Trabalho no Canadá: 5 formas de saber mais sobre a sua profissão

Hey gente, tudo bem? Todos os dias, sem exceção, a gente recebe mensagem da galera perguntando sobre vagas de trabalho de empregos aleatórios aqui no Canadá. Então quis ajudar vocês a como descobrir mais sobre a área de trabalho de vocês e virem mais preparados para uma boa posição na sua área. Vem comigo!

1: Regulamentação da sua profissão

É isso
É isso

A primeira coisa que você precisa saber é se a sua profissão é regulamentada aqui no Canadá, assim como acontece no Brasil. Por exemplo, no Brasil você não consegue exercer a medicina sem ser aprovado pelo CRM, engenheiro pelo CREA, advogado pela OAB… e assim vai.

Então sim, há várias profissões que se você não tem esse registro, você não pode exercer mesmo. E aí muitas vezes o que acontece é que, por essas profissões serem regulamentadas também no Canadá, você vai chegar aqui e eles não vão aceitar seu diploma direto, para você poder começar a exercer. Você vai ter que se adequar à regulamentação daqui.

Para algumas delas, você vai ter que chegar e ter que estudar um tempo sobre, fazer pelo menos uns 2 anos de faculdade (que horror né? Hahah), e passar em uma prova de novo para exercer. Tudo isso independentemente se você tem uns 30 anos de experiência na função. Isso tudo porque o país entende que o currículo que você tem não é suficiente ou não bate com o que é exigido aqui.

Como pesquisar

Então é muito importante saber se a sua profissão é regulamentada, e uma das dicas é pesquisar pelo The Canadian Information Centre for International Credentials – CICIC. O CICIC aparentemente é o órgão que reúne as opções de regulamentação das atividades profissionais no país, fornecendo uma lista das profissões. Ou seja, a cada profissão que você encontrar nessa lista, você tem que procurar o órgão referente para saber como é, o que você faz para ser permitido exercer, etc.

Tem algumas profissões, como contador, que você terá que passar no CPA, que é um teste que vai validar que você sabe o que está fazendo com relação a contabilidade no Canadá. Passando no CPA, você vai pode assinar como contador para o Imposto de Renda. Então em algumas funções o que precisa ser feito é simplesmente passar nessa prova. Outras envolvem passar em provas da profissão e em provas de proficiência. Por exemplo, para ser enfermeira, você precisa passar também no IELTS com band 7. Normalmente tem especificação até mais alta para o speaking, porque você precisa ter uma capacidade maior de conseguir se comunicar.

Também tem os casos que você vai precisar fazer ainda uma prova de habilidade. Na medicina, por exemplo, você tem que fazer um tempo de residência, como se fosse novamente validar que você realmente está apto a exercer aquela profissão. Tem várias profissões que têm essa necessidade, mas normalmente são profissões que envolvem e colocam outras pessoas em risco ou que envolvem finanças, dinheiro… essas coisas que são bem importantes.

Todas são regulamentadas?

Yeah, we do
Yeah, we do

Com certeza não. A área do Vitor de tecnologia não é regulamentada, a minha área de inglês não é uma área regulamentada… é uma área que precisa ter por exemplo um CELTA, mas é uma exigência das empresas, não é algo que é obrigatório, do qual se você não tem você não pode trabalhar. Para escolas regulares de uma certa faixa etária, você só pode dar aula se você completar certas coisas que é do ensino daqui, que não tem no meu diploma.

Então gente, realmente: é muita informação, que pode mudar a qualquer momento, então você tem que sempre procurar para a sua área pelo CICIC primeiro e depois no órgão correspondente.

2: Pesquise por vagas na sua área

Um dos melhores sites para você pesquisar é o Indeed. Ele tem muitas vagas mesmo, é um dos sites mais utilizados aqui no Canadá para colocarem vagas abertas e eu recomendo fortemente que você pesquise nele. Aí você vai conseguir sabem em cada cidade que você  talvez esteja pensando em mudar, qual é o nível de oferta de vagas que tem, se é uma área que tem bastante oferta de vagas.

Quero todo mundo assim depois desse post
Quero todo mundo assim depois desse post

Eu indico que a pesquisa sempre seja direcionada pela cidade ou no mínimo província que você deseja morar. Supondo que você quer vagas em marketing, viu no site que está em alta em Vancouver, mas vai se mudar para Calgary… não faz sentido, né? Então pesquise pra onde você planeja morar como é o mercado de trabalho para sua profissão.

Você também pode procurar vagas pelo Linkedin, pelo Monster, até no Glassdor. O legal é que, fazendo isso, as suas decisões de escolha de lugar para morar no Canadá podem ser conduzidas pela sua empregabilidade: onde você vai ter mais chance de trabalhar na sua área, de acordo com sua pesquisa de vagas disponíveis? É para lá que você deve ir se direcionando.

3: Média salarial

É importante saber qual é a média salarial da sua área, para determinar se ela será suficiente pro seu custo de vida no país. Tem várias formas de saber: no geral, nesses sites que indicamos você consegue algumas informações sobre isso nas vagas que mostram os salários. Para esse assunto o Glassdoor acaba sendo melhor e também o mais usado, pois mostra mais informações das empresas, incluindo salários.

4: Conhecendo o mercado de trabalho na sua área

A dica número 4 é você fazer uma pesquisa para conhecer melhor o mercado de trabalho da sua área em uma empresa que faz relatórios anuais das profissões mais promissoras: a Randstad. Assim você vai saber se a sua vaga tem potencial dentro do mercado de trabalho canadense. Espia só o top 15 para 2022:

Randstad, 2022
Randstad, 2022

Então fica aí a dica, de um site onde você consegue saber e procurar pela sua categoria, sabendo se o mercado na sua área está aquecido ou não.

5: Busque por pessoas referência

É sempre bom você procurar as pessoas que são referência na sua área, no Brasil e em qualquer lugar. Então realmente busque construir networking com pessoas que são referência daquele lugar ou que estão na área que você quer entrar quando chegar  (e ó, construir networking não é só você chegar, adicionar no Linkedin e forçar contato, viu?).

Para você construir um relacionamento com uma pessoa que você não conhece, primeiro: vá atrás do trabalho da pessoa; acompanhe o cotidiano dela, que já vai te dar uma ótima noção de como é trabalhar com isso; comente aos poucos suas publicações, com interesse real nas experiências dela; e NUNCA chegue imediatamente pedindo algum favor.

Bônus: seja resiliente

Gente, por último, eu acho que você tem sim que ser bem resiliente para entrar no mercado de trabalho canadense. Às vezes vai ser difícil, às vezes o seu perfil não encaixa com a vaga, às vezes vai ter mais pedra no caminho do que caminho de fato…

A verdade é que o mundo não é justo e às vezes vai ter mais pedra no seu caminho do que teve no de outra pessoa. Porém, tenha coragem, se especialize, olhe as skills exigidas das vagas que você se interessou e corra atrás das que você não tem. Ah! E NUNCA subestime a necessidade de um bom nível de inglês para ser bem colocado. Você sabe que pode contar com a gente pra isso.

Coragem! Vai lá, mete a cara, tenta garantir uma vaga. Eu tenho certeza que ainda vou receber um relato incrível de você. Nos vemos no próximo post 🙂


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *