Essa semana fiquei pensativa sobre os desafios de imigrar, tanto para quem imigra para o Canadá como nós, quanto para outros países. Resolvi então fazer um post abrindo meu coração sobre isso e espero que coloque vocês para pensar sobre o assunto.

Essa semana está sendo uma daquelas viu?! E lógico que com momentos difíceis vem muita reflexão. Eu e o marido sempre conversamos sobre o quanto imigrar aumenta ou diminui os desafios da vida. Hoje finalmente eu vou expor um pedacinho dos desafios para vocês.

O que ninguém te fala sobre imigrar

Eu coloquei esse subtítulo aí EXATAMENTE por que eu estou CANSADA dessa falta de vergonha na cara das pessoas! NÃO AGUENTO MAIS pessoas no instagram, no youtube e em blogs, vindo com esse clickbait dos infernos para pegar os negativinhos do mundo. #chega #vamosporumfimnisso

bullshit falando a verdade parem de mentir
I’M CALLING BULLSHIT! – lógico que tem gente falando a verdade sobre imigrar!

TEM GENTE PRA CARAMBA falando dos desafios de imigrar!!! SEMPRE TEVE! Ninguém tá escondendo eles não OK?

O que acontece normalmente é que você, no momento estou-desesperado-para-sair-do-brasil, escolheu ignorar ou desconsiderar os avisos e alertas sensatos que damos! SIM! Estou JOGANDO NA SUA CARA MESMO!

Ou você que está falando isso, não pesquisou, não leu e não se deu o trabalho de realmente entender o que é morar LONGE! Mas essa segunda opção é MUITO mais rara.



O mais comum é que o seu cérebro ESCOLHEU focar no que ELE QUERIA! E É ÓBVIO QUE NÃO ERAM OS PODRES DO CANADÁ! E logicamente que com bom senso, você já sabia que iriam existir desafios.

Então chega dessa conversa de “o que ninguém te fala”! Te falaram sim, e por seu foco ser seletivo, você ignorou e pronto! Aceita! #teconvidoparaseita #aceitaquedoimenos Agora se você já está num momento sobre ter uma CONVERSA REAL sobre esse assunto, segue lendo.

Vamos falar a real?

porta neve congelada gatinho
Ai meu deus tá frio no Canadá! Minha porta congelou! Socorro! – se você não sabia… shame on you!

Primeiro de tudo: esse post não vai ser uma lista de desafios do tipo: o frio, a barreira linguística, a busca do primeiro emprego, o college, etc… TUDO ISSO ERA PARA VOCÊ JÁ SABER QUE É DESAFIO E VIR PRONTO PARA ISSO! #prontofalei #aiquealivio

EU VOU TE CONTAR O REAL DESAFIO DE IMIGRAR! Para qualquer país! E o desafio de imigrar na realidade não está em nenhuma dessas coisas que você já devia esperar que ia demorar para você se ajustar.

Mas antes, vamos tratar dessa listinha padrão de desafios de instagram e youtube em 1 minuto?

Desmistificando a lista padrão

  • O frio é bem diferente do Brasil. Sim, mesmo para você que mora/morava no sul ok? Se prepare, aprenda com ele, pergunte pros coleguinhas de cidade. Cada cidade tem o seu clima e você vai ter que se adaptar.
  • A barreira linguística é real, especialmente para quem decidiu vir sem saber inglês. E sim, vai ser mega desafiante ir no mercado, comprar frutas e etc. TUDO QUE ERA SIMPLES VAI SER COMPLEXO SE VOCÊ NÃO SABE INGLÊS! Tá você aí crente dizendo “mas eu tenho inglês intermediário” – chega aqui e você descobre que nem dá pro básico! #verdadesejadita TE JURO! Se você não quer cair nesse erro, faz logo o teste de nível da gente que ele vai te mandar a real sobre seu nível! E depois não chora! Imigrante raiz sacode a poeira e vai a luta de resolver! Quer se preparar minimamente? Procura a gente.
  • A busca do primeiro emprego VAI SER DIFICIL PARA CACETE! Você não vai chegar abalando bangu QUE-RI-DA! Mesmo que você fosse o CEO da sua empresa – AQUI VOCÊ NÃO É NINGUÉM! Nem credit score você tem. E pior, você nem sabe o que É credit score! PÁRA DE SE ENGANAR e saiba que você vai mandar 50 currículos, 2 vão te responder, 1 vai rolar entrevista. E talvez esse 1 te contrata OU VOCÊ TEM QUE VOLTAR A MANDAR CURRÍCULO!
  • O college vai ser um tédio ou um mega desafio. SIM! Ou um ou outro! Eu já ouvi os dois! E sim, os coleguinhas são folgados, querem abusar de você e TOMA CUIDADO! #prontofalei
me segura vou contar toda a verdade
Nossa gente tô lavando a alma nesse post hoje! #mesegura #nãodeu #faleitudo

Mas então Giovanna, qual o desafio de imigrar?

A VIDA É O DESAFIO

Você já tá aí olhando para esse texto com cara de “ahn?” ou  “ficou maluca de vez essa menina” ou qualquer variação disso. JÁ TE EXPLICO, calma! O negócio é o seguinte: A VIDA VAI CONTINUAR! E esse é o grande desafio.

Pense aí na sua vida no Brasil. Ou se você já está no Canadá, pense na sua vida no Brasil antes de vir. Quais foram os grandes problemas REAIS, os desafios REAIS que você teve que superar e sofreu de verdade com eles?

Sim, a política no Brasil é uma grande m&%$^. Sim, ficamos frustrados com a falta de segurança. E sim, todas essas coisas vão suavizar e reduzir no Canadá. Mas o que te fez chorar de soluçar de verdade?

cry and eat ice cream chore comendo sorvete
Pelo menos o Haagen-daz é BEM mais acessível no Canadá e você pode afogar suas mágoas com sorvete de QUALIDADE! HAHAHAHA

E me diga aí se não foi o seguinte: PROBLEMAS E QUESTÕES PESSOAIS. Pode ter sido a morte de um ente querido, uma dificuldade ou frustração no seu emprego, um problema de relacionamento com alguém que você ama. Mas eu colocaria minha mão no fogo que você não chorou uma má decisão do governo como você chorou quando estava de luto por alguém.

E quer queira, quer não, ESSAS COISAS VÃO CONTINUAR ACONTECENDO! O Canadá, a Australia, a Europa, ou o RAIO QUE O PARTA, NÃO VÃO FAZER SUMIR OS SEUS PROBLEMAS PESSOAIS!

Challenge accepted (or not?)

continue quando as coisas ficam difíceis
O único caminho possível é continuar! #keepswimming

Assim como você escolhia todos os dias continuar na luta no Brasil, você vai precisar escolher continuar na luta no Canadá.

Você vai ter que ser forte em momentos difíceis e talvez a parte mais complexa disso tudo é que o seu sistema de apoio (família e amigos) não está aqui. Você vai ter que construir isso de novo! E algumas partes não podem ser substituidas, como mãe, pai, irmãos e etc.

Agora, as pessoas que você ama e que ficaram no Brasil vão ficar doentes. E você vai querer poder estar lá só um pouquinho para abraçá-las e não vai dar. Familiares e amigos vão casar e ter filhos e talvez você não vai ter como participar desses momentos. Você vai perder família e amigos, e talvez, mesmo fazendo TODO O ESFORÇO DO MUNDO para chegar antes do falecimento, a distância não vai permitir.

Além disso, os seus problemas de relacionamento com os familiares ou até com o seu parceiro não vão sumir! ELES VÃO ESTAR LÁ! Sempre! E você vai ter que ter tempo/paciência para resolver.

Muitas vezes a imigração mostra que casais tem diferenças irreconciliáveis. E muitas vezes por não termos mais aquele tanto de amigos e familiares em volta fazendo força para o casal ficar junto, mesmo quando não faz mais sentido, o casal se separa no Canadá. Acontece com MUITA frequência tá?! #prontofalei

Já vi video de gente falando: “ó, quando você chegar, não deixa seu marido comprar videogame por que vai dar problema no seu relacionamento!”. Amiga, deixa eu te contar uma coisa: seu relacionamento é que tem um problema! E talvez já tinha esse problema no Brasil!

Não coloque a culpa no Canadá, no videogame ou em qualquer outra coisa. Temos que ser sinceros e ver a raiz dos problemas mesmo. Dica: costuma estar na gente e na nossa falta de abertura para mudar ou se adaptar, que são habilidades essenciais na hora da imigração!

Reflexões finais

Os desafios da vida, como problemas pessoais de relacionamento e etc, vão estar lá. Eles não vão sumir por que hoje você tem uma vida em país de primeiro mundo. E ESSES SIM SÃO OS MOMENTOS QUE VOCÊ VAI LEMBRAR COMO DESAFIOS!

problemas the office
Lembrando que tem sorvete BOM e barato no Canadá HAHAHAHAH

Sim, vai ter problema no trabalho. Apesar de ser uma coisa bem diferente do que no Brasil, é lógico que não vai ser arco-íris e “sorry” o tempo todo gente!

Sim, vamos ter um dia de merda por que pisamos na poça, perdemos o ônibus, o guarda-chuva quebrou, e na pior das hipóteses aqui no Canadá isso vai ser uma lição para você comprar uma bota waterproof de mais qualidade e pronto!

Esses problemas aí, vão ser moleza! Se você se preparou bem e é uma pessoa com bom senso, essas coisas da lista padrão não irão te abalar.

Mas a hora que falecer um ente querido, aí sim, você vai passar pela maior auto-análise e vai pensar se você realmente quer morar longe dos familiares ou não. E esse é o desafio!

Acho que a reflexão final que fica é: estar no Canadá, aumenta o seu estresse e os problemas pessoais ou não? Ou é algo que te permite ter menos estresse e problemas na sua vida?

Para a gente a resposta é clara: o Canadá trouxe MUITO alívio aos estresses do dia-a-dia. Só de ter mais segurança, menos estresse no trabalho e no nosso dia-a-dia básico, ficou muito mais tranquilo. E quando chegam os momentos desafiantes da vida (eles sempre irão existir), estar aqui com certeza faz muita diferença – PARA MELHOR – na nossa capacidade de lidar com essas situações.

Building blocks

Hoje, com 2 anos de Canadá, construimos uma rede de amigos incrível que já nos socorreram em momentos muito difíceis. Também temos mais acesso a psicólogos e terapeutas do que no Brasil. E temos contado sim com o apoio desses profissionais, que eu acho essenciais na vida! NO MATTER WHERE YOU LIVE!

Não tenha vergonha de procurar apoio profissional. É extremamente necessário ter alguém para dividir coisas de forma mais imparcial. O seu parceiro(a) não pode ser também o seu psicólogo. Ele tem investimento emocional em você e fica muito difícil dele ser imparcial. #ficaadica

amigos viram família
Seus amigos viram sua nova família! Mas isso não vai acontecer da noite pro dia!

Então para resumir: o maior desafio de imigrar é a vida, que vai continuar seguindo e nos dando rasteiras. E precisamos vir preparados para pedir ajuda, recorrer a tratamentos e para trabalhar na direção de contruirmos amigos que vão ser a nossa nova família “para o que der e vier”. #gratidão

Queria aproveitar aqui para agradecer esses nossos amigos-família! OBRIGADA!

E da minha parte, quero deixar esse post como um espaço aberto para você desabafar sobre a última rasteira que a vida te deu. Não poderei te ajudar, mas muitas vezes conversar e compartilhar ajuda.

E quem sabe alguém que está passando por uma situação parecida, vai ler seu relato e vai suavizar o coração dessa pessoa! Se quiser compartilhar como você lidou com esse desafio também é válido. Espero que esse post altamente sincero te faça realmente pensar nas coisas que importam na vida e no que realmente vai abalar seu coração quando estiver aqui.

And I hope to still see you all in Canada!