Pool draw ITA

Está pesquisando sobre imigrar pro Canadá pelo Express Entry? Então provavelmente você já reparou que as palavras pool, draw e ITA são uma constante nos sites sobre o assunto.

Isso porque essas três palavrinhas são cruciais para o Express Entry. Afinal, são elas que colocam o processo para andar rumo à residência permanente. E é sobre esses tópicos que a gente conversa hoje.

Como funciona a imigração pro Canadá?

Esse é um papo que rende, viu? A razão é que o Canadá oferece dezenas de formas diferentes para quem quer virar residente permanente. Saiba mais no site oficial da imigração.

O modo mais comum, porém, é via Express Entry. Aliás, o Casal Nerd tem um passo-a-passo super útil sobre o programa e o processo deles.

O vestibular do Express Entry

Para decidir quem vai ser convidado para imigrar, o Express Entry usa um sistema de pontuação. Esse sistema se chama Comprehensive Ranking System, ou CRS (mais detalhes aqui). Nele, cada candidato recebe uma pontuação de acordo com diversos fatores. Mais ou menos como uma seleção para entrar na faculdade, sabe? Para saber a sua pontuação, você pode fazer uma simulação aqui.

A pontuação máxima é de 1.200 pontos, sendo 600 relativos a critérios básicos e até 600 por pontos adicionais. Esses critérios básicos se referem a fatores como experiência de trabalho, idade, proficiência em idiomas e formação acadêmica. Já os pontos adicionais vão para quem estudou ou trabalhou no Canadá, recebeu proposta de trabalho lá e outros casos.


Minha pontuação está baixa. O que fazer?

Simulou sua pontuação e ela está muito abaixo das últimas notas de corte? Isso não significa que você precisa desistir do sonho de imigrar para o Canadá. Algumas ideias para alavancar sua pontuação podem ser:

  • Melhorar seu resultado do IELTS ou CELPIP. Quando suas notas de inglês são equivalentes a pelo menos CLB 9, o impacto sobre a sua pontuação é imenso. Procurando aulas focadas nesse objetivo? Clique aqui.
  • Aprender francês ou aprimorar seus conhecimentos no idioma. Como a gente falou aqui, candidatos bilíngues podem ganhar um super bônus na pontuação;
  • Conferir se você se encaixa em algum dos programas provinciais de imigração. Quem é convidado por uma província para imigrar recebe um bônus de 600 pontos;
  • Acumular mais tempo de trabalho qualificado;
  • Melhorar sua formação com uma pós, um mestrado ou doutorado;
  • Ganhar diploma ou experiência de trabalho canadense.

Use e abuse da calculadora do Express Entry para saber como cada uma dessas estratégias impactaria a sua pontuação. Lembre ainda que a cada aniversário do aplicante principal após os 30 anos, há a perda de alguns pontinhos. Com isso tudo em mente, coloque seu plano em prática e corra atrás da pontuação desejada.

Nadando no pool e sonhando com o ITA

PoolPois bem. Depois de cumprir todas as etapas para criar seu perfil do Express Entry, você entra no chamado pool de candidatos. O pool é o grupo de pessoas que estão esperando pelo sonhado ITA, ou Invitation to Apply. Esse é o convite para imigrar para o Canadá. A partir dele, o candidato deve comprovar que cumpre todos os pré-requisitos do processo. Quer saber o que significam as outras siglas do Express Entry? É só clicar aqui.

Um divisor de águas chamado draw

Os ITAs são distribuídos periodicamente por meio dos draws, chamados oficialmente de rounds of invitations. Apesar de serem conhecidos por muita gente como “sorteios”, os draws não são nada aleatórios.

Lembra daquele sistema de pontuação que a gente mencionou ali em cima? A partir dele, os candidatos entram em um ranking. De tantos em tantos dias, a imigração canadense estabelece a nota de corte para uma chamada de candidatos.

Aqueles com pontuação igual ou acima da nota de corte para aquela rodada recebem o ITA. Quem não atingiu a pontuação continua no pool aguardando. Afinal, essa pontuação é variável e pode ser que o candidato atinja a nota de corte de uma próxima vez.

No entanto, não é comum haver uma variação drástica nas notas de corte entre um draw e outro. Por isso, se a sua pontuação está distante da nota de corte, considere estratégias para ganhar mais pontos.

Onde posso ver as notas de corte e datas dos draws?

Confira aqui os últimos draws do Express Entry (o Casal Nerd também divulga tudo aqui). A nota de corte está no campo CRS score of lowest-ranked candidate invited.

Caso haja mais de um candidato com a pontuação mínima, a data de criação do perfil é usada para desempate. Ou seja, quem criou seu perfil até o dia mencionado na Tie-breaking rule recebe o ITA. Quem criou o perfil após essa data fica esperando no pool por um próximo draw.

Repare que alguns draws são exclusivos para candidatos de um determinado subprograma do Express Entry. Sendo assim, pode haver rodadas apenas para quem se inscreveu pelo Federal Skilled Trades ou pelos programas provinciais, por exemplo.

O que acontece depois que eu recebo o ITA?

O convite da imigração canadense chega por mensagem no seu perfil e por email. A partir daí, você pode:

  • Entregar sua application for permanent residence (APR) em até 60 dias, comprovando todas as informações prestadas; OU
  • Negar o convite. Nesse caso, o candidato não sofre nenhuma penalidade e volta para o pool.

Caso não entregue sua documentação nem decline o convite, o candidato é excluído do pool e deve recriar o perfil.

Se você aceitou o ITA, é hora de correr atrás da documentação para comprovar que atingiu a nota de corte. Além disso, você deve mostrar que é elegível para receber seu PR (o status de permanent resident).

Após entregar tudo, seu processo é analisado pelos funcionários da imigração canadense. Nesse meio-tempo, os agentes podem pedir esclarecimentos ou mesmo negar seu processo caso haja algum erro ou informação faltando.

Golden emailMas se seu processo for aprovado, chega o golden email com a sua Confirmation of Permanent Residence (CoPR). Aí é comemorar muito e “ativar” seu status de residente permanente por meio do landing.

O que fazer enquanto espero no pool?

Antes de tudo, confira se tem fácil acesso a todos os documentos necessários. Por exemplo, seus testes de proficiência devem ter sido feitos há no máximo 2 anos da sua APR.

Você e seus acompanhantes maiores de idade vão precisar enviar seus antecedentes criminais (police certificates). Isso vale para os países em que vocês viveram por pelo menos 6 meses seguidos nos últimos 10 anos. Como no Brasil esse documento é facilmente obtido pelo site da Polícia Federal, esse é tranquilo de conseguir. Caso tenha vivido no Canadá nesse tempo, você a princípio não precisa enviar o documento canadense.

Porém, se você viveu em outro país fora Brasil e Canadá, a emissão do police certificate pode ser bem demorada. Se esse for o caso, pode ser uma boa ideia dar entrada no pedido antes mesmo de criar seu perfil.

Você também deve manter seu perfil atualizado. Por exemplo, lembre de ajustar seu cadastro se receber ou perder uma oferta de emprego no Canadá. Atualize seu perfil também se fizer um novo teste de proficiência, casar, se divorciar ou tiver filho.

Seu perfil do Express Entry fica ativo durante 12 meses. Caso não receba o ITA nesse tempo, ele vai expirar automaticamente após esse período. Para voltar para o pool, você deverá então criar um novo perfil.

Conseguiu entender um pouquinho melhor sobre como funciona essa sopa de letrinhas do Express Entry? A gente espera que sim. Boa sorte no processo e come to Canada!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui