Outubro Rosa no Canadá

Você sabe como é o Outubro Rosa no Canadá? Em continuação aos nossos posts informativos sobre saúde da mulher no Canadá, eu vou passar algumas informações sobre os programas de saúde pública do Canadá, voltados a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Breast Cancer Awareness Month

Yes we can
Yes we can

No Canadá, assim como no Brasil, outubro é o Mês da Conscientização do Câncer de Mama – Breast Cancer Awareness Month. Estudos do país apontam que 1 em cada 8 mulheres no Canadá devem ser diagnosticadas com câncer de mama em sua vida. Ou seja, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres canadenses, perdendo apenas para o câncer de pele.

Canadian Cancer Society

O país possui uma organização, a Canadian Cancer Society (CCS), que oferece um sistema de apoio nacional para pessoas com câncer e seus familiares, amigos e cuidadores. No site da organização, há programas e serviços gratuitos que podem ajudar a gerenciar a vida com câncer, como por exemplo: comunidade on-line de apoio, especialistas em informações on-line e por telefone, e muito mais.

Veja os números recentes da organização: 

  • Ajuda a mais de 55 milhões de pessoas desde 2017, fornecendo informações confiáveis ​​e suporte relacionado ao câncer;
  • Desde a década de 1940, investimentos de mais de US$ 2 bilhões em pesquisas sobre o câncer;
  • Nos últimos cinco anos, condução com sucesso de mais de 100 vitórias em políticas.

No Breast Cancer Awareness Month, doações são amplamente incentivadas para o financiamento de pesquisas e programas de apoio ao câncer de mama. As doações podem financiar pesquisas como a da Dr. Morag Park, por exemplo, pesquisadora de câncer de mama financiada pelo CCS. Sua pesquisa visa criar modelos 3D vivos de tumores de câncer de mama triplo negativo (TNBC), para testar mais tratamentos que salvam vidas mais rapidamente e entender melhor por que quase 40% dos tumores TNBC não respondem à quimioterapia.

Organized Breast Cancer Screening Programs

O primeiro programa de rastreamento de câncer de mama organizado do Canadá começou em British Columbia em 1988 e foi rapidamente seguido pela maioria das províncias. Existem agora programas organizados de rastreamento de câncer de mama em todas as províncias, e Territórios do Noroeste e Yukon. 

Girl power
Girl power

A princípio, todos os programas organizados atendem mulheres entre 50 e 69 anos, sem prévio diagnóstico de câncer de mama, com uma mamografia de rastreamento bilateral a cada dois anos. Alguns programas também incluem mulheres fora dessa faixa etária e alguns fornecem triagem em intervalos mais frequentes, por uma variedade de razões.

Em suma, esses screening programs normalmente envolvem quatro etapas:

  • Identificação e convite da população-alvo;
  • Fornecimento de um exame de triagem;
  • Acompanhamento de quaisquer anormalidades detectadas na triagem; 
  • Recall após um episódio de triagem normal ou benigno.

Vários métodos são usados ​​para convidar as mulheres para um exame de triagem: convites baseados na população, convites pessoais, educação médica para aumentar as referências e campanhas de mídia direcionadas às mulheres. As mulheres podem entrar em programas organizados através de sua carta de convite pessoal, indicação do médico ou auto-indicação.

Mamografias de rastreamento são fornecidas em locais fixos e móveis. Locais fixos estão localizados em áreas urbanas maiores, enquanto os móveis são normalmente usados ​​para fornecer atendimento a comunidades rurais e distantes. 

Resultados

Os resultados de uma mamografia são fornecidos tanto para a mulher quanto para seu médico. Em geral, as mulheres com resultados normais de triagem são convidadas de volta para triagem posterior através de uma carta-convite. O intervalo é geralmente 24 meses; no entanto, algumas mulheres são convidadas a voltar após 12 meses com base em sua idade, densidade mamária, histórico familiar e resultados de sua triagem.

Após o recebimento de resultados normais, as mulheres são encorajadas a fazer acompanhamento com seus médicos de família se se tornarem sintomáticos antes da próxima consulta de triagem. No caso de resultados anormais, tanto a mulher como o seu médico de família são informados. O médico de família ou o programa de triagem, então, fornece o acompanhamento. Esse processo varia de acordo com a província também. O processo de acompanhamento é resolvido quando um diagnóstico final de câncer ou normal/benigno é concluído.

Gostou de saber mais sobre o sistema de saúde público do Canadá? Se você já está no Canadá e se enquadra no público dessas políticas, se informe como está sendo feito na sua província e busque fazer seus exames. A prevenção é o melhor caminho <3 

Fontes

Public Health Agency of Canada. Organized Breast Cancer Screening Programs in Canada. Report on Program Performance in 2005 and 2006. https://www.canada.ca/content/dam/phac-aspc/migration/phac-aspc/cd-mc/publications/cancer/obcsp-podcs05/pdf/breast-cancer-report-eng.pdf

Canadian Partnership Against Cancer. Breast Cancer Control in Canada: A System Performance Special Focus Report In September 2012.  https://s22457.pcdn.co/wp-content/uploads/2019/01/Breast-cancer-control-EN.pdf

Canadian Cancer Society. Breast Cancer Awareness Month.  https://cancer.ca/en/ways-to-give/breast-cancer-awareness-month

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *