Coronavírus
todos nós nesse momento… #sadbuttrue

A pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, pegou todo mundo de surpresa. No meio dessa confusão, está também quem já tinha tudo certo pra vir pro Canadá. Seja a passeio ou de mudança, o imprevisto não poupou ninguém.

Essa reviravolta foi um baita balde de água fria pra muita gente. Afinal, o plano Canadá é carregado de expectativa, investimento e dedicação. Mas num momento que exige precaução e esforço conjunto, é preciso estar bem informado pra tomar as decisões certas.

Apesar das mudanças surgindo a cada minuto, vamos tentar falar um pouco sobre o que se sabe até aqui. Além disso, vamos dar sugestões pra quem teve que alterar os planos de uma hora pra outra.

O que mudou com o coronavírus

Pra acompanhar os últimos dados sobre o coronavírus no Canadá, clique aqui. Fique de olho nos sites do Transport CanadaImmigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). Há ainda uma página que concentra os últimos comunicados de imprensa do governo do Canadá.

Restrições pra entrar no Canadá

Com os riscos de transmissão do coronavírus, o governo passou a restringir a entrada de estrangeiros. Durante esse período, apenas algumas pessoas podem entrar no país. São elas:

  • Cidadãos canadenses;
  • Residentes permanentes do Canadá;
  • Membros da família imediata dessas pessoas;
  • Passageiros em trânsito para outro país;
  • Além de outros casos incluídos nas exceções.

Após o anúncio inicial, muitos residentes temporários que estavam fora do país levaram um susto. Será que tinha jeito de voltar? Ou vou precisar ficar fora do Canadá até essa loucura toda passar? Pessoas com visto recém-aprovado também ficaram sem saber o que fazer. Depois da angústia, a entrada no Canadá também foi liberada para:


  • Trabalhadores temporários;
  • Estudantes com visto válido ou que tenham sido aprovados pra visto de estudos até 18 de março de 2020;
  • Quem tiver pedido de residência permanente aprovado antes de 16 de março de 2020, mas ainda não tenha feito landing.

É importante lembrar que qualquer passageiro que apresente sintomas do novo coronavírus (mesmo canadenses) está impedido de embarcar. Além disso, quem chegar do exterior precisa se isolar imediatamente por 14 dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma.

Entrada por via terrestre

Por terra, a fronteira entre Canadá e Estados Unidos foi fechada pra qualquer viagem não essencial, como turismo e compras. Essa medida entrou em vigor em 21 de março e está inicialmente prevista pra durar 30 dias.

Companhias aéreas

Empresas de aviação têm cancelado diariamente centenas de voos e rotas ao redor do mundo. Muitas, no entanto, estão sendo flexíveis para os clientes que não vão conseguir viajar nas datas previstas.

Enquanto algumas oferecem reembolso integral, outras têm a alternativa de obter crédito pra usar na companhia por um certo período. Por isso, verifique as opções disponibilizadas por cada uma antes de agendar ou alterar sua passagem.

Outras mudanças na imigração

Também foram anunciados o cancelamento de agendamentos presenciais para landing de residentes permanentes e possíveis atrasos no processamento de vistos. Além disso, testes e cerimônias de cidadania estão suspensos. Fique de olho ainda em alterações nos serviços do VAC (Visa Application Centre) no Brasil.

Como fica o meu pedido de visto?

Tem um processo em andamento? Segundo o IRCC, nada vai ser cancelado por falta de documentação ou atraso pra completar o pedido. Isso vale pra quem enfrentar, por exemplo, impedimentos temporários na hora de fazer biometria ou exame médico.

É essencial, no entanto, que você acompanhe os sites dos orgãos oficiais do Canadá por que tudo está mudando muito rapidamente. Lembre-se que o maior interessado no seu processo É VOCÊ!

Estou no Canadá com status válido, mas meu visto está perto de vencer

Quem está no país como turista, estudante ou com visto de trabalho pode pedir prorrogação do status pela internet. Um residente temporário pode continuar no Canadá até receber resposta, ainda que seu status inicial perca a validade até lá. Enquanto isso, ele permanece no chamado implied status (algo como “situação implícita”).

O IRCC recomenda ainda que essas pessoas não tentem entrar com o pedido de extensão direto na fronteira. A razão é que o atendimento será recusado. Isso porque ir à uma port of entry para buscar serviços de imigração não é considerado viagem essencial.

Sou estudante e pretendo tirar meu PGWP. Vou me prejudicar por causa das restrições sobre ensino à distância?

Não. Aulas online durante a crise do coronavírus não vão afetar a eligibilidade para o Post-Graduation Work Permit (PGWP).

À espera do Canadá

CanadáA hora é de botar o pé no freio e ajustar os planos. Ninguém sabe ainda quanto tempo essas mudanças vão durar nem que impactos elas vão trazer no futuro.

O que a gente sabe é que tem jeito melhor de aproveitar esse período do que pirando na batatinha. Aí vão algumas sugestões:

Cancelamentos e remarcações

Dói no coração, mas é o jeito. Consulte companhias aéreas, agências de intercâmbio, hospedagem e tudo o mais que já estava organizado. Confira as alternativas pra quem precisa adiar a viagem e escolha a que vai trazer o menor prejuízo financeiro. Antes, consulte também as orientações dos órgãos de defesa do consumidor (como Procon, Proteste e IDEC).

Num geral, se o seu plano e sonho de viajar ainda existe, é uma boa ideia adiar a sua passagem, curso e etc. Um dos motivos é que o preço em dólar que você pagou, provavelmente não existe mais, já que o dólar subiu muito nesse período! Vai acabar saindo mais barato adiar do que cancelar para fazer o pagamento em outro momento.

Melhore o inglês

Você pode achar que sua fluência está joinha. Mesmo assim, a verdade é que o dia a dia exige bem mais do que a gente pensa. Por isso, capriche na sua exposição ao idioma e aproveite todas as oportunidades pra se aprimorar. A Giovanna está fazendo a Quarentena do inglês no instagram. Tem muito conteúdo gratuito, IGTV e muito mais para você reforçar seus estudos e melhorar seu inglês em casa e de GRAÇA nesse período.

Se você pretende fazer o IELTS, aproveite esses meses em casa para estudar e se preparar ainda mais para a prova. Confira os cursos para IELTS oferecidos pela Giovanna Barino, aqui do Casal Nerd no Canadá.

Organize as finanças

Esse tempo extra em casa também pode ser uma chance pra juntar mais dinheiro. Caso esteja trabalhando, é uma oportunidade de aumentar sua reserva financeira, o que nunca é demais.

Esse período também é uma chance de repensar os gastos previstos pro Canadá. Pense em quais áreas você poderia economixar chegando aqui. Uma dica de planejamento: se informe bastante e veja quais bancos estão sendo mais “justos” com seus clientes nesse período difícil. Isso vai te ajudar a escolher o melhor banco quando chegarem por exemplo.

Avalie ainda se suas decisões financeiras pra viagem poderiam ser mais vantajosas pro seu bolso. Um outro ponto a acompanhar é a flutuação cambial. Isso porque a cotação do dólar canadense pode afetar drasticamente seu orçamento. A Giovanna sempre recomenda o @dolarnabagagem que está no instagram para acompanhar o dólar.

Ajuste o planejamento

Muitas vezes, a gente só descobre que podia ter feito uma escolha melhor depois que chega ao Canadá. Será que uma outra opção de cidade ou curso valeria mais a pena? Que tipo de moradia é a ideal pro meu caso? Tem mercado de trabalho pra mim?

Converse com pessoas que já tenham ido ou estejam no Canadá e tire todas as suas dúvidas. Busque fóruns, blogs e vídeos sobre o Canadá pra avaliar as diversas experiências de brasileiros por aqui. Aliás, já viu o canal do Casal Nerd no Canadá no YouTube?

Tenha calma

Cuide da sua saúde mental. Primeiro porque esse momento de incerteza já deixa a gente com os nervos à flor da pele por si só. E segundo porque você vai precisar de tranquilidade e foco pra quando tudo voltar pros eixos.

Stay strong

O novo coronavírus mexeu com todo mundo, mesmo quem não foi afetado diretamente por ele. Mas a gente que é brasileiro já é mestre em fazer limonada com esse tanto de limão que precisa espremer.

Foque agora em se cuidar e proteger a saúde de quem está em volta. Fique também atento às informações publicadas pelas fontes oficiais.

Principalmente, bora sacudir a poeira e torcer pra essa fase passar logo. Quando você menos esperar, a gente se encontra aqui no Canadá.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui