Você já fez a prova do IELTS, o resultado no Writing ou no Speaking não foi o que você queria/precisava e você agora está aí se perguntando: Devo ou não pedir a revisão de nota do IELTS?

Como essa é uma das dúvidas mais frequentes que eu recebo, vou detalhar para vocês o que me leva, como professora com mais de 10 anos de experiência, a recomendar que um aluno peça ou não a revisão de nota do IELTS (o famoso “remark”).

Vamos tratar das perguntas mais frequentes que eu recebo e também das que faço para os alunos para determinas se vai valer a pena pedir a revisão de notas ou não.

Como funciona esse negócio de revisão?

batman 80s
Analisando a situção estilo batman anos 80. #batmanbatmanbatman

Se você não estiver satisfeito com os seus resultados do IELTS, você pode solicitar a contestação de resultados ou revisão de notas.

O nome oficial em inglês é Enquiry on Results.

Ao pedir a revisão de notas você vai ter que escolher quais módulos da prova que você quer revisão. No IELTS, você possui 4 módulos: Listening, Reading, Writing e Speaking.



Você pode pedir revisão de um módulo só, ou de todos. Mas não vale a pena pedir de todos e vou explicar isso mais em detalhes abaixo.

Depois de fazer o pedido, seu teste será remarcado por um examinador sênior que desconhece as notas originais que você recebeu para cada módulo. Se você fez a prova com o British Council, sua revisão de notas será feita diretamente no Reino Unido. Se você fez a prova com a Australia IDP, sua revisão de notas será feita diretamente na Australia.

Eles podem diminuir a minha nota?

A resposta padrão do British Council e da Australia IDP é: SIM. Eles sempre falam que existe a possibilidade da nota ser re-avaliada e baixar. Isso funciona como uma segurança legal (legal de leis ein, não de ser maneira HAHAHAH) para as empresas.

Mas pela minha experiência, e por tudo que já fuçei nessa internet, a resposta real é: NÃO. Eles não vão diminuir sua nota.
ace ventura crazy
IMAGENS REAIS de alguns alunos meus! #vocêssabemquemsão HAHAHAH

Eu já tive alunos ENLOUQUECENDO por causa dessa frase, que eles inserem para evitar processos!

E por isso eu já fui, nas profundidades da deep web, caçar casos de nota baixando e isso NUNCA acontece. Ou fica igual, ou você vai ter aumento da nota.

OBS. Se você for o único caso de nota ter baixado na história do IELTS, POR FAVOR DEIXA SEU RELATO NOS COMENTÁRIOS! Mas eu honestamente vou duvidar que é real HAHAHAHA. #sóacreditovendo #queroprovas #queroprints #queroemailsoficiais

Quanto tempo leva a revisão?

O resultado do IELTS costuma demorar 13 dias para sair no site. Depois de sair o resultado no site, você ainda tem que esperar o famoso Test Report Form chegar na sua casa. Com o Test Report Form em mãos você pode começar o processo de revisão.

Os pedidos de revisão tem que ser submetidos em até 6 semanas a contar da data da prova. Esse é o prazo também para envio de toda documentação necessária por e-mail (formulários e comprovante de pagamento) e Correios (certificado original de resultados – ou Test Report Form).

Assim que você der entrada no pedido de revisão, o prazo para resposta sobre essa revisão é de até 3 semanas. Mas pode ter atrasos e se planeje para eles! O IELTS não aceita pedidos em caráter de urgência, nem vai se apressar por que passou de 3 semanas ok?

clock now !
Se você precisa para AGORA, melhor traçar outro plano!

Então da data da sua prova você vai esperar 13 dias pro resultado, mais alguns dias ou semanas para chegar o Test Report Form na sua casa. Depois vai dar entrada no pedido e esperar entre 3 a quantas semanas forem necessárias (já vi casos de meses) para sair o aval novo. Conte aí pelo menos 2 meses para esse processo todo para ficar seguro ok?

Por isso, muitas vezes se você tem PRESSA, é mais fácil fazer uma nova prova (isso se tiver datas próximas, se você não tiver parado de estudar depois da última, se você estiver realmente mais preparado) do que pedir e esperar a revisão de nota.

Quanto custa isso aí?

O IELTS irá cobrar uma taxa para a revisão da prova. Se você pedir revisão somente do Writing por exemplo, você vai pagar uma taxa. Se você pedir revisão de todas as áreas de prova, vai pagar o mesmo valor. A diferença é que dependendo da quantidade de áreas que for pedido a revisão, pode demorar mais o processo. #ficaadica

Se você está no Brasil, a taxa será paga em Reais, e no Canadá em CAD. Em qualquer outro país será pago na moeda local, ok? No Brasil eles permitem o pagamendo via boleto bancário, no Canadá não existe esse coisa de boleto então é tudo no cartão. Em ambos os países ou localidades você vai estar sujeito a cotação mensal da libra para a sua moeda local.

A taxa cobrada pelo serviço de revisão de notas varia de acordo com seu tipo de prova:

  • IELTS – GT ou AC regulares (60 libras esterlinas)
  • IELTS for UKVI (100 libras esterlinas)
  • IELTS Life Skills (75 libras esterlinas)

Se você não sabe o que é IELTS UKVI ou IELTS Life Skills, quer dizer que você fez o IELTS regular, seja Academic ou General training. Então fica o alerta, o processo de revisão de notas pode ser demorado, e tem sim um custo (que em libras, não é baratinho não!).

Como foi o resultado nas outras áreas?

confused math
Você aí tentando fazer conversão de moeda!

Uma das perguntas que eu sempre faço para determinar se vale a pena pagar essas taxas e esperar esse tempo todo para tentar uma revisão de nota é essa aí de cima

O que acontece é o seguinte: NÃO ADIANTA PEDIR REVISÃO DE READING E LISTENING. Sim, em caixa alta e em negrito para ver se FIXA!

Na minha experiência, Reading e Listening, por serem provas com correção muito objetiva, não tem mudança! Nunca ouvi relatos de mudança de nota nessas áreas. (Again, se você for a exceção deixa nos comentários com PROVAS ein! HEHEHE)

Então, se você ficou insatisfeito com Writing ou Speaking, talvez valha a pena pedir a revisão dessas notas. Para decidir se vale a pena mesmo recomendo analisar as notas de Reading e Listening. E se essas áreas foram BEM ACIMA (1.0 a 1.5 a mais que Writing ou Speaking), e você só precisa de 0.5 ponto no módulo que quer revisar, VÁ EM FRENTE!

E se não for essa a sua situação?

Olha, se faltou 0.5 ou mais, no Listening ou Reading, para a sua nota alvo, NEM ADIANTA PEDIR REMARK! Melhor fazer uma nova prova!

Mas por favor nada de fazer uma nova prova sem preparo e sem estudar. Se correr para fazer outra prova muito em cima, é praticamente certeza que os resultados vão ser semelhantes! E lógico, não deixa de procurar a gente para dar aquela forcinha.

Conte com a nossa orientação! Eu sou especialista em provas como IELTS/TOEFL e similares! E temos cursos online sensacionais e super em conta para te ajudar!

E se você está nessa mesma situação acima, com notas bem acima em Reading e Listening, mas faltou 1.0 ponto no Writing ou Speaking? Ou talvez você está pensando assim: “Ah Gi, mas e se eu fiquei insatisfeito com Writing ou Speaking, mas as notas de Reading e Listening, foram muito próximas (0.5 a mais/menos) do Writing ou Speaking? O que eu faço?”

Bem, para ambos os casos eu vou te dizer para continuar lendo esse post e analisar um outro aspecto. #segueojogo

Qual foi a sua impressão no dia da prova?

Para casos em que precisamos subir 1.0 no Writing ou Speaking, ou para casos em que a diferença entre os módulos não foi muito grande, a sua impressão no dia da prova pode te dar essa resposta.

A gente, no fundo no fundo, sabe quando fez uma prova bem! E sabemos quando ficamos meio perdidos e saimos “chutando” a escrita ou o que dizer no Speaking. Essa é a realidade da vida! Acontece!

Por isso, se você sabe que a sua prova de Writing ou Speaking não foi tão boa, talvez seja melhor não pedir a revisão de nota. Já tive casos de alunos que mesmo com notas altíssimas nas outras áreas, ao pedirem a revisão, nada mudou! Eles sabiam que não estavam fazendo o que era “pedido” no Writing, ou tiveram um bad feeling na interação da prova de speaking.

Agora fica outro alerta, apesar de ocorrem sim mudanças de 1.0 nas notas de Writing e Speaking em alguns casos, subir uma band inteira no resultado é RARO!

Então se você precisa que a revisão te dê um ponto para cima de ambos writing e speaking, pode tentar, mas já vai mantendo os estudos e talvez já se planeja para outra prova. As chances de conseguir tudo isso em duas áreas de prova são ínfimas!

Decida e trace seu plano!

ielts CLB9 imigração
Esse comentário do Ricardo tá lá no post do draw 101. Veja lá!

Esses fatores acima são os que eu sempre pergunto e peço aos alunos para analisarem quando pensam em pedir a revisão de nota.

Um último fator seria a opinião do seu professor. Se você tem alguém que te instruiu de perto sobre o IELTS, essa pessoa é a melhor pessoa para te dizer se acha que vale a pena pedir a revisão no Writing ou Speaking.

Com tudo isso em mente, decida o que é melhor pro seu caso. E se você fez como 99% dos alunos, foi fazer a prova sem preparo e agora viu que vai precisar de orientação, conte comigo e com nossos cursos online.

A gente tem MUITOS relatos de sucesso, esse aí do lado é só um deles! E temos muitos alunos satisfeitíssimos com o nosso trabalho. Não precisa confiar em mim, nem nesse relato único! Pode ir lá ler todos os relatos no site e aproveita para seguir a gente no instagram. Lá tem muitos outros relatos e estou sempre postando mais!

E eu realmente torço para que você tenha sucesso no seu IELTS logo! We’ll see you all in CANADA!