Como funciona o car share no Canadá? É barato? Dá para utilizar com a carteira de motorista do Brasil? Qual a melhor empresa de car share? Vamos falar sobre tudo isso nesse post e tem link para desconto!

O que é o Car share?

Colocando da forma mais simples possível, car share é um sistema de compartilhamento de carros. Basicamente, algumas empresas possuem carros que ficam disponíveis, parados na rua mesmo, para seus clientes pegarem na hora que precisarem.

É como se você possuísse uma frota de carros a sua disposição, parados em locais próximos de você. E o bônus é: você não precisa pagar seguro, estacionamento e gasolina. Logicamente que esses custos estão inclusos no seu uso, mas dependendo da sua necessidade de uso de um carro, compensa e MUITO!

Bom mesmo seria uma frota de carros dos jetsons (sabe que vira maleta?! EEEE SONHO! hahaha)

Vancouver é conhecida como a capital norte americana do car share. Na minha opinião isso acaba sendo uma grande verdade pois até hoje não temos apps de ride sharing, como uber, lyft e similares, aqui em BC. Acabamos ficando sem opção, e o melhor custo benefício para pegar um carro, entre o taxi e o car share, é o car share.

Temos várias empresas de car share em funcionamento aqui em Vancouver, e em outras grandes cidades do Canadá. As mais conhecidas aqui em BC no entanto são car2go, evo, modo e zipcar.

Custos

Como existe uma variedade de tipos de carros, períodos e formas para você utilizar o car share, aconselho olhar os valores no site das empresas que linkei ali em cima. Porém para você não perder tempo entrando em todos os sites, vou resumir um pouco como cada empresa cobra os clientes e que tipo de carros elas costumam oferecer.



Todas as empresas de car share costumam cobrar para que você se inscreva e faça parte do grupo de clientes deles. A modo e a zipcar cobram taxas mensais/anuais altas e uma taxa para se inscrever. Essas duas empresas costumam ter carros maiores a disposição, e aqui em Vancouver, quem precisa de um carro grande costuma se inscrever com uma delas.

Já a car2go e a evo possuem somente uma taxa de manutenção anual baixíssima de $2 cad, e apesar de cobrarem uma taxa para inscrição, elas costumam oferecer descontos para quem se inscreve pela primeira vez, com direito a bônus para dirigir com desconto.

evo car share foto prius
Esse é o prius da EVO. Dá até para carregar bikes, prancha de snowboard e tal.

Os valores para utilização dos carros costumam ser por hora ou por dia, e costumam ser semelhantes entre esses pares que separei aí em cima. Isso significa que o valor da modo e da zipcar são parecidos para alugar os carros e para as taxas. E os valores da car2go e da evo são semelhantes também.

Então, a não ser que você precise de um SUV ou algo maior, recomendo mesmo para as necessidades do dia-a-dia o uso da evo ou da car2go. A car2go tem mais disponibilidade do Smart for two (abaixo) e a evo utiliza os Toyota Prius Hybrid (ao lado).

car2go car share smart
Esse é o smart fortwo da car2go. Fofinho né?

Como funciona o car share?

Como já disse anteriormente, as empresas possuem carros a disponsição dos clientes parados nas ruas da cidade. Cada empresa tem um acordo com o governo daquela cidade e, portanto, pode parar seus carros em certos locais.

Os locais onde é permitido parar o carro são chamados de “home zone”. Ou seja, a área de “casa” desses carros. É como se eles morassem ali. hehehe. Além disso eles possuem também áreas de estacionamento permitido, que são como mini home zones.

Para determinar qual seria a melhor empresa de car share para você, acho que além do custo é importante colocar na balança a proximidade que você está da home zone daquela empresa. Atualmente a evo é a única empresa que tem alguma cobertura na área de Burnaby.

E eles também possuem a melhor cobertura na área de metro vancouver. Você consegue pegar um evo e vir para burnaby, new westminster e até na grouse mountain tem estacionamentos da evo. Além disso eles tem se mostrado dedicados a expansão da “home zone”. Por isso e por funcionar perfeitamente bem, direto do meu celular, que nós aqui em casa escolhemos usar a EVO.

Usando a EVO car share

Como só usamos a EVO, só podemos MESMO falar da experiência com a evo para nossas necessidades de car share. Então vamos falar sobre como funciona o uso da evo, ok? Bem, primeiro você irá entrar no site e se registrar. Depois de se registrar você utilizará o app da evo para conseguir encontrar o carro disponível mais próximo de você.

Depois de encontrar o carro, você meio que “reserva” ele. Isso é feito para que no período que você estiver caminhando até ele, ninguém consiga usar aquele carro. Evitando que você tenha que voltar a procurar outro carro. Assim que você encontrar o carro que você reservou, você irá abrir o carro pelo app, e assim que abrir, seu tempo de uso do carro estará contando. Aí basta sair dirigindo!

Uhhhh looking good, eh?!

Por causa do sistema de home zone, você irá encontrar carros nessas áreas. E quando terminar de usar o carro você deve pará-lo em qualquer área da home zone, que não possua parquímetro!  Se você for parar numa área que não é home zone, você estará pagando por aquele período em que o carro está estacionado. Porém se naquela região existir alguma área de estacionamento da empresa, você pode parar naquela área sem custos.

Quando você estaciona o carro em uma das áreas permitidas e encerra a sua “corrida”, você não é mais cobrado da utilização do carro. Se você parar em local de parkimetro todos os valores serão cobrados do seu cartão! Então muito cuidado com isso! Todas as regras sobre onde parar estão disponíveis no site de cada uma das empresas, mas resumindo bem é isso.

O app da EVO calcula automaticamente qual forma de cobrança seria melhor para você cliente. Assim, você nem precisa se preocupar na hora que vai pegar o carro se vai ficar com o carro o dia inteiro ou não. O app vai fazer esse cálculo e cobrar o menor custo possível de você. Eu realmente não posso dizer nada das outras empresas pois nunca utilizei o serviço delas.

Só tenho carteira de motorista do Brasil, e agora?

Logo que chegamos no Canadá eu fiz o meu cadastro na EVO. Nós ainda estávamos no período de 3 meses em que era permitido utilizar a nossa carteira do Brasil. E eu queria ir no Joffre Lakes, aí eu resolvi fazer a minha isncrição.

View this post on Instagram

Summer is a time for exploring! @joffrelakes

A post shared by Joffre Lakes (@joffrelakes) on

Como dá para ver pela foto aí em cima, não era à toa que eu queria ir lá! Só que o Joffre lakes é meio longe e existe um limite para a Kilometragem que você pode usar sem pagar taxas extras. Como estávamos nos primeiros 3 meses, e tinha MUITA coisa para comprar e tal… acabamos desistindo de ir lá com o EVO.

Mas a boa notícia é que com isso eu descobri que é possível sim fazer o cadastro com a carteira de motorista brasileira! Eu só precisei entrar em contato com eles por e-mail para enviar a cópia da carteira. E se você vem para Vancouver como turista é uma excelente saída.

Afinal, aqui tem o nosso famoso skytrain, que é excelente! Além disso, a maioria dos locais em downtown são super acessíveis por meio do transporte público, seja skytrain ou ônibus. Então nem sempre você vai precisar de carro, e é uma saída para quem vem visitar SIM. Provavelmente ficaria mais em conta que o aluguel de carro em locadoras pelo período todo. #ficaadica

AVISO! O querido Greg do canal de youtube Will & Greg me lembrou de uma coisa importante! Atualmente a EVO está pedindo histórico de direção do orgão oficial em inglês. Para alguns Detrans do Brasil é possível tirar direto no site do Detran e só traduzir. No nosso caso no ES tivemos que ir lá presencialmente para tirar esse histórico. Na época que fiz o cadastro eles pediram o histórico e eu só traduzi, mas eu tinha tirado esse documento para a carteira de motorista e nem precisou. HEHEH

Vale a pena?

Agora vem a pergunta de “um milhão de dólares” HAHAHA. Valer a pena usar o car share? E qual seria a melhor empresa? Bem cada caso é um caso e é sempre muito relativo.

A melhor empresa vai realmente depender da disponibilidade de carros próximos de você e dos locais que você mais frequenta. Além disso depende da sua necessidade de uso. Carros menores de passeio seriam suficientes ou você precisa de carros maiores? Pense no seu perfil e escolha o melhor para você! There’s no one size fits all in this case.

Sobre se vale a pena, bem… isso é também muito variado. O car share é muito prático! Se você não precisa do carro e não tem planos de viagens mais longas e mais frequentes, o car share é a solução ideal para economizar nos primeiros anos no Canadá. Vai te ajudar muito, especialmente em British Columbia, que temos o seguro de carros mais caro do Canadá.

Agora valer a pena é outra história. Se você pegar um carro de car share, todo sábado e domingo e passar mais de 6 horas com ele em cada dia, num ano inteiro, ainda sai mais barato comprar um carro! Mesmo pagando todos os custos. Eu fiz várias planilhas com essa estimativa para chegar a essa conclusão. #aloucadasplanilhas

#highfive #yeah #brooklyn99
Isso quer dizer post sobre carros? YEAH BABY YEAH!

Então valer a pena vai depender do seu uso do carro. Nós aqui usamos bastante o car share.

Mas quando chegou o verão nós percebemos que queríamos ter a liberdade de viajar e conhecer o Canadá sem ter que fazer muitos planos.

OU SEJA: COMPRAMOS UM CARRO! E sim, teremos post sobre isso no futuro.

Mas para você que não tá podendo, acabou de chegar e curtiu a ideia do EVO car share, nós acreditamos que é a forma certa de perceber o quanto o carro pode ser ideal pro seu perfil ou não. É uma forma de “testar” ter um carro, sem ter que se comprometer com todos os gastos!

Tem cupom de desconto?

Gente um dos motivos que esse post demorou para sair, foi por que fiquei esperando uma resposta sobre isso! Como a resposta não veio, vou deixar aqui um link para desconto que achei no google. Se você vier aqui e o link não estiver mais funcionando, é só caçar no google! JURO que você acha rapidinho!

Para quem se interessou pelo EVO, clique aqui para se cadastrar com desconto. Para quem curtiu mais o car2go, clique aqui. #casalnerdnocanadaforthewin

E se vocês curtiram esse post, lembra de compartilhar com os grupos do facebook, do whatsapp e tal. AJUDA DEMAIS o blog! E lógico, ajuda a gente a manter o blog vivo. E lógico, segue a gente no insta e no facebook ein! E vemos vocês motorizados aqui no Canadá!