Hoje a gente tem uma contribuição MARAVILHOSA de um dos nossos leitores, que inspirado pelo nosso blog, já está com o PR em MÃOS. Ele conta um pouco da inspiração, do caminho que ele seguiu e tem até a timeline do processo!

Vem ler tudinho e deixar aquele carinho que só vocês leitores do Casal Nerd sabem dar!

Apresentações e Motivações

Olá pessoal que acompanha o blog da Rey que escreve posts maravilhosos, e do Han meu compadre músico/nerd! Eu estou escrevendo para agradecer do fundo do meu coração a transformação que o www.casalnerdnocanada.com.br teve e, continua tendo na minha vida (vou para Canadá gente!).

CA-NA-DA! CA-NA-DA!

Bem, para começar, meu nome é Gideon e eu sempre quis sair permanentemente do Brasil! Porém, eu nunca havia pensado em uma maneira de fazer isso legalmente, sem ser casando com uma estrangeira. Comecei a pensar seriamente em sair do nosso querido Brasil em 2016.

Minhas intenções ficaram mais fortes logo após o pai do meu melhor amigo ser baleado e ficar paraplégico devido a um assalto em frente ao Recreio Shopping no Rio de Janeiro.

Passei um bom tempo pesquisando os melhores países para imigrar, e fiquei encantado com as possibilidades na Austrália e Canadá. Após muita pesquisa na internet, decidir focar meu tempo de leitura no blog maravilhoso do CasalNerd, e no site do CIC.



Decidi focar 100% no Canada, altamente influenciado pelo blog haha! E olha que a Rey e o Han ainda nem tinham conseguido o PR! Eles ainda estavam no processo, mas, coloquei fé e seguir a jornada com eles focado.

Li todos os posts do blog, e quase tudo que tinha a respeito de imigração no site do CIC. Quero enfatizar que o site do governo canadense contém todas as informações necessárias para o processo de imigração!

Mas o casalnerdnocanada consegue resumir essa informação de uma forma FANTÁSTICA!!! Explicando o passo-a-passo para a nossa realidade de brasileiro. #valeu

Planejamento e dicas

Eu sou uma pessoa muito planejadora. Por isso, uma vez que eu foco em algo e tenho um plano traçado, não paro até chegar no meu objetivo. Pela minha experiência, ter foco no plano Canadá é um dos pontos mais importantes, pois são infinitos detalhes no processo e é fácil esquecer o objetivo final.

Você não tem certeza de nada no processo de imigração Canadense. O governo não promete PR e você pode ser recusado em qualquer fase do processo, então é preciso ser muito focado e não desistir. #foco

IELTS Academic ou General?

Agora vamos falar sobre meu processo. Acredito que meu único erro durante o processo foi em fazer o IELTS Academic primeiro, pois eu quero fazer um mestrado no Canadá e pensei que seria um bom termômetro para o meu inglês.

Tive um bom resultado na prova, fiquei com Overall score de 8.5/9.o.  Logo, fui marcar a prova do IELTS General Training mas não é bem assim!!! A fila de espera é grande para a prova GT e demorou quase 1 mês e meio para marcar. Então minha sugestão é ficar de olho nas datas da prova no site do Britishcouncil.

Dica da Rey: Se você quiser aquela forcinha para se preparar para o IELTS, nós temos tanto cursos online quanto serviços particulares para você ter toda a ajuda que precisa!

Dicas Essenciais

O resto do meu processo foi muito similar ao da Rey e do Han. Entretanto, não cometi nenhum erro de informação graças aos posts deles. (Comentário da Rey – Ai que lindo gente! Vou chorar!)

Pusheen says Thank you! <3

Eu gostaria de ressaltar que é muito importante checar tudo que for preencher no teu perfil e na aplicação PELO MENOS 10 VEZES!  Parece exagero, mas é isso mesmo! Acredite, agiliza muito o processo quando você faz tudo correto.

Ando lendo posts sobre pessoas tenho visto negado por bobeira. Não vale a pena fazer com pressa! Vá com calma com tudo que fizer no site do governo Canadense. Após criar meu perfil (em 26/08/17), eu tinha 446 pontos e estava no pool aguardando meu ITA.

Pouquíssimo tempo depois, em 06/09, eu recebi meu ITA no draw 71! Após o envio dos documentos com todas as minhas informações corretas, eu consegui meu PPR em apenas 49 dias! E olha que sou solteiro. Existe um rumor que o CIC da preferência para casal, então #ficaadica.

Proof of Funds

Um outro ponto importante do processo, são os fundos exigido pelo governo. Eu não tinha o valor total, de acordo com os requisitos do CIC, na minha conta bancária para ser elegível quando comecei os meus planos.

Por causa disso, eu atrasei 2 meses depois de receber o meu ITA para enviar os meus documentos. Tudo isso por estar raspando no valor mínimo de fundos, e eu fiquei com receio de dar problema.

Nessas horas todo mundo quer ser Tio Patinhas né? HAHAHA

Eu tinha trocado meu carro no começo de 2017, e não queria vender pois usava bastante. Tive que economizar, cortar gastos e assim consegui aumentar o valor na minha conta antes de realizar o envio de todos os documentos do EE para o CIC.

Uma coisa que eu fiz, e acredito ter ajudado muito para passar no Proof of Funds, foi ter uma conta de banco internacional, pois trabalho para uma multinacional. Por causa disso, o meu banco tem um atendimento diferenciado para a empresa na qual trabalho. Existe uma sede do banco dentro do nosso prédio que oferece atendimento exclusivo.

Isso ajudou muito pois converso com minha gerente do banco quase todo mês e mantemos uma boa relação.

Diferenciais no meu POF

Solicitei uma carta de POF para minha gerente com meu saldo dos últimos 6 meses, declaração que eu não tinha dívidas (nunca tive dívidas, e ela incluiu isso na carta para reforçar que sou um cidadão exemplar), assinado em papel timbrado do banco e escrito em inglês.

O que eu fiz de diferente, estando justo no limite pedido pelo EE e com medo da flutuação do CAD, foi pedir para incluir na carta de uma página, o meu salário atual declarado pela empresa, salário do meu empregador anterior, décimo terceiro de 2017 e média do bônus por performance do final do ano. Tudo isso ela incluiu em uma carta de uma página. A minha gerente também incluiu os extratos dos últimos 6 meses, só que esses estavam em português mesmo pois não tinha em inglês no sistema do banco.

Fiz uma conversão no http://www.bankofcanada.ca/ de BRL para CAD e coloquei uma foto com a conversão do dia na carta. Também fiz comentários em “inglês”usando o Adobe Pro, no extrato fornecido pelo banco para cada entrada e saída de fundos da minha conta, já que o extrato estava em português.

Deixei tudo muito bem explicado, o immigration officer deve ter ficado impressionado com o nível e qualidade dos detalhes rsrs!

Toques finais e custo total

Para finalizar, no dia da submissão final para o EE 09/11/2017, eu já tinha recebido meu próximo salário e pago as despesas do mês.

Então, adicionei um print screen da minha conta mostrando o meu fluxo de caixa do início do mês, direto do site do meu banco. Todos os gastos batendo com as minhas explicações no extrato fornecido pela minha gerente “of course”, e uma boa quantia de dinheiro acima do que foi declarado na carta de POF pela minha gerente.

O custo total do meu processo foi 7.130,00 reais. Isso inclui as duas provas do IELTS, WES, traduções, exame médico, pagamento do PR e processamento de documentos, comida, gasolina nas idas e vindas, estacionamento e dois jantares de comemoração quando recebi meu ITA e PPR!! UFA!

Timeline

Enfim, segue a minha timeline com algumas dicas. UHULLL #todoscomemora

Data                    Etapa

01/03/2017   Início dos estudos para o IELTS (fiquei um pouco enrolado nisso pois não sabia se estudava para o AC ou GT no início)

27/04/2017  Início Tradução Diplomas e Históricos (fiz com a lítero, ótimo preço e entrega rápida)

29/04/2017   Prova de IELTS AC para fazer meu mestrado

02/05/2017   Entrega Tradução Diplomas e Históricos

03/05/2017  Coleta do Históricos oficiais na universidade

04/05/2017  Envio dos documentos para WES via Sedex

12/05/2017  Resultados IELTS (online AC) Overall 8.5/9

16/05/2017  Sedex entregue a WES no Canadá

22/05/2017 Recebimento Resultados IELTS AC via Correios

03/06/2017 Prova de IELTS GT

12/06/2017 Recebimento da ECA (online) do WES

16/06/2017 Resultados IELTS (online GT) Overall 8.5/9

22/06/2017 Recebimento Resultados IELTS via Correios

04/07/2017 Recebimento do WES via Correios

26/08/2017 Criação do Perfil no Express Entry

26/08/2017 Criação do Job Bank

06/09/2017 Recebimento do ITA – draw 71 – 435 CRS points cut-off

29/10/2017  Police certificates

03/11/2017 Realização dos exames médicos

06/11/2017 Tradução Documentos Bancários

07/11/2017 Recebimento dos Info Sheets Médicos

08/11/2017 Tradução do certificado policial

09/11/2017 Envio de todos os documentos de EE para o CIC

09/11/2017 Cobrança taxas para visto de PR no cartão de crédito

09/11/2017 AOR application submitted and received

28/11/2017 “Passed” dos medical exames OBA!

19/12/2017 We do not need additional documents (Muito alívio)

27/12/2017 Background check IN PROGRESS

27/12/2017 PPR!!! E-mail pedindo o envio dos passaportes (Alegria do natal!)

02/01/2018 Passaporte e Documentos levados para VAC RJ

02/01/2018 Passaporte e Documentos enviados do VAC RJ para o Consulado SP

13/01/2018  CIC updated status with PR number and approved

17/01/2018 Chegada do Passaporte, Visto e CO-PR

05/03/2018  Futura partida para Canadá

Próximos passos após o PR Aprovado

Agora estou começando a olhar emprego de leve. E se alguém tiver dicas, eu aceito rsrs!

É isso galera! Se morar no Canadá for o maior objetivo da tua vida, não perde o foco. Monte o teu plano Canadá e não desista! Mesmo se for recusado, corrige os teus erros, trabalha nos aspectos que precisam de melhoria na tua aplicação e continua tentando.

Abraços, Gideon

Agradecimentos

A gente aqui do Casal Nerd no Canadá fica MEGA feliz toda vez que alguém compartilha o sucesso conosco. Mas ter um relato tão especial descrito por um dos nosso leitores foi SENSACIONAL! Obrigada do fundo do coração!

Só podemos agradecer ao Gideon por ter nos cedido esse post MARAVILHOSO com super dicas! Além disso, acreditamos de verdade que você leitores do blog se beneficiam e MUITO de ter outros relatos de sucesso aqui.

Espero que vocês tenham gostado do relato do Gideon, e espero que deixem comentários e muito carinho aqui para ele! Acreditem o PR é possível e temos MUITOS leitores que podem comprovar isso.

E se você tiver recebido o PPR recentemente e também quiser compartilhar sua história, motivações e dicas com outros leitores nós vamos AGRADECER DEMAIS a contribuição. Mande seu post para gente no contato@casalnerdnocanada.com.br .

E nós vemos vocês e o Gideon no Canadá!