E aí meus queridos! Sempre ouvimos perguntas do tipo onde vocês fizeram a conta de celular de vocês? Com qual operadora? Estão gostando? Por isso hoje vamos falar um pouco sobre como foi fazer a nossa conta de telefone. Com direito a dicas de sites para comparar os planos e operadoras.
Como essa é uma das coisas essenciais para abrir uma conta corrente no Canadá, o post sobre o telefone está vindo primeiro. Mas em breve teremos post sobre bancos! #fiquemligados
Operadoras de telefonia celular
Uma coisa que é SUPER desafiadora é decidir o melhor plano e operadora para você. Um dos motivos para isso é que existe uma grande variedade, porém os valores não são tão diferentes e isso ajuda a te deixar ainda mais na dúvida.
Eu não vou ficar perdendo o seu tempo e o meu comparando planos, por que sabe da melhor? Existe um site que faz isso!!! O site é o WhistleOut. Você mesmo pode ir lá e comparar os planos.
As três maiores empresas, e logo com melhor cobertura, no Canadá são: TELUS, ROGERS e BELL. A Rogers tem uma empresa menor chamada FIDO, que usa a network da Rogers para funcionar. A Koodo seria a empresa menor da Telus.
Por isso uma dessas duas teoricamente seria tão boa quanto, porém mais barata que as marcas principais. Nós acabamos escolhendo a FIDO. E até agora estamos bem satisfeitos.
Planos
No Canadá existem basicamente dois tipos de planos: BYOD ou por contrato. Isso é semelhante em qualquer empresa que você pesquisar.
Se você escolher um plano por contrato, você fica preso a empresa pelo período do contrato. Esse período costuma ser de 2 anos.
Tem muita gente que dá sorte e chega num momento em que algum aparelho “sonho de consumo” está em promoção com custo zero, porém com um plano de contrato de dois anos. Mas nem sempre o aparelho que você está de olho vai estar em custo zero.
No nosso caso escolhemos um plano BYOD, que significa, bring your own device. Isso quer dizer que a gente não trocou de celular e estamos com os mesmos telefones que usávamos no Brasil.
“Ah Rey, então vocês já tinham uns Iphone top de linha né?”
Muito pelo contrário meus amigos. Nós temos aparelhos razoáveis (mas que o Han está passando muita raiva atualmente) da Motorola.
Só para ficar claro, não estamos falando mal da Motorola. Eu sou bem fã deles e acho que para Brasil, eles fazem uma das melhores opções custo X benefício.
A gente queria trocar de aparelho? LÓGICO! Mas nem eu, nem o Han nos sentimos confortáveis para assumir um compromisso de dois anos com uma empresa que nunca usamos.
No plano BYOD você não tem contrato. Ou seja, a hora que eu achar que está ruim eu simplesmente MUDO de operadora. Simples assim.
Lógico que você também pode mudar quando fizer um plano com contrato, mas aí as regras do contrato se aplicam né? Ou seja, pode ter multa, você pode ter que pagar um valor bem mais alto do que o seu aparelho vale no momento e tal.
Nós preferimos não correr esse risco, mas vai de cada um ok? #followyourheart
Abrindo a conta
Na verdade, antes de chegarmos aqui, eu não havia conseguido decidir qual a melhor operadora para gente. Então segui um conselho que ouvi de algum youtuber: best buy mobile. #ficaadica
A best buy mobile é um local onde você encontra quase todas as empresas e ofertas. Como eles não tem o objetivo de fechar com uma empresa específica, eles te mostram todas as opções.
Foi isso que nós fizemos. Fomos até a best buy mobile e aí vimos todas as opções de planos. E acabamos decidindo pela Fido.
O pessoal da best buy mobile tem um atendimento MARAVILHOSO. Nos trataram super bem. O processo de abrir a conta de telefone só foi um pouco demorado.
Nós provavelmente ficamos lá entre 1h30 a 2h para terminar o processo todo, mas já saímos com os telefones funcionando perfeitamente.
O processo ocorre da seguinte forma depois de escolhido o tipo de conta que você deseja. O pessoal da best buy mobile liga para a empresa que você escolher e faz todo o processo por telefone.
Como nós havíamos chegado havia menos de 10 horas, algumas coisas foram mais demoradas para fazer por telefone. Sim, nós fomos lá no MESMO dia que chegamos. hehehe
O que você vai precisar para fazer a conta de telefone:
- Passaporte
- Cartão de crédito internacional
No nosso caso somente eu ainda tinha um cartão de crédito internacional. Por motivos de custos já havíamos cancelado os cartões do Han. Por isso as duas linhas constam no meu nome.
Pra gente é bem prático isso pois sempre que precisa resolver pepino no telefone a função é minha. Então nada mais lógico que estar logo no meu nome. Se tivéssemos algum problema eu seria a pessoa a resolver.
O chip deles funcionou perfeitamente no nossos aparelhos. Nossos aparelhos usam os nano sim cards. Então se você tem aparelho com nano sim, já sabe que na fido você vai encontrar compatibilidade tranquilamente.
Cobertura
Nós somos heavy users de internet, como vocês podem imaginar. Nossos planos tem 3gb de plano de dados para cada um. Além disso temos uso ilimitado de ligações para todo o Canadá e ilimitado de mensagens de texto para todo o Canadá também.
Se você não pegar um plano ilimitado de ligações fique ligado pois aqui é como nos EUA. Você é cobrado os minutos das ligações que faz e das ligações que recebe!
Sim! É um absurdo pois todas as ligações são cobradas duplamente. Mas, that’s the way the cookie crumbles. Ou em bom português: aceita que dói menos.
Bem, passado esse susto aí, tem sempre o susto que aqui o custo para telefone é razoavelmente mais alto que no Brasil. Porém devo dizer que na FIDO o funcionamento e cobertura são mil vezes melhores do que possuíamos Brasil.
Dentro do skytrain, embaixo da terra, o sinal do 4g e do telefone pegam perfeitamente. O único momento que não pega direito é quanto tem MUITA gente usando ao mesmo tempo numa mesma área.
Por exemplo, nos dias do Canada Day, os locais estavam lotados. E aí todo mundo estava querendo gravar vídeos e colocar no insta, logo o 4g simplesmente não funcionava.
Usabilidade e conta
A fido tem um aplicativo que funciona muito bem, porém nos nossos aparelhos fomos forçados a mudar a língua do telefone para inglês. É um downside, mas realmente não sabemos se você não terá a mesma situação com apps de outras empresas.
O app da FIDO mostra para gente o quanto usamos dos nossos planos de dados, ligação e mensagens. No meu caso que sou a “proprietária”das linhas eu consigo acessar as contas também.
Ele mostra quando a sua conta vai zerar e tudo. Te traz detalhes do seu plano e tudo.
Acho a usabilidade do app e do site da fido muito boas. Porém quase morri do coração na primeira conta.
Na primeira conta eu recebi o extrato em papel, e as datas me pareciam estranhas.
Resumindo bem, depois eu descobri que na FIDO o plano é pago antes de você utilizar.
Outra coisa super esquisita, mas quando abri o site e vi a conta no site estava tudo explicadinho.
Então estejam preparados para receberem a conta MUITO antes do fim do seu período de uso. E se houverem gastos a mais eles virão no mês seguinte àquele período de uso.
Valores
E os valores? Galera os valores variam bastante da quantidade de dados que você deseja no plano. No nosso caso usamos o plano com 3gb de dados cada um, aqui embaixo vão os 3 planos mais comuns no BYOD da FIDO.
Na época que chegamos estava rolando uma promoção para a primeira linha e para a segunda linha. Temos um desconto no total de 20 cad nos dois planos. Isso ajuda a reduzir um pouco os custos!
Procure sempre a melhor oferta no momento, pois cada hora tem uma empresa com ofertas melhores que a outra. Então fiquem ligados e perguntem bastante antes de fechar com uma empresa.
Vocês aconselham qual operadora?
Nós só podemos falar sobre a Fido, visto que só estamos aqui a um mês e pouco. Até agora já recebi duas contas, já usei o sistema de pagamento do banco e já entrei em contato com a empresa para esclarecer a questão da data da conta.
Eu gostei dos canais de atendimento deles, do app, do site e da cobertura do plano. Não tivemos nenhum problema de instabilidade e estamos bem satisfeitos.
Reforço que a fido não é a empresa mais barata no Canadá. Pelo que já ouvi falarem, a mais barata seria a Freedom. Porém a maioria das pessoas que usa a freedom reclama BASTANTE da cobertura. Não todos, mas grande parte.
Rey e as outras operadoras? Não tenho nenhuma opinião formada sobre outras operadoras, pois nunca usei nenhuma outra.
Se você já está no Canadá e quiser deixar algum feedback sobre alguma outra operadora, por favor, use os comentários para ajudar os futuros brasileiros-canadenses. Nós agradecemos a colaboração.
Se você curtiu o nosso post, lembra de dar aquele pulinho no Face e deixar seu like. Ajuda demais a divulgar o blog!
Deixe um comentário