Você sabia que é proibido dirigir um carro no Canadá sem seguro? E uma das partes mais cansativas do processo de comprar um carro é lidar com o seguro. Até por que funciona de uma forma diferente do Brasil!

No Canadá, antes de comprar um automóvel é preciso entender também a contratação do seguro obrigatório para carros. Foi pensando nisso, e no sofrimento que passamos, que escolhemos esse tema como assunto para o segundo post da nossa série sobre carro no Canadá.

Então… Se você tá pensando em comprar um carro veio ao lugar certo para saber um pouco mais sobre como é esse processo de fazer o seguro obrigatório para carros aqui no Canadá.  Esse é O POST para esclarecer algumas das suas dúvidas sobre o seguro obrigatório para carros.

Seguro é obrigatório? 

Pois é, aqui no Canadá, assim como nos Estados Unidos, nenhum carro sai da concessionária sem a contratação de um seguro obrigatório básico. Você inclusive não pode registrar seu veículo e emplacar ele sem seguro. Esse é um dos motivos que essa é uma das etapas mais cansativas do processo de compra. 

É importante notar que existem regras distintas em relação ao valor mínimo obrigatório de cobertura, e/ou os tipos de cobertura, em cada província. Porém, a lei do seguro obrigatório para carros vale para todo território canadense.

Aqui em Vancouver, na realidade em toda a província de British Columbia, o seguro obrigatório básico deve ser OBRIGATORIAMENTE provido pelo governo provincial. A empresa que fornece o seguro básico se chama ICBC (Insurance Corporation of British Columbia). E ela é a mesma que você vai para tirar sua carteira de motorista.



Por que o seguro obrigatório é assim? 

but why?
Ok… but why?! #deadpool

Aí você deve estar se perguntando o por que disso, não é? E a resposta é bem simples! O governo entende que o condutor precisa comprovar sua capacidade de arcar com as despesas em caso de acidente. E falando em despesas, o governo se refere às mais básicas como os danos causados a terceiros. Seja veículo ou pedestre.

Cada província decide como vai estabelecer o processo e aqui em BC ficou definido que seria por meio da ICBC. Uma coisa que honestamente nós achamos péssimo, pois mata o livre mercado. Outras províncias não usam empresas governamentais e os valores de seguro são mais em conta. Seria muito melhor se fosse assim!

Logo, o processo de contratação de seguro é a parte mais chata na hora da compra do carro em BC. Digo isso por que são tantos pedaços para montar o seu seguro que, até você entender, já foram MUITAS horas na concessionária! 

Por outro lado existem as vantagens dessa obrigatoriedade. Já imaginou se alguém bate no seu carro e foge? Os seguros obrigatórios cobrem o seu prejuízo nesse caso, por exemplo. Ah, isso se você tiver provas que foi isso mesmo que aconteceu. #dashcam

Dash cam? É de comer ou de passar no cabelo?

Tem gravar umas bizarrices dessas né?! HAHAHAH

Essa coisa da necessidade de provas foi um dos motivos que nós colocamos uma dash cam no carro. A dash cam, nada mais é que uma câmera que grava enquanto você dirige ou se ocorre movimento próximo do carro. 

Por todos terem seguro obrigatório, e pelo seguro básico ser OBRIGATORIAMENTE provido pelo governo provincial (ICBC), quando ocorre um acidente a situação fica num impasse. 

Na hora de cobrir o prejuízo, é a sua palavra contra a da pessoa que bateu em você, por exemplo. Se você alegar que o outro causou o acidente, e ele alegar que foi você, mas NENHUM DOS DOIS tiver provas físicas (video) ou testemunhas oculares, o prejuízo de AMBOS será DIVIDIDO ENTRE AMBOS! 

Sim queridos e queridas! Os canadenses entendem que todos são honestos e éticos certo? Então eles entendem que se você alega que a outra pessoa causou o acidente, e a outra pessoa também alega isso, sem obter  provas o governo não irá desmentir nenhum dos dois! E aí você paga pelo seu prejuízo E O DA OUTRA PESSOA QUE TALVEZ CAUSOU O ACIDENTE INTEIRO! #ahvá #nãocreio #tejuro 

Nisso, para evitar de termos esses problemas… E depois de alguns relatos de pessoas mal intencionadas, que na hora da batida fingem que vão fazer tudo certinho, mas depois ligam pro ICBC e mentem, colocamos a dash cam e pronto! É gente… tem gente desonesta em QUALQUER LUGAR DO MUNDO! #fiquemligados

Quais são os tipos de cobertura?

trump choose
Tipo assim né: o tio Trump escolhe qual a cobertura mínima e você obedece… só que aqui é pela província.

Apesar de ser obrigatório, o seguro indicado para o cumprimento da lei pode ser o mais básico (e econômico). Nesse caso, a modalidade Liability oferece$200,000 CAD de cobertura em caso de danos a terceiros. O custo anual deste seguro básico fica em torno de $2,000 CAD.

Mas existem outros tipos de cobertura comuns para quem quer um pouco mais de segurança ao volante. Nunca é demais, né não?  

Uma delas é aquela que indeniza por danos causados no próprio carro em caso de batidas. Aqui, esse modelo é mais conhecido como Collision. Outra modalidade muito comum por aqui é a Comprehensive que cobre danos com fogo, vandalismo e furto.   

E ainda existe a possibilidade de incluir coberturas adicionais como a de responsabilidade por terceiros. Porém… claro que as coberturas adicionais fazem com que o valor final fique um pouco mais salgado! Por isso, vale a pena avaliar o custo x benefício na hora da escolha.

Quando falamos em valores, é preciso saber tudo que o seguro avalia na hora do orçamento. Isso inclui particularidades como idade, sexo, número de condutores, bairro onde mora e outros. Além disso, é importante saber que as características do veículo também tem impacto no resultado final. Isso porque modelos com mais recursos de segurança como controle de tração ou blind sensor tendem a sofrer ou causar menos acidentes.

Outro ponto importante na hora de escolher o seguro obrigatório para carros é saber quanto vale o seu veículo. Porque talvez o valor do carro não compense o custo de um seguro total ou collision and comprehensive coverage. Minha dica é: se o seu carro vale menos do que C$ 3.000,00 esqueça o seguro total. #ficadica

Economizando na contratação do seguro obrigatório para carros

Aqui em Vancouver temos algumas formas  de economizar na hora de escolher o seguro obrigatório para carros. Mas honestamente em BC ainda não temos o melhor sistema. Por que eu tô dizendo isso? 

Bem, digo isso porque aqui eles ainda não levavam em consideração o histórico de acidentes da pessoa na hora de fazer o seguro. Acabava que por causa disso, o seguro era mais caro para todo mundo e não só para quem é “mal motorista”. 

O governo de BC juntamente com a ICBC irão fazer algumas modificações para começar a considerar esses fatores também. Você pode ver todas as modificações aqui no site do ICBC. O ICBC vai alterar essa e algumas outras regras agora em 1 de Setembro. Se você quiser ficar por dentro destas mudanças acesse essa página

Claim-Free Driver 

yes!
Yes! Sabia que dirigir certinho ia compensar!

Atualmente o maior benefício em descontos no seguro vem do claim-free driver. Se você for um claim-free driver poderá ser recompensado com um ótimo desconto no ICBC Autoplan – a crown company que faz todos os seguros obrigatórios para carros. 

Mas o que é ser claim-free? Eu explico! Claim-free driver é aquela pessoa que nunca acionou o seguro. Ou seja, você nunca realizou uma “claim”após uma batida.

É uma ótima opção para conseguir um bom desconto, mas costuma ser melhor para quem já vive há algum tempo no Canadá. Por que? Por que para avaliar o percentual de desconto e a validade, o ICBC Autoplan leva em consideração seu histórico como motorista no país. 

E eu que sou recém-chegado?

E aí? Eu posso ou não posso conseguir esse desconto? LÓGICO QUE PODE! Nós conseguimos!  Você vai precisar solicitar uma carta para sua seguradora no Brasil comprovando seu histórico ao volante. Nós pedimos essa carta diretamente a seguradora (não ao agente de seguros que nos vendeu o seguro ok?).

Eu entrei no FACEBOOK da empresa que contratamos como seguradora (seja Itaú seguro auto, Azul seguro auto, Porto Seguro auto etc) e pedimos essa carta já em inglês e eles enviaram RAPIDINHO!

Foi super simples pelo Facebook… pelo email da seguradora eu tô esperando até hoje receber resposta tá? #ficaadica #facebookpages Sério, para tudo que você puder, entre em contato pela página de Facebook… costuma ser MUITO mais rápido o atendimento!

Importante: a carta precisa seguir o modelo ICBC, caso não esteja em inglês será necessário traduzi-la e entregar as duas versões. Se você quer ter acesso a esta carta modelo, clique aqui.

O período de avaliação varia de 1 a 8 anos e o desconto pode oferecido pode variar entre 5% e 40%. Um super desconto, né não?

Confusa essa parada de seguro né?

Se você já ficou confuso só de ler esse post… saiba que não colocamos nem METADE das possibilidades de adendos no seu seguro. No nosso caso temos um seguro que em caso de perda total nos dá um CARRO NOVO do ano do acidente na mesma categoria! IMPRESSIONANTE NÉ? Nada de tabela fipe e choro!

Então se você quer conhecer mais opções e adicionais pro seu seguro obrigatório para carros, e quer facilitar o processo, nós recomendamos o Luiz Dittert. Ele não foi a primeira pessoa que nos ajudou com isso e te garanto que teria sido mais fácil com ele! Ele manja muito e pode te ajudar inclusive já em português!

Você pode entrar em contato com o Luiz via instagram, ou pelos links disponíveis aqui.

E por último, quer saber qual carro escolhemos e como foi nosso processo de compra dele no Canadá? No próximo e último post da série a gente vai falar sobre a nossa experiência de compra de automóvel. Então, fique ligado para saber mais sobre a nossa aquisição!