Hoje vamos falar da parte mais temida do IELTS: a Essay. De longe essa é parte que os alunos mais sofrem e mais se preocupam ao estudarem para a prova. São muitos detalhes, muitas diferenças da escrita no português e pouco tempo para escrever.

Por isso, não é atoa que muitos conseguem a nota necessária nas outras habilidades e no writing batem na trave.

Mas fica tranquila, que eu vou te ensinar 7 estratégias para você mandar super bem na essay do IELTS e ficar ainda mais preparado para a prova!

Caso você não lembre o que é uma essay, vem conferir esse post aqui.

1-Saber interpretar o enunciado

Esse é o primeiro passo para mandar bem na sua essay. É preciso entender o que foi pedido. 

Team Homer
Team Homer

Interpretar texto é complicado até em português, imagina em inglês onde além de ser um outro idioma envolve uma outra cultura.


Por isso é importante saber identificar as palavras chaves dentro do enunciado para você não fugir do tema e acabar escrevendo algo totalmente fora do que os examinadores querem.

2- Entender qual o tipo de essay que estão pedindo

Isso se relaciona com a estratégia 1. No IELTS, não existe apenas um tipo de essay pra fazer. Por isso que não adianta gravar um modelo pronto. Isso não vai funcionar.

Nos meus anos de estudos e experiência com o IELTS, eu identifiquei 5 tipos diferentes de essays que eu ensino no meu método

Você precisa saber o que é esperado em cada uma dessas essays, quando usá-las e saber como estruturar cada essay da maneira correta.

3- Saber dar suporte para suas informações dentro da Essay do IELTS

Dentro da essay você precisa trazer afirmações, mas elas não podem ficar soltas

O examinador não pode ficar com dúvida e não pode parecer que você inventou aquilo. Como fazer isso? É preciso trabalhar muito bem o seu suporte às ideias. 

Você precisa explicar o porquê você está afirmando aquilo, qual a base daquela informação… E na hora da prova, com toda a pressão, isso pode passar batido.

Por isso, no meu curso IELTS SOLO 2.0, tem uma aula completa só sobre suporte com a técnica CER que ajuda meus alunos a dar suporte, e de quebra ter muitas ideias na hora de escrever. 

Essa técnica é infalível. Ela muda o jogo do writing.

4- Entender a forma de escrever no inglês (que é diferente da língua portuguesa)

Escrever em inglês não é apenas tradução. Envolve uma cultura diferente, jeitos diferentes de expressar ideias e jeitos diferentes de usar as palavras. 

O Ross mandaria bem na Essay do IELTS
O Ross mandaria bem na Essay do IELTS

E é preciso entender tudo isso para que a escrita da sua essay faça sentido. Não adianta usar técnicas que a gente aprendeu na aula de português. No inglês é diferente. Por isso ter alguém pra te mostrar essas diferenças é importante.

 

5- Não encher linguiça

Encher linguiça não vai fazer você escrever uma essay melhor. Não é igual na aula de português que quanto mais você escrevia, melhor era.

Muitas vezes, quando você não sabe dar suporte, você acaba dando corda pro examinador te enforcar. 

Escrevendo mais que o necessário a chance de você ter mais erros de gramática e vocabulário também é maior.  Além de você ter grandes chances de estar saindo do tema

Fica a dica: passou de 300 palavras na essay? Provavelmente você está enchendo linguiça

6- Dar a sua opinião na Essay do IELTS é permitido, sim!

No IELTS você tem que dar a sua opinião. Você não vai usar “acredita-se que”. É “Eu acredito que…”. 

O examinador espera isso, pois ele quer saber o que você acha sobre o assunto. A SUA OPINIÃO MESMO. E não pode ficar em cima do muro.

Além disso, tem o momento e o jeito certo de colocar a sua opinião. Eu detalho isso tim-tim por tim-tim nas minhas aulas do IELTS SOLO 2.0, explico como e onde no texto você deve escrever a sua opinião.

7- Repetir palavras quando necessário

Essa é a maior dificuldade dos alunos brasileiros. Eu já falei isso em outros vídeos e lá no Instagram, mas eu preciso repetir pra ver se entra na sua cabeça

Fomos ensinados nas escolas regulares do Brasil que era proibido repetir palavras. Aí na hora da Essay os alunos ficam procurando sinônimos pra tudo

Porém muitas vezes as palavras que você usa tem outro significado, e acaba não fazendo sentido. Na maioria das vezes você precisa e deve repetir as palavras. 

Especialmente as palavras chaves da questão – ou seja, aquelas que definem bem o tópico. 

Enfim, essas foram as 7 estratégias para mandar bem na essay do IELTS. Espero elas tenham feito sentido pra você e já tenham te ajudado a arrasar na prova. 

Contudo, se você quiser saber em mais detalhes de como colocar elas em prática, elevar a sua essay para outro nível e realmente quiser aprender as minhas técnicas que tem ajudado as minhas alunas a arrasar no writing do IELTSvocê pode se matricular agora no IELTS SOLO 2.0.

Você vai ter acesso imediato a todo o conteúdo necessário para ter sucesso na prova e o suporte para os seus estudos.

Aqui no blog e no nosso canal tem muito mais conteúdo sobre IELTS para te ajudar gratuitamente, mas todos os segredinhos mesmo estão no curso. Até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui