pilha de moedas bancos no canadá

Bancos no Canadá: é muito diferente do Brasil?

Hey pessoal, tudo bem? Hoje nós vamos falar de bancos no Canadá.

Nós recebemos algumas perguntas com relação a isso e queremos aproveitar para responder nesse post. Tem muita gente que quer entender como é o sistema aqui, até porque para trazer o dinheiro, decidir onde investir e construir o seu credit score tem que conhecer os detalhes e as principais diferenças que você vai notar no começo – então vamos passar a nossa percepção.

Afinal, o banco aqui no Canadá é a mesma coisa do Brasil?

Essa é a pergunta que mais recebemos e olha, eu vou dizer que literalmente já na entrada é diferente. Você não tem que tirar seu cinto, o seu tênis, ficar de cueca com as mãos pra cima naquele negócio para ser escaneado, viu? Hahahah

Não tem aquela porta giratória dos infernos que faz a fila ficar enorme.

Além disso, tem várias outras diferenças. A que mais nos chamou atenção é que aqui ainda se usa muito cheque. Logo que nós chegamos e abrimos uma conta, deram uns 4 blocos de cheques. Foi uma recomendação do gerente, que falou que a gente precisaria para pagar aluguel e tudo o mais – super esquisito.

chandler quit the bankUma outra coisa que nós achamos é que os bancos daqui são 10 mil anos mais atrasados com relação aos do Brasil. A velocidade das transferências, velocidade para as coisas acontecerem aqui é muito menor.

E olha que o país melhorou muito nesse sentido. Principalmente com a pandemia, onde todos os bancos tiveram que correr atrás e implementar mais serviços digitais.

Mas o cheque ainda é bem presente e o esquema para fazer transferência aqui também é diferente.

Existe TED ou DOC nos bancos canadenses?

Aqui não tem meios facilitados como o TED ou DOC, por exemplo – o PIX inclusive é um sonho para nós. O meio mais facilitado e parecido com o PIX para transferências aqui é o Interac E-transfer, que é por e-mail.

As comprovações para ativar essa opção costumam ser menos burocráticas do que no Brasil. Mas no geral, os sistemas financeiros daqui são um pouco mais atrasados.

Uma grande diferença que eu senti logo que a gente chegou foi que o pagamento por proximidade com o cartão, com celular ou relógios em sistemas como Apple Pay e Samsung Pay, é mais popular aqui.

Nós acreditamos que isso já está muito mais popularizado aqui, talvez até pela proximidade com os Estados Unidos e pelo maior controle das questões de segurança. Os valores permitidos estão entre a faixa de CAD 100 – CAD 250.

Aproveitando, se você quer ter mais segurança com essas transações, existem carteiras com a finalidade de cancelar todo campo eletromagnético em volta do cartão, impedindo de algum golpista puxar os dados do seu cartão com algum dispositivo. Assim você fica mais protegido de golpes em transporte público, por exemplo. #ficaadica

Nos primeiros meses era assim que eu via os caixas eletrônicos
Nos primeiros meses era assim que eu via os caixas eletrônicos na rua

Aqui nós também percebemos a ausência de filas no geral e diferenças nos caixas eletrônicos. Aqui tem caixa eletrônico drive-thru, caixa eletrônico na rua… Onde que a gente se sentiria confortável de sacar dinheiro no meio da rua no Brasil? Em lugar nenhum! 

Nos bancos do Canadá nós também temos uma facilidade maior de atendimento com o gerente, sem precisar de gerente específico daquela sua agência como no Brasil para resolver alguma coisa. Mas já ouvimos falar que isso varia muito – no nosso banco CIBC realmente é muito facilitado esse processo.

Em qual banco abrir conta?

O Canadá tem muitos bancos bem conhecidos, sendo o Royal Bank of Canada (RBC) o maior. Nós temos conta e já tivemos dificuldades para atendimento nesse banco. Não amamos, mas ainda temos conta porque as funcionalidades de uma conta business são mais atrativas para nós do que em outras opções.

Também tem o Toronto-Dominion Bank (TD), Bank of Nova Scotia (Scotiabank), Bank of Montreal (BMO) e o Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) – o nosso favorito.

Há também bancos menores, como o VanCity para quem está em Vancouver, e bancos digitais como o Tangerine. A nossa maior recomendação é que em um primeiro momento você dê preferência a bancos físicos, que podem te oferecer um suporte maior para serviços e necessidades que você tiver.

Sobre qual banco no Canadá escolher, nós só podemos contar a nossa experiência mesmo e recomendar que você pesquise a fundo os sites e ver qual das opções mais te atende – novamente o inglês é a chave para você entender todas as opções na hora de pesquisar.

A maioria dos bancos vão te oferecer o primeiro ano de conta gratuito, mas tirando isso, é bem difícil bancos não cobrarem taxa de manutenção por aqui. Alguns oferecem a opção de você movimentar um certo valor mensal na conta corrente para ter isenção nas taxas, mas não temos maiores informações.

E como fica nossas contas no Brasil quando vamos para o Canadá?

No geral, nós não tivemos muitos problemas em manter nossas contas quando nos

documente tudomudamos – a maior dificuldade foram as autenticações dos aplicativos na troca de um celular, por exemplo, que demandava que fosse até um caixa eletrônico no Brasil para resolver. Nesse caso, a mãe do Vitor fez essa função para gente – deixe uma procuração pública com alguém de sua confiança no Brasil para poder fazer por você.

Quando você faz a declaração de saída definitiva e encerra suas contas, você não consegue abrir outra estando no Brasil, então pense bem antes de encerrar suas contas se ainda tem alguma pendência ou atividade que gostaria de fazer nelas.

Se atente também ao fuso-horário na hora de fazer transferência para não ter sua conta bloqueada. A gente conta mais sobre nosso processo de imigração e saída definitiva no nosso canal, se você quiser conferir.

Esse é o nosso resumo de como são os bancos no Canadá na nossa percepção. Agora que você entende um pouco mais sobre o sistema bancária, pode pesquisar os documentos necessários para abertura de conta e também tipos de contas disponíveis nos sites dos bancos.

Se você quiser entender mais, também temos um post sobre investimentos no Canadá aqui. Espero que tenha gostado e até a próxima 🙂


Comments

6 respostas para “Bancos no Canadá: é muito diferente do Brasil?”

  1. Giovanna, acho que uma razão pela qual essa sensação de que algumas coisas são bem mais “arcaicas” do que no Brasil é porque no Brasil temos um dos sistemas bancários mais seguros do mundo em função da quantidade de golpes que infelizmente por conta da indole de alguns de nosso povo não condizentes com a imensa maioria ser honestos e nossa sensação de insegurança por conta das nossas desigualdades ter sido algo que tirou a estabilidade da confiança no país o que no Canadá mesmo com tanta prosperidade não tenha gerado esse mesmo senso de preocupação com desenvolver tecnologias de segurança Bancária como aqui no país. Esse material foi muito rico e vai me ajudar bastante. Sou o @intertecnico do IG e TikTok felicidades mil pra ti e pro meu Xará

    1. Avatar de Carol - Equipe Casal Nerd
      Carol – Equipe Casal Nerd

      Oii Vitor,

      Faz muito sentido isso o que você falou.
      Ficamos felizes em saber que você gostou do conteúdo.

      Abraços,
      Equipe Casal Nerd no Canadá.

  2. Realmente é bem diferente! Por toda essa demora de transação, transferência, ainda me custa estender um pouco como funciona. Mas acredito que isso seja questão de tempo e costume, né?

    Ótimo post!

    1. Avatar de Carol - Equipe Casal Nerd
      Carol – Equipe Casal Nerd

      Oii Luiza,

      Sim!! Aos poucos a gente vai se habituando a essas diferenças e aprendendo como tudo funciona.

      Abraços,
      Casal Nerd no Canadá

  3. Avatar de Michele
    Michele

    Meu esposo pretende ir em uma viagem exploratória, e estamos com essa dúvida, qual cartão, qual banco podemos usar,para fazer transações do Brasil p Canadá e vice versa, tenho medo dele chegar aí e não ter acesso ao dinheiro e precisar.
    Dei uma pesquisada no wise, mas não sei se realmente ele poderá sacar dinheiro aí, bem como fazer débitos, pagar hospedagem ,etc…

    1. Michele, acho que não entendi. Seu marido vai vir passar um tempo aqui e sua preocupação é se acabar o dinheiro em papel pra ele? Olha, aqui ele consegue fazer tudo com cartão de crédito sem problemas. Não consigo pensar em nada que ele precisaria de dinheiro em papel pra fazer. Eu acho que esse lance da conta da wise, no entanto, permitiria ele sacar aqui mas não sei como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *