Ter pet no Canadá
Casaco de inverno cachorro Canadá
Juca e Lola curtindo um passeio no outono

Assim como no Brasil, muita gente também tem pet no Canadá. É super comum encontrar animais de estimação no elevador, na rua e nos dog parks. A gente sabia disso quando decidiu trazer Juca, Lola (cachorros) e Doralice (gata).

Já explicamos como levar seu pet pro Canadá, mas não é porque essa etapa passou que é o planejamento terminou. Pra garantir que a vida aqui vai ser só alegria, é importante ficar de olho em alguns pontos.

Restrições locais

Tem ou planeja ter um pet exótico? O Canadá tem suas próprias regras sobre quais animais são aceitos em seu território (confira aqui).

Além disso, cidades e províncias podem ter regulamentações especiais. Em Ontário, por exemplo, é proibido ter pitbull, enquanto Montreal começou a exigir microchipagem.

Tem mais de um pet ou está planejando aumentar a família? Verifique antes se existe limite municipal ou provincial de pets aceitos por residência.

Enquanto muita gente no Brasil tem o hábito de andar com cachorro solto na rua, aqui isso costuma ser proibido. Em geral, pet sem coleira só é liberado em off-leash dog parks. Mantendo seu cachorro na guia, você também reduz as chances dele se perder ou sofrer um acidente.


Tem o hábito de deixar seu cachorro ou gato dar uma volta sozinho? Aqui é recomendável não deixá-lo fora de casa sem supervisão. Isso porque infelizmente é comum ouvir sobre ataques (muitas vezes fatais) provocados por coiotes e outros animais.

Se você tem um cachorro antissocial, tome todos os cuidados necessários pra ele não morder alguém. As punições pra ataques a pessoas e animais costumam ser severas.

Licença anual

Muitas cidades exigem que animais de estimação sejam registrados na prefeitura, mesmo aqueles que só ficam dentro de casa. O cadastro costuma ser super simples, podendo geralmente ser feito pela internet. A cada ano, é preciso renovar a licença, mediante o pagamento de uma nova taxa.

Em Ottawa, fiz o registro dos meus assim que cheguei e tive direito a um desconto por eles serem castrados. Poucos dias depois, recebi uma plaquinha com um código individual, que eu prendi na coleira de cada um. Assim, se eles se perderem algum dia, fica muito mais simples deles serem identificados e entregues de volta pra gente. Além disso, há fiscalizações frequentes e você pode receber uma multa caso seu pet não tenha registro.

Lar, doce lar

Adaptação

Gato Canadá
Doralice sempre caçando um canto quentinho pra dormir

Algumas pessoas notam mudanças no comportamento dos seus pets nas primeiras semanas. Se a mudança é grande pra gente, imagina pra eles? Uma boa é separar um bom tempo pra ficar com eles durante essa adaptação. Além disso, você pode tentar usar Feliway (pra gatos) ou Adaptil (pra cães) pra ajudar seu pet a relaxar.

Encontrando lugar pet friendly

Encontrar uma casa ou um apartamento pet friendly pode ser um desafio, principalmente pra recém-chegados. Alguns proprietários chegam a cobrar uma taxa extra ou limitar o número de animais por imóvel. Pra saber mais sobre como alugar seu cantinho no Canadá, clique aqui.

Atenção pro barulho

Um outro problema frequente entre tutores de pets é receber reclamação por barulho excessivo, principalmente latidos. Isso pode virar caso sério, levando até a uma ação de despejo ou um processo por maus-tratos. Por isso, comece desde o Brasil a adestrar seu pet e capriche nos passeios e brincadeiras pra gastar sua energia.

Lá em casa, recebemos reclamação e ficamos morrendo de medo do problema aumentar. Por isso, compramos brinquedos interativos (daqueles que soltam petiscos) e deixamos a TV ligada. Ainda não entendi o porquê, mas descobrimos que ajuda muito a deixar os bichos mais tranquilos. Colocamos ainda uma coleira antilatido (sem choque) no nosso cachorro mais nervoso e intensificamos o adestramento.

Cuidado com as janelas

Nope

Um outro detalhe é que muitos imóveis não permitem a instalação de tela de proteção nas janelas. No nosso apê, por exemplo, isso não era possível, mas pelo menos as janelas já tinham telas tipo mosquiteiro instaladas.

Ir pra varanda, agora, só com eles de coleira, ainda mais por causa de como elas são aqui. É bizarríssimo, mas algumas varandas aqui praticamente não tem separação pros outros apartamentos. Uma senhora lá do prédio, aliás, me contou aos risos sobre quando acordou com o cachorro do vizinho em casa 

A hora do xixi

Falando nisso, lembre que a maioria das cidades canadenses fica sob temperaturas extremamente baixas durante boa parte do ano. Por isso, sua varanda provavelmente vai ficar fechada por meses a fio. Sendo assim, é melhor pensar em outro cantinho pra deixar a caixa de areia ou o tapete higiênico do pet.

Se sua intenção é morar em casa, aqui é raro ter cães que passam o dia inteiro no quintal. Geralmente os tutores deixam os doguinhos saírem pra brincar ou fazer xixi e depois colocam eles pra dentro. Primeiro porque muitas casas não são cercadas. Segundo porque é frequente que os vizinhos interpretem aquilo como sinal de maus tratos e façam uma denúncia a respeito.

Se seu cachorro for acostumado a só ir ao banheiro na rua, avalie a resistência de vocês dois ao frio. Caso prefira não sair quando estiver muito gelado ou numa nevasca, comece o treinamento com o tapete higiênico pra ontem.

Etiqueta

O Canadá tem gente do mundo inteiro e muitas pessoas não estão habituadas a conviver com bichos de estimação. Além disso, aqui o povo preza bastante pelo espaço pessoal e respeito ao próximo. Por isso, em elevadores e áreas comuns, mantenha seu cachorro pertinho, pra evitar que ele pule ou assuste alguém. Se a pessoa demonstrar que quer se aproximar, aí é só festa.

Se você é meio Felícia igual a mim, não pode ver um bicho na rua que já quer brincar. Porém, aqui lembre sempre de pedir autorização ao tutor antes. Um bom jeito de fazer isso é perguntar: can I pet him/her? (“posso fazer carinho nele/nela?”). Assim você evita a torta de climão caso a pessoa se ofenda.

Gastos com seu pet

Ter pet no Canadá não é barato, assim como em qualquer lugar do mundo. Além de colocar os custos mensais no orçamento, você deve ter uma reserva pra emergências. Lembre que você também vai ter um custo inicial os itens que não vai trazer do Brasil.

Um outro detalhe é que aqui a imensa maioria dos medicamentos só pode ser comprada com receita. Isso inclui vermífugo, antipulgas/anticarrapaticida e remédios de uso contínuo. Mas então eu vou precisar pagar consulta toda vez que precisar de alguma coisa? Nem sempre. Muitas clínicas liberam que você peça refil gratuitamente por até um ano após a consulta. Como achamos as sugestões da vet caras, mantemos um estoque do vermífugo e coleira repelente que eles usavam no Brasil.

Abaixo, listei os meus gastos fixos pra vocês terem uma ideia de como se planejar. Vale lembrar que pode haver alterações de valores de acordo com a loja e a cidade. Uma outra observação é que nem toda vacina aqui é anual (algumas precisam ser repetidas só a cada 3 anos).

Cachorro
ItemValor por ano ou pacoteGasto mensal para um cão de médio porte (impostos não inclusos)
Licença anualCAD$42 (animal adulto não-castrado em Ottawa)CAD$3.50
RaçãoCAD$54 (pacote de 12 kg da Blue Buffalo)CAD$34
Tapete higiênico (training pads)CAD$40 (pacote com 150 unidades da Grreat Choice)CAD$8
Consulta + exames anuaisCAD$220CAD$18.33
VacinasCAD$170CAD$14.17
VermífugoCAD$50 (caixa com 6 comprimidos Interceptor Plus, sendo 1 por mês)CAD$8.33
Antipulgas/anticarrapaticidaCAD$140 (caixa com 6 comprimidos Nexgard, sendo 1 por mês)CAD$23.33
TotalCAD$109,66
Gato
ItemValor por ano ou pacoteGasto mensal para um gato de médio porte (impostos não inclusos)
Licença anualCAD$42 (animal adulto não-castrado em Ottawa)CAD$3.50
RaçãoCAD$45 (pacote de 7 kg da Blue Buffalo)CAD$21
Areia (cat litter)CAD$9 (pacote de 18 kg da Grreat Choice)CAD$6
Consulta + exames anuaisCAD$145CAD$12.09
VacinasCAD$42CAD$3.50
Vermífugo e antipulgasCAD$220 (caixa com 12 pipetas de Revolution Plus)CAD$18.33
Total$64.42

Plano de saúde pra pet: vale a pena?

Aqui, os planos de saúde pra animais são chamados de pet insurance. Eles podem abarcar apenas uma ou duas modalidades: wellness care e medical insurance. O primeiro se refere aos cuidados preventivos, que cobrem gastos habituais como consultas de rotina e vacinas. Já o segundo se refere à cobertura de emergência, para acidentes e doenças inesperadas.

O valor que se paga por um plano que inclua as duas modalidades não costuma ser lá muito vantajoso. Por isso, vou focar aqui no medical insurance, para casos de urgência. Algumas das empresas mais conhecidas nesse ramo são Trupanion, Pets Plus Us, Petsecure e Petplan.

A maioria dos planos vai pedir exames recentes pra fazer uma avaliação sobre condições pré-existentes, que não são cobertas. Por isso, o ideal é contratar pet insurance logo que o animal é comprado/adotado ou quando ainda é filhote. Mas isso não deve ser um impedimento se seu pet já for adulto. Com a idade, a tendência é que a saúde dele fique mais frágil. Assim, você faz o possível pra que pelo menos essas novas condições sejam cobertas.

Pra ter uma ideia clara do que esperar, confira se a seguradora oferece um modelo de apólice (sample policy). Isso porque a maioria das informações importantes vai estar ali, não no site ou no material promocional #fikdik.

Ter uma poupança para gastos inesperados com seu pet é essencial com ou sem seguro. Isso porque os gastos com veterinário podem facilmente alcançar alguns milhares de dólares em caso de internação. Só pra ter uma ideia, ano passado a Lola teve uma virose e precisou ficar internada. Pra nossa surpresa, foram cerca de CAD$ 1,000.00 por apenas um dia na clínica.

Mas por que eu preciso de poupança se tiver seguro?

Isso se deve a três fatores:

  1. A maioria das empresas trabalha com reembolso. Ou seja, primeiro você paga a clínica veterinária pra só depois pedir o dinheiro de volta à seguradora;
  2. O pet insurance pode se recusar a cobrir gastos referentes a doenças pré-existentes e outras previstas no contrato;
  3. Dependendo da franquia do seguro (deductible) e do valor máximo de cobertura, você pode gastar mais que o esperado.

Existem diversos fatores que influenciam a mensalidade do plano de saúde. Idade, se o pet é cão ou gato, custo de veterinário na região, isso tudo é levado em conta. Com o passar do tempo, o valor também pode ser reajustado, inclusive caso você tenha precisado acionar o seguro recentemente.

Já ouvi experiências super positivas e relatos péssimos sobre planos de saúde. Há casos de pessoas que economizaram muito e outras que pagaram por anos e ficaram na mão quando precisaram. No fim das contas, decidir se plano de pet insurance compensa vai de acordo com cada preferência e orçamento.

Cuidados com seu pet no inverno

Em casa, geralmente você não tem que se preocupar. É só conferir se o sistema de aquecimento está funcionando direitinho e deixar o termostato ajustado pra uma temperatura agradável. Lembre também que o aquecedor deixa o ar mais seco. Então deixe água à vontade e faça uma verificação semanal em busca de focinho e patas ressecadas.

Pros passeios, no entanto, você provavelmente vai precisar reforçar a proteção natural do seu cachorro. E não só pelas baixas temperaturas. O gelo e o sal jogado nas calçadas pra derreter a neve podem machucar as patinhas deles.

Pet fashion week

Casaco de inverno cachorro CanadáÉ aí que entram as botinhas, que mantém as patas dos dogs secas e quentinhas. Algumas das mais conhecidas aqui são as Wellies e as da Pawz.

Aliás, nas cidades mais frias, pode ser uma boa ideia investir em botinhas bem forradas. Isso porque quando o bicho pega (com trocadilho), seu cachorro pode reclamar. Aqui em Ottawa, já aconteceu do Juca e da Lola chorarem enquanto levantam as patinhas, como se estivessem com câimbra.

Além das botas, também é interessante comprar um casaco pro seu dog, de material impermeável (waterproof) e bem quentinho (insulated). Você encontra boas opções na Canada Pooch, Chilly Dogs, Amazon e nas lojas da Petsmart e Pet Valu. Só não exagere na duração dos passeios, principalmente se seu cãozinho tiver pouco pêlo ou for pequeno. Essa tabela é uma boa maneira pra se guiar nos dias mais frios:

O perigo do antifreeze

Por último, fique sempre de olho pro seu doguinho não lamber nada do chão. Isso porque uma das causas mais comuns de intoxicação aqui é a ingestão de antifreeze. Esse líquido é usado em carros, encanamentos de casas e outros locais pra evitar congelamento. Um de seus ingredientes, etilenoglicol (ethylene glycol), é extremamente tóxico pra cachorros, mesmo em pequenas quantidades. Geralmente, é fácil identificar o antifreeze no chão por sua cor viva, como verde limão, azul claro ou pink.

Adoção de pet

Pensando em adotar um bichinho de um abrigo? Não existe nada melhor do que dar uma chance a um animal abandonado (e receber um montão de amor de brinde). Principalmente considerando que muitos abrigos canadenses sacrificam os animais não adotados após algumas semanas.

Pra adotar um pet, dê uma olhada na SPCA, Humane Society, nos shelters e grupos de protetores da sua cidade. Pet shops como Petsmart e Pet Valu também costumam disponibilizar animais pra adoção.

Uma diferença em relação ao Brasil é que a adoção é paga na maioria dos casos. Isso porque o animal já costuma vir castrado, vermifugado, vacinado e microchipado.

Se você avaliar, porém, esse valor costuma ser inferior ao que você pagaria por esses serviços por conta própria. Fora a grana com que você vai ter que se comprometer ao longo dos anos. Os candidatos também precisam preencher uma ficha cadastral e ser aprovados, demonstrando que têm condições de se responsabilizar pelo animal.

Ainda não tem certeza? Você pode se oferecer como voluntário num abrigo ou dar lar temporário a um animal à espera de um tutor. Além de você ter a experiência de conviver com pets, também vai ajudar quem precisa.

Ter bicho de estimação é tudo de bom, em qualquer canto do mundo. Mais gostoso ainda dividir uma vida nova com nossos melhores amigos. Pra quem quer trocar experiências com outros tutores, o grupo Pets Brazucas no Canadá é massa.

Está com seu pet aqui? O que você vê de mais diferente em relação ao Brasil?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui