Procurar apartamento em Vancouver é tão difícil assim? Vamos dar em detalhes a nossa história procurando apartamento aqui e vocês vão amar (ou odiar) a gente!

Procurando Apartamento

Todo mundo fala que é muito difícil achar apartamento, principalmente em Vancouver. Eu acho que como usamos a dica do Marcelo e chegamos na data certa, foi bem simples até. Não estava muito recheado de ofertas ok? Mas não foi tão concorrido e difícil quanto eu achei que seria.

A dica principal que eu dou para você não sofrer muito é ser realista com o que você quer e o que você consegue encontrar. Se você procurar rapidamente no craigslist você vai ver a média de preços pros imóveis do tamanho, da qualidade e da localização que você deseja.

Quando eu pesquisei (ainda no Brasil) percebi que os imóveis que me interessavam ficavam entre 1800 e 2500 CAD. Porém esse não era o valor do meu bolso. Eu impus um limite máximo de 1900 CAD. E então só olhava imóveis abaixo desse valor, assim fiquei mais consciente do que iria encontrar por esse valor.

Não seja bobo e espere encontrar algo muito melhor que a média, seja em preço ou em aparência/tamanho. Aqui tudo é quase que tabelado. Seja nas lojas, seja aluguel. E olha só, se estiver muito bom para ser verdade, provavelmente é! CUIDADO COM OS SCAMS!

Nós usamos principalmente os sites craigslist e o walkscore. Acabou que tive retorno pelo walkscore e não pelo craigslist, mas já ouvi pessoas falando o oposto. Além disso, outra dica é entrar no site das empresas que são donas de prédios e ver o que está vago. No final do post vou deixar o link da empresa que é dona do nosso imóvel e de vários outros em Vancouver.



Prédios com gerência profissional

Aqui a maioria dos prédios maiores é gerenciado por empresas que possuem gerentes fixos (ás vezes até mais de um) que ficam em um escritório no próprio prédio. Esses gerentes ficam o dia inteiro lidando com os assuntos do prédio e agendando visitas para apartamentos vagos.

Já vi muitos vídeos de gente falando que você vai ver um imóvel para alugar e tem várias pessoas no mesmo horário, preenchendo formulário e tal. Nos lugares onde nós fomos visitar isso não era realidade. Pode ser que aconteça mas acho que esse tipo de landlord deveria ser evitado.

O nosso landlord/empresa proprietária por exemplo só deixa uma família por vez aplicar para cada imóvel. Acho isso ético e justo. Se for necessário pagar um pouco mais caro para negociar com empresas éticas, eu prefiro. Vai de cada um.

Começamos (leia-se eu comecei) a olhar imóveis online no dia 27 de junho, dia seguinte a nossa chegada. Mandei alguns e-mails perguntando se os imóveis estavam disponíveis e no dia 27 mesmo recebi uma resposta positiva. Recebi algumas negativas e uma grande gama de sem resposta (até hoje hahahaha). Marcamos para visitar o imóvel que nós deu resposta positiva no dia seguinte.

O primeiro apartamento que olhamos

Chegando lá nesse local da primeira resposta positiva, achamos o prédio aceitável. Nada demais, nada de menos. Fomos no apto visitar e nós gostamos mais ou menos. O espaço era bom, mas achamos tudo meio velho. Os eletrodomésticos e os armários da cozinha estavam bem velhos inclusive.

Era tipo isso… meio desestimulante né?

Só que decidimos aplicar pois não sabíamos se encontraríamos coisa melhor (no meio tempo de sermos atendidos havia recebido algumas negativas). Somado a isso a localização era boa, próxima de transporte público e também queríamos ver se seríamos aprovados.

A mulher da gerência do prédio iria fechar negócio na hora, só que ela precisava aprovar com o gerente dela. Enquanto ela foi no escritório dele conversar, eu recebi um e-mail falando que haviam vagas num prédio próximo e os valores eram BEM melhores, mas os aptos eram um pouco menores.

Ela voltou falando que o gerente estava ocupado, e se a gente não poderia dar uma volta e esperar o contato dela para fecharmos negócio. Era o que eu queria ouvir na hora!

Falamos que iríamos no shopping (que é aqui perto) e saímos correndo pro outro prédio. Na primeira ligação que fiz não consegui resposta e resolvemos arriscar e ir de qualquer forma.

O segundo apartamento que olhamos

Consegui falar com o escritório desse prédio quando estávamos lá no prédio já procurando a entrada do escritório. A moça falou que normalmente precisa marcar horário, mas que se desse tempo nos atenderia. Mas ela parecia super indisposta a ajudar. Nós fomos lá mesmo assim, pedimos mil desculpas e ela acabou nos atendendo.

Vimos somente um imóvel no prédio e AMAMOS mesmo ele estando no MEIO da reforma. Sério tava uma zona! A geladeira na cozinha, equipamentos de reforma na sala. Porém a cozinha já tinha armários novos, a pintura nova estava feita e metade do banheiro estava reformado. Já deu pra ver na hora que era MIL VEZES melhor que o anterior.

Ela também mostrou o resto das instalações do prédio e nós achamos que tanto a variedade de áreas quanto o estado das áreas comuns estava muito melhor que o prédio anterior. Acabamos o tour e voltamos para o escritório. Nesse ponto a gerente que estava nos mostrando o apartamento já estava MUITO mais simpática e disposta a nos ajudar.

Na mesma hora falamos que queríamos fechar com eles. Preenchemos os formulários e deixamos alguns documentos, que é necessário você levar quando for alugar um apto:

  • cópias dos documentos (passaporte), nós levamos os passaportes e eles mesmos tiraram as cópias no escritório.
  • cópias dos nossos fundos, novamente possuíamos uma impressão e eles tiraram cópia no escritório.

Comprovando os “fundos” para alugar

Nos dois locais que visitamos precisamos deixar cópias dos nossos fundos. Nós estávamos com uma cópia do extrato da nossa poupança no Brasil. Ela tava bem cheia pois nem havíamos começado a trazer dinheiro, afinal era nosso 3° dia no Canadá! No primeiro prédio esse extrato foi aceito como comprovação.

A gerente do segundo prédio não aceitou esse documento pois essa empresa só aceita fundos em dólar, pode ser USD ou CAD, mas tem que ser em dólar. #ficaadica

Aí a Crossover, que era a empresa que o Han trabalhava remotamente do Brasil, salvou a gente! Nós utilizamos uns extratos dos recebimentos do Han em USD, comprovando que ele recebia em USD.

Além disso, logo após sairmos do escritório delas nós corremos no banco e depositamos mais dos CADs que havíamos trazido em cash. No dia seguinte mandamos um print do extrato ca conta bancária para o escritório para comprovar que já estávamos com um pouco mais de dinheiro em CAD no país.

A gerente do prédio nos avisou que demoraria até 48 horas para recebermos notícias, tanto positivas quanto negativas. E dito e feito, dois dias depois ela nos ligou avisando que havíamos sido aprovados!

Tipo a gente! Mas sem quebrar nada! hahaha

Foram só dois mesmo?

Pois é! Nós só visitamos dois imóveis. JURO! Vocês vão querer me bater, mas é a mais pura verdade. No primeiro apartamento que visitamos também fomos aprovados. A pessoa do outro prédio ligou quando estávamos completando a ficha no nosso prédio atual.

Devo confessar que nós demos MUITA sorte de ter recebido aquele e-mail na hora H. Talvez nós teríamos fechado negócio com eles e honestamente eu não estaria tão feliz quanto estou aqui no nosso prédio/apê atual.

Quando ela nos ligou ficamos de retornar depois, retornamos e falamos que não tínhamos mais interesse no apartamento. Esse primeiro apto além de ser mais velho que o nosso atual, era MAIS CARO! E sim, conseguimos o apto de 1 quarto por menos do que os 1900 CAD que eu estava planejando.

Então fiquem espertos e se acharem ruim, não apliquem. Se acharem BOM ou ÓTIMO apliquem na hora pois a chance de alguém aparecer sem ter horário e levar seu apartamento (que nem nós fizemos) é grande!

E essa foi a nossa grande, pequena saga para alugar apartamento em Vancouver. Devemos confessar, no entanto, que estamos morando em Burnaby e não em Vancouver mesmo. #economiarules

Pelas minhas pesquisas os aptos em Burnaby são maiores e mais em conta. Em Vancouver você encontrar coisas legais e num preço não tão absurdo, mas normalmente menores. Nós somos espaçosos. E aqui estamos praticamente colados no skytrain.

Uma dica importantíssima é procurar apto próximo do skytrain aqui em Vancouver. O sistema de ônibus aqui funciona muito bem, mas confesso que andar de ônibus demora muito! Eles param em TODOS os pontos, tendo gente ou não no ponto. Então demora DEMAIS!

Para quem quiser alugar com a mesma empresa que a gente, fica a dica aqui: Bentall Kennedy. E se você realmente pensar em fechar negócio com eles, entre em contato com a gente pois se nós te indicarmos e você alugar com eles você ganha 100 CAD num VISA prepaid card para gastar COMO QUISER! E lógico que a gente ganha também né? hehehe

Sucesso!

Pois é galera, no quinto dia de Canadá nós já tínhamos conseguido ser aprovados num apartamento e já tínhamos uma pessoa do casal empregada no Canadá!

Success kid in canada

Devo dizer que eu credito muito da nossa sorte e sucesso em curto prazo a duas coisas que acredito: uma é que quando tem que ser, tudo dá certo e a segunda é na energia positiva de vocês.

A gente sabe o quanto vocês torcem pela gente e são gratos por tudo que a gente deixa registrado aqui. E essa good vibe com certeza trás muita energia boa para gente! Então queríamos aproveitar e agradecer a vocês.

Obrigada por essa vibe maravilhosa que vocês mandam para gente sempre.

Saibam que a gente tá sempre torcendo por cada um de vocês que comentam e compartilham aqui com a gente o andamento do seu processo. Temos certeza que para quem persiste, tudo sempre dá certo uma hora!

E quanto a essa história do emprego fica para outro post! hehehe