Tudo o que você precisa saber pra estudar no Canadá

Que curso escolher? Posso trabalhar enquanto estudo? De que documentos eu preciso? Descubra a resposta pra essas e outras perguntas

Estudar no Canadá é um sonho pra muita gente. Afinal, essa é a chance de turbinar o currículo com uma formação internacional. Além disso, é um dos muitos caminhos pra imigração.

Neste post, vamos focar nos cursos de nível superior (pós-secundários) e tentar responder algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

Durante a pandemia da COVID-19, houve alterações em alguns procedimentos. Pra saber o que mudou com o coronavírus, clique aqui.

De qual visto eu preciso pra estudar no Canadá?

Se você pretende fazer um curso de mais de 6 meses, vai precisar de uma permissão de estudos. Junto com seu study permit, você recebe um visto de turismo ou eTA, que permite sua entrada no Canadá.

A duração do study permit geralmente é igual à do seu curso, com um adicional de 90 dias. Caso queira estudar no Québec, vai precisar também de um Québec Acceptance Certificate (CAQ).

College x university: entenda a diferença

As instituições de ensino superior no Canadá podem ser:


  • Colleges: são instituições que oferecem formação técnica e diplomas com foco nas necessidades e tendências do mercado de trabalho. No entanto, alguns colleges oferecem também degree programs, como cursos de bacharelado. Eles podem contar com financiamento público ou ser inteiramente privados. Além do tipo de financiamento, os colleges particulares costumam ser menores. Fora isso, podem ser especializados em apenas uma área, como design ou culinária;
  • Universities: têm foco nos programas de bacharelado, mestrado e doutorado. São voltados pro conhecimento teórico e pra capacidade analítica do aluno. Algumas universidades oferecem também programas de curta duração, como diplomas e certificate programs;
  • Vocational e technical schools: são focadas em treinar estudantes pra uma rápida inserção no mercado. As áreas de formação costumam ser técnicas, como construção, tecnologia, saúde e mecânica.

Saiba mais sobre o ensino superior no Canadá.

Que tipo de curso você pode escolher?

Entre as opções mais comuns pra quem quer estudar no Canadá, estão:

  • Certificate programs: costumam ter entre alguns meses e 1 ano de duração. São mais focados em áreas técnicas;
  • Diploma programs: têm duração média entre 1 e 2 anos. Seu foco também é na formação prática, mas são mais aprofundados que os certificate programs;
  • Degree programs: duram entre 2 e 4 anos. Ao fim do curso, conferem o título de bacharel (bachelor’s degree), mestre (master’s degree) ou doutor (doctorate degree ou PhD).

Antes de tomar uma decisão, o melhor é ler toda a informação disponível sobre os cursos. Pesquise ainda o mercado de trabalho e a reputação da instituição. Por fim, aproveite pra conversar com alunos e ex-alunos.

O que é o pathway?

Os programas de pathway são cursos de inglês que precedem a formação principal. Sua conclusão pode ou não substituir a exigência de prova de proficiência, como IELTS ou TOEFL.

Em alguns casos, o pathway é uma condição pra que o aluno seja aceito no curso. Em outros, é uma opção do aluno pra turbinar o inglês antes de começar as aulas.

Essa é também uma escolha comum pra quem ainda não têm a proficiência exigida pela instituição. Nesse caso, apenas o eTA ou visto de turismo basta pra um programa de até 6 meses. Após completar o pathway ou conseguir nota no exame de proficiência, esses candidatos aplicam pra estudar no Canadá.

Coloque a mão na massa com um programa de CO-OP

Os Co-Operative Education Programs (CO-OP Programs) são aqueles que oferecem a chance de o aluno sair do curso com uma experiência de trabalho. São oportunidades geralmente remuneradas que duram de poucas semanas a alguns meses.

Confira todas as regras pra tirar visto de trabalho CO-OP ou estágio aqui.

College público ou privado: qual é a diferença?

Como a gente pincelou ali em cima, instituições públicas recebem recursos do governo. Enquanto isso, as instituições privadas dependem apenas de fundos particulares. Porém, diferente do que acontece no Brasil, os colleges públicos do Canadá também são pagos.

Saber se o seu college de interesse é público ou privado pode influenciar muito o seu projeto Canadá. Um dos exemplos é a elegibilidade pra conseguir o Post-Graduation Work Permit (PGWP).

Conheça o Post-Graduation Work Permit (PGWP)

Muitos dos que escolhem estudar no Canadá como via pra imigração estão de olho no PGWP. Isso porque ele permite que quem estudou aqui permaneça temporariamente no país pra trabalhar.

Pra ser elegível ao PGWP, o estudante precisa completar um programa de estudos que siga os critérios da imigração canadense.

Caso aprovado, o PGWP vai ter até a mesma duração do programa (para cursos de 8 meses a 2 anos). Para cursos de duração superior a 2 anos, o PGWP tem validade máxima de 3 anos.

Com a experiência de trabalho e a formação canadenses, o estudante pode se qualificar pra residência permanente pelo Express Entry.

Saiba onde estudar no Canadá

Pra receber seu study permit, você precisa estar inscrito em uma das chamadas designated learning institutions (DLI). Visite o site de cada uma e confira cursos, valores, prazos de inscrição e processos de seleção para estudantes internacionais.

Esses pontos podem variar bastante de uma organização pra outra. De modo geral, Prepare-se pra enviar documentos relativos à sua formação, traduções e testes de proficiência. Precisa se preparar pra prova de inglês? Confira os cursos da Giovanna Barino, aqui do Casal Nerd no Canadá.

Quanto custa estudar no Canadá?

Essa é uma resposta que envolve muitas variáveis.

Estudantes internacionais costumam pagar mais caro que cidadãos ou residentes permanentes pra estudar no Canadá. Confira o que levar em conta na hora de calcular seus gastos:

  • Taxa de inscrição;
  • Pré-requisitos: traduções, exames de proficiência, equivalência de estudos etc.;
  • Tuition fees: geralmente são referentes ao número de disciplinas e ao term que você vai cursar. Uma outra observação é que apesar de muitos chamarem o term de semestre, ele na verdade costuma durar 4 meses. Enquanto o Fall Term vai de setembro a dezembro, o Winter Term vai de janeiro a abril. Entre maio e agosto, temos o Spring/Summer break, quando os estudantes geralmente estão de férias;
  • Taxas extras.

Dependendo da província, o atendimento médico pode não ser gratuito pra estudantes internacionais. Por isso, confira as regras e contrate um seguro-saúde (health insurance) se necessário. Muitas vezes, a própria instituição de ensino oferece opções pra essa cobertura.

Confira ainda o custo de vida na cidade onde você pensa em morar. Verifique os valores de moradia, alimentação e transporte.

Será que eu consigo bolsa pra estudar no Canadá?

Apesar de não haver muitas oportunidades de bolsa pra estudantes internacionais, elas existem e você pode conferir aqui. Os sites das instituições de ensino também costumam ter uma seção dedicada a premiações e auxílios.

Confira também possíveis convênios de universidades brasileiras com instituições canadenses e programas abertos a estudantes brasileiros. Se você tem um projeto de pesquisa que tem tudo a ver com um professor canadense, vale tentar um contato. Quem não arrisca não petisca, né?

Tirando seu study permit

Em primeiro lugar, você já tem que ter recebido uma carta de aceite da instituição de ensino. Seu passaporte está perto de vencer? Melhor renovar logo, pois você vai precisar usar o mesmo documento da sua aplicação no seu desembarque no Canadá. Seu visitor visa ou eTA também vai estar atrelado a ele. Sendo assim, seu visto vai durar 5 anos ou até seu passaporte vencer, o que vier primeiro.

Além disso, você precisa comprovar que tem recursos financeiros pra pagar pelo curso, se sustentar e voltar pro Brasil. Vai com a família? Prepara-se pra comprovar fundos suficientes pra todo mundo. Além disso, é necessário mostrar vínculos com o Brasil, como trabalho, família, casa própria etc. Confira aqui mais detalhes.

Depois de enviar seu pedido, você vai receber uma carta com instruções pra fazer biometria e exame médico. Com tudo pronto, é esperar a análise das autoridades canadenses.

Caso seu study permit seja aprovado, você recebe seu visto de turismo ou eTA e uma carta (letter of introduction). Ela deve ser apresentada ao agente de imigração na sua chegada ao Canadá. É ele quem vai emitir seu study permit após conferir todas as informações.

Posso trabalhar enquanto estudo?

Durante o curso, o estudante internacional tem permissão pra trabalhar após o início das aulas. Porém, é preciso ficar atento a qualquer restrição listada na sua permissão de estudos.

Uma observação importante é que muita gente acaba não dando conta de estudar e trabalhar enquanto estuda. Isso porque os horários das aulas muitas vezes são irregulares. Outro fator é que os cursos são considerados puxados, com trabalhos frequentes. Ou seja, melhor vir com uma reserva reserva financeira que permita que você só estude.

Caso o aluno esteja liberado pra trabalhar no campus e fora dele, há regras diferentes pra cada caso.

Uma das principais é que estudantes internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana fora do campus durante as aulas. Nas férias, o trabalho full-time está liberado. Essa restrição do número máximo de horas não existe pra quem trabalha dentro do campus.

Meu cônjuge vai poder trabalhar?

Sim. Seu marido ou sua esposa pode ser elegível pra um visto de trabalho. Pra isso, você precisa estudar em período integral em uma das instituições aceitas. Clique aqui pra saber mais.

Quem vai trabalhar e quem vai estudar no Canadá?

Essa é uma pergunta frequente de casais que já estão mirando na imigração. E a resposta depende de vários fatores. Entre eles, estão reserva financeira, nível de proficiência em inglês ou francês e empregabilidade.

Além disso, estabeleçam planos B, C e D pro caso de imprevistos ou mudanças nas regras da imigração.

Meus filhos vão poder ir pra escola de graça?

Crianças e adolescentes acompanhando pai ou mãe com permissão de estudos ou trabalho podem estudar gratuitamente.

Nesse caso, o study permit não é necessário pro seu filho ir à pré-escola, escola primária ou de ensino médio. Confira todas as regras aqui.

Estudar no Canadá é um plano seu? O que falta pra você colocá-lo em prática? Se você já estudou aqui, acha que valeu a pena? Deixe sua resposta nos comentários.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui