Chegou no Canadá, conseguiu uma moradia e agora tem que mobiliar a casa né? IKEA é a primeira na lista de todos os imigrantes. Nesse post, vamos dar algumas dicas sobre a IKEA e seus móveis.

FINALMENTE saiu esse post MARAVILHOSO sobre a IKEA! Eu sei que tô devendo ele desde meados de 2017 quando chegamos aqui. Tardo, mas não falho ein! Vem com a gente que essas dicas vão te poupar tempo e muito desgaste!

IKEA no Canadá

A primeira coisa que você precisa garantir é que existe uma IKEA perto da sua casa. E se não tiver? Bem, você sempre pode pedir tudo online e eles entregam na sua casa!!! Mas, para quem tem a chance, acho válido realmente ver os móveis ao vivo antes de realizar a sua compra.

Para isso você pode verificar aqui no site, se tem uma IKEA perto de você. A interface é meio ruim, e como o scroll bar não aparece, fica a impressão que tem poucas lojas, mas no Canadá tem muitas lojas da IKEA.

Você pode também jogar no google maps e descobrir qual a IKEA mais perto da sua casa. Eu acho que o google maps ajuda mais até que o site deles. #ficaadica 

ikea stores vancouver
Aqui na metro Vancouver tem duas opções de IKEA.

Em Metro Vancouver, como você viu aí em cima, tem duas opções de IKEA. A gente sempre vai na de coquitlam por que era a melhor para gente ir de Skytrain e agora já acostumamos com ela e vamos sempre lá! 



Além de vender móveis, a IKEA vende muitas coisas para casa. Desde decoração, itens de cozinha, escritório, e muito mais. Você praticamente pode montar a casa inteira em uma visita na IKEA se quiser. #amulheradaficalouca #algunshomenstambém

Esse post vai falar mais dos itens que compramos na primeira visita a IKEA, ou seja, aquela logo após chegarmos! E lógico isso significa: MÓVEIS! E depois quero fazer um post sobre os itens de cozinha, decoração e etc da casa. Aguardem que quem sabe antes de 2021 ele chega! HAHAHAH #atrasada #prometoecumpro #sódemoro

Primeira ida após chegar no Canadá

Lógico que é “great” vou deixar todo meu dinheiro aqui hoje! HAHAHAH

Logo que chegamos, as primeiras necessidades eram: ter um número de telefone, abrir conta no banco (obrigatório para quem ia trazer dinheiro do Brasil ainda) e arrumar um apartamento legal para gente morar.

Com tudo isso garantido (UFA!), estava na hora de visitar a IKEA. Eu e o Han nunca tinhamos ido na IKEA. NUNQUINHA MESMO. Então vocês podem imaginar o meu estado lá dentro. Não sabia para onde olhar! Queria levar tudo, obviamente.

Até por que, ficamos sempre chocados com a qualidade e o preço dos produtos lá, MESMO CONVERTENDO PARA REAIS! É ABSURDAMENTE BARATO! Até comparando com padrões de outras lojas do Canadá. Lá o preço é imbatível! 

Graças ao Han e a sua alta capacidade de foco (vulgo pão durisse) eu fui controlada na primeira visita! HAHAH!

Aí enquanto você está lá, com olhinhos brilhantes, vem aquela primeira dúvida cruel: Eu comprou tudo de uma vez só ou eu compro só o básico do básico agora? E o que é o básico do básico quando se trata de móveis?

Comprar aos poucos ou tudo de uma vez?

Essa pergunta, nunca vai ter uma resposta que atende a todas as pessoas. Cada um tem uma capacidade financeira e, lógico, uma abstração maior dos itens que acha essenciais ou não.

O ideal é fazer uma lista com os itens que você já tem na sua casa aí no Brasil. Assim você ver quais você sabe que usa todos os dias e vai sentir MUITA falta quando chegar no Canadá.

Eu coloquei na nossa lista de móveis básicos: 1 cama de casal, 1 colchão de molas (eu sou chata com colchão, #mejulguem), 2 gaveteiros (um para cada), 1 mesa de jantar, 4 cadeiras para a mesa de jantar, 1 sofá, 1 mesa lateral para o sofá (vulgo apoiador de copos), 2 mesas para computador (uma para cada um), 2 cadeiras de escritório.

Com relação aos móveis era isso! Fora alguns itens de cozinha básicos que não vieram com a gente. Isso significava: um conjunto de pratos, um de panelas e frigideiras, um conjunto top de facas e um liquidificador. Eu uso liquidificador todos os dias então não era uma opção ficar sem.

Para decidir sobre isso eu pesquisei muito até entender como funcionava a taxa de entrega. Afinal, logo que chegamos, não tínhamos carro e NÃO ALUGAMOS NENHUM DIAZINHO! JURO! Nem um car share! Ah, se eu já soubesse das dicas que tem no nosso post do car share! Teria me poupado MUITA caminhada carregando itens pesados nos braços!

E se você ainda não sabe o que é car share, vai lá ler nosso post e depois volta aqui que estou te esperando! #vailá #aproveita

Taxa de entrega e pagamento das compras

scrooge mcduck tio patinhas
O Han e eu só analisando os custos e querendo manter o máximo de $$$ no bolso!

Eu acabei decidindo comprar TODOS OS MÓVEIS “básicos” logo de uma vez e isso tem haver com a forma que funciona a taxa de entrega da IKEA. Como disse, eu pesquisei muito na internet, mas não achei de forma clara o que significava a taxa de entrega de $75 CAD deles.

Eu tinha várias dúvidas quanto a taxa. Será que existe um limite para a quantidade de itens que seriam entregues ao pagar esses $75 CAD? Será que seria $75 CAD por item comprado? Isso me deixou muito desconfiada e por isso fiquei para decidir mesmo lá na hora que tirasse essa dúvida com algum funcionário da IKEA.

Quando fomos lá, logo arrumei alguém para tirar a dúvida, e PASMEM: a taxa de $75 cad é para a entrega, SEM LIMITES DE ITENS! Ou seja, se você comprar 1 item e pedir a entrega ou 5 itens e pedir a entrega, você vai pagar $75 cad para entregar da mesma forma. 

Lógico que depois de ter certeza disso, não havia mais dúvidas! Decidimos comprar tudo de uma vez e economizar na taxa de entrega, já que não estávamos afim de alugar carro ou u-haul para levar os móveis. Você também pode cogitar um aluguel de um u-haul e evitar pagar essa taxa! Mas já aviso que tem que ter uma boa coluna e estar FIT pq as caixas da IKEA são pesadíssimas. 

Fazendo a lista

Para se preparar para sua compra, você já pode fazer a sua lista no site da IKEA.ca daí do Brasil mesmo! Eu fiz isso! Passei alguns dias selecionando itens, e colocando sempre umas opções para gente ver qual dessas a gente mais gostava ao vivo. 

Quando chegamos lá, eu já tinha os itens na lista e só fui tirando as opções que não gostamos. Aí ficou lindinha a lista. E na hora de pedir a entrega, eles iriam de qualquer forma adicionar todos os produtos numa lista no computador mesmo, então acabou adiantando para gente! 

Mas a internet que eu tava pegando da IKEA era meio ruim e aí vários dos itens que eu já tinha tirado da lista, voltaram na hora de acessar o computador da IKEA mesmo. Então eu recomendo cuidado na hora de pagar. Verifique 3/4 vezes se a sua lista está certinha. 

Até hoje eu tenho acesso a minha lista e por isso vou deixar os itens que a gente comprou aqui para vocês verem:

Noooossa que caro! #soquenao

Se a nossa lista for algum parâmetro para você, eu recomendaria guardar uns $3,000-$3,500 cad para você comprar todos os itens básicos da sua casa. 

Tem muita gente que faz aos poucos, e vai alugando carro ou u-haul para ir pegando os itens. A gente achou melhor já comprou o básico dos móveis de uma vez, mandar eles entregarem e tal que no final seria economia de gasto de aluguel de carro. E lógico e poupar as nossas costas! 

Entrega agendada e tudo!

Uma das coisas mais lindas dessa entrega da IKEA é que você pode agendar a entrega com relação ao dia e ao período do dia que vai ser entregue! Isso significa que você pode escolher entre algumas opções de horário! E isso ajudou a gente demais no dia da mudança por que sabíamos que só poderíamos receber a entrega a tarde.

fedex delivery guy mess up
Não gente… a entrega não foi assim! Foi com muito cuidado! #podeconfiar

E eles chegaram na hora combinada, subiram tudo rapidinho e colocaram as caixas nos cômodos que nós pedimos. Tipo já deixaram as caixas da cama no quarto e etc.  

Correção do Han: a gente pediu para eles deixarem as caixas nos cômodos separados e eles falaram que não poderiam. Eu não lembrava dessa parte exatamente por que foi ele que arrastou as caixas pro quarto e não EU! HAHAHAHA #maridosalvando

Eu recomendo a entrega fortemente! Afinal, no início a gente tá tão cansado de mudar de país que ficar carregando caixa da IKEA pode ser um desgaste que não vai te trazer muitos benefícios.

E lógico, VOCÊ VAI FICAR CANSADO DE TER QUE MONTAR TUDO SOZINHO! Aqui é tudo na base do DIY – do it yourself! Hoje em dia você pode contratar o serviço de montagem de um app chamado task rabbit, mas seria uma terceirizada e não uma equipe da IKEA! #ficaadica

O Han fala que a melhor parte é montar! Mas fica aí o alerta! Lembre-se que você vai ter que montar e para montar tudo a gente demorou bem uns 5/6 dias! 

Espero que vocês tenham curtido nosso post sobre a IKEA! Demorou mais saiu! E se ficou alguma dúvida, deixa aí nos comentários que a gente sempre responde! 

E se você quiser ver mais do nosso dia-a-dia no Canadá, recomendo seguir a gente no instagram ou no Facebook. A gente sempre posta stories e fotos de coisas e normalmente fica mais up-to-date! HEHEHEH 

And we’ll see you all in Canada!