Acabou de chegar e precisa aplicar para o MSP? Nós estamos aqui para ajudar vocês. Com aquele passo-a-passo maroto que vocês adoram, vai ser MUITO mais fácil aplicar pro MSP.

Também vamos tentar responder algumas dúvidas comuns sobre o MSP. Vamos lá?

O que é o MSP?

Na província de British Columbia o MSP significa: Medical Services Plan. Ou seja, o serviço de saúde da província de British Columbia. Aqui em BC nós pagamos para ter acesso ao MSP.

ATENÇÃO! Nem todas as províncias canadenses funcionam assim. Aconselhamos procurar por informações no site da província de seu interesse para ter certeza de como funciona a saúde pública naquela localidade.

Os valores a serem pagos em BC são divididos em faixas salariais. Em Janeiro de 2018 os valores foram reduzidos pela metade para cada faixa. Os valores atuais podem ser vistos na tabela abaixo.

Clique na imagem para ver valores atuais no site do governo de BC.



Serviços cobertos pelo MSP

Uma coisa importante a saber são quais serviços o MSP irá cobrir e para quais outros você terá que pagar. Aqui abaixo vai uma imagem do site do governo de BC que lista os serviços cobertos pelo MSP.


Cobertura MSP BC

Pelo o que dá para ver na lista, todos os serviços essenciais para sobrevivência de uma pessoa estão cobertos. Porém algumas outras coisas que estamos acostumados a ter cobertura em planos particulares no Brasil, não são cobertas pelo MSP, como:

Serviços não cobertos MSP BC

Talvez você consiga não pagar alguns desses serviços considerados “extras” se você tiver uma boa cobertura médica adicional pelo seu emprego. Porém, normalmente mesmo com cobertura adicional o que acontece é que você paga e depois é reembolsado pela insurance company.

Elegibilidade e cadastro

Nem todas as pessoas que estão na província de BC são elegíveis a ter a cobertura de saúde pública de BC. No site do governo você pode checar todos os detalhes, mas já adiantamos que os residentes permanentes logicamente tem sim direito a usufruir do sistema de saúde pública de BC.

Assim que nós chegamos em Vancouver, na primeira semana mesmo, eu já fiz o cadastro para o MSP. E eu fiz TUDINHO no celular! Lembram que estávamos sem computador? heheheh

Então aconselhamos fortemente usar o site do MSP application. É muito simples de fazer e você já cadastra a unidade familiar toda. No nosso caso eramos só o Han e eu, mas para famílias maiores também é possível cadastrar todos.

Para quem quiser saber quais documentos são necessários na hora do cadastro, o site que explica como realizar a sua “application” é esse aqui. Tem também informações sobre como mandar os dados pelo correio, mas te garanto que online é mais fácil!

Iniciando a cobertura

O próprio site do governo de BC informa que pode demorar até 3 meses para que você seja autorizado a utilizar o MSP. Por isso, eles aconselham fazer um “seguro saúde” de 3 meses para o período logo após a sua chegada.

Para quem lembra, nós fizemos exatamente o recomendado. Contratamos o serviço da Allianz Canada e apesar de não precisarmos usar o seguro, foi muito bom ter essa tranquilidade.

Como eu fiz o cadastro online e logo na primeira semana que chegamos, em mais ou menos 2 meses chegou uma carta do MSP falando que estava tudo certo e com o primeiro valor a ser pago.

Assim liguei para lá e confirmei os dados de pagamento e garanti que após o pagamento já estaríamos sob a cobertura do MSP e poderíamos usá-lo. Foi muito fácil e agradável lidar com o pessoal do atendimento por telefone do MSP.

Eu honestamente fique impressionadíssima. Nunca havia sido tão bem tratada por um serviço pode telefone de um governo antes. Até retornar a minha ligação a moça retornou pois ela havia me dado uma informação errada, resolveu checar e aí me ligou de volta para esclarecer! UAU!

Really? NO WAY! #juroqueéverdade

Outra coisa que eu fiz foi registrar o pagamento do MSP para pre-authorized payment. Você pode fazer isso por telefone, é suuuuuper tranquilo! Com isso, eu nem preciso me preocupar em agendar pagamentos!

Eles já “recebem” o valor certinho no dia da conta sem eu nem precisar receber conta em casa todo mês. É muita tranquilidade gente!

BC Services Card

Para ter acesso ao MSP, primeiro você tem que efetuar o pagamento e depois emitir uma BC services Card. Porém, o local que normalmente emite isso é o ICBC, o mesmo local que cuida das carteiras de identificação e de motorista.

Aí que vem o detalhe para os residentes permanentes. O pessoal da ICBC tem como critério só emitir uma identificação para os residentes permanentes após a chegada do PR CARD. Ou seja, para quem lembra da minha seara com o meu PR CARD, já sabe: eu DEMOREI até ser autorizada a ter tanto a BC ID quanto o BC services card.

Esse é um sample do card que você irá receber para usar o MSP.

A notícia boa é que por isso eu descobri que o próprio MSP emite um BC services card sem foto para você até que seu PR card chegue. E eles foram novamente MEGA educados quando liguei lá para resolver isso.

Outra coisa é que você pode pedir seu número do MSP e usá-lo para se consultar mesmo sem o BC services card. No entanto, a atendente do MSP fez questão de emitir um cartão sem foto para mim pois ela disse que alguns lugares não aceitam só o número e seria mais justo (já que eu estava pagando) e seguro eu ter um cartão.

Linda demais essa atendente não? #pontoprocanada

Usando o seu MSP

Após conseguir o MSP e o seu BC services card, o ideal seria você buscar um médico de família para ser o médico da sua unidade familiar.

Nós tivemos uma certa dificuldade com isso pois o site do governo que oferece essa informação não é muito bem ou frequentemente atualizado (inclusive ele deixou de existir, por isso não tem link aqui!). Por isso, aconselhamos a todos perguntarem para conhecidos e colegas de trabalho se eles tem um bom médico e se o mesmo está aceitando pacientes.

Depois disso é só ir no médico, ou na walk-in clinic, ou na emergência com o seu BC services card e um outro documento com foto. E pronto! Você vai ser atendido sem ser cobrado nadinha de nada!

Mais para frente vai sair um post detalhado sobre quando eu fiquei doente aqui em Vancouver agora em Dezembro de 2017. Esse post vai conter vários detalhes sobre o atendimento médico em si, medicamentos e o atendimento na farmácia.

Curta a nossa página no Facebook e siga a gente no instagram para não perder nenhum post novo! Além disso no insta (quando eu lembro) tem uns vídeos sobre o clima, o dia e algumas atividades aqui em Vancouver. Aposto que você vai curtir! #ficaadica