Hoje temos uma contribuição extremamente importante e útil para todos que já moraram nos EUA e precisam do bendito police certificate do FBI. Nossa querida leitora Michelle deixou aqui VÁRIAS dicas sensacionais para ajudar vocês!

Vamos dar aquele carinho viu e deixar nossa gratidão nos comentários ein! Do jeito que só nossos leitores sabem fazer!

Quem sou eu

Olá pessoal! Bom, hoje eu, Michelle, leitora do Casal Nerd no Canadá e aplicante para PR, gostaria de relatar um pouquinho pra vocês de umas das partes mais sofridas do pós ITA que, na verdade, começou antes de eu receber o convite para aplicar: o police certificate emitido pelo FBI.

Sei que muita gente precisa realizar essa etapa. E no espírito de contribuir com a comunidade de imigrantes Brasileiros no Canadá estou escrevendo esse texto para ajudar quem precisará disso, assim como eu precisei!

O princípio da saga!

A minha saga começou no meio do ano de 2017 quando eu ainda estava em fase de estudo do Express Entry. Isso porque eu descobri que o certificado demorava de 14 a 16 semanas para ficar pronto! Isso mesmo galera: 14 a 16 SEMANAS!!!

Como boa matemática que sou, comecei a fazer mil contas pra saber qual o momento ótimo pra fazer o pedido, visto que ainda moro nos Estados Unidos e não queria correr o risco de pedir muito cedo e ele perder a validade! Afinal, eu nem perfil ativo no EE tinha ainda. Moral da história: fiz contas e mais contas e acabei, como boa brasileira que sou, deixando pra cima da hora! hahaha



Para vocês sentirem aquele NACIONALISMO! HAHAHAHA

Processo antigo do FBI e a espera

Então vamos ao que interessa! No mês de Novembro 2017 eu entrei no site específico do FBI para o pedido do certificado e segui o passo-a-passo que eles dão (até que é bem explicado). Basicamente você precisa imprimir um formulário com informações básicas, recolher suas digitais, preencher um formulário com os dados de pagamento pelo serviço (sim, eles te cobram uma bagatela de 18 dólares por solicitação) e depois manda tudo pelo correio.

Depois disso você fica num limbo sem ter nenhuma informação até que seu cartão de crédito seja cobrado. Aí que você sabe que em alguns dias eles vão analisar seu caso. Bom, eu fiz tudo isso e fiquei apenas acompanhando fóruns onde pessoas mais chatas que eu (não sabia que existiam, rs) ligavam pro FBI diariamente pra saber qual dia de pacote eles estavam abrindo.

Oi? É do FBI? Vocês já abriram meu pacote?! – ahmmmm… hahahaha

No meu caso foi assim: meu pacote chegou no FBI dia 20 de Novembro de 2017. Nessa época eles estavam abrindo os pacotes que tinham chegado em Agosto de 2017 ainda. Ou seja, meu pacote só iria ser aberto lá pra final de Fevereiro de 2018. E isso na realidade ficou pior pois eles começaram a lerdar mais! Aí vi que só sairia em meados de Março de 2018.

Meu “desespero” e felicidade começaram quando recebi meu ITA dia 20 de dezembro. Pelas minhas contas ia acabar sendo bem apertado o meu prazo! Então, comecei a me informar sobre pessoas que conseguiam um prazo extra no CIC além dos 90 dias pra enviar os documentos. Tudo isso por conta do bendito FBI!

Mas para o bem da minha sanidade mental no início do mês de Fevereiro de 2018 o FBI lançou um novo sistema de pedido! AEEEEEEEEEEE! #mesalvou

Site novo do FBI (a minha salvação!)

O processo agora é feito assim: você entra no site https://www.edo.cjis.gov e faz tudo online! Agora sim vou dar mais detalhes sobre como fazer o pedido online! E sim, eu fiz a solicitação novamente!!!

Bem, você entra no site e cadastra um e-mail que é por onde você vai se comunicar com eles. Se você for no site deles hoje vai ter lá a opção de fazer a solicitação de forma eletrônica, que prometia a entrega em até 48 horas (mas já aumentaram pra 3-5 dias úteis) após a entrega das digitais. Daí após o cadastro, você vai receber um e-mail mais ou menos assim (guarde ele com sua vida, sério rs):

Com o número do PIN informado no email anterior, você vai acessar sua página pessoal. Cuidado pois sua página só pode ser acessada clicando no “here” acima do PIN! Depois de acessar, você vai preencher aquelas mesmas informações que antes eram no papel. Agora é tudo no site mesmo. #quemaravilha

No próprio site você faz também o pagamento das 18 doletas e voilá: sua solicitação está pronta! Ficando pendente apenas o envio do e-mail de confirmação junto com as suas digitais no formulário especial deles chamado  standard fingerprint form (FD-258). Você pode imprimir em folha normal mesmo e recolher suas digitais (falarei rapidamente o que eu fiz para recolher as digitais, e que aconselho que todos façam, mais no final do texto).

Esse é o email que deve ser impresso:

A esperinha (quase um fast food de police certificate)

Depois disso, você espera suas digitais chegarem no FBI. No meu caso eles criaram uma opção de aproveitar as que já haviam sido enviadas com a aplicação de papel! Por isso, não paguei dobrado pela solicitação também não. #todoscomemora

Em seguida, seu status passa de insuficiente (faltam as digitais) para em análise. Análise essa que agora pode durar entre 3-5 dias úteis. E por fim, o bendito certificado fica disponível naquele mesmo link do começo.

OBS.: Lembrando que não precisa fazer como eu e ficar abrindo o link toda hora! Qualquer mudança de status eles te avisam por e-mail. Ansiedade? Imagina! HAHAHAH

Aí ó! Nem precisa de ficar dando refresh no site! hahahaha

No meu caso eu recebi o e-mail de recebimento de digitais e o de confirmação de documento pronto com uns 15 minutos de diferença entre um e outro, ou seja, MEGA rápido. Mas lembrando que no meu caso pode ter sido pelo fato de eu já estar na espera desde Novembro 2017.

Dicas importantes: Envio e Digitais

Sem me alongar mais quero comentar duas coisas muito importantes. Primeiro, eu fiz todo o pedido juntamente com o meu esposo. E sim, nós mandamos as digitais juntas no mesmo envelope e isso não tem problema!

Basta fazer um envelope pra você com seus dados e o order number escrito do lado de fora, e outro pro seu cônjuge. Por fim é só botar os dois dentro de um envelope maior e mandar pra eles! Lembrando claro do ATTN: ELECTRONIC SUMMARY REQUEST, senão sua solicitação vai parar lá no limbo de 14 a 16 semanas que ainda existe.

O segundo ponto é sobre as digitais! Vi muita gente ter as digitais negadas por eles por que não estavam legíveis. Meu conselho é procurar alguma delegacia e pedir que alguém lá tire elas pra você no formulário próprio do FBI.

No meu caso, como estou morando em Boston, eu imprimi o FD-258 e fui no posto policial daqui e pagando uma taxa de 5 dólares (viva o capitalismo!) eles tiraram pra mim. Por mais que eles deem as instruções de como tirar as digitais, não confie no seu amadorismo. Afinal, se der errado você vai ter que enviar tudo de novo e gastar com correio e esperar mais ainda.

Até o Tio Obama comemora!

Enfim, acho que é isso!

Minha saga durou exatos 3 meses mas felizmente hoje recebi o bendito certificado dizendo que não tenho nenhum mandado de prisão e nem estou na lista de most wanted do FBI!

 

Agradecimentos do Casal Nerd no Canadá

Galera, assim como o relato do Gideon, o relato da Michelle com certeza vai ajudar MUITA gente! E a gente aqui do Casal Nerd no Canadá não tem palavras para agradecer essa colaboração. Muitíssimo obrigada Michelle por compartilhar com a gente e com os nossos leitores esse conteúdo! #nãotempreço

Todo mundo que já começou a pesquisar sobre o Express Entry sabe como é difícil encontrar informações gratuitas em português. E sabemos que mesmo dominando a língua, de vez em quando dá uma insegurança e tudo que a gente quer é encontrar um ser vivo que fez o processo e deu certo!

Então, todo e qualquer relato que deu certo é sempre riquíssimo para toda a comunidade de imigração Brasil-Canadá. Contamos com vocês leitores e futuros Brasa-Canadaneses para ajudar a gente a engrossar o caldo internético de informações gratuitas.

Quem quiser deixar um relato de sucesso ou ás vezes compartilhar um post mais detalhado sobre algum assunto que você acha que a gente deixou a desejar (pode acontecer né?), por favor, mande um e-mail para gente em contato@casalnerdnocanada.com.br.

Outra opção é entrar em contato por meio da nossa página no facebook ou do nosso instagram @casalnerdnocanada  – são demais nossas redes sociais gente! Juro!

E vemos todos vocês no Canadá!