Séries inglês

Não é novidade pra ninguém que as séries dominaram o mundo do entretenimento. Não só na TV, mas também nas plataformas de streaming. Mas elas estão longe de ser úteis apenas pra nos distrair: séries são também grandes aliadas na hora de aprender ou aperfeiçoar o inglês.

Como aprender inglês: seu kit básico

Episódios de séries geralmente são mais rápidos de ver do que um longa-metragem. Além disso, as séries trazem situações do dia a dia, muitas referências culturais e sotaques diferentes.

Algumas também nos ajudam a ganhar vocabulários específicos de determinadas áreas, como saúde, tecnologia e negócios. Para completar, o ritmo de fala também costuma ser mais parecido com o da vida real do que os daqueles áudios que a gente ouve nas aulas de inglês.

Como consequência, a gente melhora nossa capacidade de compreensão oral e ainda pode aproveitar para aperfeiçoar a pronúncia. Para completar, como muitas vezes os personagens e temas se repetem, também conseguimos deduzir o significado de várias expressões apenas pelo contexto.

E é por isso que hoje vamos dar dicas para você tirar proveito máximo dessa experiência. Ah, e como a gente não dá ponto sem nó, nós vamos apresentar ainda uma lista de séries bacanas para acelerar seu aprendizado.


Assista a séries no idioma original

Se você tem o hábito de ver séries dubladas em português, trocar para o áudio original é a minha primeira sugestão. Eu sei que vai ser estranho ouvir aquele personagem que você já conhece com uma voz completamente diferente, mas eu prometo que logo a gente acostuma.

Além disso, para aprender inglês é importante também que você foque em séries em que esse seja o idioma original. Dessa forma, você pode observar as entonações usadas pelos atores e o movimento das bocas deles ao falar.

Para cada nível, uma estratégia

Ajuste sua maneira de ver séries de acordo com seu nível de proficiência. À medida que você for ganhando confiança, pode ir avançando para os passos seguintes.

  1. Básico: áudio em inglês e legendas em português;
  2. Intermediário: áudio e legendas em inglês;
  3. Avançado: áudio em inglês sem legendas.

O jogo da imitação

Como aqui o objetivo é aprimorar sua proficiência em inglês, você pode adotar novos hábitos para otimizar esse processo. Um deles é o speech shadowing, que consiste em imitar outras pessoas falando.

E como fazer isso vendo uma série? Nesse caso, comece escolhendo um trecho curtinho do episódio (20 a 30 segundos) e aperte o play. Não entendeu alguma coisa? Não tem problema, é só rodar de novo.

Depois, tente repetir o que o ator disse, usando o mesmo ritmo e a mesma entonação. Quando você for ficando mais confiante, comece a gravar a si mesmo, ouça a gravação e compare com o áudio original pra ver o que pode ajustar. Com o tempo, você pode ir aumentando a quantidade e duração dos trechos em que aplica essa técnica.

Um outro costume bacana é anotar palavras e expressões que você não entendeu para depois procurar no dicionário. Vai que você deixa pra depois e esquece, né?

Turbine sua Netflix

E se você pudesse contar com uma ajuda extra na hora de ver sua série preferida? Language Learning with Netflix é uma extensão gratuita para o Google Chrome que permite que você acompanhe séries e filmes com legendas em dois idiomas ao mesmo tempo. Sendo assim, você consegue ver as legendas em inglês e a tradução em português simultaneamente. Legal, né? Além disso, a extensão apresenta na tela um dicionário para as principais palavras dos diálogos.

Dez séries para aprender inglês

Escolha uma ou mais séries e comece a assistir aos episódios de forma atenta e consciente. Para isso, preste atenção nas palavras e no jeito de falar dos atores. Repita também expressões novas em voz alta e confira as traduções no dicionário.

Quando a gente ajusta a cabeça para fazer essa escuta ativa, é natural que episódios longos ou com temas densos acabem dando uma canseira na gente. Por isso, pode ser que no começo você prefira ver coisas mais bobinhas e curtas. Ou mesmo que muito do que você ouvir nas séries não faça nenhum sentido.

Mas não se preocupe: o mais importante é adquirir o hábito e continuar se desafiando a aprender. Você vai se impressionar com como as palavras vão ficando cada vez mais claras com o passar do tempo!

1. Friends

Essa eu não podia deixar de citar, né? Ao longo de dez anos, essa série que eu amo acompanha um grupo de seis amigos que vivem em Nova York durante sua transição da juventude para a vida adulta.

Mesmo que seu episódio final tenha ido ao ar em 2004, Friends continua atual e aborda tópicos variados. De coisas da rotina de todo mundo aos acontecimentos mais insólitos.

Aliás, você já viu como foi nossa visita ao set de Friends? Dá só uma olhada:

2. Explained

Essa série é sensacional para variar sua aquisição de vocabulário. Cada episódio é um documentário curtinho que foca em um tema diferente, como o consumo de carne, o apelo exercido pelos cultos e a mineração de diamantes. Explained conta com entrevistas de especialistas, imagens de arquivo e outros recursos para construir um resumão sobre cada assunto.

3. Fleabag

Essa série consegue fazer a gente rir e chorar – às vezes com apenas alguns segundos de intervalo. Fleabag foi escrita e dirigida pela protagonista Phoebe Waller-Bridge, e inspirada em um monólogo teatral criado por ela.

Como a série completa sua história em duas temporadas, isso deixa o enredo ágil e enxuto. Ela ainda é boa para treinar os ouvidos com o inglês britânico, o que pode vir super a calhar se você for fazer uma prova de proficiência como o IELTS.

4. Rick and Morty

Essa é pros nerds que curtem ficção científica. A animação acompanha um cientista maluco e seu neto adolescente, que dividem seu tempo entre a vida doméstica e aventuras interdimensionais.

A série foi inspirada nos filmes De Volta para o Futuro e conquistou uma legião de fãs com seu humor ácido e sua originalidade. Por outro lado, como o ritmo de fala é bem rápido, você pode precisar reduzir a velocidade de reprodução para entender tudo em alguns momentos.

5. Killing Eve

Numa mistura de série de investigação e comédia sombria, a série mostra o jogo de gato e rato entre uma detetive (a Eve do título) e uma assassina profissional, a psicopata Villanelle. A série, que tem o sotaque britânico como predominante, tem locações incríveis em lugares como a Toscana italiana, Paris e Londres.

6. Schitt’s Creek

Uma família rica perde tudo e precisa reconstruir a vida numa cidadezinha onde Judas perdeu as botas. A partir daí, a série acompanha a divertida adaptação do clã à nova realidade e mostra que os percalços no caminho podem nos tornar pessoas melhores. Aqui, é interessante observar a diferença entre o vocabulário dos filhos – jovens e superficiais – com o dos pais, um casal mais velho e aristocrático.

7. Mr. Robot

Elliot é um cara genial e instável que trabalha com ciberssegurança e é recrutado por um grupo de harckers. O plano? Usar a tecnologia para subverter as relações globais de poder. Se você se considera geek ou curte uma boa teoria da conspiração, Mr. Robot foi feita pra você.

8. The Crown

Essa série premiada segue o reinado de Elizabeth II desde os anos 1940 até os dias atuais. Embora não tenha intenção de ser um retrato fiel da Família Real, The Crown impressiona ao reconstituir episódios marcantes da História e mostrar cenários incríveis do Reino Unido. Além disso, essa é mais uma oportunidade de se habituar a ouvir o inglês britânico.

9. WandaVision

As estrelas aqui são o casal Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate e Visão, que saíram dos quadrinhos e filmes da Marvel para ganhar uma série só deles. A obra faz referência a sitcoms como A Feiticeira, Full House e até Modern Family, mas logo começamos a ver que a aparência de família perfeita está longe de corresponder à realidade.

A série percorre várias décadas e, com isso, os figurinos, a trilha sonora, os costumes e o vocabulário também vão se modificando. O resultado é uma fascinante viagem no tempo.

10. Superstore

Eles são gente como a gente. A Cloud 9 é uma bix box store, ou seja, uma daquelas lojas que vendem de tudo um pouco: eletrônicos, vestuário, alimentos, brinquedos e outros produtos.

Os funcionários lidam com escalas de trabalho lascadas, clientes malucos e tretas com os colegas de trabalho. Um ponto bacana daqui é que você vai aprender os nomes de vários produtos e também ganhar vocabulário ligado ao ambiente profissional.

Ah, e não esqueça que eu, Giovanna Barino, sou professora de inglês e estou aqui se você precisar de apoio no seu aprendizado. Por isso, te convido a fazer nosso teste gratuito de nível e conhecer nossos cursos online. Quem sabe esse não é o empurrãozinho que faltava pra alcançar a fluência?

E você, tem sugestões de séries pra compartilhar com a gente? Curtiu as dicas de hoje? Se você está se aprimorando graças às séries ou tem uma história pra contar sobre como elas te ajudaram, deixe seu relato nos comentários!


2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as sugestões. Gosto muito também da série Grace and Frankie. É na mesma pegada simples de Friends, está disponível da Netflix e os episódios são de 25 minutos. A série Dead to Me também é excelente. Muito vocabulário do dia a dia, muitas idiom e um pouquinho de palavrões, mas esta tranquilo. Vale a pena.
    Valeu Gi. Adorando tudo que vc oferece aqui.

    • Que show que esteja gostando do conteúdo!! A gente fica contente! Compartilha também com seus amigos ou quem você conheça que queira imigrar para o Canadá! Nosso blog está recheado de informações úteis!

      =D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui