Esse post é para você que está no Plano Canadá ou acabou de chegar e iniciar sua vida profissional no país e já está se perguntando: “como vou viver após trabalhar e contribuir no Canadá por vários anos?”

Ou melhor: como o governo canadense pretende me pagar para morrer no país? #medo

Então, resolvemos te explicar sobre os 2 principais planos de aposentadoria no Canadá: CPP e OAS, e também sobre os planos de previdência privada.

Além disso, também vamos te mostras quanto em média um aposentado recebe aqui no Canadá. Será que é uma bolada ou uma mixaria? Vem com a gente descobrir!

O que é o CPP?

O CPP é o Canada Pension Plan, um benefício mensal do governo canadense que repõe parte do seu salário quando você se aposenta.

Quem se qualifica? Precisa ter pelo menos 60 anos e além disso, precisa ter feito pelo menos uma contribuição para o CPP.


É automático? Não! Você precisa aplicar para receber o benefício do CPP. É tipo o famoso “dar entrada no INSS”, entende?.

Quanto vou receber? Essa é a pergunta de milhões ( é só a pergunta mesmo porque a aposentadoria passa bem longe dos milhões). #sadbuttrue

A quantia é baseada na média de ganhos durante seu tempo de trabalho, suas contribuições ao CPP e a idade que você decidiu aplicar ao CPP. Ou seja, aplicando com 60 anos o valor é menor do que com 70 anos.

De acordo com o site do governo canadense, em 2022, o MÁXIMO recebido por alguém que deu entrada na aposentadoria com 65 anos é $1.253,59. A média em Junho de 2021 foi de $727,26.

Sim foi isso mesmo que você leu. A aposentadoria é menor que o salário mínimo atual do país (em média 2.000 dólares canadenses).

Quanto vou precisar contribuir? A quantia de contribuição ao CPP é baseada na sua renda anual, entre uma quantidade mínima ($3,500) e máxima ($64,900). Ou seja, se você ganhar $70,000 anual, será considerado apenas a quantia máxima de $64,900 e a contribuição será em cima desse valor.

Para ter direito ao CPP, é necessário contribuir com 11,4% do seus ganhos, sendo metade paga por você e a outra metade paga pelo empregador. Contudo, se você for autônomo, você arcará com o valor total.

Curiosidade sobre o CPP

Se você teve períodos de baixo salário ou zero salário (ex: se você precisou parar de trabalhar para cuidar dos filhos ou por algum período ficou impossibilitado de trabalhar), isso é excluído do cálculo para a sua aposentadoria (o que aumenta o valor do benefício que você irá receber).

O que é o OAS?

O OAS é o Old Age Security, o plano de aposentadoria no Canadá para idosos, onde o que conta é a idade e não o tempo de contribuição. O valor vem de um montante que retirado do pagamento dos impostos.

Quem se qualifica? Para receber é preciso ter mais de 65 anos, ser residente canadense ou um residente legal, e também ter morado no Canadá por pelo menos 10 anos desde os seus 18 anos. 

 

É automático? Na maioria dos casos sim. O Service Canada irá entrar em contato informando da sua aposentadoria.

Quanto vou receber? Se 65 a 74 anos o valor MÁXIMO mensal recebido, de junho a Setembro de 2022, é de $666.83. E acima de 75 aos o valor MÁXIMO mensal recebido é de $733.51. Lembrando que esse valor vai variar de acordo com os anos que morou no Canadá.

Embora exista esses benefícios no governo, não dá para depender apenas disso. Por isso muitos canadenses se preparam com as famosas “Previdência Privada”.

Previdência Privada no Canadá: RRSP como funciona?

O que é o RRSP? RRSP é o Registered Retirement Savings Plan que permite você poupar o dinheiro para aposentadoria com uma contribuição é feita anualmente.

Quanto posso contribuir? Em 2021 o limite de contribuição foi de 18% dos seus ganhos do ano anterior (reportado na sua “declaração de imposto de renda”) até $27,830. O contribuinte tem 60 dias, contando a partir de 31 de dezembro, para fazer o depósito relativo ao ano anterior. 

A base cálculo do IR deduz a sua contribuição ao RRSP. Por exemplo: Você contribuiu $5,000 e teve uma renda de $50,000, a base de cálculo será de R$45,000.

Como fazer? A contribuição é feita através de uma instituição financeira como banco, credit union, truste or insurance company. Eles vão te explicar o tipo de RRSP e os investimentos disponíveis para você.

Previdência Privada no Canadá: TSFA como funciona?

O que é o TSFA? O Tax-Free Savings Account funciona como uma conta poupança, livre de taxas. Mas há um limite de depósito por ano que vai variar de acordo com a renda de cada um, com a quantidade de retiradas e saques feitos a cada ano na conta, e com os produtos que ele possui com o banco no qual a conta é aberta.

Além disso, o titular não precisa estar empregado para realizar a abertura da conta e ele pode fazer retiradas a qualquer momento.

Getting Old Sheldon Cooper GIF by CBS
E se você ainda não ficou interessado no post, só um recadinho

Como fazer? Assim como o RRSP, o TSFA é feita através de uma instituição financeira como banco, credit union, truste or insurance company. Nessas instituições eles podem te explicar certinho como tudo funciona.

E a aposentadoria do Brasil, como fica?

Devido ao acordo entre o Canadá e o Brasil, você pode ser elegível para os planos de aposentadoria do Canadá, ou do Brasil, ou dos dois.

Benefícios canadenses

Se você não se qualificar para o CPP baseado nas suas contribuições, o Canadá irá considerar o período de contribuição no Brasil, como período de contribuição no Canadá. Dessa forma, você poderá atingir os requerimentos para esse benefício.

Bem como, se você não se qualificar para o OAS baseado nos seus anos de residência no Canadá, o Canadá irá considerar o período de contribuição no Brasil, como período de residência no Canadá, a fim de que você possa atingir os requerimentos necessários.

Benefícios brasileiros

Semelhantemente ao Canadá, se você não contribuiu pelo período mínimo para o programa de aposentadoria brasileira por idade, o Brasil irá considerar o período de contribuição ao CPP e períodos de residência no Canadá (depois dos 18 anos) como um crédito de período para te ajudar a atingir os requerimentos da aposentadoria brasileira.

Por fim, vale ressaltar que não somos especialistas e esse post é apenas a título de informação. recomendamos que você procure um contador de sua confiança para tirar as suas dúvidas e te indicar o meu tipo de investimento para você.

Resumindo, assim como no Brasil, a aposentadoria do Canadá não é lá aquelas coisas.

Por isso, o importante é que a aposentadoria no Canadá esteja incluída no seu planejamento financeiro, para que a única preocupação seja a sua coluna pós uma tarde patinando no gelo #sonho.

Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui