Comprovação financeira
Tired
Sonhando em estudar no Canadá? Agora vai!

Ao dar entrada no seu study permit, uma das etapas principais é a sua comprovação financeira. Ela demonstra à Imigração canadense que você vai conseguir suprir seus gastos e os da sua família durante esse período. Hoje vamos falar sobre como fazer sua comprovação financeira no capricho e aumentar as chances de aprovação do seu processo. #vemcomigo

Tudo o que você precisa saber para estudar no Canadá

Trabalhar no Canadá durante o college

Outra pessoa pode ajudar a pagar pelos meus estudos?

Sim! Um sponsor pode ser a solução para quem planeja estudar no Canadá, mas não tem a grana necessária em caixa. Essa pessoa vai ser uma espécie de patrocinador do seu processo, se oferendo para custear sua estadia – ou parte dela – no país.

Quem pode ser sponsor para study permit?

Poor
Aquele pedido com cara de cachorro que caiu do caminhão da mudança

Pais, irmãos, outros familiares e até mesmo pessoas sem qualquer parentesco com você podem patrocinar seu study permit. Você também pode ter mais de um sponsor, contanto que inclua a documentação de todos.

Quanto eu preciso comprovar?

Você vai precisar declarar que tem fundos suficientes para bancar sua vida no primeiro ano de Canadá. Afinal, os oficiais de Imigração querem saber se você tem o necessário para pagar por pelo menos:


  • O valor cobrado (tuition) pelo primeiro ano de curso
  • Gastos com moradia, alimentação, transporte etc.
  • Passagem de ida e volta

Quando esse post foi escrito, em janeiro de 2021, os valores mínimos exigidos eram os abaixo.

Para todo o Canadá, com exceção do Québec

A quantia pedida para o estudante é de CAN$10,000. Caso venha com a família, somam-se a isso CAN$4,000 para o primeiro familiar e CAN$3,000 para cada familiar adicional. Esses valores são referentes a um ano para quem planeja estudar fora do Québec e não incluem a tuition.

Digamos que você esteja vindo para o Canadá com seu cônjuge e um filho. Nesse caso, precisaria comprovar:

  • CAN$10,000 para você
  • CAN$4,000 para seu cônjuge
  • CAN$3,000 para o filho de vocês

Total: CAN$17,000 + a tuition do seu primeiro ano de estudos.

No Québec

Para quem deseja estudar no Québec, porém, os valores são um pouco diferentes. O estudante deve comprovar CAN$11,000. Caso venha com outros familiares, o valor varia dependendo de cada parente ser ou não maior de 18 anos.

Para o primeiro familiar, o custo é de $5,100 (para maiores de idade) ou CAN$3,800 (caso tenha menos de 18 anos). Para cada familiar adicional, são CAN$5,125 (para maiores de idade) ou CAN$1,903 (caso tenha menos de 18 anos). Esses valores são referentes a um ano para quem planeja estudar no Québec e não incluem a tuition.

Repetindo o exemplo acima, vamos supor que você esteja vindo para o Canadá com seu cônjuge e um filho (menor de idade). Nesse caso, precisaria comprovar:

  • CAN$11,000 para você
  • CAN$5,100 para o cônjuge
  • CAN$1,903 para o filho de vocês

Total: CAN$18,003 + a tuition do seu primeiro ano de estudos.

Para conferir os valores atualizados, clique aqui.

Que documentos devo usar na comprovação financeira?

Quanto mais embasamento para comprovar esses recursos, melhor. Aqui você deve incluir documentos seus, do seu cônjuge e, caso tenha, do seu sponsor. Por isso, inclua tudo que achar relevante no seu processo.

Embora até pouco tempo atrás esses documentos pudessem ser enviados em português, recentemente a recomendação passou a ser que os originais que não estejam em inglês ou francês sejam acompanhados por tradução juramentada. Além disso, caso o valor informado em qualquer documento esteja em moeda estrangeira (como real), convém incluir uma captura de tela da página do Bank of Canada currency converter mostrando a conversão para dólar canadense.

Alguns dos documentos que você pode apresentar são:

  • Extratos bancários dos últimos 4 meses (servem também de aplicações financeiras que permitam resgate imediato)
  • Declaração e recibo de imposto de renda
  • Contracheques ou recibos de serviços prestados
  • Comprovante de compra de dólares canadenses
  • Comprovantes de pagamento à instituição de ensino ou referentes a moradia
  • Declaração de instituição, caso vá ter bolsa de estudos
  • Carta do sponsor

Lembramos ainda que comprovar apenas o mínimo exigido pela Imigração pode ser arriscado. O ideal é já ter disponível o valor para o seu curso inteiro e todo o seu período no Canadá.

Caso isso não seja possível (porque né, haja dinheiro), tente comprovar ao menos algo acima do mínimo. Isso porque os oficiais de imigração estão cientes de que aquele valor muitas vezes está abaixo do custo de vida das cidades canadenses.

Como deve ser a carta do sponsor?

A carta do seu sponsor (ou dos seus sponsors, caso tenha mais de um) deve trazer informações dele e suas, além de detalhar a ajuda financeira oferecida. Fora isso, deve comprovar a intenção de prover suporte financeiro a você durante sua temporada no Canadá. Criamos um template dessa carta para te ajudar. Só não esqueça de adaptar os trechos entre colchetes, hein?

Elaine Seinfeld
O investimento é alto, mas a recompensa vem

Conseguimos ajudar um pouquinho a desvendar os mistérios da comprovação financeira para o study permit? Esperamos que sim! Se você tem outras dicas para quem está no rolê de tirar a permissão de estudos, não deixe de compartilhar com os outros leitores aqui nos comentários.


6 COMENTÁRIOS

    • Oi Valter,
      Só um consultor de imigração vai poder te responder isso, pois vai depender de inúmeros fatores que só alguém devidamente registrado junto ao governo canadense é capaz de analisar e responder.
      Boa sorte!

  1. Excelente post! Sempre acompanho os vídeos tbm! Tenho dúvidas em relação a comprovação de fundos através de dólares canadenses. Essa informação realmente procede? Posso comprar dez mil dólares canadense em uma casa de câmbio e utilizar o comprovante como comprovação?

  2. Oi! Muito legal, super ajudou! Obrigado pelo template do sponsor!
    Tenho uma dúvida quanto aos comprovantes bancários. Você tem algumas dicas? Os extratos precisam ser assinados pelo gerente do banco ou posso simplesmente anexar o extrato digital original em português, a tradução juramentada e o print do câmbio do Bank of Canada?
    Obrigado!

    • Olá Debora!
      Que bom que as dicas estão ajudando!
      Como a Gi e o Vitor fizeram todo o processo em 2017, é importante tu conferir com teu consultor de imigração se alguma regra mudou quanto a isso 🙂
      Boa sorte!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui