Todo mundo sabe que após realizar o landing temos que esperar a chegada do famoso e tão aguardado PR CARD. Mas o que pouquíssima gente sabe é que DÁ PARA ACOMPANHAR esse processo pelo MY CIC!

Vem com a gente que vocês vão amar essa dica! Além disso, vamos contar o que acontece quando você recebe um pedido de novas fotos.

PR card e o myCIC

Acontece que NEM EU sabia dessa história aí! Meninos e meninas, novamente tô eu lá fuçando do Canadavisa forum e tô vendo uma conversa de ‘link your application” do pr card e quase ficando doida.

Todo mundo falando que dava para ver quando foi aprovado o PR Card e eu BOIANDO! hahaha Fucei o site do myCIC até encontrar como fazer o danado do link para poder acompanhar a application.

Então como eu adoro facilitar a vida para vocês, futuros imigrantes, vai aqui o passo-a-passo COM FOTOS! Quem curtir, por favor compartilha e chama mais uns 5 amigos para curtir nossa página no face ein!

Onde tá o botão para linkar a application?

O botão tá facinho facinho de achar, mas para quem tem uns momentos de cegueira específica tipo eu, aqui vai a foto. Bem embaixo dessa barra enorme de “What would you like to do today?”, lá o último botão azul dessa foto é onde você vai clicar.



link application mycic CANADA
Olha ele aí!

Depois de clicar nesse botão você será levado para um outro formulário. Você irá completar com informações sobre a sua “application”. Vou colocar uma fotinha do form aqui para você ter uma ideia do que é:


form to link application

Após preencher o form, se você fez tudo certinho ele vai linkar sua application a sua conta do CIC. Eu consegui linkar tanto a minha quando a do marido e ficou bem assim ó:

applications PR CARD

Depois que você realiza o landing, cada pessoa do seu processo de PR vai receber um número de application para o PR CARD. E cada pessoa é o aplicante principal do PR card dele.

Como vocês podem ver na foto o código de application do PR card começa com a letra R e depois é seguido de números.

No nosso caso temos uma situação não tão incomum. Um PR card já foi aprovado, emitido, já até chegou para gente! E o outro (que no caso é o meu) ainda está para ser aprovado. Continua só constando como submitted. #chateada

Mas por que que isso aconteceu? A Rey explica gente, calma! Assim vocês evitam de cometer os mesmos erros que eu.

Approved and Submitted Applications

Bem, o Han precisou tirar novas fotos quando recebemos o PPR pois ele não tinha tirado fotos impressas para a application via website. Ele então tirou fotos para a emissão do CO-PR e do visto em Março de 2017.

Eu tinha pedido as fotos impressas junto com as digitais quando mandamos os documentos todos lá em novembro de 2016. Como a foto tinha menos de 6 meses (nov – março), acreditei inocentemente que essa foto serviria. Ela foi aceita para a emissão do CO-PR e do visto.

Não tive problema nenhum para realizar o landing com essa foto em Junho de 2017. Porém quando o Han teve a application do PR CARD aprovada, eu recebi um e-mail pedindo novas fotos. No MESMO dia.

Imagina meu susto?! HAHAHAHA

Ou seja, tirem fotos novas antes da emissão do CO-PR e visto, e tentem se possível fazer o landing com um prazo de mais de 3 meses para as fotos completarem 6 meses de vida. #ficaadica

Caso contrário, saiba que vão pedir novas fotos para você e se PREPARE para esperar amiguinho. Hoje estou a quase 2 meses esperando alguma resposta do CIC. Anyways… vai da sorte de cada um e agora eu dei azar. Que bom que foi só depois de pegar o CO-PR e pisar no Canadá hahahaha.

Então, após um prazo de quase 60 dias o PR CARD do Han saiu. No site ficou assim ó:

approved PR CARD application

Segundo nossos queridos amigos do CanadaVisa fórum, quando aparece “approved” na application quer dizer que o seu cartão já foi emitido. E isso significa que já estava na fila de envio.

ALERTA galerinha!

Mesmo eu tomando todos os passos e pedindo para alterarem o nosso endereço do Air Bnb para a nossa casa, o CIC ainda assim mandou pro Air Bnb. Sorte a nossa que mantemos um bom relacionamento com o nosso host.

Uns 3 dias depois de vermos o approved avisamos a ele que poderia chegar algo e, pasmem, já tinha chegado! Ficamos super felizes. Fomos buscar e tava lá! Lindo o PR CARD do marido! \o/

obs. Não tem foto por que não pode ter tá gente? É um documento precioso que requer segurança e privacidade. #ficaadica

Mandando novas fotos

E eu? Eu continuo esperando! #vemPRCARD #tôtequerendo

Primeiro, para vocês saberem como ficam as applications até que sejam aprovadas, vamos botar uma imagenzinha do status de submitted aqui:

submitted PR CARD application

 

As applications ficam assim até que sejam aprovadas. Hoje tem mais ou menos 3 meses e meio que chegamos, e nada do meu PR CARD.

A saga do PR CARD

Vou contar a minha mini saga pra vocês. Bem, como eu já disse, eu recebi no meio de Agosto o pedido para novas fotos. No MESMO DIA eu prontamente fui em um lugar aqui tirar novas fotos e mandei pelo Canada Post no mesmo dia.

O e-mail que eu recebi é igual essa imagem aí. Email asking for new photos

O local de envio é lááááá em Nova Scotia. O que significa que demorou uns 4 a 5 dias para minhas fotos chegarem.

Minhas fotos chegaram numa segunda feira. Na quarta logo após eu recebi OUTRO EMAIL! IGUALZINHOOOO! Pedindo novas fotos de novo!

Eu queria morrer de ódio. Porém, no final da página desse email diz que se você recebeu o email novamente a pouco tempo do envio das fotos, você devia desconsiderar esse último email.

Porém eu sou ansiosa sabe? Então eu liguei de novo para o número do CIC: O famoso +1 (888) 242-2100.

E olha, é um SACO conseguir falar com um ser humano nesse número. A minha sugestão é entrar no item sobre mudança de endereço e esperar a mulher da gravação falar tudo e aí apertar o botão para falar com um ser humano.

Ás vezes tem que apertar mais de uma vez. Ás vezes eles falam que a fila está lotada e tem que desligar e ligar de novo.

E além disso tudo, ás vezes você pega uns funcionários meio zés. Eles são sempre bem educados, mas algumas vezes não são muito prestativos. Mas se você der sorte, você pega umas pessoas maravilhosas que vão realmente querer te ajudar.

Anyways, depois de receber o segundo e-mail, eu liguei de novo. HAJA PACIÊNCIA!

Eu tentando falar com o CIC.

A pessoa que me atendeu não me passou muita confiança, mas disse que eu devia esperar e que provavelmente era um erro do sistema. Ou seja, eu resolvi esperar.

Depois de quase 3 semanas fiquei com medo de “perder o prazo” de um mês que eles dão no email. Aí eu tirei OUTRAS FOTOS. E mandei de novo. E isso já tem um mês.

Qual o problema de ficar sem PR CARD?

Até agora não recebi mais nenhum email pedindo novas fotos, mas eu não sei se fui bem sucedida ou não. Para quem está em Vancouver e não sabe onde tirar as fotos eu aconselho o último lugar que eu tirei fotos.

fotos para passaporte e PR CARD em Vancouver

Esse local é perto da Burrard Station e é bem legal lá. As fotos ficaram bem boas.

Eu ainda não sei quando vou ter notícias. Da última vez que eu liguei o pessoal do CIC estava atualizando as fotos que haviam chegado em 21 de Julho.

As minhas primeiras fotos chegaram em 21 de agosto. E eles demoram HORRORES para mudar de dia. Então honestamente, se chegar antes do Natal já estou feliz.

O ruim de ficar sem PR CARD é que você fica com algumas limitações. Sem PR CARD, o ICBC não deixa você tirar BC ID, não deixa você tirar o services card com o seu número de MSP (plano de saúde) e você não pode nem fazer um cartão de biblioteca!

Somado a isso, o pior para mim é que as contas de poupança de acordo com o nosso gerente, agora só podem ser abertas se você tiver um PR CARD. Então eu não tenho isso também! #chora

E lógico tem o problema mais conhecido: eu não posso sair do país por nada. Afinal sem PR CARD o governo não recomenda que você dê um pulinho em lugar nenhum.

Eu espero que em breve eu tenha notícias legais para atualizar esse post, mas ele demorou para sair por que eu tinha esperança de escrever ele com essa história finalizada, mas vi que seria difícil! Torçam por mim aí galera!

Se vocês curtiram esse post, deixem seu like lá no nosso Facebook e compartilhem com os amigos Brasileiro-Canadenses.