Casal Nerd News: Canadá se aproxima de suas metas de imigração para 2022

O post de hoje abre espaço para um novo quadro aqui no blog, onde vamos trazer para vocês notícias sobre o Canadá que possam ser do interesse de quem está sonhando com o PR e com a imigração canadense. Hoje trazemos uma notícia do site CIC News  a respeito das metas de imigração em 2022 e nos próximos anos.

300.000 imigrantes

Em agosto de 2022, o Canadá alcançou a marca de 300.000 newcomers no país. Essa informação foi divulgada pelo Ministro da Imigração Sean Fraser, mencionando que essa é a primeira vez que o país atinge essa marca antes do final do ano. O Canadá recebeu mais de 300.000 imigrantes em um ano apenas nos anos 1911 a 1913, e também em 2018, 2019 e 2021. Em 2021, inclusive, o país atingiu um recorde de 405.330 newcomers, mas ainda assim, esse número não ocorreu antes do quarto trimestre daquele ano.

Welcome to Canada
Welcome to Canada

Se esses números continuarem a aumentar, a imigração canadense pode atingir ou até superar a meta de 431.645 imigrantes chegando ao país em 2022. É muita gente, né? Todos querendo viver nesse país tão maravilhoso que escolhemos morar.

 

Países de origem dos imigrantes

Dentre os países com mais imigrantes, a Ìndia, China, Filipinas, Afeganistão e Nigéria ocupam o top 5, respectivamente. Depois, o Irã, França, Estados Unidos, Paquistão e Brasil completam o top 10. Até o momento, o Canadá já recebeu 4.810 imigrantes brasileiros – um número até pequeno, se comparado aos 68.280 da Ìndia.

Fonte: Cic News, 2022.
Fonte: Cic News, 2022.

Quais províncias recebem mais imigrantes?

Ontário é de longe a província que recebe mais imigrantes no Canadá. Só nesse ano, 101.155 imigrantes chegaram na província – quase o triplo que British Columbia, em 2º lugar, com 36.700 newcomers.

Fonte: CIC News, 2022.
Fonte: CIC News, 2022.

Ontário é também a que mais recebe imigrantes nas diferentes classificações: economic, family, refugee, entre outros.

Programas de imigração

De acordo com o Plano de Imigração 2022-2024, a imigração canadense pretende admitir mais imigrantes pelos seus programas provinciais (PNP) do que federais (Express Entry). Isso ainda não aconteceu, sendo o Express Entry o programa de maior admissão de imigrantes ainda, mas é provável que aconteça no futuro. A maior parte dos admitidos pelo Express Entry foi através do Canadian Experience Class (CEC), seguido do Federal Skilled Worker Program (FSWP) e Federal Skilled Trades Program (FSTP).

Fonte: CIC News, 2022.
Fonte: CIC News, 2022.

Isso significa que a imigração canadense não quer mais gente?

<3
<3

Muito pelo contrário. A imigração canadense continua empenhada em suas metas para preencher espaços no seu mercado de trabalho. Os dados mais recentes da Statistics Canada indicam que há mais de um milhão de vagas de emprego e uma taxa de desemprego de apenas 4,9%, uma baixa histórica.

Como resultado, o país está enfrentando uma escassez de mão de obra em vários setores. Isso é intensificado, pois mais de nove milhões de canadenses atingirão a idade de aposentadoria em 2030 e a taxa de natalidade é uma das mais baixas de todos os países do G7, com 1,4 filho por mulher. O país espera receber em 2024 mais de 450.000 imigrantes para resolver esses problemas, então não, os planos da imigração canadense continuam a todo pavor. Pode comemorar!

E para facilitar esses processos e diminuir cada vez mais os backlogs, o IRCC anunciou recentemente várias medidas para limpar o backlog das aplicações, bem como melhorias na experiência do cliente. A partir de 23 de setembro, os pedidos de imigração serão 100% digitais e, na primavera de 2023, o IRCC lançará rastreadores de status de aplicações para sete programas de residência permanente e residência temporária. Eu ouvi um amém?

Essa notícia dá um quentinho no coração após dois anos de incerteza de todos os que estão no Plano Canadá. Se você chegou aqui agora e quis ter certeza se a imigração canadense ainda tem planos para nós imigrantes, a resposta é: sim, mas se prepare. Devore nossos posts por aqui para entender os processos e, se ainda não tem um segundo idioma, cooorre aprender inglês. Espero ver todos vocês no Canadá (e que por favor, venham empreender por aqui com comida brasileira que a gente AMA!).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *