Uma das coisas que eu vejo as pessoas perguntando com mais frequência é sobre o prazo do landing! Muita gente mesmo tem a dúvida: Depois de receber o PR quanto tempo eu tenho até ter que aterrisar em terras canadenses? Bem, hoje vamos responder essa dúvida e aproveitar e falar dos documentos necessários para realizar o landing.

O que é landing?

Bem primeiro de tudo precisamos definir o que é o landing. Landing é uma palavra em inglês que significa aterrissagem. Isso basicamente significa que quando você faz o landing, você faz os processos de aterrissagem no Canadá. Simples não?

Uhuulll! Chegamos!

Até hoje eu só vi o termo landing sendo aplicado para o momento de entrada no Canadá após o recebimento do visto de residente permanente (PR). Quando você vai por college ou com visto de trabalho me parece que o processo na imigração é um pouco mais simplificado. Se eu estiver errada, por favor me corrijam nos comentários ein!

Para quem já está no Canadá é necessário fazer o landing também. Nesse caso é chamado de Flag Pole, pois as pessoas costumam fazer por terra. Elas entram nos EUA e fazem o retorno para o Canadá. De qualquer forma a sua entrada no país com o seu visto de PR é o seu landing.

Qual é o prazo para realizar o landing?

O seu visto de PR vem com uma data de prazo máximo para realizar seu landing no Canadá. Nós já sabemos quais as datas que costumam aparecer no visto.

99% das vezes a data limite para o landing vai ser de 1 ano após a realização dos seus exames médicos. No nosso caso esse é o prazo máximo que teríamos. Como só realizamos os exames médicos em Novembro, poderíamos em teoria esperar até um pouco mais.



Tá Rey e os outros 1% das vezes?

Então, nos outros 1% das vezes o prazo máximo é o vencimento do seu passaporte. Mas isso só ocorre se a data de vencimento do seu passaporte for ANTES da data dos seus exames médicos. Vamos dar um exemplo?

Yoda tem um passaporte que vence em Outubro 2017. Ele fez os exames médicos em Novembro de 2016. E por um MILAGRE ele só esperou 2 meses para receber o PPR depois de enviar todos os documentos (famoso AOR). Então vamos dizer que Yoda, com toda ajuda da força, conseguiu enviar o passaporte em fevereiro e receber ele em casa em fevereiro ainda.

Como o passaporte dele vence em OUT/2017 e  ele só completa um ano dos exames médicos em NOV/2017, o visto dele teria o limite para o landing em OUT/2017.

Só que isso é MUITO raro de acontecer! Digo isso pois o seu passaporte PRECISA ter pelo menos 6 meses de validade quando é EMITIDO o visto! Então se você estiver com o passaporte quase vencendo na hora de entrar no pool do EE (com um pouco mais de 1 ano por exemplo), o melhor seria já pedir um novo antes mesmo de entrar no POOL!

Afinal, você precisa fornecer os dados do passaporte para poder entrar no EE. E depois de fazer seu perfil e receber o ITA é um pouco mais chato de trocar essas informações de passaporte no perfil. Mas é possível, caso você precise emitir um novo antes de enviar para o consulado após o PPR.

Documentos necessários para realizar o landing

Para realizar o landing você precisará de alguns documentos. Alguns da lista são óbvios e eu espero que você já saiba deles. Outros são mais específicos. Vamos a lista de documentos:

  1. Passsporte com Visto de PR. – óbvio né?
  2. Formulário COPR – Confirmation Of Permanent Residence (IMM 5292B) – você vai precisar dele para tudo que for fazer de documentos no Canadá então guarde com MUITO cuidado.
  3. Proof of Funds (POF) – documentos que comprovem que você tem os fundos necessários para imigrar. Pode ser o extrato da sua conta poupança por exemplo.
  4. Fotos tiradas para envio dos Passaportes para o VAC – O VAC manda o passaporte com as 2 fotos de volta. Se você tiver fotos sobrando pode levar também. Just in case.
  5. Formulário de aplicação para o PR Card (IMM 5444E) – você já pode levá-lo impresso se quiser. Os oficiais podem fornecer esse form também.
  6. Lista de bens a chegar – Goods to Follow List (Form B4 / B4A). – se você tiver itens que chegarão ao Canadá após a sua chegada você precisa apresentar esse form no landing.
  7. Lista de bens que está levando – Goods Accompanying List. – deve constar os itens que você está levando no momento do landing com valor por item ou grupo de itens. E o valor total dos itens.

Eu diria que todos os itens são extremamente necessários. exceto o item 5. Talvez você nem possa completar a aplicação para o PR card, pois se você não tiver um endereço fixo, o PR card não poderá ser entregue.

No nosso caso não vamos usar o item 6 pois já vamos levar tudo que pretendemos de uma vez. Já estou começando a pensar na lista de bens que estarei levando – a goods accompanying list. Me disseram já que ela pode ser feita agrupando itens parecidos, como roupas e sapatos. Esses itens seria muito complexo colocar valores individuais.

Já eletrônicos em geral é aconselhado colocar o valor e o serial number do aparelho/eletrônico. Também é necessário declarar joias e itens de valor mais alto que estarão te acompanhando.

Todo cuidado é pouco

Agora os documentos MAIS IMPORTANTES são o passaporte e o COPR. Sem eles não tem landing (nem SIN number, nem ID, nem conta em banco, nem nada)!

Então, deixe seu passaporte sempre na bolsa de mão! E sempre tomando muito cuidado para não tirar ela do seu campo de visão. Estar sempre atento em aeroportos é essencial, não relaxe ok? Passaportes são muito valiosos para nós e para o mercado negro – parece piada, mas nem é. Todo cuidado é pouco!

Esperamos que esse post te ajude a programar seu landing e nos vemos no CANADÁ!

Para saber sempre quando tem post novo, curta a nossa página no facebook! E se for possível, dê aquela força curtindo e compartilhando os posts. #valorizo