GCMS NOTES pedindo as GCMS NOTES como pedir e interpretar as notes

Em Janeiro, após passarmos um pouco da marca dos dois meses, nós demos entrada nas nossas GCMS notes. Nesse post vamos contar para vocês como pedimos, pagamos e o que esperar quando você recebê-las.

O que são as GCMS notes mesmo?

A sigla GCMS significa Global Case Management System. O GCMS é na realidade o sistema utilizado pelos oficiais dos consulados para controlar em que etapa está cada processo de visto. Toda vez que algo é analisado, modificado, eles registram no GCMS.

Por isso que você pede as GCMS Notes… as notes são as anotações feitas pelos oficiais no seu processo. Elas indicam se está correndo tudo bem e em que ponto seu processo está quando você pediu as notes.

Essa última parte é bem importante. Depois que você entra com o pedido das GCMS Notes, o próprio CIC pede em média 40 dias para liberar as notes. Então, você vai receber 40 dias depois o que estava acontecendo/já tinha acontecido no seu processo 40 dias atrás!

Pode ser que o seu processo já tenha andando um pouco mais e pode ser que esteja parado. Para saber só pedindo mais um GCMS Notes.

Como pedir as GCMS Notes?

Existem duas formas de pedir as GCMS Notes. A primeira é para quem está no Canadá ou tem algum conhecido/amigo/familiar no Canadá. Nesse caso a pessoa que seja um cidadão canadense, ou um residente permanente ou uma empresa funcionando no Canadá, pode pedir as GCMS notes.


Esse é o jeito mais barato de conseguir as GCMS Notes. O CIC cobra somente $5.00 CAD para emitir as GCMS notes para as pessoas citadas acima. Vocês conseguem mais detalhes sobre essa forma de pedir as GCMS Notes aqui.

Você pode pedir a um amigo que seja residente permanente/cidadão canadense para pedir as GCMS Notes para você. É só completar o formulário de liberação de dados (Consent for an Access to Information and Personal Information Request IMM 5744) e o seu amigo dará entrada para você. Pode ser feito online ou por correios.

A segunda forma de pedir é via um empresa que faz esse serviço. As empresas num geral costumam cobrar entre $23 e $55 CAD. É isso mesmo. Ele pagam só $5.00 CAD pro CIC e ganham no mínimo uns $20 de lambuja.

Pedindo as GCMS Notes por uma empresa

Nós acabamos utilizando a segunda forma… ou seja, a forma mais cara para pegarmos as GCMS Notes. Infelizmente, nós não tínhamos nenhum amigo para pedir para fazer pela gente. 

Nós utilizamos a Visafile.info por que sabemos de algumas pessoas que já tinham utilizado ela e tinha sido OK. Depois de pedir recebi bons feedbacks da GCMSNow, e como ela é um pouco mais barata, #ficaadica.

Na Visafile é bem simples, assim como no GCMSNow. É só clicar no start now (visafile) ou how to order (gcms now) e seguir os passos. No nosso caso, não confiamos muito na interface de pagamento por cartão de crédito então usamos o paypal.

Ficou em $25.00 CAD, que com o IOF e a conversão do cartão chegou em quase R$100,00. Foi carinho, mas eu queria muito acalmar minha ansiedade antes de Junho pois, se vocês se lembram, pediram documentos adicionais para gente né? E desde então eu estava meio agoniada.

Nós mandamos o e-mail com o formulário de consentimento assinado pelos dois no dia 26/01/2017. A Valery, responsável pelo nosso pedido, respondeu no dia seguinte, 27/01 com as informações abaixo:

GCMS Notes visa file confirmação 34 dias em média para obter resposta

Na média eles afirmavam demorar 34 dias. No nosso caso demorou 29 dias corridos do dia que eles receberam o arquivo (27/01 – 25/02). Só que nem eu, nem o Han esperávamos, era que nosso PPR saisse ANTES do GCMS Notes.

A gente até fazia umas piadinhas, tipo “vai chegar o PPR mas não chegou ainda o GCMS”! Mas nenhum dos dois levava a sério essas brincadeiras. E não é que aconteceu mesmo?! hehehe

Quais as partes importantes de ler nas GCMS Notes

O GCMS Note sé um arquivo enorme. No nosso caso veio com 108 páginas. Se você for ler tudo, a recomendação dos fóruns é ler de trás para frente. Da entrada mais recente para a informação mais antiga.  A última página vai constar a última anotação do último oficial a mexer no seu processo.

Avaliações GCMS eligibilidade atingida segurança não iniciada criminalidade atingida exames médicos atingidosLá no início tem um resumo, que parece muito com isso aqui do lado. Nesse caso quer dizer que em Janeiro nosso processo já tinha sido aprovado nos quesitos:

  1. Eligibilidade – que significa que nós realmente demos as informações corretas e eramos verdadeiramente elegíveis a receber o ITA no momento que recebemos.
  2. Criminalidade – significa que a nossa documentação de antecedentes criminais estava OK e de acordo com o esperado. Ou seja, sem antecedentes.
  3. Exames médicos – significa que nós temos a saúde a aceitável para imigrar para o Canadá

Nós não havíamos passado ainda pelas verificações de segurança. Todos os checks que eles fazem com a CIA, NSA e outras agências de inteligência mundial ainda não haviam sido feitos.

Essa normalmente é a última parte mesmo do processo. Nós acreditamos que isso aconteceu entre Janeiro e Fevereiro e como somos dois Nerds bem caretões deve ter sido bem rápido. hehehe

No final do arquivo dá para ver as anotações mais recentes inclusive o momento que pediram documentos adicionais para gente! Documentos adicionais pedidos pelo MY CIC

 

Vale a pena fazer o GCMS Notes?

No nosso caso particular, não valeu tanto a pena não! Afinal, nós recebemos o PPR antes do GCMS Notes chegar, então realmente não mudou em nada. Mas tenho certeza que se nosso processo tivesse demorado os 6 meses que demora em média, que teria sido ótimo saber que eles já tinham nos “passado” em tantas áreas.

Faz que nem o Sheldon e se acalma com uma brown bag!

Eu aconselho fazer o GCMS Notes se você for uma pessoa ansiosa assim como eu sou!

A sugestão dada pelo CIC é esperar ao menos 60 dias de processo para pedir. Por que assim pelo menos você consegue pegar a maior parte da movimentação do seu processo nas Notes. Foi isso que nós fizemos.

Agora, se você espera 6 meses de boa sem se estressar (tipo o Han… ele nem queria pedir o GCMS) acho que nem tem muita necessidade, só se estiver passando do prazo de 6 meses. Assim você sabe o que está “pegando” no seu processo.

E vocês já fizeram o GCMS Notes? Estão aguardando resultado? Conta pra gente nos comentários!


12 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rey, tô de volta com uma dúvida 🙂
    Tive AOR em Nov-12 e acabei de receber meu GCMS notes. Meu arquivo foi aparentemente enviado de Ottawa/CIO para SP no início de dezembro. Ainda tenho Eligibility/Security como “Not started” e Criminality/Medicals como “Passed” (nas primeiras páginas).

    1) Podes dizer quantos notes (e semanas, no caso específico de vocês) faltam para o meu PPR? O mais recente, do CIO em December 4th 2016, diz: “REVIEW TYPE: Case Analyst APPLICATION: () REGULATION: PNP: FSW, 2016-11-10 I have verified this application under Section 11.2 of the Immigration and Refugee Protection Act (IRPA) and make the following determination. RECOMMENDATION: ***Appears to meet requirements*** Ready to Finalize (…)”.

    2) Fui nomeado por SK via PNP. Para o EE, não enviei o Schedule 4 (que nem várias pessoas fizeram proativamente) porque o sistema simplesmente não pediu. No entanto, tem uma parte no GCMS notes (Incoming/Attachments) que mostra os arquivos transferidos entre/de/para CIO e São Paulo visa office. Tudo lá tem “attachments: 1” e o status é “received”, exceto por dois itens: “Kit, Application forms” e “Schedule 4 – Prov Nominees”. Para ambos, o status é “not started” e eles têm “attachments: 0”. Isso quer dizer que o Schedule 4 ou outros documentos ainda podem ser solicitados? Mesmo se minha aplicação já está com o visa office local (SP)?

    A propósito, no EE meu Background check ainda é “Not needed at this time” (agora renomeado para “not applicable” depois do update no sistema). Nunca foi “in progress” (foi de Not Started para Not Needed).

    Muuuito obrigado! =)

    • Oi Diego! Que bom que vc voltou! hehehe Será sempre bem vindo!

      Vamos às suas perguntas:
      1) Nós realmente não sabemos quanto tempo pode demorar desse ponto aí que estava suas GCMS notes para o seu PPR chegar. No canadavida forum tem alguns threads explicando detalhadamente os momentos nos GCMS Notes, mas nenhum deles consegue definir o tempo que falta pois isso é extremamente variável de VO pra VO e de processo para processo. Sinto muito não poder ajudar mais!

      2)Eles podem solicitar o seu schedule 4 sim. Algumas pessoas de um grupo de whatsapp que eu participo foram pedidos isso após o envio dos documentos. Acho que se já foi pra SP sem pedirem existem menores chances, mas sempre há chance.

      O meu perfil no EE também só mudou para BKG in progress logo antes de recebermos o PPR. Então acho que essa história de mudar de in progress para not needed é coisa do VO dos indianos. Eles falam muito isso no forum rs.

      Muito obrigada pela confiança na gente! Desculpe não poder ajudar mais e volta aqui para nos contar do seu processo viu?

      Abraços,
      Rey
      Casal Nerd no Canadá

  2. Olá, nas suas notes indicava se a fase final do processamento foi feita em São Paulo ou Ottawa?
    Pergunto isso por que minha timeline é parecida com a de vocês (1 ano depois) e sei que minha aplicação está em SP desde 30/11, mas nada mudou no meu perfil desde então. Como existem várias outras pessoas nessa mesma situação, acredito que eles nem tenham aberto o processo aqui em SP ainda, que esteja numa fila de espera eterna.

    Obrigado!

  3. Aaaaaaaja coração. Olá Rey e coleguinhas com TAG (transtorno de ansiedade aguda.) Eu estou parecendo o Elton. No escuro. Dei a entrada no dia 3/11/17 o medical só mudou pra Passed em 18/12/17 desde então nada muda. Na minha cabeça iria seguir o mesmo tempo da timeliness de vocês pois vocês deram entrada numa dara próxima a minha porem no ano de 2016. But nope! Segui todas as dicas e fui bem thorough. Já se foram 120 dias aproximadamente. Não sei se dou entrada no GCMS e elevo minha condição de TAG para TAP (transtorno de ansiedade psicotica) porque daí estarei esperando o PPR e o GCMS. Kkkkkk. Rindo pra não chorar.

    • Samuel, eu entendo perfeitamente a sua situação. Se você ainda não viu nenhuma mudança no seu processo no site do CIC no mycic, realmente a única outra opção é pedir o GCMS notes. Ou tentar ligar para algum consulado e ver se te atendem. Nem todos são bem sucedidos nessas situações! Te desejo toda sorte do mundo e depois volte para contar como foi que correram as coisas viu? Abraços!

      • Olá Rey, estou de volta para relatar que DEU TUDO CERTO!!!!!!! Nosso processo perdurou por 8 meses mas finalmente findou. A perrengue foi dado por eu ser autônomo. Ficou difícil comprovar minha experiência em 4mb de arquivo tento eu vários “employers”. Fui convocado para uma entrevista em SP onde tive que levar vários documentos para comprovar minha experiência profissional. Comprovei e acabou! ACABOOOOUUUU ACABOOOOOOU!!! (Galvão Bueno gritando)

        • AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! Parabéns Samuel!!! Poutz, imagino o perrengue. Nossa ser autônomo realmente pode trazer umas dificuldades ein. Inclusive é super difícil de achar relatos de casos como o seu na net. Se você tiver disposição de compartilhar um texto para o blog eu ia achar o MÁXIMO ter um relato desse para contribuir! Que você acha? Manda um alô no Face se você topar! E de novo parabéns MEEEEESMO! Nos vemos no Canadá! <3

  4. Olá Samuel! Também estou aplicando como autônomo, e mesmo ainda tendo 3 meses de aor já estou apreensivo… Poderia me passar seu contato pra trocarmos umas informações?
    Ah, e parabéns Rey pelo site! Tem nos ajudado muito!

  5. “To send a request you must be a Canadian citizen, a permanent resident of Canada or an individual or corporation currently in Canada.”
    Eu tenho uma dúvida sobre essa parte no site. Se diz “or an individual… currently in Canada”
    Meu marido e eu estamos na espera pelo PPR ja vai fazer 8 meses, pensei em pedir o GCMS Notes, mas essa frase sempre me deixa em dúvida. Aplicamos inside Canada, então acho que nós somos “individual currently in Canada”, mas já vi algumas pessoas dizendo que tem que ser citizen ou PR, mas ja vi gente dizendo que estando no Canada basta.

    • Fernanda, essa é uma excelente pergunta. Eu acho que o melhor jeito de descobrir é tentando! Ou ligando pro CIC. Se vocês já estão por aqui também, se possuírem algum amigo PR podem pedir para ele fazer o pedido para vcs e vocês fazem os trâmites de pagamento e tal. Tem que tentar né? Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui