Comprovação financeira para o Canadá em CAD ou USD ainda no Brasil

No post dessa semana eu convidei o Arthur para contar como ele fez a comprovação financeira para o Canadá, para o seu visto de estudos. Como o processo dele é recente e diferente do nosso, que contamos um pouco melhor aqui nesse post, você vai poder conhecer as alternativas para comprovar a bufunfa no seu próprio processo. Vamos lá?

Começando a adquirir dólar

Oi, gente! Bom, vou começar falando do início desse processo. Na preparação para dar entrada no meu visto de estudos (junto com o visto de trabalho da minha esposa), uma preocupação grande que tivemos foi: como poderíamos já começar a converter nosso dinheiro ainda no Brasil?  queria ser assim

Muita gente quer aproveitar bons momentos de câmbio, ou ainda recebe em moeda estrangeira e não quer ter que converter duas vezes. Hoje vou apresentar para você as soluções que encontramos, e que facilitaram em muito nosso processo!

Solução 1: Banco Nomad

O banco digital Nomad é uma instituição que te permite manter uma conta internacional em dólar diretamente do Brasil. Esse banco foi um SUPER achado pra nós, pois ele preenchia algumas caixinhas muito importantes pra gente nesse momento, como:

  • A gente podia abrir uma conta tendo apenas endereço e telefone brasileiros, e usando um documento como RG ou passaporte;
  • Permitia o recebimento direto em USD na conta (isso era muito importante, porque minha esposa estava trabalhando de casa com uma empresa internacional);
  • E permitia a conversão de real para dólar americano sem muita burocracia. No momento que fizemos a conversão de parte do nosso dinheiro, eles estavam inclusive oferecendo a primeira transferência a uma taxa ainda mais baixa do que usual, o que acabou sendo mais em conta do que a Wise até, naquele momento.
voar com milhas é assim
A gente voando com milhas foi assim

De quebra, a Nomad ainda oferece alguns benefícios que podem ser interessantes, como milhas na conversão de real pra dólar. Quando converti, ganhamos cerca de 9500 milhas na Azul, portanto, tivemos um help para resolver coisas como biometria economizando um pouco!

 

Ah, mas o dinheiro não tem que estar na mesma conta há 6 meses pra comprovação financeira para o Canadá?

Bom, isso não é tão preto no branco quanto parece! No nosso caso, para ajudar a explicar essa conta “nova” que tinha uma parte significativa das nossas reservas, usamos uma explanation letter. Esse tipo de documento é exatamente o que o nome sugere: uma carta que é adicionada à sua aplicação para explicar detalhes que podem chamar atenção.

Na nossa explanation letter, explicamos que estávamos aproveitando bons momentos para conversão de valores, e evitando desvalorização do nosso dinheiro, por isso fizemos essa conversão com alguma antecedência.

Now we're talking
Now we’re talking

Para reforçar, indicamos que o valor em real tinha saído da nossa conta de investimentos (que também estava registrada como parte da comprovação financeira), indicando o total em reais que saiu dessa conta, a data de retirada e como esse valor refletia exatamente o valor adicionado à nossa conta em dólares.

Solução 2: a boa e velha Wise

A Wise (antiga TransferWise) permite que você tenha contas em moedas diferentes, como CAD e USD. Para começar, você só precisa fazer uma conversão pequena (na época de 20 dólares) para iniciar a conta. A partir daí, você tem acesso a dados bancários do país de destino!

Para o meu caso isso foi muito bom: como eu usava o PayPal Canada para receber em CAD diretamente (também trabalhando remotamente), eu pude cadastrar minha conta da Wise usando essas informações para retirar SEM CUSTO do PayPal diretamente para ela.

Assim, fiz minha segunda reserva na Wise, que gera melhores documentos para comprovação do que o PayPal (na minha opinião). Fora isso, se quiser converter diretamente para CAD, a Wise tem essa possibilidade, enquanto a Nomad lida apenas com USD.

Tá, mas como isso ajuda, no fim das contas?

Bom, alguns aspectos financeiros e do processo de comprovação financeira para o Canadá em si foram mais fáceis, ao meu ver, por ter feito essa conversão proativamente, e por manter o dinheiro que recebíamos em moeda estrangeira sem converter pra real, algo que foi explicado nesse post aqui. Vamos aos motivos:

1 – Essas instituições geram documentos em inglês. Isso facilitou a coleta de documentos para comprovação, já que não tivemos que traduzir documentos da Nomad para o Proof of Funds, por exemplo (eles foram bem solícitos com a gente quando pedimos esses documentos).

2 – Pudemos aproveitar bons momentos para conversão da moeda. Todo mundo sabe que os altos e baixos do real são muitas vezes difíceis de prever. No nosso processo, estava se aproximando o período de eleições, que é SEMPRE complicado para moeda brasileira no exterior. Convertendo mais cedo, pegamos boas baixas do dólar, e ficamos mais tranquilos sabendo um valor mais “fixo” que teríamos disponível para comprovação.

Conversão e comunicação: mais vantagens

converter dólar pra real é quase como queimar dinheiro
converter dólar pra real é quase como queimar dinheiro

3 – Não tivemos que converter o que ganhamos em dólar de volta para real. Eu sei que esse não é o caso de todo mundo, mas se você recebe qualquer valor em dólar, o processo de converter para real, para depois ter que converter de volta pra dólar… Ninguém merece né? As taxas e flutuação do câmbio não ajudam, especialmente multiplicadas ao longo de meses. Então poder conservar o que recebemos em moeda estrangeira foi muito útil.

4 – Na hora de negociar coisas como aluguel, a comunicação foi MUITO mais fácil! Quando tivemos que conversar com a empresa que usamos para aluguel de um apartamento em Ottawa, achei infinitamente mais fácil falar sobre valores com eles, pois eu não tive que mostrar contas em real e indicar quanto aquilo representaria em dólar. Eu sei que muita gente relata fazer esse processo com contas em real, e que conseguem explicar direitinho, mas eu fico sempre com um pé atrás de depender de muita explicação. Assim foi menos um fator pra se preocupar, na minha experiência.

Essas são as únicas opções?

Vale ressaltar que tem outras instituições hoje em dia fornecem serviços como esses para sua comprovação financeira no Canadá. Outros bancos como BS2, Avenue e C6 funcionam como o Nomad, e vale a pena comparar! Relatei apenas sobre o Nomad em detalhes, porque foi o que eu tive experiência.

Então bem resumidamente, isso pode não ser um must have, mas acho que valeu muito a pena no meu caso ter acesso a essas ferramentas. Se esse também seria o seu caso, espero ter ajudado a facilitar o seu processo também! A gente se vê no Canadá 🙂

 


Comments

2 respostas para “Comprovação financeira para o Canadá em CAD ou USD ainda no Brasil”

  1. Avatar de Vinicius Müller
    Vinicius Müller

    Boa tarde! Eu abri conta na Wise e entrei em contato com o pessoal de lá para verificar se eles fornecem a carta para uso em PoF. Eles foram super solícitos também e inclusive me mandaram já um “extrato” da minha conta recém criada no modelo padrão deles para que eu pudesse verificar se atendia aos requisitos. O problema é que, comparando os itens pedidos pelo site do EE para o PoF e os itens que constavam na carta deles, faltava: e-mail da Wise, número da conta e data de abertura da conta. Será que isso inviabiliza utilizar a Wise pra fins de PoF?

    1. Avatar de Carol - Equipe Casal Nerd
      Carol – Equipe Casal Nerd

      Oii Vinícius,

      Não consigo te confirmar isso.
      Te indico dar uma pesquisada no Forum Canada Visa.
      Acredito que lá você encontrará ajuda.

      Abraços
      Equipe Casal Nerd no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *