Eu sempre tento esclarecer as dúvidas de todo mundo que entra em contato comigo. E muuuuitas pessoas me perguntam sobre como se inscrever no IELTS. Por isso, decidi escrever esse post para tirar as dúvidas de vocês!

Então pode continuar lendo que eu tenho certeza que quando concluir a leitura, você vai estar preparado para fazer sua inscrição sem problema algum. Vamos lá?

O que saber antes de se inscrever no IELTS?

Lógico que temos algumas coisas que precisamos definir antes de fazer uma inscrição numa prova TÃO cara como essa! Vamos te guiar aqui nos principais fatores a serem considerados.

Devo fazer a prova Academic ou General Training?

Os testes parecem iguais, mas SÃO DIFERENTES!!! Tipo as gêmeas Olsen MESMO! HAHA

Se você começou a pesquisar sobre o exame agora essa pergunta vai ser a primeira que vai surgir na sua mente.  E lógico que ainda vão ter muitas dúvidas, afinal ainda tem muitas etapas até a realização da prova mesmo – esse é só o começo.

Então, para que você não erre no momento da inscrição, vou explicar resumidamente sobre os dois tipos de teste aqui embaixo.

Até porque, se você já está pensando em se inscrever (provavelmente o motivo que te fez chegar nesse post), quanto mais você souber melhor, não é mesmo? Então vamos lá:



  •        General Training

Uma das principais funções desse teste é a utilização durante processos de imigração como o Express Entry, aqui no Canadá. Além disso, ele pode ser útil para pessoas que buscam estudos sem fins acadêmicos como cursos livres ou cursos de férias, por exemplo. O nível de dificuldade dele é semelhante ao da prova Academic. Porém, o foco de algumas partes da prova é mais na vida real e não na universidade, e por esse motivo ele não é aceito em processos de entrada em universidades.

  •        Academic

Aqui o negócio complica um pouco e não tem para onde correr. Você já deve ter entendido que nesta prova o foco é mais acadêmico, afinal deixei um mega spoiler, né?  Como diz o nome, essa é uma prova para quem tem objetivos acadêmicos como uma graduação ou pós-graduação, por exemplo. E por isso, se você quer entrar numa universidade ou college, a sua opção deve ser o IELTS Academic. Nesse tipo de prova, os conteúdos são um pouco mais complexos. Mas calma, nada que um bom curso não resolva!

Quer saber um pouco mais em detalhes das diferenças entre essas duas provas? Já temos um post detalhadíssimo sobre isso. Clica aqui para ler tudinho e entender direitinho quais são as diferenças entre as provas.

Teste em papel ou no computador?

use computer IELTS
O IELTS tá finalmente se modernizando! Se até o PATRICK já sabia dos benefícios da tecnologia!!! Tava demorando mas ACONTECEU!

Finalmente os avanços do mundo moderno chegaram aos testes de proficiência do IELTS!!! Digo isso porque há muitos anos a única opção de prova era no papel, o que dificultava (mais) o processo.

O candidato perdia muito tempo entre provas pois as sessões eram poucas, os institutos precisavam de mais tempo para corrigir, os resultados portanto demoravam 13 dias para sair e a revisão de prova então.. senta e espera, mas espera com calma!

Mas felizmente, hoje você tem uma opção no Brasil para reduzir seu tempo entre provas e até o tempo de receber seu resultado, porque já existe a versão digital do teste. #todoscomemoram

Além de oferecer mais datas para a realização da prova, os resultados saem em até 7 dias enquanto provas no papel demoram 13 dias. Por termos a possibilidade de fazer a prova no computador, os centros que atualmente oferecem provas computer-based no Brasil tem datas até no DOMINGO ás vezes! Isso mesmo!

Agora você pode estar achando estranho eu falar dos “centros que oferece as provas computer-based”. Bem, apesar da prova ser realizada no computador, não é no seu não meu amigo(a)! Você precisa ir até  um centro credenciado que possui todos os recursos de segurança necessários para que nenhum espertinho tente colar. 

Estava bom demais isso de ser no computador para ser uma situação “você pode fazer a prova em casa”, amigos… Honestamente, isso NUNCA VAI ACONTECER!  

A alegria é que agora existem as duas alternativas: paper-based e computer-based no Brasil! Mas acredito que em alguns anos a única opção vai ser o computer-based – tempos modernos, galera! Afinal o TOEFL já é assim a ALGUNS ANOS! Impressionante como o pessoal do IELTS DEMOROU para fazer essa mudança!

Como se inscrever no IELTS no Brasil?

Seu primeiro passo deve ser a realização da inscrição. Você pode tanto fazer pelo site do British Council, aqui. Ou você pode fazer pela Austrália IDP, nesse site aqui. Ambas instituições oferecem o mesmo padrão de provas.

Lógico que antes de você se inscrever, você vai ter que decidir algumas coisas, como: data e local de prova, o tipo de prova que precisa fazer pros seus objetivos, o formato que deseja fazer (paper or computer-based) e tal. Como já falamos dos tipos de prova e dos formatos disponíveis, vamos falar sobre datas e locais.

Data e local de prova

check calendar
Você aí checando seu calendário FOFO! #atéparece #onlyinamericanmovies

Logo antes de se inscrever, você tem que definir a data e local de prova que você prefere.

No Brasil, o British Council oferece 11 opções de cidade: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em cada uma delas há um ou mais centros que aplicam a prova, e você pode conferir aqui.

Já a Australia IDP também oferece 11 opções, porém com algumas diferenças: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Porto Alegre, Recife, Santos, São Caetano do Sul e São Paulo. Eu marquei em negrito as cidades que só possuem centros IDP ou que só possuem centros do British Council. 

Speaking em outro dia?

Agora, momento #ficadica para essa etapa! As seções da prova de listening, reading e writing são feitas em conjunto normalmente aos sábados, para provas paper-based. As datas que você vê ao agendar sua prova são referentes a esses 3 módulos. Já o Speaking por ser individual é feito em momentos distintos com cada candidato, sendo assim é preciso ficar atento.

Isso porque sua prova de Speaking pode ser marcada em dias e horários diferentes do dia que você marcou a sua prova no site, por exemplo. Normalmente você recebe essa informação com até uma semana de antecedência da prova por e-mail, logo… atenção à sua caixa de spam! #semprealerta

O que eu preciso para fazer a inscrição? E quanto custa?

Você vai precisar de um documento para se inscrever no IELTS. E lógico, além de precisar de documento, você precisa de DINHEIRO! HAHAHAHA Por isso, é importante saber quanto você vai ter que desembolsar para poder planejar esses custos! Até por que normalmente não existe parcelamento para provas de proficiência. #ficaadica

  • Dados pessoais e documentação

Na hora de se inscrever no IELTS você vai ter que preencher um formulário. Nesse momento, eles vão solicitar informações pessoais, como seu endereço para envio dos seus resultados após a realização da prova. Nesta hora PRESTA ATENÇÃO no que você digitou, ein!

Imagina se você erra algum dado do seu endereço e por causa disso você demora MAIS para receber seu resultado?! DEUS ME LIVRE! Então, faz um double check! Triple check se precisar! Além disso, eles vão pedir o envio do seu documento de identificação, que pode ser seu passaporte ou RG. Aí você vai perguntar, mas poxa Giovanna, não posso anexar a minha CNH?

A resposta é NÃO, queridos e queridas! E eu lhes explico o porquê!  

As provas do IELTS exigem que os documentos fornecidos tenham sido emitidos por um órgão FEDERAL. E o que é CNH? Carteira Nacional de Habilitação, emitida por órgãos regionais apesar de ser válida em todo o território nacional, o documento não é considerado um documento federal e não pode ser usado neste caso.

  • Custos

Money Rihanna
MONEY! SIM QUERIDOS! Precisa de muito dinheiro nessa empreitada de provas!

Atualmente a taxa de inscrição para o IELTS é de R$ 840,00 e o pagamento é feito no cartão de crédito, Visa ou Mastercard.

O prazo para que o pagamento seja confirmado é de até 5 dias desde que não hajam feriados entre eles, por exemplo. Então, você receberá o comunicado por e-mail informando que sua inscrição foi validada. Por isso, é muito importante ficar atento à sua caixa de entrada do e-mail e a caixa de spam também.

Claro, a gente fica ansioso pra receber a confirmação olhando o tempo todo, normal. E a ansiedade causa a sensação de ainda mais demora, não é?

Mas não precisa se alarmar por coisa de uns dias sem notícias! Agora, se chegar a 10 dias e nada de e-mail?! Aí vale a pena acessar o site e conferir a validação com o seu número de inscrição – então lembra de guardar esse número quando fizer a inscrição!

E se eu tiver um imprevisto?

Eu duvido alguém cancelar uma prova como essa na semana da prova a não ser que seja caso de vida ou morte, mas  já tive casos de alunos que agendaram a prova antes de começarem a estudar e aí depois de verem que “não ia dar” para tirar a nota que queriam, decidiram cancelar a data já agendada SIM!

E sim, é possível solicitar o cancelamento! Mas lógico, tem algumas condições né? Então vamos às orientações caso você queira remarcar ou cancelar sua prova. A solicitação de cancelamento deve ser feita por e-mail até 30 dias corridos ANTES DA DATA DE PROVA MARCADA.

hospital emergency
Não precisa fazer gif, nem fotos de você no hospital não! Um atestado basta! HEHEHEHE

Se realmente acontecer um imprevisto médico, você pode pegar um atestado que comprove a sua impossibilidade de realizar a prova no dia e aí você deve enviar para eles em até 5 dias corridos da data que você deveria ter feito a prova.

Ah,  e lembra que você teve que desembolsar uma boa verba na hora de se inscrever no IELTS? Então, nesses dois casos, você pode recuperar… parte dessa grana!  Digo parte porque são descontados 25% equivalente a uma taxa administrativa, tanto para cancelamentos 30 dias antes da prova, quanto para em situações de emergência médica.

Caso o cancelamento seja solicitado com menos de 30 dias não há reembolso. E SIM, É UMA FACADA AMIGOS! Então, cuidem-se para não terem imprevistos às vésperas do exame!

Chegou o dia, o que fazer?

Todos os detalhes sobre o que levar no dia da prova são enviados por e-mail, mas quem aguenta esperar, né? Eu sei bem como é essa sensação de ansiedade, por que afinal eu trabalho preparando alunos pro IELTS e lido com isso todos os dias! Por isso trouxe mais informações abaixo sobre o dia da prova.

No dia da prova é indispensável o documento original utilizado no processo de inscrição, seja ele passaporte ou RG. VOCÊS NÃO FAZEM IDEIA DA QUANTIDADE DE GENTE QUE ESQUECE O DOCUMENTO! Pelo amor de Deus, faz uma listinha, põe alerta no celular e tal para não esquecer ein!

Tentemos não exagerar na make ein! HEHEHEH

Quando você chegar no local de prova, a primeira coisa que vão fazer é coletar seus dados biométricos (vulgo impressão digital) e tirar uma foto sua!

Então para quem fica “preocupada” com a foto, ponha maquiagem no dia ein! Mas se você for como eu e focar TOTAL na prova, vai com cara cheia de olheira mesmo por que essas fotos NUNCA FICAM BOAS. Você não pode sorrir e tal, então minha dica é: desapega e foca na prova! #chutaobalde 

Fique sabendo também, que as suas digitais vão ser solicitadas todas as vezes que você precisar sair da sala de prova. 

Isso significa que se der aquele mal estar você pode sim ir ao banheiro durante o exame… ufa! Mas só na hora do Reading e do Writing! Durante o Listening não pode sair da sala ok? #ficaadica

E dentro da sala?

Na sala de prova só é permitido o essencial para a realização do exame, se for na versão em papel utensílios como lápis, borracha e apontador são aceitos, por exemplo. Nenhum outro item é permitido na sala como celular, bolsa e RELÓGIO!

SIM QUERIDOS E QUERIDAS, relógio, mesmo que analógico é proibido. Então deixem os acessórios para outro dia ok? Sem pulseira que faz barulho, relógio, bandana etc!  A única exceção é para garrafas de água desde que sejam transparentes e sem rótulos. Hidratar é importante, mas sem excessos para não ficar indo ao banheiro toda hora e perder tempo de prova!

Se não alcançar a nota desejada…

O ideal é a sua nota não te pegar desprevinido assim! Você precisa se preparar para conseguir a nota que precisa!

Se você tem o sonho de imigrar ou estudar no exterior, eu duvido que você não se dedique a ponto de alcançar uma boa nota, mesmo que essa dedicação venha depois da primeira tentativa! Acredite em mim é muito normal que você se inscreva pro IELTS meio que “subestimando a prova”! Esse é o erro mais comum de todos os candidatos: achar que vai ser mole e ir fazer a prova sem preparo!

Se você está lendo esse post antes da sua primeira prova e não quer correr esse risco de subestimar a prova, eu recomendo se preparar! E uma das formas de se preparar é já se inscrever no nosso MINI-CURSO VIA EMAIL para IELTS. Ele é gratuito e você viu um pop-up aqui no site quando você entrou te convidando a receber essas dicas de GRAÇA!

Uma outra forma de se preparar é com os nossos, cursos online MARAVILHOSOS!!! Neles você pode estudar nos horários que desejar, e vai aprender as técnicas essenciais para entender e saber fazer a prova, como aprender a criar topic sentences por exemplo no caso do nosso curso de writing!

Mas de qualquer forma é sempre bom saber como proceder. Se você já se inscreveu, já fez a prova e agora tá meio sem saber como fazer para melhorar a sua nota! Então vamos lá!

Caso você tenha obtido uma nota inferior a desejada existem duas opções

Primeiro, você pode solicitar revisão de prova dentro de um prazo de 6 semanas, porém nem sempre é a melhor escolha pedir revisão. Nesse post aqui eu explico o que você deve analisar para decidir isso.  

A segunda opção é se inscrever no IELTS novamente e… estudar com um apoio especializado dessa vez. Porém, uma nova prova implica em uma nova inscrição, ou seja, outra taxa e lá se vai mais $$.

Se sua prova está chegando, mas você está inseguro, que tal ver como anda seu nível de inglês hoje aqui? E se você fizer nosso teste de nível e não estiver perto da nota que você deseja, conte comigo e/ou com nossos cursos online para se preparar a tempo da sua prova!

Espero ter te ajudado a entender mais sobre como se inscrever no IELTS! Mas se ainda tiver alguma dúvida sobre a inscrição ou o exame deixe seu comentário e conte comigo!