Saiba mais sobre o Duolingo English Test

O Duolingo English Test tem ficado mais conhecido agora que muitos colleges no Canadá estão aceitando esse teste para comprovar seu nível de inglês. Nesse post você vai entender bem mais sobre essa prova e se ela serve para você.

O que é o Duolingo English Test?

Duolingo para estudo de línguas
Ele tem esses níveis e é até bem viciante!

Talvez você já conheça o famoso aplicativo de aprendizado de línguas chamado de DUOLINGO. Você pode usar o Duolingo gratuitamente para aprendizado de várias línguas, incluindo o inglês.

Há algum tempo o Duolingo resolveu investir no mercado de testes de proficiência de inglês. O que significa isso? Significa que eles criaram uma prova para certificar o nível de inglês de falantes não-nativos da língua e começaram a concorrer com o IELTS ACADEMIC e TOEFL iBT.

Então resumindo, o Duolingo English Test é um dos testes disponíveis para confirmar seu nível de inglês para entrada em universidades e colleges em países falantes de língua inglesa. Logo, muitos colleges aqui do Canadá agora estão aceitando esse teste para provar sua capacidade linguística para sua matrícula.

Qual é o grande benefício e o motivo por tantas pessoas estarem interessados no Duolingo English test nesse momento? Você pode fazer ele da sua casa! Basta ter internet e um computador que possa cumprir com os pré-requisitos do teste.

Ah, e tem mais um benefício! O custo é BEM reduzido quando comparado ao IELTS e ao TOEFL – somente $49 USD. Esse inclusive parece ser um dos maiores motivos para todo mundo que pretende fazer college estar louco atrás do Duolingo English Test.


Será que o Duolingo English test serve para mim?

A maioria das pessoas quando fica sabendo que pode pagar muito mais barato e conseguir fazer sua “prova de inglês” pro college ou programa de pós-graduação já quer correr pro abraço e fazer logo a prova. Mas antes de você ler muito mais sobre o Duolingo English test, vamos descobrir se esse teste realmente serve para você?

Para descobrir isso precisamos primeiro consultar o local mais importante: a universidade ou college que você pretende se matricular. Nos sites de cada instituição costumamos ter uma área chamada “international students” e nessa área encontramos também os “language requirements for international students”.

São esses tais de language requirements for international students que você precisa verificar. Nem toda instituição está aceitando o Duolingo English test e antes de você fazer uma prova que não vai ser aceitar pela sua universidade dos sonhos, melhor você checar todos os detalhes.

Alguns colleges e universidades estão aceitando o Duolingo English test somente temporariamente devido a pandemia global e as inúmeras medidas de isolamento que impossibilitaram muitos centros de prova de IELTS e TOEFL de aplicarem provas normalmente.

Além de checar o site e os language requirements, entre em contato com a instituição e garanta que o seu curso para a data de ínicio de estudos que você deseja, está aceitando o Duolingo English test. Alguns colleges só estão aceitando para cursos com “intake” (entrada ou início) nos próximos semestres.

Se você checou com a instituição e o Duolingo é aceito pro curso e para a data de entrada que você quer, é só correr pro abraço e se preparar para o teste.

Quais são as habilidades testadas pelo Duolingo English Test?

Assim como todas as outras provas de proficiência em inglês, o Duolingo English test vai avaliar seu writing, reading, listening e speaking. Porém ele faz isso de formas bem diferentes quando comparado com outros testes como IELTS  e TOEFL. As questões que você vai fazer vão te testar da seguinte forma:

Listening

  • Ouvir palavras faladas e te pedir para selecionar as palavras reais
  • Digitar uma frase que você ouve

Reading

  • Ler palavras escritas e te pedir para selecionar as palavras reais
  • Completar as letras que faltam em algumas das palavras de um texto

Writing

  • Descrever uma imagem por escrito
  • Responder por escrito a uma pergunta escrita (as amostras de escrita têm no máximo 500 palavras, mas geralmente são muito mais curtas).

Speaking

  • Descrever uma imagem falando
  • Gravar sua fala de uma frase pronta que aparece escrita na tela
  • Responder verbalmente a uma pergunta feita por meio de audio
  • Responder verbalmente a uma pergunta enquanto é gravado seu vídeo

O Duolingo English test também usa uma tecnologia chamada de “computer adaptive testing”, o CAT. Devido ao CAT e a sua inteligência artificial a prova acaba durando bem menos tempo, em média entre 45-60min.

Por ele ser tão diferente e até durar menos tempo que outras provas eu digo que ele é uma excelente opção para quem sofre com provas mais tradicionais e demoradas. O formato e os tipos das questões são mais intuitivas e precisam de menos técnicas para serem bem feitas.

Como a avaliação é feita?

Exatamente por se basear no CAT, a avaliação do teste ocorre em muitas partes conjuntamente com a sua realização. O sistema avalia algumas respostas mais objetivas na mesma hora.

Porém, mesmo tendo toda essa inteligência, o teste também faz uso de dois “proctors” que são examinadores. Esses dois examinadores avaliam todo o período de prova e as filmagens para garantir que não houve nenhum tipo de trapaça. Inclusive existem várias regras para você que vai fazê-lo.

Você não pode usar fones de ouvido, o que significa que precisará ter caixas de som ou usar o som do seu monitor do computador. Ninguém poderá entrar na sala ou quarto enquanto você estiver fazendo a prova. Você precisa ter uma camera para gravar todo o período de prova também.

Eles chegam até a analisar seu olhar e a quantidade de vezes que você tecla, por exemplo. Você deve seguir todas as regras para não correr o risco de ter sua prova anulada devido a “má conduta”.

Demora para receber os resultados? Qual é a pontuação máxima?

Se você seguir todas as regras, depois da sua prova ser analisada pelos dois “proctors” você vai receber seu resultado. O Duolingo English test costumava enviar resultados em 2 dias mas atualmente devido ao aumento da procura por essa prova eles fornecem o resultado em 5 dias da data da prova.

Os resultados são dados em notas que vão de 10-160. Você inclusive deve entender melhor o que cada um dos níveis desses números representam nos níveis normais de inglês. Para ficar bem claro eu fiz uma imagem lindinha:

níveis do duolingo english test
Os níveis A são inglês básico; os níveis B intermediário e os C avançado de acordo com o CEFR.

A maioria das instituições educacionais exigem entre 95 a 125 no mínimo nos seus resultados. Algumas pedem notas mais altas, tipo mínimo de 120 que seria um aluno de nível avançado. Outras tem mínimos fixos, por isso é sempre necessário checar com a instuição qual é a sua nota alvo.

Como estudar para o Duolingo English test?

Preciso confessar que apesar dele ser uma prova muito mais simples que o IELTS ou o TOEFL, o Duolingo English test tem seus pontos críticos e estudar para a prova pode ser necessário sim. Um dos maiores pontos críticos tem relação com o sistema “adaptativo” do computador.

Como existe essa inteligência artificial por trás da prova, os alunos tendem a se sentir muito confortáveis fazendo a prova. Acreditam que “arrasaram na prova” ou até dizem que “foi fácil”. Aí na hora que chega a nota tem aquela surpresa: não tiraram nota máxima como experavam.

E aí fica aquela dúvida: por que não tirei a nota que eu precisava ou maior se eu achei tão fácil? Bem tem tudo a ver com o CAT e é super necessário você entender isso melhor para não se frustrar. Eu explico em detalhes sobre como a prova funciona aulão que fiz ensinando sobre a prova e como se preparar para ela. Explico até como o CAT pode te dar uma falsa sensação de sucesso.

Se você quiser uma dica de graça, já vou deixar uma aqui. A melhor forma de se preparar é estudando inglês de forma mais geral. Especialmente para alunos que estão longe do nível que desejam. Como você pode ver na tabela acima, se o seu nível de inglês é básico mas o seu curso pede 120 no Duolingo English test, seria como você sair do básico até atingir o avançado.

Tem um caminho mais rápido de se preparar?

Tem sim! Além de estudar inglês, entender bem a prova é crucial! Saber como são as questões, e como estudar é necessário para se preparar bem. Afinal você quer chegar com confiança para fazer a prova.

Exatamente por todas as diferenças do Duolingo English test e pela procura imensa que surgiu nos últimos tempos eu fiz um super aulão sobre a prova ensinando não somente todos os detalhes e técnicas mas também como você deve estudar para conseguir atingir sua nota necessária. Te garanto que ele vai te dar todos os melhores atalhos.

Esse aulão tem 2 horas e meia de conteúdo e vários conteúdos bônus com modelos de resposta para questões de speaking e de writing da prova. Se você curtiu a ideia de se preparar melhor, aproveita que ele tá com um precinho incrível (é até mais barato que a prova!) e corre lá para já garantir o seu acesso.

Se você já fez seu Duolingo English test, compartilha nos comentários como foi a experiência. Você achou fácil? A nota veio conforme você esperava? Conta tudo que eu tô mega curiosa para saber mais sobre as experiências de alunos com a prova. E se você vai fazer a prova, BOA SORTE e BONS ESTUDOS!


6 COMENTÁRIOS

  1. Fiz a prova no dia 01/04, levei um susto porque na internet não tinha muito material sobre ela e a prova é muito mais difícil que o teste. Pensei que não ia tirar nem 65, mas o resultado chegou em 2 dias: 95 pontos.
    Em Maio me preparei mais para a prova e fiz o teste novamente, na ultima questão foi cancelado (segundo eles devido a uma queda de internet, eles mantiveram meu crédito para refazer a prova)
    4 dias depois refiz a prova e o resultado chegou em 5 dias: 100 pontos.
    Preciso de 105 para o College em London.
    Enfim já estou em um nível bacana de frustração com a prova.

    Em Abril eu faria o IELTS comprei o curso IELTS Solo do Casalnerd, mas devido a pandemia a prova foi cancelada e até hoje sem previsão, no meu Estado não aplicam a prova do IELTS.

    • Gabi que loucura! Vamos te mandar um email para ver se conseguimos te ajudar um pouco mais. Te recomendo MUITO seguir as recomendação do aulão de listening do IELTS SOLO com enfoque maior em vocabulário! Estou torcendo por você e espero que você consiga a sua nota logo logo! Abraços!

  2. Olá, Giovanna! Esse teste só pode ser realizado para quem vai aplicar? Ou está aberto a qualquer pessoa que queira se submeter a um teste de proficiência?

  3. Olá, fiz a prova dia 30/06 parece ser bem fácil, estava bem confiante mas não consegui a nota q precisava. Tirei 105 e preciso de 115.
    Senti fui mal nas questões onde preciso identificar se a palavra é real ou não. Isso requer muito vocabulário

    • Igor, parece ser fácil exatamente pelo jeito que o computer adaptive testing funciona, a gente explica melhor no nosso aulão de duolingo. Também falamos sobre como estudar pra prova. Realmente requer MUITO vocabulário essa questão mas se você também estudar um conceito chamado word formation vai te ajudar demais. 😉 Boa sorte na sua próxima prova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui