Com essa notícia do eTA para brasileiros surgiram algumas dúvidas super válidas sobre o visto de PR e o envio dos passaportes para o VAC.

Afinal, agora que temos o eTA, o Brasil é considerado um visa exempt country? E o que significa visa exempt country? Vamos responder essas dúvidas hoje e dar uma luz para quem está recebendo o PPR recentemente.

Visa Exempt Country, o que é isso?

Alguns países estão na lista de Visa Exempt Countries – ou seja, de países isentos de necessidade de visto. Portanto, seus respectivos moradores não precisam de visto para entrar no Canadá, mas se entrarem por ar – ou seja, por avião – são obrigados a possuir um eTA para conseguirem entrar.

É o caso dos Estados Unidos e seus residentes por exemplo. Eles podem entrar no Canadá por terra ou por mar somente portando o passaporte americano, sem precisar de visto ou eTA. Para entrarem por meio aéreo são obrigados a estarem com um eTA em mãos.

A lista dos visa Exempt Countries segue nesse link aqui.

O Brasil agora é um Visa Exempt Country?

O Brasil, apesar de hoje permitir a algumas pessoas que utilizem eTA para entrada no país, está na lista de países que exigem visto para entrada no Canadá.



Essa informação pode ser checada no mesmo link de ali em cima, mas vai aqui uma fotinha para esclarecer:

visa required countries

Isso significa que você pode até se qualificar para o eTA no quesito turismo, mas que para qualquer outro tipo de interação, seja ela de trabalho, estudo ou imigração, é necessário o visto.

Reforçando, isso significa que para entrar com um study permit visa, work permit visa ou um visto de residente permanente (nosso querido PR), é necessário que o seu passaporte possua o visto impresso e colado no passaporte.

E qual a confusão então?

A confusão começa quando você recebe seu PPR. Pois, quando você recebe seu PPR tem uma informação tipo essa aqui:

passaport requirements for pr visa

Nessa informação, diz que se você é natural de um país isento a obter visto para visitar o Canadá você pode só enviar as cópias das páginas relevantes do seu passaporte para o consulado, ao invés de enviar o passaporte todo.

E em e-mails mais recentes está escrito algo como:

If you are a citizen of a country that is required to have an eTA to visit Canada

E o que segue após isso é igual ao item b da imagem acima. Porém da forma que está redigido cria a maior dúvida se você deve mandar o passaporte para o consulado ou se você não deve mandar.

Travolta confuso
Ué? Então eu mando o passaporte ou as cópias?

O medo de fazer algo errado e perder seu PPR é real gente! Eu fico até feliz que na hora que eu fiz o processo ainda não tinha saido o eTA então eu nem tive dúvidas. Mandei logo os passaportes pro consulado.

Só que como já expliquei anteriormente, os países que são REQUIRED ou seja que são obrigados ao uso de eTA para a entrar por meio aéreo no Canadá, são os países que são isentos de visto.

O Brasil e o Brasileiro então precisam de visto?

O Brasil queridinho não se enquadra em país isento de visto! Ele também não se enquadra em país em que é requerido ou obrigatório o eTA, pelo mesmo motivo. Só países isentos de visto são obrigados o uso do eTA.

Na verdade para o Brasileiro o eTA é uma facilidade. Que só está disponível inclusive para uma pequena parcela de pessoas no Brasil, que tenham visto americano válido ou que tenham tirado visto canadense nos últimos 10 anos.

Ou seja, não é para todo mundo e não é um ponto obrigatório para a entrada no Canadá. O que é obrigatório para o Brasileiro é ter um visto. Se ele se enquadrar nas exceções, quem sabe pode pular o visto de turismo e emitir só o eTA.

Mas, se você nunca teve visto nem americano nem canadense, você terá que tirar visto canadense pois o Brasil é um país que PRECISA/é obrigatório ter visto para a entrada no Canadá.

Então, quando eu receber meu PPR o que eu faço?

Resumindo bem resumidinho: quando você receber seu PPR, você vai mandar o seu passaporte para o consulado mais próximo da sua casa! Faça isso como mandam as instruções para países que são obrigados a possuir visto para entrar no Canadá, ok?

Por que? Novamente, por que o Brasil e todas as pessoas nascidas no Brasil são obrigadas a ter emissão de visto para o Canadá (exceto para turismo em casos raríssimos). Logo, precisamos ter o visto de SP, WP ou PR colados no passaporte para podermos realizar a entrada no Canadá!

Espero que esse post ajude todos que irão receber seus PPRs nos meses por vir!

Keep Calm and love canadaAproveito para agradecer a galera que levantou esse tema na página de Facebook do SOS vistos. De princípio eu não entendi a pergunta e peço perdão pela minha incompreensão.

Agradeço também quem teve a paciência de me explicar o que a pessoa com a dúvida queria dizer. Assim eu pude encontrar as informações necessárias para fazer esse post lindo para vocês e ajudar a tirar a dúvida!

E nos vemos no Canadá (logo, logo minha gente! Tá chegandoooo)