Por que usar um air bnb? Como é a experiência de ficar num air bnb? Quanto tempo vocês aconselham alugar? No post de hoje vamos responder essas e outras dúvidas.

Air Bnb

Antes de virmos para o Canadá muita gente nos perguntava se já tínhamos onde morar. Quando a gente falava que não, mas que tinha um Air Bnb reservado, muita gente olhava pra gente com cara de “ahm?”. Resultado, tivemos que explicar muitas vezes o que é e como funciona o Air Bnb.

Pra quem não sabe o que é e como funciona o Air Bnb, eu aconselho ver esse vídeo abaixo.

É exatamente isso que o vídeo fala que acontece quando você reserva um Air Bnb. Por esses motivos o Air Bnb é uma das melhores escolhas para viajantes.

Somado a isso, no caso do Canadá é importante saber que existem muitos “scams”, ou seja, golpes que rolam pela Internet com relação a imóveis. Então poder estar presente fisicamente e ter certeza que o imóvel existe é importante sim.

Outro motivo muito importante para gente é que ver por fotos e ver AO VIVO são duas coisas muito diferentes. Você pode gostar do apto/casa, mas não gostar da localização. Ou alguém te dizer que é próximo do transporte público, mas nos seus padrões, quando você está andando até lá você acaba achando longe e tal.


Por isso nós escolhemos reservar o air bnb e correr atrás de apto depois de chegarmos. Muita gente escolhe usar o serviço de alguma empresa que já arruma apto para você antes mesmo de você chegar.

É uma opção possível e plausível, mas conhecendo o nosso estilo, o melhor seria nós mesmos irmos atrás. Nós sabemos como foi conseguir alugar um apto no Brasil no início do ano e devo dizer que nada como sentir o feeling do apto.

Pode ser uma coisa meio mística, mas quando você se sente bem de cara no lugar, pode ter certeza que você vai se sentir em casa rápido.

Air Bnb é caro?

O Air bnb pode ser caro e pode ser barato. O que determina isso é o mercado do local, mas ele costuma ser mais em conta que os hotéis. No caso de Vancouver, como os hotéis são absurdos (sério é bem caro), o air bnb é a opção mais em conta.

Hotéis em Vancouver
Hotéis em Vancouver pelo booking para 11 dias! Assustador!

Porém, não podemos dizer que foi barato. Nós utilizamos a dica preciosíssima do nosso amigo Marcelo e reservamos o air bnb para um período de um pouco mais de um mês. Também escolhemos nossa data de chegada no fim do mês por causa dessa dica (vamos repetir ela abaixo).

Nós demos muita sorte e acabamos não usando o air bnb o período todo que pagamos. Porém já ouvimos histórias cabeludas de gente que ficou sem ter onde ficar cheio de mala por não ter se prevenido. Nós aqui achamos sempre melhor prevenir do que remediar. #ficaadica

Como funciona o aluguel de imóveis no Canadá

Vou explicar de novo A DICA  e como funciona o negócio aqui de aluguel para vocês entenderem melhor quanto tempo precisa para conseguir um apto aqui.

Vamos dizer que eu quero sair do meu imóvel antes de Agosto por que mudei de emprego e quero morar mais perto.

Eu tenho obrigação, por contrato, de avisar o meu landlord (o dono do imóvel) com um mês de folga do mês que vou sair. Ou seja, se eu vou sair 31 de Julho (o futuro inquilino vai entrar 1 de Agosto), eu tenho que avisar até 30 de Junho. Assim ele tem o mês de julho inteiro para divulgar e conseguir alugar o imóvel que eu vou vagar.

O landlord, que não é bobo, já começa a anunciar o apto que eu vou vagar desde 1 de Julho. Normalmente em Vancouver, como o mercado é muito aquecido, antes do dia 10-15 de Julho o imóvel (que eu ainda nem saí) já foi alugado.

Sentiram o drama né? Por isso aí, nós alugamos um air bnb do dia 26 de Junho (que foi quando chegamos) até o dia 1 de Agosto. Afinal se a gente fechasse um imóvel para entrar dia 1 de Agosto, não queríamos ficar sem teto até lá. Ou ter que arrumar algum lugar para ficar na pressa e acabar pagando o triplo.

“Mas Rey, não dá para chegar no meio pro fim do mês e conseguir um apto pro início do mês seguinte?”

Então…

Isso aí é MUITO difícil de acontecer exatamente pela interação que eu descrevi. Os melhores imóveis já terão sido alugados antes do dia 10 chegar. E esses imóveis serão para entrar só no mês seguinte.

Ou seja, se programe para pagar mais de 30 dias de estadia e para chegar um pouco antes do fim do mês. Chegando perto do dia 20 de um mês, você vai conseguir um apto com tranquilidade para entrar no dia 01 dali a quase dois meses.

Exemplo: Chegar dia 20 de Maio, para conseguir entrar no apto em 01 Julho. Então você precisa alugar o Air Bnb do dia 20 de Maio até o dia 01 de Julho para se garantir.

“Dá para diminuir o período da reserva depois de você entrar no air bnb?”

O Air bnb não aceita adiantar a sua saída. E o nosso host do air bnb não estava muito disposto a ter que re-alugar para alguém, então nós meio que pagamos duas vezes para morar.

Porém teria sido MUITO pior se precisássemos procurar um air bnb na correria por que ainda não havíamos conseguido um apto. O prejuízo financeiro seria muito maior, além do stress de ficar movendo malas e caixas para outro air bnb.

Novamente, preferimos prevenir que remediar.

“Não seria melhor então já arrumar com essas empresas que conseguem o imóvel antes de você chegar?”

Talvez seria! Eu aconselho vocês colocarem na ponta do lápis o custo e a preferência de vocês. Tem gente que não tem muito saco para olhar apto. Se for seu caso aí acho que vale a pena mesmo.

Não podemos aconselhar nenhuma empresa pois não utilizamos o serviço de nenhuma delas. Não seria ético da minha parte aconselhar um serviço que nunca usei.

Como foi o período no air bnb?

Nós ficamos do dia 26 de Junho ao dia 15 de Julho no air bnb. Nós alugamos um basement com cozinha e banheiro privados, porém bem pequeno, no esquema quitinete.

A nossa cama era bem básica, mas boa. A cozinha ajudou bastante a economizar com comida. O banheiro tinha um chuveiro bem apertado e ficava meio ruim.

O nosso air bnb ficava perto da 29th station.

Um dica é tentar reservar um air bnb próximo ao skytrain. Isso ajudou MUITO a gente a fazer compras e resolver tudo ficou muito mais fácil.

Num geral achei o basement bom, mas fiquem ligados que dá para ouvir TUDO que o proprietário faz na casa dele. Alguns dias mandamos mensagens pro amigão de cima diminuir a música ou a TV. Inclusive desaconselho alugar um basement como apto por um ano a não ser que a grana esteja MUITO curta.

O basement também me parece ficar um pouco mais fresco que os apartamentos no geral. E essa coisa de cozinhar no mesmo ambiente que é a sua cama deixa tudo cheirando a comida o dia inteiro. hehehe

No geral foi muito bom nosso período no air bnb. O nosso host era muito reservado e respeitou muito nossa privacidade. Mas quando chegamos no nosso apê foi um alívio IMENSO, principalmente no quesito banho.

No próximo post vamos contar como foi o aluguel do nosso apartamento aqui. Foi uma história bem legal e não muito comum. Fiquem ligados!

E esperamos ver vocês no Canadá!


12 COMENTÁRIOS

  1. Post excelente como sempre! Mas fiquei desesperada!!!! Vou chegar Toronto dia 27/12 e aluguei o meu pra até 31/01. OH MY GOD será que consigo uma casa em janeiro? 😱

    • Ei Lais!!! Mas vc ficou desesperada por que? Tá alugado o período certinho! O que pode acontecer é você precisar de uma noitezinha (do dia 31/01 pro dia 01/02) ficar num hotel ou na casa de amigos. Mas até 01/02 vc consegue um apto sim!

      Abraços,
      Rey

    • Ricky, Tudo bom?

      Eu sei que os períodos logo antes da época de começo dos colleges costumam ser mais concorridos. São também os meses de verão em que seria muito melhor fazer a mudança certo?

      Abraços,
      Rey

  2. Muito bom post!
    Uma pergunta: vocês já receberam o PR Card? Se sim, quanto demorou aprox desde o landing?
    É deixado por Correios para o endereço indicado ou precisa de um de vocês para receber e assinar?
    Obrigada!

    • Oi Lorena, tudo bom?

      Então o Han já recebeu e eu ainda não. Tive um problema com as fotos. Para o Han demorou o prazo médio atual que é 60 e poucos dias. Para mim vai demorar séculos pelo que já percebi. Não precisa assinara para receber não.

      Abraços,
      Rey

  3. Grandes dicas!

    No nosso caso, ainda no Brasil, escolhemos o bairro em que queríamos ficar permanentemente e alugamos um AirBnB nele, para sentir o clima da vizinhança e conseguirmos visitar apartamentos sem precisar se deslocar muito.

    Optamos por Metrotown, em Burnaby, pelo rápido acesso a transporte (estação de trem e estação central de ônibus), supermercado, farmácias, lojas e hospital. Desde aquela época, já tínhamos a intenção de não ter um carro aqui, o que era impossível onde morávamos no Brasil, então a facilidade de fazer as coisas a pé (naquela época, ainda não tínhamos ouvido falar do conceito de walkability (https://www.walkscore.com/score/4820-kingsway-burnaby-bc-canada), mas era justamente o que queríamos.

    O AirBnB foi bom pra fazer amizades nas primeiras semanas também. Como a maioria das pessoas ali era imigrante, acabamos encontrando muitas coisas em comum, saindo para explorar a cidade juntos e firmando fortes amizades que duram até hoje.

    • Leo, adorei o relato e a experiência de vocês! Realmente pegar estadia no bairro que você pretende morar é uma EXCELENTE dica! <3 O Walkscore também ajuda DEMAIS a avaliar o que você prefere quando escolhe uma moradia. E lógico que fazer amigos no AirBnB foi um bônus maravilhoso!

  4. Recentemente saiu uma notícia de que o Air Bnb não estaria sendo permitido em Vancouver… Não sei se continua (a notícia tem uns 2 meses), mas haveria alguma alternativa para chegar logo com imóvel reservado? Algum site? Algo que não exigisse contrato de 6, 12 meses, entende?

    • Raíssa, existem algumas empresas que prestam esse tipo de serviço. Eu não me sinto confortável em recomendar nenhum deles pois não usei. Mas procure nos grupos de facebook que você definitivamente irá encontrar alguma empresa que faz o serviço. Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui