Será que eu faço o CELPIP? Seria melhor eu fazer o CELPIP ou o IELTS? Com funciona essa prova? Hoje você vai aprender como é a estrutura da prova, onde ela pode ser feita e vai tirar todas essas dúvidas aí.

Se você ainda não sabe, ou chegou nesse post depois de uma busca no GOOGLE, eu,  Giovanna, sou professora de inglês especialista em provas de proficiência. Hoje depois de INÚMEROS pedidos estou aqui respondendo as dúvidas mais comuns dos alunos e explicando em detalhes esse tal de CELPIP.

O que é o CELPIP?

Aquela cola no estilo canadense! #fofa

O CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) é basicamente uma prova que testa seu nível de inglês, assim como o IELTS e o TOEFL. Ele é aplicado pela Paragon Testing Enterprises, subsidiária da University of British Columbia (UBC).

Essa prova é tipicamente Canadense, criada aqui no Canadá, em Vancouver, que é a cidade que moramos. Esse exame de proficiência avalia as capacidades de compreensão e expressão do candidato em situações do dia a dia.

Assim como todos os outros testes de proficiência, ele vai te avaliar em 4 habilidades: Listening, Reading, Writing e Speaking.

“E para que serve o CELPIP Gi?” Bem, dentre às suas principais aplicações, estão a imigração para o Canadá, inscrição em cursos no exterior – majoritariamente no Canadá – e certificação profissional.


Formato da prova – General e General LS

Existem duas modalidades no CELPIP: General e General LS. Enquanto a primeira avalia as 4 habilidades como já falei, a segunda avalia apenas o listening e o speaking. A prova General dura em média 3h30 a 4h. Já a prova General LS vai durar metade disso. Isso por que você só faz o Listening e o Speaking! Essas duas áreas são EXATAMENTE iguais as provas de Listening e Speaking da prova General completa. Já já vou explicar tudinho em detalhes.

Vale reforçar que a prova General LS só pode ser usada para o momento da comprovação de inglês para a CIDADANIA Canadense.  Nós explicamos todos os passos até chegar na cidadania Canadense nesse vídeo maravilhoso aqui.

Recomendo você verificar nos pré-requisitos para pedir a sua cidadania os critérios atuais de testes de proficiência. Hoje quando escrevo esse texto, você pode usar um resultado de IELTS ou CELPIP se você houver feito ele depois de 28 de Novembro 2008. Ou seja, quase ninguém faz essa prova por que a maioria das pessoas hoje usa os resultados da prova que fez para a residência permanente.

CELPIP General

Todos os testes do CELPIP começam com uma questão “café com leite” pra você praticar. Depois disso, a prova começa pra valer. Outro detalhe MEGA IMPORTANTE é que o simulado permite que o candidato volte à tela anterior pra mudar sua resposta. No entanto, no dia do teste, isso não é permitido, então responda cada pergunta com atenção.

Agora vamos ver cada habilidade em detalhes? Quanto tempo dura? Quantas questões tem? Vamos responder isso aqui embaixo.

Listening (compreensão oral) | 47 a 55 minutos

Assim como o IELTS e o TOELF você só vai escutar cada áudio UMA vez. Mas pode ficar tranquilo que todos tem sotaque norte-americano. Já é um diferencial do CELPIP pro IELTS. Temos 38 questões nessa parte. O Listening é dividido em seis partes:

  1. Resolução de problemas: 8 questões
  2. Conversa do dia-a-dia: 5 questões
  3. Busca de informações: 6 questões
  4. Matéria jornalística/notícia: 5 questões
  5. Debate: 8 questões
  6. Pontos de vista: 6 questões

Reading (compreensão escrita) | 55 a 60 minutos

O Reading também tem 38 questões. Ele é bem mais simples que o Reading do TOEFL e do IELTS visto que possui principalmente questões de múltipla escolha. O Reading é composto por quatro partes:

  1. Correspondências: 11 questões
  2. Diagrama: 8 questões
  3. Busca de informações: 9 questões
  4. Pontos de vista: 10 questões

Writing (expressão escrita) | 53 a 60 minutos

Agora chegamos na área problema em 90% dos casos. No CELPIP, o writing consiste em duas tarefas:

  1. Escrever um e-mail (150-200 palavras): 27 minutos
  2. Responder perguntas de uma pesquisa/sondagem e explicar sua escolha (150-200 palavras): 26 minutos

Agora você precisa ter cuidado ao fazer seu writing. Você vai começar a escrever pelo primeiro texto, o email. Quando o relógio chegar em 27 minutos, a tela AUTOMATICAMENTE passa para a segunda tarefa. Depois disso, você não pode retornar à tarefa anterior.

Por isso, se estiver faltando menos de 1 minuto no relógio (26 minutos por exemplo) NEM PENSE em trocar palavras ou tentar adicionar alguma coisa. A chance do computador automaticamente pular para próxima parte e você acabar com um texto incompleto ou meio sem pé nem cabeça é ENORME. Melhor um texto completo com um errinho ou faltando uma frase do que uma frase incompleta no meio do texto ok?!

Speaking (expressão oral) | 15 a 20 minutos

Essa aqui é uma das áreas que 9 entre 10 alunos ODEIAM na prova do CELPIP. Ela é meio chata principalmente pela variação enorme nos tempos de preparo e nos tempos de fala. Ela não tem uma regra ou lógica para esses tempos e realmente é chatinho de estudar isso.

Outro ponto importante é que o Speaking é feito no computador. Você não vai falar com uma pessoa! Vai falar sozinho para tela MESMO! No CELPIP, eles divididem o Speaking em oito partes, cada uma relativa a uma tarefa:

  1. Dar conselhos – 30 segundos de preparação
  2. Falar sobre experiências pessoais – 30 segundos de preparação
  3. Descrever uma cena – 30 segundos de preparação
  4. Fazer previsões – 30 segundos de preparação
  5. Comparar e persuadir – 60 segundos de preparação
  6. Lidar com uma situação difícil – 60 segundos de preparação e 60 segundos de fala
  7. Expressar opiniões – 30 segundos de preparação e 90 segundos de fala
  8. Descrever uma situação incomum – 30 segundos de preparação e 60 segundos de fala

IELTS ou CELPIP?

Se prepara que é assim mesmo os estudos pra QUALQUER uma dessas provas!

Essa é uma dúvida muito comum para quem quer imigrar para o Canadá. Isso acontece porque hoje o IELTS General Training e CELPIP General são as únicas provas aceitas para o Express Entry.

Uma das principais diferenças entre as duas está nos locais onde elas são aplicadas. O IELTS pode ser feito no Brasil, no Canadá e praticamente todos os países do mundo.

Já o CELPIP só está disponível no Canadá e poucos outros países. No entanto, o CELPIP pode ser uma alternativa para quem está morando no Canadá.

Se você mora no Brasil, a sua vida está mais fácil: você deve já ir começar seus estudos de IELTS o quanto antes. Afinal, nem tem como você fazer CELPIP! Mas e para quem já está no Canadá?

Qual prova é melhor para mim? – Resultado desejado VS cada prova

Bem, se a sua dúvida é sobre qual prova é mais fácil, infelizmente essa é uma resposta difícil de dar. Eu te diria que ambas as provas tem seus pontos mais fáceis e mais difíceis. Então vou te recomendar o que recomendo para todos os meus alunos ok? Mas para entender essa recomendação você precisa entender um negócio chamado CLB, clica aqui e lê esse texto em que explico sobre CLB.

Já sabe o que é CLB? E CLB 9? Se não sabe, clica ali em cima please. Se já sabe, vamos continuar!

Se você está em busca do famoso CLB 9 na sua prova, eu HONESTAMENTE não recomendo o CELPIP. É comum e recorrente que alunos consigam notas do tipo: Reading 12, Listening 12, Speaking 8, Writing 8. E fiquem presos nesse Writing 8 (e no Speaking 8 também) por muitas provas.

Eu mesma já tive, não só uma, mas várias alunas que, apesar de mega fluentes (nível C1/C2 – super avançadas), já tinham feito o CELPIP mais de uma vez e não conseguiam a nota. E foi trocar pro IELTS e estudar as técnicas da prova e pronto! Na prova seguinte já conseguiram CLB 10 e até mais alto, em tudo!

“Mas Gi, eu só preciso do CLB 8/7.” Se esse é o seu caso, CORRE PRO ABRAÇO DO CELPIP amigo/a! Te juro. Ele vai ser muito mais simples de conquistar o CLB 7 ou 8. Também recomendo o CELPIP se você precisa de um CLB 8/7/6 ou menor e tem um nível de inglês mais intermediário. O CELPIP vai ser muito mais tranquilo e alguns colleges até aceitam ele como prova de entrada. #ficaadica

Detalhes importantes na escolha IELTS ou CELPIP

É importante lembrar também que cada uma das instituições educacionais escolhem qual dos exames de proficiência vão aceitar. Por isso é essencial que você consulte a universidade/college antes de tomar essa decisão. Tenha sempre certeza que a prova que você escolheu vai ser aceita.

Um outro ponto é a variedade de material de estudo disponível. Pra quem vai fazer o CELPIP, os recursos ainda são bem escassos. Especialmente quando comparados ao IELTS. Inclusive eu recomendo usar alguns materiais de IELTS para treinar pro CELPIP por que realmente é difícil de encontrar material de qualidade para estudar pro CELPIP. Alguns dos materiais existentes podem ser encontrados no próprio site do CELPIP, clicando aqui.

Tem as duas opções nas mãos, mas não sabe qual escolher? Comece fazendo simulados do IELTS e CELPIP pra saber com qual formato você se sente mais confortável. Conforto e identificação com a prova sempre ajudam a ter um melhor resultado.

Prova em papel X prova pelo computador

gato e mouse
Gente, não tem sentido. É só a piada: IT’S A CAT, HOLDING A MOUSE! hahahah #TEMQUERIR

Uma diferença importante entre o IELTS e o CELPIP é a forma de aplicação da prova. O IELTS pode ser feito em papel ou pelo computador. Porém tanto o IELTS em papel, quanto o IELTS em computador vão ter o Speaking ao vivo, com uma pessoa real.

E o CELPIP? Bem, se você lembra do que falei lá em cima, ele é feito inteiramente no computador, inclusive a prova de speaking. E qual é melhor? Aí, mais uma vez, é contigo. Eu particularmente prefiro falar com uma pessoa em carne e osso na hora do speaking.

No caso do IELTS, fazer a prova em papel também pode ser útil caso você prefira um ambiente mais silencioso. Porém, o áudio do listening é reproduzido pra sala inteira. Ou seja, dependendo de onde você se sentar, pode ter mais dificuldade de ouvir, principalmente se alguém tossir, espirrar etc.

Além disso, tem uma facilidade a menos: o contador de palavras do Writing no computador. No papel você vai precisar contar as palavras do seu writing manualmente. Mas eu ensino como fazer isso facinho no nosso curso de writing. #ficaadica

E o CELPIP?

Quando a prova é feita pelo computador, seja o IELTS ou CELPIP os alunos escutam o áudio do listening individualmente, pelo fone de ouvido. Também existe um contador de palavras na tela para o writing que facilita sua vida.

Porém, caso você se distraia fácil, saiba que você vai ouvir outros candidatos falando ou digitando – especialmente no CELPIP. E isso pode ser um problema! Em provas no computador, a sala costuma ter entre 10 a 20 computadores. Como cada pessoa tem um ritmo e faz cada parte em um tempo diferente, você pode ouvir pessoas teclando, ruídos abafados do fone de ouvido do candidato do lado, e no caso do CELPIP pessoas falando.

No CELPIP, como o speaking é direto no computador, você vai estar gravando suas respostas. Você vai gravar e todos os outros candidatos da sala também! Por isso, você precisa ter concentração MESMO para não se distrair quando outras pessoas na sala começarem a responder a parte de speaking deles. #ficaadica

Se você é daquelas pessoas que não consegue ouvir a TV se alguém estiver falando no telefone do seu lado, eu consideraria fazer o IELTS para não te prejudicar tanto no speaking. E aí no IELTS você pode até escolher fazer no computador que MESMO ASSIM o seu speaking vai ser tranquilo, só com você e o examinador! #todoscomemora

Comparando IELTS e CELPIP

Se a sua dúvida for sobre formato, pontuação etc., dá uma olhada na tabelinha que a gente preparou:

 IELTSCELPIP
Locais de provaPode ser feito em diversos países, incluindo o Brasil (confira locais e datas aqui).Pode ser feito no Canadá e em outros países, mas ainda não no Brasil (confira locais e datas aqui).
Forma de aplicaçãoPelo computador ou em papel.Pelo computador.
ModalidadesIELTS General Training: provas de listening, reading (diferente do formato Academic), writing (diferente do formato Academic) e speaking;

IELTS Academic: provas de listening, reading (diferente do formato General Training), writing (diferente do formato General Training) e speaking;

IELTS for UKVI (General Training ou Academic): o conteúdo e formato são os mesmos dos anteriores. No entanto, o certificado atesta que o exame foi feito em local reconhecido pela Imigração do Reino Unido;

IELTS Life Skills: provas de listening e speaking.
CELPIP General: provas de listening, reading, writing e speaking;

CELPIP General LS: provas de listening e speaking.
Pra que serve?General Training: para quem quer estudar no ensino médio ou em programa vocacional. Também é usado para imigrar para o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia;

Academic: para estudar em instituições de ensino superior;
IELTS for UKVI: para quem quer ir para o Reino Unido e precisa comprovar proficiência em um teste SELT;

IELTS Life Skills: para quem quer ir para o Reino Unido e precisa comprovar proficiência em um teste SELT. Aqui, o resultado deve seguir os parâmetros A1, A2 ou B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).
General: para quem quer imigrar para o Canadá ou obter certificação profissional;

General LS: para quem quer pedir a cidadania canadense ou obter certificação profissional.
DuraçãoIELTS General Training, Academic e for UKVI: 2h45;

IELTS Life Skills: entre 16 e 22 minutos.
CELPIP General: 3 horas;

CELPIP General LS: 1 hora.
Distribuição da provaO speaking pode ser marcado para até uma semana antes ou depois do restante da prova.Todas as provas são feitas de uma vez.
ListeningA prova pode incluir diversos sotaques, como britânico, norte-americano e australiano.

Cada áudio só é reproduzido uma vez e há 40 questões.

São 30 minutos de prova e mais 10 para transferir suas respostas.
A prova de listening inclui apenas o sotaque norte-americano.

Cada áudio só é reproduzido uma vez e há 38 questões.

São de 47 a 55 minutos de prova.
ReadingA prova tem 40 questões e dura 60 minutos.A prova de reading tem 38 questões e dura de 55 a 60 minutos.
WritingGeneral training: você tem 60 minutos para completar duas tarefas. A primeira é uma carta de pelo menos 150 palavras. Já a segunda é uma dissertação de no mínimo 250 palavras.

Academic: você tem 60 minutos para completar duas tarefas. A primeira consiste em descrever um gráfico ou uma tabela em pelo menos 150 palavras. Na segunda parte, o candidato faz uma dissertação de no mínimo 250 palavras.
Na prova de writing, você tem até 27 minutos para completar a primeira tarefa. Esta consiste em escrever um e-mail com entre 150 e 200 palavras. Para a segunda tarefa, são 26 minutos. Aqui, é preciso responder perguntas de uma pesquisa/sondagem e explicar sua escolha em 150-200 palavras.
SpeakingEssa parte é feita cara a cara com o examinador.

A prova dura entre 11 e 14 minutos e é dividida em 3 partes.
Essa parte é feita pelo computador.

A prova de speaking dura de 15 a 20 minutos, sendo dividida em 8 partes.
ResultadoPara provas feitas pelo computador, as notas são disponibilizadas na internet em até 7 dias. Para provas em papel, o resultado está disponível após 13 dias.

Os certificados oficiais são postados no correio nessas mesmas datas (alguns locais também oferecem entregar pessoalmente).
As notas são disponibilizadas na internet em até 5 dias.

Os certificados oficiais são postados no correio nessas mesmas datas.
ValidadeNão há um prazo de validade oficial, mas a maioria das instituições aceita testes feitos há no máximo 2 anos.Não há um prazo de validade oficial, mas a maioria das instituições aceita testes feitos há no máximo 2 anos.
Quanto custa?Confira os valores atualizados aqui.Confira os valores atualizados aqui.
PontuaçãoIELTS General Training, Academic e for UKVI: as notas vão de 0 a 9;

IELTS Life Skills: o candidato é aprovado ou reprovado, sem atribuição de nota.

Para saber de quanto você precisa, verifique os pré-requisitos da instituição para a qual vai enviar o teste.
As notas vão de M (proficiência mínima ou insuficiente para avaliação) a 12.

Para saber de quanto você precisa, verifique os pré-requisitos da instituição para a qual vai enviar o teste.
Pedidos de revisãoPodem ser enviados até 6 semanas após a prova.

Depois disso, a espera é em geral de até um mês para receber retorno. Há reembolso da taxa paga pela revisão caso haja mudança na nota.
Podem ser enviados até 6 meses após a prova.

Depois disso, são em geral até duas semanas para receber retorno. Há reembolso da taxa paga pela revisão caso haja mudança na nota.
RetesteNão há prazo mínimo para refazer a prova.As provas devem ser agendadas com pelo menos 4 dias de intervalo.

Decidiu que o IELTS é a melhor escolha pro seu caso? Confira os nossos cursos! Eu mesma, Giovanna Barino, do Casal Nerd no Canadá criei esses cursos com muito carinho e cuidado para te salvar nessa hora dos estudos. Inclusive aqui no blog tem um pop-up que aparece te convidando pro nosso mini-curso gratuito de IELTS e acho super essencial que você se inscreva nele.

WE LOVE CANADADecidiu pelo CELPIP? Comece o quanto antes fazendo um simulado para estudar o formato da prova. Nas bibliotecas de todo o Canadá também costumamos encontrar alguns livros oficiais da paragon para estudo. Mas se adiante por que normalmente a fila de espera deles é de 2 meses em grandes centros. #OMG

Finally to all who are studying now: Good luck, study hard and WE’LL SEE YOU ALL IN CANADA!