Festas de fim de ano

Com Natal e Ano Novo chegando, bora falar sobre as diferenças entre as festas de fim de ano no Brasil e no Canadá? Enquanto várias tradições são iguais às nossas, existem outras que mudam bastante de um país para o outro. Além disso, você vai conhecer curiosidades do True North que têm tudo a ver com essa época.

Papai Noel, eh?

Papai Noel
Pra ser gente boa assim, só podia ser canadense

Reza a lenda que o Papai Noel, chamado no Canadá de Santa Claus ou Père Noel (entre os francófonos), vive no Polo Norte, onde fabrica brinquedos para crianças do mundo inteiro com a ajuda de seus elfos mágicos. Mas qual é a nacionalidade do Papai Noel? No que depender do Canadá, ele é tão canadense quanto o maple syrup e o hóquei.

Em 2008, o então ministro da Imigração Jason Kenney declarou que o Papai Noel é cidadão canadense. Cinco anos depois, em 2013, o bom velhinho e sua esposa, a Mamãe Noel, receberam inclusive o direito a ter seus próprios passaportes canadenses. A cerimônia foi realizada em dezembro daquele ano em Toronto, com o objetivo de promover um novo modelo de passaportes do país, os ePassports.

Além disso, os correios do Canadá têm uma equipe dedicada a responder as cartinhas enviadas todos os anos para o Papai Noel. Para participar do Santa Letter Program, basta enviar o envelope para Santa Claus, North Pole, código postal H0H 0H0, no Canadá.

O Polo Norte é aqui. Ou não.

O Polo Norte é um lugar interessante. E não é só por ser a casa do Papai Noel. Ele não é considerado território de nenhum país, apesar da área habitada mais próxima dele ser Alert, na província canadense de Nunavut, e de ser cercado por Rússia, Canadá, Noruega, Groenlândia (maior ilha do mundo e parte da Dinamarca) e Estados Unidos.

Em 2019, no entanto, o Canadá enviou às Nações Unidas o pedido para que uma grande área do Ártico, incluindo o Polo Norte, seja considerada território canadense. Mas essa parece ser uma competição sem data para ser resolvida, já que Rússia e Dinamarca disputam a mesma região.


Então é Natal

Como no Brasil a gente comemora o Natal durante o verão, todas aquelas referências envolvendo neve e frio – como as roupas pesadas do Papai Noel ou os adereços da árvore de Natal – parecem muito distantes da nossa realidade. Mas, no Canadá e no restante do Hemisfério Norte, essas tradições têm uma relação bem mais próxima com a realidade dessa época do ano.

Cinco itens indispensáveis para sobreviver ao inverno no Canadá

Ugly Christmas sweater
Os suéteres de Natal podem não ser bonitos, mas são tão bons de usar!

Isso porque o fim de ano é no inverno, o que em algumas regiões do Canadá se reflete em temperaturas que chegam facilmente aos 40 graus negativos. Uma das maiores manias canadenses, aliás, é palpitar sobre se naquele ano vai ter ou não White Christmas, ou seja, se tudo vai estar coberto de neve no dia de Natal.

Os ugly Christmas sweaters, aqueles suéteres com motivos natalinos como renas e pinheiros, são outra tradição. E falando em pinheiro, um costume canadense é comprar exemplares naturais para montar a árvore de Natal.

E sabe a tal chaminé por onde o Papai Noel desce para deixar os presentes? Elas fazem parte de muitas casas, que usam lareiras para aquecer o ambiente. E não é incomum ver pais e mães levando os filhos para passear em pequenos trenós.

Pratos tradicionais de fim de ano

E agora vamos ao que interessa: a comida. Os canadenses adoram preparar pratos e quitutes todo fim de ano. Inclusive, é comum ter opções sazonais nas cafeterias e nas lanchonetes do país, pra dar aquele gostinho de Natal ao menu.

Saiba mais como é a alimentação no Canadá

Friends Monica Turkey
Eu tenho a impressão de que não é assim que a gente prepara a ceia, Monica

O eggnog é uma paixão nacional. Essa é uma bebida feita com leite, creme, ovos, açúcar, baunilha, noz moscada e, às vezes, um toque de rum ou brandy.

O cardápio da ceia pode variar de acordo com a província, mas uma das escolhas mais tradicionais é um jantar com peru, vegetais, purê de batatas, stuffing (uma espécie de farofa molhada com pedacinhos de pão, vegetais e partes da ave), molho de cranberry e gravy. Para a sobremesa, torta de maçã ou de abóbora são algumas das opções mais populares.

Além disso, o Christmas cake, bolo feito com frutas cristalizadas, e os biscoitos decorados com motivos natalinos são onipresentes, assim como as gingerbread houses, casinhas comestíveis com gostinho de canela e gengibre feitas em família. Já no Québec, os pratos tradicionais natalinos incluem o ragoût aux pattes de cochons, que é um tipo de ensopado de pé de porco, e uma torta de carne chamada tourtière.

Celebrações de fim de ano

No Canadá, o Natal é composto por duas partes: a Christmas Eve, que é a noite do dia 24 de dezembro, e o Christmas Day, no dia seguinte. O dia 25 começa com todo mundo abrindo os presentes deixados em volta da árvore e nas Christmas stockings, aquelas meias natalinas. Diferente do Brasil, a ceia geralmente é no próprio dia de Natal e os canadenses não têm o hábito de esperar dar meia-noite para comer.

Doguinho de Natal
Atire a primeira pedra quem não ia amar um presente desses

No Québec, muitas vezes a festa começa no dia 24 e vai madrugada adentro, no chamado Réveillon. A celebração, para os cristãos, começa com uma missa na Christmas Eve. Depois da missa, ocorre uma reunião familiar com comida e bebida fartas e muito bate-papo até altas horas.

Uma outra tradição no Canadá é ter o dia seguinte ao Natal para descansar e passar tempo com a família. Esse é o chamado Boxing Day, quando os comerciantes aproveitam para liquidar seus estoques de Natal em uma grande promoção, que para muitos, é melhor que a Black Friday. #FicaAdica

Mas o clima natalino começa muito antes, com diversas atividades de fim de ano que vão preparando os canadenses para o grande dia. Os mercados natalinos (Christmas markets) reúnem visitantes interessados em provar pratos tradicionais, adquirir itens de decoração e comprar seus presentes de Natal.

Os light festivals, como o Christmas Lights Across Canada e o Winter Festival of Lights (em Niagara Falls), também são um sucesso em todo o país, com árvores e grandes estruturas iluminadas com luzes decorativas. Algumas cidades têm ainda paradas natalinas, como as tradicionais Santa Claus Parade, em Toronto, e a Winnipeg Santa Claus Parade, realizadas desde o início do século 20.

Ano Novo

Os brasileiros podem se decepcionar um pouco com os costumes canadenses para a New Year’s Eve. Isso porque as festas costumam terminar cedo e as celebrações ao ar livre são raras, devido às baixas temperaturas. A maneira mais comum de comemorar a chegada do novo ano é reunir família e amigos em casa ou em um restaurante para fazer a contagem regressiva à meia-noite, frequentemente seguida por uma breve queima de fogos.

Esqueceram de Mim
As festas de Ano Novo canadenses têm aproximadamente a duração desse gif

O pessoal do Québec ainda tem uma festa extra para marcar o início do ano. É a Fête des Rois, também chamada de Épiphanie, celebrada pelos cristãos no dia 6 de janeiro para festejar os Três Reis Magos.

A galette des rois é uma iguaria tradicional dessa data, feita com massa folhada e maçã ou creme de amêndoas. Dentro dela, o cozinheiro deixa um pequeno grão de feijão e quem o encontrar é coroado “rei” da festa naquele ano. Na hora de comer, o mais jovem entre os presentes vai para debaixo da mesa e decide a ordem com que cada um vai ser servido.

Mais costumes canadenses de fim de ano

Os habitantes do True North têm ainda a tradição de acompanhar o Advent Calendar, um calendário especial que conta os dias do advento cristão entre o início de dezembro e o Natal. Além dos modelos em papel, existem também versões com chocolates, brinquedos e os mais variados produtos para acompanhar a chegada do dia 25.

Elf on the Shelf
Procurado sob a acusação de espionagem no mundo mágico

Algumas famílias também adotam a tradição do Elf on the Shelf. Esses são pequenos elfos de brinquedo, que são “adotados” por uma criança e, ao ganhar um nome, recebem a mágica do Natal. Eles voltam do Polo Norte para casa todo fim de ano para acompanhar se as crianças estão se comportando bem e levar relatórios atualizados ao Papai Noel durante a noite. Resumindo, são uns belos de uns X-9 natalinos haha

Confira mais aspectos da cultura canadense aqui e aqui.

E você, curtiu conhecer as tradições canadenses de fim de ano? Achou muito diferentes das nossas? Conta pra gente!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui