo NOC do trabalho do candidato (saiba aqui como encontrar o seu). Sendo assim, candidatos com NOC B têm uma exigência mais baixa e precisam de CLB/NCLC 5, enquanto quem tem NOC 0 ou A precisa de pelo menos CLB/NCLC 7.

Fiz o IELTS mais de uma vez. Posso escolher as melhores notas de cada teste?

Não. Se você precisou refazer seu exame de proficiência, infelizmente não pode combinar os resultados no Express Entry.

Explicando melhor, vamos dizer que você tenha feito o IELTS duas vezes. Da primeira, conseguiu alcançar o CLB 9 no listening e no speaking, mas não no reading e no writing. Já na segunda vez, conseguiu CLB 9 no reading e no writing, mas não nas demais competências.

Nesse caso, não é possível combinar as notas de listening e speaking da primeira prova com as de reading e writing da segunda para indicar que você conseguiu CLB 9 em todas as competências. Você deve escolher os resultados de apenas uma delas ou fazer o teste novamente para tentar tirar as notas desejadas todas de uma vez.

Por que falam tanto do CLB 9?

Se você está em grupos sobre imigração nas redes sociais, deve ter notado que a maioria das pessoas se preparando para exames de proficiência estão em busca do famoso CLB 9. Mas por quê?

Isso acontece por causa dos chamados Skill transferability factors, que basicamente são fatores que garantem bônus na pontuação do Express Entry. Um desses critérios é o que concede até 50 pontos extras aos candidatos que tenham uma combinação de curso pós-secundário (como uma graduação) com pelo menos CLB/NCLC 9 em todas as competências do seu primeiro idioma oficial.

A tabela abaixo mostra como isso funciona e por que o CLB/NCLC 9 é o santo graal da imigração:CLB 9

 

 

 

 

 

 

 

Quanto eu tenho que tirar na prova para ter CLB 9?

Para conseguir esse bônus que a gente citou, o candidato precisa obter o equivalente a pelo menos CLB/NCLC 9 em todas as competências. No IELTS, isso significa 8 no listening e 7 nas demais competências.IELTS

 

 

 

Como o CELPIP adota o CLB no seu sistema de pontuação, é fácil fácil calcular a nota pra ele: você precisaria tirar 9 em cada competência.CELPIP

 

 

 

 

Partindo pra primeira prova de francês agora, o TEF. Nessa opção, você precisaria de pelo menos 371 na expression orale, 298 em compréhension de l’oral, 248 em compréhension de l’écrit e 371 em expression écrite.TEF Canada

 

 

 

Caso escolha o TCF, por sua vez, são um mínimo de 14 na prova de expression orale, 523 na compréhension de l’oral, 524 na compréhension de l’écrit e 14 na expression écrite.TCF Canada

 

 

 

Pra quem está se perguntando se dá pra conseguir CLB/NCLC em um mês, vale conferir esse post aqui. Inclusive, se seu plano é se preparar para o IELTS, conheça os cursos da Giovanna Barino, aqui do Casal Nerd. Aproveite ainda pra conferir as super dicas de inglês que ela posta no Facebook e no Instagram @casalnerdnocanada.

Millie Bobby BrownE aí, ficou mais fácil de entender o que é CLB/NCLC? Qual é ou foi o maior desafio pra atingir o resultado esperado no seu teste de proficiência? Não deixe de compartilhar seu relato com a gente!


1 COMENTÁRIO

  1. […] Para começar, seu teste de proficiência deve ter sido realizado até 2 anos antes do envio do seu processo. Além disso, no caso do FST, a nota mínima é correspondente a CLB 4 em leitura (reading) e redação (writing). A exigência para conversação (speaking) e compreensão oral (listening), por sua vez, é de nota correspondente a CLB 5. Para entender melhor o que é CLB e descobrir a nota de que você precisa, clique aqui. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui