Hoje vamos falar de uma das coisas mais importantes para quem está buscando a imigração via Express Entry. O FAMOSO CLB 9! Afinal, o que exatamente significa ter um CLB 9? E por que esse tal de CLB 9 é tão desejado? E quanto tempo é necessário estudar para alcançar o CLB 9? Vamos falar sobre isso nesse post e te deixar MUITO mais próximo de conquistar esse resultado!

Então aproveita esse post para entender tudo sobre CLB 9. Descobrir por que ele é o sonho de todos e quanto tempo VOCÊ tem que estudar para conquistar esse resultado incrível. #curteecompartilha

CLB é o que mesmo?

Antes da gente explicar o CLB 9 e a sua importância, você precisa primeiro entender o que é o CLB. CLB é uma sigla que significa Canadian Language Benchmark. Esse é o nome do sistema de avaliação canadense criado para dar as notas da prova chamada CELPIP. O CLB também foi utilizado pelo governo canadense para padronizar resultados entre esse tal de CELPIP, o IELTS e uma prova de francês chamada TEF. 

rainha elizabeth
HAHAHAH aposto que foi ela que fez as regras gente #sqn

Tanto o CELPIP quanto o IELTS tem como função validar os conhecimentos de Inglês do candidato. O TEF faz essa função para o francês. Essa validação do idioma é parte essencial dos processos de imigração para o Canadá.

Se você não sabe bem quais são os critérios para imigração, recomendo que você pare essa leitura e leia esse post aqui. Depois pode voltar para entender melhor o tal CLB 9.

Para pontuar no critério de idioma nos processos imigratórios, o futuro imigrante precisa fazer uma prova para comprovar seu nível e capacidade de uso do idioma escolhido como principal. Pode ser o inglês, e aí o candidato faz o IELTS ou o CELPIP. Outra opção de idioma é o Francês, que leva o candidato a fazer o TEF


Como existiam provas diferentes com resultados fornecidos de forma diferente, o governo canadense ao criar o CELPIP decidiu implementar a forma de dar nota no CELPIP, o CLB, como metrica padrão para os resultados de outras provas também. O CLB é uma escala que varia de 1 a 12 e pode ser dividida em três níveis:

  1. Proficiência Básica: CLB 1 a CLB 4;
  2. Proficiência Intermediária: CLB 5 a CLB 8;
  3. Proficiência Avançada: CLB 9 a CLB 12.

Com isso, o governo canadense criou tabelas de equivalência. Você pode ver todas as tabelas aqui no site do governo canadense. Nessas tabelas você descobre qual seria o CLB equivalente a nota que você tirou na prova que você fez. Mas então como faz para equivaler?

Como equivaler o CLB

Independente da prova que você fez, basta você entrar no site do governo e verificar a tabela. Como para a maioria das pessoas a primeira língua será o inglês, e grande parte dessas pessoas faz prova no Brasil, vamos nos ater a falar da equivalência da nota no IELTS para o CLB.  Então vamos ver a tabela de equivalência do IELTS-CLB aqui:

IELTS CLB equivalência de nota
Os valores de equivalência aqui são para o aplicante principal do processo de express entry.

No IELTS as pontuações vão de 0.0 – 9.0. Uma nota acima de 7.5 no IELTS costuma acontecer para quem já tem nível de inglês avançado. Consultando a tabela que colocamos aí em cima, nós fazemos a equivalência da nota do IELTS para o CLB.

Para simular um resultado, vamos usar o resultado do Vitor no IELTS GT para aplicar pro Express Entry:

  • Reading – 7.5 – equivale a um CLB 9 (como não atingiu 8.0, cai na pontuação anterior ok?)
  • Writing – 7.5 – equivale a um CLB 10
  • Listening – 8.0 – equivale a um CLB 9
  • Speaking – 8.5 – equivale a um CLB 10+ (seria um CLB ainda mais alto, porém as tabelas de equivalência param no CLB 10 – por que não faz diferença na pontuação de imigração ter um CLB acima do CLB 10)

Resumindo, o Vitor teve duas áreas com CLB 9 e duas áreas com CLB 10. No meu caso (Giovanna – a aplicante principal) foram:

  • Reading – 9.0 – equivale a um CLB 10+ (seria um CLB 12, porém não faz diferença para imigração ok?)
  • Writing – 7.0 – equivale a um CLB 9
  • Listening – 9.0 – equivale a um CLB 10+ (novamente, seria como um CLB 12)
  • Speaking – 8.5 – equivale a um CLB 10+ (novamente, seria como um CLB 12)

No meu caso tive 3 notas acima de CLB 10 e uma nota no CLB 9. Isso significa que todas as minhas notas foram CLB 9 ou acima.

Por que o CLB 9 é tão importante para o meu processo de imigração?

O principal motivo da sua nota no inglês ser tão importante é o fato do idioma ser o segundo critério que fornece mais pontos nos programas do Express Entry. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que o só com o seu resultado do IELTS você pode somar até 136 pontos no seu perfil do processo.

Phoebe friends caiu a ficha
Caiu sua ficha igual a da Phoebe? #wow #thepennydropped

Mas onde entra o CLB nessa história, Giovanna? O nível conquistado no CLB será o responsável por definir a sua pontuação no crítério idioma para o Express Entry. Ou seja, quanto mais alto for o seu resultado, mais pontos você vai conquistar. E fica ainda melhor! O tal do CLB 9 é a pontuação de idioma necessária para conseguir pontos EXTRAS.

Isso mesmo! Com o CLB 9, além dos pontos normais de idioma que você conquistou, você também pode conquistar pontos extras, chamados de skill transferability factors. A pontuação extra pode chegar a 100 pontos. Com isso, fica claro que o seu nível de inglês é um ENORME diferencial no sucesso do seu processo de imigração.

Isso porque o programa de imigração que é um dos mais populares (e econômicos) do Canadá – o famoso Express Entry – costuma ter uma nota de corte para envio do convite entre 450 pontos a 480 pontos. E esses 480 pontos não são fáceis de conquistar não tá? O CLB 9 é essencial em pontuações mais altas. 

No nosso caso, conquistamos 480 pontos com ajuda dos 100 pontos extras na área de Skill transferability factors com o CLB 9/10 que tiramos. Nós detalhamos exatamente como descobrir quantos pontos você teria nesse post aqui. Corre lá para entender e dar aquela verificada nas suas chances.

É possível conseguir o CLB 9? (e os seus pontos extras)

luke skywalker impossível
Acredita Luke por que é verdade! É possível e sim ele é seu pai! #starwas

Muita gente pensa que conseguir um resultado no IELTS que seja equivalente ao CLB 9 é praticamente impossível. E não é gente! É possível sim e temos inúmeros relatos de alunos que conquistaram esse resultado estudando conosco. 

Mas se você tá pensando igual a maioria das pessoas que quer alcançar AQUELE NOTÃO (CLB 9) no IELTS sem muitas dificuldades, já te aviso que não é facil! É possível, mas não é fácil. Eu estou aqui hoje para te dar um “choque de realidade” nesse quesito!

Antes do choque de realidade você precisa saber seu nível REAL de inglês. NÃO SERVE O NÍVEL QUE VOCÊ ESTÁ NO CURSINHO DE INGLÊS NÃO. Para 10 minutinho e faz o nosso teste de nível antes de continuar lendo.

Se você não possui um nível de inglês já avançado (C1 ou C2), eu te garanto que mesmo com muito esforço e dedicação da sua parte, você provavelmente não vai conseguir o FAMOSO CLB 9 de primeira. #sad #truthhurts

Você precisa ter no mínimo um nível de inglês B2/FCE, e ter apoio especializado, para tentar conseguir essa nota depois de em média uns 6 meses de estudo. É bem difícil garantir sucesso de primeira sem apoio (ás vezes até de segunda hehehe). Por isso eu digo: procure UM CURSO/PROFESSOR especializado em IELTS!

Eu tenho inglês avançado! Um mês de estudos dá para conseguir o CLB 9?

Se você tem inglês avançado (C1/C2) você está praticamente pronto para fazer o IELTS! Só que como toda prova, ele requer treino e habilidade quanto as técnicas de prova.

Existe um tempo limite para fazer as questões, muitas questões bem diferentes do padrão Brasileiro de escola e até da maioria dos cursos de inglês. Se falar das diferenças em writing então… Tem muita coisa que precisa ser estudada para entender como fazer a prova dentro do desejado e conquistar o CLB 9.

curso ielts bom e barato
Lembrando: preparação rápida e barata? NÃO É BOA TÁ?! #ficaadica

Diante disso, venho aqui trazer a REALIDADE para você! Muitos alunos, mesmo os avançadíssimos, precisam de 2 a 4 meses de estudos para dominar as técnicas de prova e conquistar o CLB 9.

E esse prazo é dentro da nossa metodologia de estudos que alavanca você muito mais rápido! Por que na verdade tem muito aluno mega avançado que demora quase um ano até conseguir a nota.

Esse tempo maior costuma acontecer quando o aluno pensa que “se garante” por ter o nível de inglês avançado. Ele não procura ajuda e se joga na prova! E aí ele gasta com prova, algumas vezes normalmente, até cair a ficha que precisa de apoio especilizado para conquistar a nota de uma vez só! E lógico que vai precisar estudar e vai precisar de tempo!

E se meu inglês não é avançado? Vou demorar anos então!

Eu sei que esse é seu medo, mas eu tô aqui para dizer que temos uma metologia de estudos que acelera MUITO isso! Com o apoio correto (vulgo o nosso) e muita dedicação da sua parte, mesmo não tendo o inglês avançado, se você tem nível B2 vai conseguir sua nota alvo, o seu CLB 9 sim!

Normalmente para alunos nível B2, o prazo médio é de 6 a 12 meses de estudos para conquistar o CLB 9. Isso logicamente dentro da nossa metodologia, por que não podemos dar prazos fora dos nossos cursos ok? Logicamente que cada pessoa é de um jeito e evolui de uma forma diferente! Por isso o prazo, mesmo dentro da nossa metodologia salvadora, é em média!

Mas eu nem tenho esse B2 aí! Desisto?!

Nada de desistir meu povo! Se tem uma coisa que eu acredito fortemente é que TUDO pode ser aprendido. Porém, se seu nível está ABAIXO do B2/FCE, e você quer o CLB 9, eu preciso te dar uma SUPER REALITY CHECK:

VOCÊ PRECISA ESTUDAR INGLÊS GERAL!

Sim amiguinhos! Eu tenho recebido muitos contatos de pessoas acreditando que com um nível B1 ou mais baixo, dá para chegar no famoso CLB 9! E honestamente, sem subir de nível no inglês geral, é praticamente impossível! Se você tem nível B1 e quer notas como 5.5 ou 6.0 no IELTS, é super viável! Mas para o CLB 9 você vai precisar elevar seu nível!

Para alunos nível B1, nós podemos iniciar os estudos de IELTS focando no 5.5/6.0, com um prazo médio de 6 meses de estudos na nossa medotologia para alcançar essas notas. Para o CLB 9 sendo bem sincera, coloca aí 1 ano e meio ou dois. Aí você vai me dizer que você tirou 6 meses de férias e vai só estudar inglês e vai conseguir o CLB 9 e em 6 meses, mesmo sendo B1. E eu vou te dizer que se isso acontecer, VOCÊ É ALIENÍGENA SÓ PODE!

Por que é tão demorado chegar no CLB 9?

preguiça devagar
Gente, nem é tão demorado quanto essa preguiça aí! HAHAHA #canseisódeolhar

Isso se deve ao fato do nosso cérebro funcionar do jeito que ele funciona gente! A consolidação e aprendizado de linguagem tem um tempo para absorção e real controle do idioma.

E PASMEM: O IELTS não é só uma prova cheia de truques e técnicas que precisam ser aprendidas… ele TAMBÉM tem isso e por isso MESMO os alunos com inglês upper-intermediate/advanced precisam se preparar bem.

Mas ele principalmente é um excelente teste para medir nível de inglês. EXCELENTE! Quero dizer que: não dá para “enganar” o IELTS só aprendendo as técnicas e tirar aquele CLB 9. Sem subir de nível GERAL você dificilmente vai conseguir “enganar” o teste e tirar uma nota mais alta do que o seu nível real.

Ao aprender as técnicas você garante que consegue atingir seu pontecial MÁXIMO no IELTS. Ou seja, você que é avançado consegue dominar as técnicas e aí mostrar seu nível avançado na prova com em média 2 a 4 meses. Quem é B2 precisa de 6 a 12 meses por que vai aprender as técnicas e evoluir o inglês pro avançado no período. E quem é B1 ou abaixo, precisa de 1 ano e meio ou 2 anos por que precisa primeiro subir o nível do vocabulário e da gramática para conseguir então focar nas técnicas e enquanto continua evoluindo o nível de inglês!

Como eu começo meus estudos pro CLB 9?

Primeiro você tem que decidir se o seu caminho já é começando os estudos para IELTS ou se primeiro precisa do inglês geral! Para decidir se você deve estudar inglês geral ou já começar a estudar para o IELTS e as técnicas da prova, é importante ser sincero e saber seu NÍVEL REAL DE INGLÊS! Para isso temos nosso teste de nívelClique aqui e vá lá fazer a sua simulação! Assim você descobre qual será o melhor caminho para você! 

E se o nosso teste te disser que seu nível é C2, C1 ou B2 já está na hora de estudar para a prova do IELTS, e contar comigo e com a nossa metodologia sensacional! Se der B1, pense na nota que você precisa. Se for o tal 5.5/6.0 dá pra iniciar os estudos de IELTS. Se for mais alta, vale a pena evoluir o inglês num excelente curso geral primeiro.

drink beber
E bora comer e bebermorar quando a nota sair!

Se você está abaixo disso, e teve resultados tipo A1, A2: CORRE PRO CURSO DE INGLÊS!

E para todos que já estão prontos, esperamos lhes ajudar com nossos cursos e programas completos.

Seja garantindo o clb 9 no IELTS para aumentar os pontos no EE ou garantindo aquela nota pedida pelo college.

And we’ll see you all in Canada!


6 COMENTÁRIOS

    • Italo, para o TEF é importante procurar um bom professor de francês. Eu não seria a pessoa adequada para te orientar nesse caso. Abraços!

    • Oi Claudio! Tem uma pequena diferença sim. Para cada área com CLB 10 normalmente você ganha mais 3 pontos. Isso pode ser verficado no site da imigração canadense que tem link acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui