Prazo do landing e documentos - tira dúvidas

Uma das coisas que eu vejo as pessoas perguntando com mais frequência é sobre o prazo do landing! Muita gente mesmo tem a dúvida: Depois de receber o PR quanto tempo eu tenho até ter que aterrisar em terras canadenses? Bem, hoje vamos responder essa dúvida e aproveitar e falar dos documentos necessários para realizar o landing.

O que é landing?

Bem primeiro de tudo precisamos definir o que é o landing. Landing é uma palavra em inglês que significa aterrissagem. Isso basicamente significa que quando você faz o landing, você faz os processos de aterrissagem no Canadá. Simples não?

Uhuulll! Chegamos!

Até hoje eu só vi o termo landing sendo aplicado para o momento de entrada no Canadá após o recebimento do visto de residente permanente (PR). Quando você vai por college ou com visto de trabalho me parece que o processo na imigração é um pouco mais simplificado. Se eu estiver errada, por favor me corrijam nos comentários ein!

Para quem já está no Canadá é necessário fazer o landing também. Nesse caso é chamado de Flag Pole, pois as pessoas costumam fazer por terra. Elas entram nos EUA e fazem o retorno para o Canadá. De qualquer forma a sua entrada no país com o seu visto de PR é o seu landing.

Qual é o prazo para realizar o landing?

O seu visto de PR vem com uma data de prazo máximo para realizar seu landing no Canadá. Nós já sabemos quais as datas que costumam aparecer no visto.

99% das vezes a data limite para o landing vai ser de 1 ano após a realização dos seus exames médicos. No nosso caso esse é o prazo máximo que teríamos. Como só realizamos os exames médicos em Novembro, poderíamos em teoria esperar até um pouco mais.


Tá Gi e os outros 1% das vezes?

Então, nos outros 1% das vezes o prazo máximo é o vencimento do seu passaporte. Mas isso só ocorre se a data de vencimento do seu passaporte for ANTES da data dos seus exames médicos. Vamos dar um exemplo?

Yoda tem um passaporte que vence em Outubro 2017. Ele fez os exames médicos em Novembro de 2016. E por um MILAGRE ele só esperou 2 meses para receber o PPR depois de enviar todos os documentos (famoso AOR). Então vamos dizer que Yoda, com toda ajuda da força, conseguiu enviar o passaporte em fevereiro e receber ele em casa em fevereiro ainda.

Como o passaporte dele vence em OUT/2017 e  ele só completa um ano dos exames médicos em NOV/2017, o visto dele teria o limite para o landing em OUT/2017.

Só que isso é MUITO raro de acontecer! Digo isso pois o seu passaporte PRECISA ter pelo menos 6 meses de validade quando é EMITIDO o visto! Então se você estiver com o passaporte quase vencendo na hora de entrar no pool do EE (com um pouco mais de 1 ano por exemplo), o melhor seria já pedir um novo antes mesmo de entrar no POOL!

Afinal, você precisa fornecer os dados do passaporte para poder entrar no EE. E depois de fazer seu perfil e receber o ITA é um pouco mais chato de trocar essas informações de passaporte no perfil. Mas é possível, caso você precise emitir um novo antes de enviar para o consulado após o PPR.

Documentos necessários para realizar o landing

Para realizar o landing você precisará de alguns documentos. Alguns da lista são óbvios e eu espero que você já saiba deles. Outros são mais específicos. Vamos a lista de documentos:

  1. Passsporte com Visto de PR. – óbvio né?
  2. Formulário COPR – Confirmation Of Permanent Residence (IMM 5292B) – você vai precisar dele para tudo que for fazer de documentos no Canadá então guarde com MUITO cuidado.
  3. Proof of Funds (POF) – documentos que comprovem que você tem os fundos necessários para imigrar. Pode ser o extrato da sua conta poupança (atualizado ein) por exemplo.
  4. Fotos tiradas para envio dos Passaportes para o VAC – O VAC manda o passaporte com as 2 fotos de volta. Se você tiver fotos sobrando pode levar também. Just in case.
  5. Formulário de aplicação para o PR Card (IMM 5444E) – você já pode levá-lo impresso se quiser. Os oficiais podem fornecer esse form também.
  6. Lista de bens a chegar – Goods to Follow List (Form B4 / B4A). – se você tiver itens que chegarão ao Canadá após a sua chegada você precisa apresentar esse form no landing.
  7. Lista de bens que está levando – Goods Accompanying List – deve constar os itens que você está levando no momento do landing com valor por item ou grupo de itens. E o valor total dos itens.

Eu diria que todos os itens são extremamente necessários. exceto o item 5. Talvez você nem possa completar a aplicação para o PR card, pois se você não tiver um endereço fixo, o PR card não poderá ser entregue.

No nosso caso não vamos usar o item 6 pois já vamos levar tudo que pretendemos de uma vez. Já estou começando a pensar na lista de bens que estarei levando – a goods accompanying list. Me disseram já que ela pode ser feita agrupando itens parecidos, como roupas e sapatos. Esses itens seria muito complexo colocar valores individuais.

Já eletrônicos em geral é aconselhado colocar o valor e o serial number do aparelho/eletrônico. Também é necessário declarar joias e itens de valor mais alto que estarão te acompanhando.

Todo cuidado é pouco

Agora os documentos MAIS IMPORTANTES são o passaporte e o COPR. Sem eles não tem landing (nem SIN number, nem ID, nem conta em banco, nem nada)!

Então, deixe seu passaporte sempre na bolsa de mão! E sempre tomando muito cuidado para não tirar ela do seu campo de visão. Estar sempre atento em aeroportos é essencial, não relaxe ok? Passaportes são muito valiosos para nós e para o mercado negro – parece piada, mas nem é. Todo cuidado é pouco!

Esperamos que esse post te ajude a programar seu landing e nos vemos no CANADÁ!

Para saber sempre quando tem post novo, curta a nossa página no facebook! E se for possível, dê aquela força curtindo e compartilhando os posts. #valorizo


54 COMENTÁRIOS

  1. Pra quem já está no Canadá precisa ainda levar esses itens 6 e 7? Não estamos trazendo ou levando nada. Tudo já veio quando chegamos 1 ano atrás.

    • Camila, tudo bom?
      Eu acredito que para quem faz flag pole não precisa do item 7 e 6 a não ser que você vá mandar algo do Brasil para o Canadá agora que vc tem o PR. Pode ficar tranquila!

      Abraços,
      Rey

  2. Oi, gente! Parabéns pelo blog, está realmente recheado de ótimas dicas e informações.
    Tenho uma dúvida que ainda não encontrei resposta. Você ainda que o passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses pro visto. Você saberia me dizer onde encontro essa informação? Porque tenho uma recém nascida ainda sem passaporte e a questão é que pra bebê de até um ano a validade do passaporte é de apenas 1 ano. Eu estou sem saber o que fazer pra me preparar.

    Um abraço aos dois

    • Oi Fillipe, tudo bom?

      Olha que pergunta boa a sua! No caso de recém nascidos eu realmente não sei te dizer se a validade do passaporte para o visto seria a mesma. Eu acredito que o VFS/VAC pode te ajudar. Eles tem um número de auxílio (um para cada localidade). Entra no site deles, veja qual o número do VFS mais próximo da sua residência e ligue para lá. Eles são super solicitos e sabem bastante sobre a questão do visto.

      Espero ter ajudado apesar de não saber a resposta da sua pergunta.

      Abraços,
      Rey

      • Imagina, Ray. Muito obrigado!
        A sua sugestão já foi muito útil sim. Tinha pensado em ligar pro consulado mas sem muita esperança de conseguir falar com alguém. A idéia de ligar pro VFS é mais interessante e possível. Se eu tiver alguma informação eu volto aqui pra compartilhar com quem mais estiver na mesma situação.

        Abraços

          • Olá. Primeiramente parabéns e obrigado pelo seu blog. Tem sido meu “livro de cabeceira” ultimamente. Me ajudou muito.
            Será que vocês sabem de alguém que já tenha tido essa info?
            Estou com uma bebê de 2 meses que está no processo comigo e minha esposa
            Entrei em contato com o VFS e eles apenas disseram que não fornecem assessoria. Estou com 459 pontos no pool e acredito que deva receber um ITA em breve. Minha estratégia, por enquanto, está sendo de ir atrás do passaporte do bebê apenas próximo ao exame médico, já que tem que levar os passaportes lá (pelo menos foi o que me disseram por telefone). O problema é o prazo pra receber o PPR. Vi na timeline de vocês que o tempo entre receberem o ITA e o PPR foi de uns 4 meses. Se ficar nessa média, estará dentro. Problema é apenas que teremos menos do que o tempo normal de 1 ano pra entrar no Canadá. Enfim, caso saibam onde consigo mais informações pra quem tem bebê junto no processo ajudaria muuuito. Tenho revirado a web atrás de infos, mas está difícil. Obrigado

          • Guilherme, eu entendo a sua dificuldade e realmente não tenho relatos desse tipo com bebês tão novinhos. Eu recomendaria fortemente procurar uma boa consultoria de imigração para uma sessão tira dúvidas sobre isso com bebes ou procurar no canadavisa forum. O link do forum está na leteral direita do blog. Se você descobrir, por favor, volte e deixe seu relato aqui ou até escreva um post para nós! Ia ser ótimo ter essa informação para futuros imigrantes! Desculpe não poder ajudar mais! Abraços!

  3. Oi Rey =)

    Acabei de ler todos os teus posts, muito obrigaaaada mesmo por dividir tanta informação. Não sabia nem por onde começar e agora já sei tudo o que me espera! Estou com uma duvida, ver se voce sabe responder: O conjuge do aplicante principal é obrigado a fazer o IETLS? ou na criacao do perfil do EE da pra pular essa parte de proficiencia da lingua do conjuge?

    Obrigada mais uma vez =)

    • Bianca, tudo bom? Fico tão feliz de você estar se sentindo mais tranquila com o processo por nossa causa! É muito bom saber que estamos ajudando.

      Então, o conjuge não é obrigado a fazer o IELTS não. Porém, sem o IELTS do conjuge vocês perdem todos os pontos designados a isso. Então tem que brincar um pouco com o CRS TOOL CALCULATOR e ver se é melhor fazer ou não fazer para vocês atingirem uma pontuação agradável para o recebimento de um ITA.

      Abraços,
      Rey

  4. Muito obrigado pelo conteúdo excelente. O blog é demais!

    Uma dúvida, meu passaporte vence em abril/19 e vou ingressar no Express Entry em agosto/17 (aguardando o ECA). Vocês acham que é inteligente/mais seguro eu emitir um novo passaporte agora? Antes de entrar no pool?

    Obrigado novamente,
    Grande abraço e boa sorte

    • Oi André! Nós que agradecemos o elogio! Muito obrigada.

      Agora quanto ao seu passaporte, realmente não sei dizer. Com certeza você ficaria mais tranquilo tendo um prazo bem maior de tempo no passaporte. Teoricamente, não seria necessário pois acho que na pior das hipóteses até junho de 2018 você receberia um ITA se você tem uma pontuação acima de 420. E aí até dezembro de 2018 você estaria com o processo finalizado. Mas se você achar melhor e que vai te deixar mais tranquilo… Vai lá e faz um novo logo.

      Abraços,
      Rey

  5. Olá, estou indo como PR (sponsorship), mas estou perdida quanto ao preenchimento do B4. Eu não pretendo receber bens posteriormente. Como você preencheu o B4? Você colocou os itens no formulário mesmo ou anexou uma lista de GOODS a parte? No formulário tem 8 linhas para descrição dos bens e valor. Estou levando basicamente, bens de uso pessoal (vestuário, make, higiene), um jogo de chá, um jogo de lençol, livros, e alguns itens alimentícios. Obrigada desde já.

    • Ei Elaine, tudo bom?

      Então, nós fizemos uma tabela no excel, com umas 4 abas, e separamos cada aba por grupos. Aí listamos de forma mais geral as coisas e somente os eletrônicos nós colocamos os serial numbers. No nosso caso e em 90% das vezes eles não pedem nem para ver esse formulário. O nosso nem saiu da pasta. 🙂 Pode ficar tranquila que não tem muito detalhe quanto a isso não.

      Abraços,
      Rey

  6. Ola Rey, tudo bem?
    Muito obrigada por tanta informação no blog ! Tem ajudado demais!

    Tive o Medical ‘passed’ recentemente e agora estou aguardando PPR! =)
    Confesso que fiquei preocupada ao ler esse post. Minha situação é a seguinte:
    – Abril/17 recebi o ITA;
    – Abril/17 fiz os exames;
    – Junho/17 AOR;
    – Julho/17 Medical passed;

    Pela média do que temos visto, estamos aguardando o PPR por volta de Outubro. (Será?)
    A questão é que o passaporte da minha esposa vence em Março/18, ou seja, 5 meses de Outubro.
    Será que teremos problemas?
    Não encontrei no CIC falando sobre os 6 meses e tambem nao encontrei onde alterar informação no estagio que estou.

    Cheers!

    • Ei Rubia, tudo bom?

      Então, se o seu PPR sair em Outubro e o passaporte dela vencer dali a 5 meses da data que vocês enviarem para emitir o visto, eles não vão emitir. Vem escrito bem assim no email do PPR:

      a. If you are a citizen of a country that is required to obtain a visa to visit Canada, please follow the instructions below regarding your passport requirements:
      -> Submit your original passport and the original passport of your accompanying spouse and dependent children, if applicable. Passports for you and your accompanying spouse and dependent children (if applicable) must be submitted together.
      -> There must be at least two blank visa pages in each passport and your passport(s) must be valid for at least six months.

      Ou seja, aconselho correr para tirar um novo LOGO e descobrir como faz para alterar o número do passaporte no sistema deles para ontem. Talvez no Canadavisa forum alguém possa ajudar se já tiver passado por situação semelhante. No nosso caso os nossos passaportes tem MUITO tempo até expirar então nem nos preocupamos com isso.

      Corre atrás para não ficar louca na hora que sair o PPR.

      Abraços,
      Rey

      • Ola Rey, tudo bem?
        Seguimos sua sugestão e corremos tirar o passaporte e atualizar no site. Claro que isso nos adicionou um bom tempo ate a chegada do tão esperado e-mail, mas finalmente recebemos !
        Para nos que estamos fazendo o processo por conta, toda e qualquer informação que vocês colocam no tem sido de grande ajuda!
        A duvida da vez é sobre o Proof of funds no landing, é necessário a carta do banco novamente? Ou apenas um extrato é suficiente? É necessário traduzir (juramentado) ?

        Abraços,
        Rubia

  7. Oi Rey! O blog é muito legal, nos ajudou muito no processo de EE. Nunca tinha comentado até agora, mas estou sempre vendo aqui as novidades. E olha só… recebemos na última sexta-feira o PPR! Pode ter certeza que você contribuiu com isso… Obrigado pelo excelente trabalho! Seu post sobre o Proof of Funds foi sensacional, serviu de referência para a gente, e funcionou!

    Queria aproveitar e fazer uma pergunta… Nós somos em 3 (eu, esposa e filha) e minha esposa quer que eu vá antes delas, pois sozinho eu posso agilizar melhor trabalho e moradia, uma vez que elas ainda não se viram bem no inglês e assim eu não teria que ficar de “intérprete” nessa fase inicial…

    Sabe dizer se isso é possível, ir primeiro um e depois os outros? Pode dar algum problema?

    Obrigado mais uma vez e parabéns pelo trabalho fantástico!

    • Oi Ricky! Tudo ótimo né?

      Meus PARABÉNS pelo PPR!!! Fiquei SUUUUPER FELIZ de ler seu comentário. Esse tipo de relato que dá forças para gente continuar e aumentar o caldo Brasileiro nesse Canadá. Sobre a sua dúvida, é possível sim o APLICANTE principal vir primeiro e depois o spouse e filhos. Se você for o aplicante principal, tudo certo! Você pode vir, deixar tudo pronto e depois elas vem quando você já tiver casa e tudo.

      Agradeço demais o reconhecimento e aproveito para agradecer que você resolveu compartilhar seu sucesso e agradecer a gente pela pequena colaboração! <3 É muito amor!

      Boa sorte nas etapas pré-mudança!

      Abraços,
      Rey

  8. Rey, já li e reli todos os posts e toda vez que vou ler de novo me atento a algo diferente. Agora foi a questão do passaporte. O passaporte do meu marido vence em jan/2019. Considerenaod que recebemos o ITA em Outubro, acho de bom tom fazer um novo antes de submeter nossa aplicação, como vc comentou no post. Vc falou que é mais chato de trocar após receber o ITA. Não compreendi o motivo. Não é só colocar os novos dados ao completar os dados? Tem que trocar em outro lugar tbm? Thanks!

    • Ei Lissa!

      Sobre trocar o passaporte no processo eu REALMENTE não sei te dizer como deve ser feito. Eu sei que depois de enviados todos os documentos vira um problemão. Como vocês estão enviando os documentos após o ITA, acho que deve dar certo fácil. Aconselharia de qualquer forma a dar aquele pulinho no Canadavisa forum e ver com o pessoal lá. Realmente vai ser muito mais seguro e tranquilo se vocês trocarem agora! Já marca para ele tirar outro para ontem! hehehe

      Abraços,
      Rey

      • Nem me fala. Na hora que li esse post falando dessa questão gelei… Como só vence jan 2019 estávamos tranquilos, mas realmente é um processo a longo prazo, estamos no limite, não é bom… Vamos correr atrás. Obrigada!

  9. Boa tarde Rey! Tudo bem?

    Eu sei que este post é um pouco mais antigo mas você foi a unica pessoa que encontrei falando do assunto tempo x aprovação de PR. Minha duvida é um pouco diferente, não sei se vai conseguir me ajudar mas vamos lá:

    Quanto tempo eu posso ficar fora do Canadá após fazer o landing. Tipo, eu posso fazer uma viagem para validar e voltar para o Brasil ou com o PR em mãos eu sou “obrigado” a me mudar e ficar permanentemente? Pergunto isso pois meus planos de me mudar são mais para o futuro, mas sei que para o EE, os pontos de idade podem contar muito a favor e não queria perder eles.

    Forte abraço e parabéns pelo blog!

  10. Olá, alguém sabe me dizer qual o prazo do IELTS considerado para o EE? Fiz o IELTS em agosto de 2019 e sei que a nota tem validade de 2 anos (no caso, agosto de 2020). Minha dúvida, no entanto, é a seguinte: para fins da comprovação dos dados cadastrados no pool do EE, vale a nota do IELTS que eu tinha na data em que entrei no pool ou vale a data em que os documentos forem verificados? Meu receio é que, mesmo entrando no EE em janeiro de 2019, minha documentação só venha a ser avaliada após agosto de 2019, quando meu IELTS estaria inválido. Alguém sabe como isso funciona?

    • Paula, o IELTS precisa estar válido na data que você envia os documentos. Não é nem a data que vc entrou no pool, nem o dia que forem realmente verificados e sim o dia em que você envia os documentos para o governo canadense. Espero ter esclarecido. Abraços!

  11. Oi Rey,
    Essa lista de documentos necessários veio no Co-PR?
    Depois que você recebeu o passaporte e Co-PR é “só” arrumar as malas e partiu Canadá? Não tem mais nada para fazer?

    • Ei Si! Na verdade não veio nada no CO-PR não. Eu tirei essa lista se não me engano do CAnadavisa forum. E realmente depois do CO-PR e dos passaportes estarem com visto, é “só” arrumar as mlas e partir! Temos alguns posts sobre como nós vendemos nossas coisas em um bazar e como trouxemos dinheiro e tal. Mas é só planejar para isso mesmo! Abraços e boa sorte!

  12. Oi Rey!

    Esses formulários todos você preenche lá no momento da imigração ou baixou em algum lugar online e levou tudo preenchido desde o Brasil? Não estou encontrando para download nem no site do CIC..

  13. Ah, vocês sempre com esses posts maravilhosos, gente! Eu tenho uma dúvida meio específica, mas talvez vocês saibam dizer… Recebemos o CoPR e estamos preparando o landing. Mas por um imprevisto pessoal vamos ter que voltar em seguida ao Brasil e deixar a mudança para o ano que vem. Sendo assim:
    – Vocês sabem se é possível fazer o landing em uma cidade, no caso Ottawa, e fornecer um endereço de Vancouver para o recebimento do PR? (Explico: pretendemos nos mudar para Ottawa, mas como nessa primeira viagem não vamos ficar o tempo necessário para recebermos nós mesmos os PR cards, temos pessoas de confiança que podem recebê-los em Vancouver e nos entregar no Brasil).
    – Tudo bem fazer o SIN card em Ottawa se o endereço para recebimento do PR card for Vancouver?
    De novo: MUITO obrigada! Não tem outra fonte melhor sobre o Canadá nessa internet 😉

    • Marina, tudo bom? Eu não sei te confirmar essa informação… honestamente eu acho que vocês precisam verificar com o CIC ou com algum consultor de imigração. Sorry! Abraços!

  14. Olá! Parabéns pelo blog de vcs, que é meu guia de todo dia!
    Tenho uma dúvida: depois do landing, a pessoa tem que ficar no Canadá quanto tempo para permanecer com o PR válido? Pergunto isso pois meu marido e eu temos a intenção de ir, mas talvez precisaremos voltar para cuidar de nossos pais idosos… mas não queremos perder a condição de residente para podermos retornar depois.

  15. Ei Giovanna! Mais uma vez eu venho aqui no blog, por ele é so damn good! Parabéns!

    Agora, em relação à lista de bens acompanhados, vocês fizeram uma lista para cada (uma para seus pertences, e outra para os do Han), ou fizeram apenas uma com tudo?

    Mais uma vez, show de bola o blog!

  16. Gi, me ajuda com uma dúvida?
    Já recebi o meu ITA e tenho que enviar todos os documentos até December 2nd 2019. Meu passaporte e da minha filha vencem em setembro de 2020.
    Vc aconselharia eu tirar outro passaporte antes do dia 2 de dezembro? Já fiz meu perfil com os passaporte que vão vencer no ano que vem.
    Nosso plano é fazer o landing em outubro ou novembro de 2020. Vc acha que teremos problema com isso?
    Obrigado sempre por todas as dicas que vc dá aqui.
    Estamos nos aventurando a fazer todo esse processo sem consultoria e vcs tem sido nossa inspiração.

    • Ei Roberto! Se o seu plano é fazer o landing DEPOIS DA VALIDADE DO SEU PASSAPORTE, faça outro passaporte URGENTE! Eles correm o risco inclusive de não COLAREM o visto nesse passaporte de vcs se o processo de vocês sair o PPR em Março ou depois por exemplo. Eles não colam VISTO com passaporte que tenha menos de 6 meses de validade e o SEU VISTO de PPR teria a validade do seu passaporte. Ou seja, vc TERIA QUE OBRIGATORIAMENTE FAZER O LANDING ANTES DE SETEMBRO DE 2020. Fico feliz que estejamos ajudando! Abraços!

  17. Oi Rey tudo bom?
    Parabens pelo blog, nunca vi nenhum tao completo como o seu!
    Tenho uma duvida em relacao aos itens que serao levados conosco e que chegarao depois de nos. Como voces fizeram a lista, tem um exemplo que pudesse compartilhar?
    Obrigada!

    • Nathalia, nós não trouxemos nada além das nossas malas. De qualquer forma, você pode fazer a lista dos itens no EXCEL ou no WORD, imprimir e mostrar para o agente de imigração. No fórum do canadavisa tem posts sobre esses formulários também. Dá uma procurada no google com o termo canadavisa e os outros termos em inglês! Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui