A MELHOR novidade EVER (até agora né) do processo é que: PEDIRAM NOSSOS PASSAPORTES! Ou seja, PPR baby!!!

Foi uma daquelas histórias incríveis! Vem saber como foi com a gente.

PPR? E o PR? São a mesma coisa?

Então vamos lá tirar essa dúvida. Nos fóruns é muito comum a galera se referir ao momento que o consulado responsável pelo seu processo manda o e-mail pedindo seu passaporte como PPR pois significa passaport request – PPR.

O PR é também uma sigla muito utilizada, mas não significa a mesma coisa. O PR é o seu Permanent Resident visa. Ou seja, na ordem dos fatos, primeiro você recebe o PPR mail, e aí depois de mandar os passaportes pro consultado você receber o seu CO-PR!

Ai meu Deus Rey, outra sigla?!

Sim!!! rs O CO-PR é o documento que você precisa para entrar no Canadá como residente permanente. CO vem de confirmation e PR de permanent resident. Quando você envia seu passaporte pro consulado eles te mandam o visto com o CO-PR.

Espero ter esclarecido as siglas. Agora “senta que lá vem história”…



Background Check – In Progress

Essa semana que passou foi MUITO agitada para gente. Na terça feira (21/02) era meu aniversário de 30 anos (sim, o PPR foi praticamente presente de aniversário! rs), e nós decidimos fazer uma comemoração no final de semana, no domingo 19/02.

A festa foi linda, maravilhosa, super especial. Só que no começar da semana estávamos mortos. Na segunda eu até chequei o MyCIC, mas nada havia mudado e fui logo para cama. Na terça era o dia do meu aniversário né, então rolou aquele jantar especial de 30 anos. Eu e o marido fomos num restaurante super especial e nos deliciamos!

Lógico que eu cheguei em casa morta (afinal o cansaço de domingo e segunda ainda não tinha passado) e fui logo dormir. Nem lembrei de ver o MyCIC e honestamente, tenho tentado evitar ver todo dia (quase sempre eu vejo) por que na média faltava ainda quase 3 meses para chegar nosso PPR (naquela média de o processo demorar 6 meses).

Na quarta 22/02, quase recuperada da leseira, eu deitei mais cedo e resolvi dar aquela olhadinha no MyCIC no celular mesmo. Fiz meu login, sem expectativa alguma. Quando a página puxou, me veio a tabela do status do processo:

background check in progress

Tudo normal até eu ler o background check!!! Comecei a gritar o Han e ele veio desesperado sem saber o que tinha acontecido!

“Background check in progress baby! Tá chegando nosso PPR!!!”

Nós pulamos e comemoramos. Pensei, “poxa que legal agora talvez demore entre 1 mês a 2 meses só! Se nós dermos muito azar demora os 6 meses e pronto!” Todo mundo nos fóruns fala que se o seu background check mudar pra in progress é certo que seu PPR está chegando.

Tem gente que muda para in progress, aí muda de volta para not needed, e as vezes faz essa movimentação até 2 ou 3 vezes. Tem gente que dá azar e fica esperando um tempão depois do IN PROGRESS, então não dá para achar que nada era garantido né?!

De qualquer forma, eu fiquei mega feliz já!!! E foi difícil conseguir dormir.

Recebendo o PPR

Na quinta 23/02/17, por causa da dificuldade de dormir, eu estava meio lesada. Como hoje nós moramos perto do trabalho, na hora do almoço vim em casa e depois de almoçar resolvi dar uma descansada.

Tô eu linda e bela começando a engatar uma soneca, quando o meu celular vibrou. Fui olhar pra ver “quem pertubava” né. E QUASE MORRI!!!

Tava lá no e-mail SPAULO-IMMIGRATION… gelei, cliquei para abrir e comecei a ler a gritar o marido de novo!!!

“Chegou baby, o PPR chegou!!! P#$%$&*!!! Não acredito!!! Achei que ia demorar pelo menos um mês!”

Carlton dá mortal para trás - deu certo gente - comemora!

O Han parou de trabalhar na hora, veio correndo nós nos abraçamos! Eu estava em pé em cima do sofá gritando e quase acertei a cabeça no ventilador ligado quando pulei no colo dele! Foi LINDO! hehehe

O Han tinha uma reunião em tipo 5 minutos, e eu tinha que sair para trabalhar em meia hora. Ou seja, eu rodava, pra cima e pra baixo. Avisava os amigos do processo que eu tinha falado no dia anterior sobre o nosso “in progress”. Todo mundo impressionado como eu e comemorando. Não consegui fazer nada de útil.

E quinta feira é o dia que eu tenho mais horas de aula. Eu trabalho até 21:00!!! Ou seja, foi uma tarde e uma noite pilhadas. Eu até consigo distrair e concentrar na aula depois que eu começo, mas eu nem encostei no celular mais durante o dia inteiro!

Quando cheguei em casa fomos ler o e-mail com mais calma e nos preparar mentalmente para os próximos passos.

Carnaval, por que você é tão longo?

Bem, durante a euforia inicial eu havia pensado em mandar os passaportes na sexta feira seguinte mesmo. Durante o dia, depois de me distrair com muitas aulas e alunos diferentes (rs) eu fui pensando que se eu tentasse mandar na sexta, a única coisa que ia acontecer era o nosso passaporte ficar preso dentro dos correios o CARNAVAL INTEIRO!

Os correios só funcionarão para entregas novamente na quarta-feira de cinzas. Não tinha a menor chance dos nossos passaportes ficarem a deriva nos correios de sexta até quarta feira sem a gente morrer de preocupação.

Além da problemática dos correios, é necessário pagar umas taxas pro VAC (Visa Application Centre) e isso TEM QUE ser feito na boca do caixa – na sexta não tinha chances de eu conseguir fazer isso! O Han tinha que tirar uma nova foto e eu queria ligar para o VAC do Rio de Janeiro e tirar algumas dúvidas. Então na sexta resolvemos a foto e a ligação tira-dúvidas.

Nesses dias do carnaval, fui ajeitando os documentos que precisam ser enviados. E amanhã – que FINALMENTE acaba esse feriado gigantesco – vou no banco realizar o pagamento das taxas e nos correios enviar os passaportes.

O negócio que vamos ficar eternamente curiosos é se o Background Check mudou na terça ou na quarta! Mas isso nem importa mesmo rs! Como eu só vi na quarta vamos considerar que foi na quarta que mudou o status, e depois de UM DIA nós recebemos o PPR! Deve ser um recorde!

Assim que estiver tudo certinho e os passaportes tiverem chegado lá no VAC do Rio de Janeiro com segurança eu vou fazer um post explicando como que faz certinho para vocês. Assim vocês tem certeza que deu certo!

No mais, podemos dizer que as dicas e o jeito que nós realizamos o nosso processo POR CONTA PRÓPRIA deu certo gente!

E tem muito mais novidade vindo aí para gente contar. As nossas vidas vão agitar bastante agora! E vocês vão acompanhar tudinho e mais a nossa aventura no Canadá.

See you guys in CANADA!!!

#nemtoacreditando      #partiuvancouver       #comofazparaficarcalma