Hoje a gente tem uma contribuição MARAVILHOSA de um dos nossos leitores, que inspirado pelo nosso blog, já está com o PR em MÃOS. Ele conta um pouco da inspiração, do caminho que ele seguiu e tem até a timeline do processo!

Vem ler tudinho e deixar aquele carinho que só vocês leitores do Casal Nerd sabem dar!

Apresentações e Motivações

Olá pessoal que acompanha o blog da Rey que escreve posts maravilhosos, e do Han meu compadre músico/nerd! Eu estou escrevendo para agradecer do fundo do meu coração a transformação que o www.casalnerdnocanada.com.br teve e, continua tendo na minha vida (vou para Canadá gente!).

CA-NA-DA! CA-NA-DA!

Bem, para começar, meu nome é Gideon e eu sempre quis sair permanentemente do Brasil! Porém, eu nunca havia pensado em uma maneira de fazer isso legalmente, sem ser casando com uma estrangeira. Comecei a pensar seriamente em sair do nosso querido Brasil em 2016.

Minhas intenções ficaram mais fortes logo após o pai do meu melhor amigo ser baleado e ficar paraplégico devido a um assalto em frente ao Recreio Shopping no Rio de Janeiro.

Passei um bom tempo pesquisando os melhores países para imigrar, e fiquei encantado com as possibilidades na Austrália e Canadá. Após muita pesquisa na internet, decidir focar meu tempo de leitura no blog maravilhoso do CasalNerd, e no site do CIC.


Decidi focar 100% no Canada, altamente influenciado pelo blog haha! E olha que a Rey e o Han ainda nem tinham conseguido o PR! Eles ainda estavam no processo, mas, coloquei fé e seguir a jornada com eles focado.

Li todos os posts do blog, e quase tudo que tinha a respeito de imigração no site do CIC. Quero enfatizar que o site do governo canadense contém todas as informações necessárias para o processo de imigração!

Mas o casalnerdnocanada consegue resumir essa informação de uma forma FANTÁSTICA!!! Explicando o passo-a-passo para a nossa realidade de brasileiro. #valeu

Planejamento e dicas

Eu sou uma pessoa muito planejadora. Por isso, uma vez que eu foco em algo e tenho um plano traçado, não paro até chegar no meu objetivo. Pela minha experiência, ter foco no plano Canadá é um dos pontos mais importantes, pois são infinitos detalhes no processo e é fácil esquecer o objetivo final.

Você não tem certeza de nada no processo de imigração Canadense. O governo não promete PR e você pode ser recusado em qualquer fase do processo, então é preciso ser muito focado e não desistir. #foco

IELTS Academic ou General?

Agora vamos falar sobre meu processo. Acredito que meu único erro durante o processo foi em fazer o IELTS Academic primeiro, pois eu quero fazer um mestrado no Canadá e pensei que seria um bom termômetro para o meu inglês.

Tive um bom resultado na prova, fiquei com Overall score de 8.5/9.o.  Logo, fui marcar a prova do IELTS General Training mas não é bem assim!!! A fila de espera é grande para a prova GT e demorou quase 1 mês e meio para marcar. Então minha sugestão é ficar de olho nas datas da prova no site do Britishcouncil.

Dica da Rey: Se você quiser aquela forcinha para se preparar para o IELTS, nós temos tanto cursos online quanto serviços particulares para você ter toda a ajuda que precisa!

Dicas Essenciais

O resto do meu processo foi muito similar ao da Rey e do Han. Entretanto, não cometi nenhum erro de informação graças aos posts deles. (Comentário da Rey – Ai que lindo gente! Vou chorar!)

Pusheen says Thank you! <3

Eu gostaria de ressaltar que é muito importante checar tudo que for preencher no teu perfil e na aplicação PELO MENOS 10 VEZES!  Parece exagero, mas é isso mesmo! Acredite, agiliza muito o processo quando você faz tudo correto.

Ando lendo posts sobre pessoas tenho visto negado por bobeira. Não vale a pena fazer com pressa! Vá com calma com tudo que fizer no site do governo Canadense. Após criar meu perfil (em 26/08/17), eu tinha 446 pontos e estava no pool aguardando meu ITA.

Pouquíssimo tempo depois, em 06/09, eu recebi meu ITA no draw 71! Após o envio dos documentos com todas as minhas informações corretas, eu consegui meu PPR em apenas 49 dias! E olha que sou solteiro. Existe um rumor que o CIC da preferência para casal, então #ficaadica.

Proof of Funds

Um outro ponto importante do processo, são os fundos exigido pelo governo. Eu não tinha o valor total, de acordo com os requisitos do CIC, na minha conta bancária para ser elegível quando comecei os meus planos.

Por causa disso, eu atrasei 2 meses depois de receber o meu ITA para enviar os meus documentos. Tudo isso por estar raspando no valor mínimo de fundos, e eu fiquei com receio de dar problema.

Nessas horas todo mundo quer ser Tio Patinhas né? HAHAHA

Eu tinha trocado meu carro no começo de 2017, e não queria vender pois usava bastante. Tive que economizar, cortar gastos e assim consegui aumentar o valor na minha conta antes de realizar o envio de todos os documentos do EE para o CIC.

Uma coisa que eu fiz, e acredito ter ajudado muito para passar no Proof of Funds, foi ter uma conta de banco internacional, pois trabalho para uma multinacional. Por causa disso, o meu banco tem um atendimento diferenciado para a empresa na qual trabalho. Existe uma sede do banco dentro do nosso prédio que oferece atendimento exclusivo.

Isso ajudou muito pois converso com minha gerente do banco quase todo mês e mantemos uma boa relação.

Diferenciais no meu POF

Solicitei uma carta de POF para minha gerente com meu saldo dos últimos 6 meses, declaração que eu não tinha dívidas (nunca tive dívidas, e ela incluiu isso na carta para reforçar que sou um cidadão exemplar), assinado em papel timbrado do banco e escrito em inglês.

O que eu fiz de diferente, estando justo no limite pedido pelo EE e com medo da flutuação do CAD, foi pedir para incluir na carta de uma página, o meu salário atual declarado pela empresa, salário do meu empregador anterior, décimo terceiro de 2017 e média do bônus por performance do final do ano. Tudo isso ela incluiu em uma carta de uma página. A minha gerente também incluiu os extratos dos últimos 6 meses, só que esses estavam em português mesmo pois não tinha em inglês no sistema do banco.

Fiz uma conversão no http://www.bankofcanada.ca/ de BRL para CAD e coloquei uma foto com a conversão do dia na carta. Também fiz comentários em “inglês”usando o Adobe Pro, no extrato fornecido pelo banco para cada entrada e saída de fundos da minha conta, já que o extrato estava em português.

Deixei tudo muito bem explicado, o immigration officer deve ter ficado impressionado com o nível e qualidade dos detalhes rsrs!

Toques finais e custo total

Para finalizar, no dia da submissão final para o EE 09/11/2017, eu já tinha recebido meu próximo salário e pago as despesas do mês.

Então, adicionei um print screen da minha conta mostrando o meu fluxo de caixa do início do mês, direto do site do meu banco. Todos os gastos batendo com as minhas explicações no extrato fornecido pela minha gerente “of course”, e uma boa quantia de dinheiro acima do que foi declarado na carta de POF pela minha gerente.

O custo total do meu processo foi 7.130,00 reais. Isso inclui as duas provas do IELTS, WES, traduções, exame médico, pagamento do PR e processamento de documentos, comida, gasolina nas idas e vindas, estacionamento e dois jantares de comemoração quando recebi meu ITA e PPR!! UFA!

Timeline

Enfim, segue a minha timeline com algumas dicas. UHULLL #todoscomemora

Data                    Etapa

01/03/2017   Início dos estudos para o IELTS (fiquei um pouco enrolado pois não sabia se estudava para o AC ou GT no início)
27/04/2017  Início Tradução Diplomas e Históricos (fiz com a lítero, ótimo preço e entrega rápida)
29/04/2017   Prova de IELTS AC para fazer meu mestrado
02/05/2017   Entrega Tradução Diplomas e Históricos
03/05/2017  Coleta do Históricos oficiais na universidade
04/05/2017  Envio dos documentos para WES via Sedex
12/05/2017  Resultados IELTS (online AC) Overall 8.5/9
16/05/2017  Sedex entregue a WES no Canadá
22/05/2017 Recebimento Resultados IELTS AC via Correios
03/06/2017 Prova de IELTS GT
12/06/2017 Recebimento da ECA (online) do WES
16/06/2017 Resultados IELTS (online GT) Overall 8.5/9
22/06/2017 Recebimento Resultados IELTS via Correios
04/07/2017 Recebimento do WES via Correios
26/08/2017 Criação do Perfil no Express Entry
26/08/2017 Criação do Job Bank
06/09/2017 Recebimento do ITA – draw 71 – 435 CRS points cut-off
29/10/2017  Police certificates
03/11/2017 Realização dos exames médicos
06/11/2017 Tradução Documentos Bancários
07/11/2017 Recebimento dos Info Sheets Médicos
08/11/2017 Tradução do certificado policial
09/11/2017 Envio de todos os documentos de EE para o CIC
09/11/2017 Cobrança taxas para visto de PR no cartão de crédito
09/11/2017 AOR application submitted and received
28/11/2017 “Passed” dos medical exames OBA!
19/12/2017 We do not need additional documents (Muito alívio)
27/12/2017 Background check IN PROGRESS
27/12/2017 PPR!!! E-mail pedindo o envio dos passaportes (Alegria do natal!)
02/01/2018 Passaporte e Documentos levados para VAC RJ
02/01/2018 Passaporte e Documentos enviados do VAC RJ para o Consulado SP
13/01/2018  CIC updated status with PR number and approved
17/01/2018 Chegada do Passaporte, Visto e CO-PR
05/03/2018  Futura partida para Canadá

Próximos passos após o PR Aprovado

Agora estou começando a olhar emprego de leve. E se alguém tiver dicas, eu aceito rsrs!

É isso galera! Se morar no Canadá for o maior objetivo da tua vida, não perde o foco. Monte o teu plano Canadá e não desista! Mesmo se for recusado, corrige os teus erros, trabalha nos aspectos que precisam de melhoria na tua aplicação e continua tentando.

Abraços, Gideon

Agradecimentos

A gente aqui do Casal Nerd no Canadá fica MEGA feliz toda vez que alguém compartilha o sucesso conosco. Mas ter um relato tão especial descrito por um dos nosso leitores foi SENSACIONAL! Obrigada do fundo do coração!

Só podemos agradecer ao Gideon por ter nos cedido esse post MARAVILHOSO com super dicas! Além disso, acreditamos de verdade que você leitores do blog se beneficiam e MUITO de ter outros relatos de sucesso aqui.

Espero que vocês tenham gostado do relato do Gideon, e espero que deixem comentários e muito carinho aqui para ele! Acreditem o PR é possível e temos MUITOS leitores que podem comprovar isso.

E se você tiver recebido o PPR recentemente e também quiser compartilhar sua história, motivações e dicas com outros leitores nós vamos AGRADECER DEMAIS a contribuição. Mande seu post para gente no contato@casalnerdnocanada.com.br .

E nós vemos vocês e o Gideon no Canadá!


28 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha! Gente, eu vibro com cada PR! Porque, indiretamente, dá esperança para meu PR, hahaha! E esse resumão de véspera de ENEM ficou excelente! Parabéns, Gideon! Muito obrigada por compartilhar! Parabéns Rey e Han também – o melhor conteúdo disponível sobre o EE que já encontrei é aqui! See you in Canada!

    • Me formei como engenheiro de óleo e gás/produção. Trabalho como gerente de TI atualmente e, já trabalhei como consultor para projetos de TI por alguns anos. Pretendo buscar emprego no ramo de TI, provavelmente focando nas empresas que prestam serviço para a indústria de O&G. Mas como o plano Canadá muda as pessoas, estou aberto para outras oportunidades de emprego também.

  2. Parabéns, Gideon! Boa sorte na sua nova jornada.
    Uma dúvida. Você fez tradução juramentada dos extratos bancários ou só a inserção de comentários em inglês com o Adobe Pro?
    Obrigada!

  3. Nossa!! Fiquei super animada agora! Eu e meu marido resolvemos a duas semanas viver no Canadá! Desde então a única coisa que faço durante meu dia é estudar! Estudar o processo como um todo, estudar (muito) o inglês, estudar todos os números e possibilidades. Em dois dias da decisão tomada, já tinhamos mudado tudo, exatamente tudo que pudesse nos atrapalhar, seja em questão financeira, ou mesmo questões práticas. Falando assim, parece que estamos trabalhando duro a meses a fio, mas é essa a sensação que nós temos! Todo dia, ele chega e eu jogo uma enxurrada de informações no colo dele. Hoje marcamos nosso IELTS, que parece ser o primeiro grande marco de tudo. Espero que consigamos alcançar nosso desejado objetivo de ir viver nesse país maravilhoso! Obrigada ao Casal Nerd e ao Gideon por dividirem conosco cada pontinho dessa experiência! Muito obrigada mesmo!! Boa sorte Gideon!!!!!

      • Gideon, você fala no seu post que teve que traduzir vários contratos, certo? Que tipo de contratos deveriamos apresentar para imigração? Tem dois em especial, que realmente me deixam preocupada. O primeiro é o contrato social da empresa do meu marido, e o segundo é o contrato de financiamento da nossa casa aqui. Não gostariamos de fechar a empresa, pois ele presta alguns serviços, e como ele é developer, tem contato 100% online com seus clientes, não vemos sentido em fechar essa fonte de renda ( nem é tanto, mas vai que, né ? rs). Com relação ao contrato da casa, não temos intenção de vendê-la, consideramos que não é um bem nosso, e sim das nossas filhas, então nos programamos para mantê-la, alugando ela depois de 1 ano no canadá, já com tudo encaminhado. Sei que vocês, tanto o Casal Nerd quanto o GIdeon, não são consultores, mas gostaria de saber o que pensam sobre a apresentação desse tipo de documento, e quais as dificuldades que podemos encontrar nesse caso?

        • Acredito que não sou qualificado para responder isso corretamente. A única dica que eu teria, seria em relação como legalmente representar esses contratos, você tem que fazer o CIC acreditar que você recebe esse dinheiro de forma legal.

          P.S. Pelo que conheço, o CIC não conta propriedades, nem contratos como fundos, você tem que ter dinheiro no banco e provar a origem dos fundos.

          • OK! Obrigada!! Dinheiro nesse caso não é o problema, já temos a quantia solicitada e comprovação, mesmo sem a venda de bens como carros ( que não dá pra levar né? kkk) e outras coisas que acabam ficando para trás . Meu medo é mesmo que a casa e a empresa sejam considerados vínculos fortes o suficiente para não termos o PR concedido. Mas pelo que entendi agora, esses seus contratos seriam sua confimação de fonte de renda, certo? Sendo assim, já é um alívio !! 😀
            Obrigada mais uma vez!!!

  4. Parabéns pelo sucesso no processo!!! Deve ser uma emoção e tanto saber que tudo o que foi planejado deu certo. Eu, minha esposa e minha filha de 2 anos estamos neste momento no processo de abertura de perfil EE. Já estão surgindo várias dúvias com relação a NOC e até mesmo como eu insiro minha pós gradução (reconhecida pelo WES) no perfil do EE, já que não aparece esta opção. Enfim…começa a bater um desespero por termos travado nesta parte e estou começando a considerar a contratação de uma consultoria de imigração. Minha maior preocupação é com o custo…em torno de R$11mil para todo o processo…muito alto quando se está tentando economizar em tudo para imigrar. Gostaria da opinião de vocês…fazer tudo sozinho ou com consultoria, o que vale mais a pena?

    • Rafael, escolher utilizar ou não uma consultoria é uma opção muito pessoal de cada um. Nós escolhemos fuçar o CANADAVISA fórum milhões de vezes e consultar blogs para fazer o processo pois não possuíamos nem de perto o dinheiro para pagar uma consultoria sem que isso atrapalhasse nossos planos de imigração. Boa sorte na decisão. Todas as escolhas q você citou ter dúvidas eu tirei procurando no canadavisa forum e eu sei que aqui no blog temos resposta para tudo isso em posts já! Abraços!

      • Olá, Tenho acompanhado o blog de vcs a um tempo e recebemos o ITA a pouco e estou com dúvida relacionadas a tirar cópias autenticadas de todos os documentos em português para posterior tradução juramentada. Com relação aos passaportes, vocês forneceram cópias autenticadas de todas as páginas de todos os passaportes?

        • Carol, tudo bom? Não fizemos cópia autenticada de absolutamente NADA! Pode relaxar com isso pq cópia autenticada é coisa de Brasileiro. Aqui se é documento e está assinado é válido. Abraços!

  5. Olá!

    Primeiro de tudo, parabéns e obrigada ao CasalNerd por ter um conteúdo detalhado e o ânimo para interagir com os leitores. É o primeiro blogue que sigo na vida!!

    Gideon, adorei seu relato! De fato um dos problemas que mais me incentiva a procurar outro lugar para morar é a falta de segurança.
    Também sou do Rio, gostaria de saber qual meio você usou para enviar seus documentos para a WES (sei que a Rey e o Han usaram o Sedex Mundi, mas como foi a mais tempo e de outra cidade, o preço já mudou bastante, para minha região esse mesmo meio está em torno de 260 reais).

    🙂 Obrigada e abraços!

  6. Gente, primeiro, super ultra parabéns pelo Blog! Queria ter encontrado essas informações antes – teria me ajudado muito no processo!!! Eu passei pelo mesmo processo que vcs e o Gideon, fiz td sozinha e estou na mesma que ele. Agora, fechando as pontas para embarcar em 25 de março para Toronto e começar a nova vida!!! Estou lendo tddssssss os posts de vcssssss – amei!! Td de bom para vcs, pq vcs merecem!

    • Obrigada Leticia! Que legal que você já está com tudo certinho! Se você perceber que não temos algum post que a sua experiência poderia complementar, me manda uma mensagem pelo facebook ou pelo instagram! Quem sabe você não faz um relato maneiro igual o Gideon! E parabéns de novo pelo PR! Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui