Carteira de motorista no Canadá – Parte 2

A parte mais temida para todos que tiram carteira de motorista é o teste de direção. E não é diferente quando você tira a carteira no Canadá. A gente tirou de letra e vai compartilhar altas dicas com vocês!

Na parte 1 falamos sobre o início desse processo de tirar a carteira no Canadá. Vamos falar sobre o teste de direção hoje, dar dicas e contar a nossa visão para vocês sentirem muito mais facilidade na hora de tirar a carteira! Vocês já sabem que com as nossas dicas é sucesso na certa.

Marcando o road test

Bem no post anterior, falamos sobre a etapa antes do road test. Se você ainda não leu, vai lá no link e depois volta aqui que estou te esperando.

Bem então, depois de passar na prova de conhecimentos, você pega o tal papel amarelo. Nele já consta o seu futuro número da carteira de motorista. Com ele você pode marcar a data do seu road test, nesse site aqui. Aí você que já está pertinho de ter em mãos a sua carteira no Canadá. MAS AINDA NÃO!

A primeira coisa que você deve fazer assim que sair do ICBC com seu papel amarelo é marcar sua prova. Isso por aqui aqui em BC, e em especial na Metro Vancouver (Vancouver, Burnaby, Surrey, Richmond, Coquitlam), costuma só ter vaga para realizar a prova dali a 2 meses da data atual.

Os meses passando e não chega nunca o dia da sua prova!

Explico melhor: Eu fiz minha prova de conhecimentos dia 21 de Março e só consegui data para dia 15 de Junho (datas de 2018). Mais ou menos 2 meses e meio depois do dia que fiz a prova de múltipla escolha. O do Han foi quase igual, ele na verdade fez a prova antes, mas demorou para agendar o road test e acabou só tendo data para dia 18 de Junho!

Poderia ter sido mais rápido? Sim poderia! Se você der a sorte e tiver tempo de ficar verificando o site para marcar a prova ás vezes aparecem datas bem próximas e você consegue marcar. Porém a gente não tinha muito tempo de ficar checando isso.

Uma outra opção para adiantar a prova é ir lá e esperar. O ICBC permite que você vá aos centros e fique aguardando caso alguém desista ou não compareça para realizar a prova. Mas no nosso caso, não queríamos faltar dias de trabalho sem ter certeza que conseguiríamos fazer a prova e nós precisávamos alugar o carro de alguém para o road test, então achamos melhor aguardar.

Decidindo fazer aulas de direção

Além de precisarmos do carro de alguém, achamos melhor dar um jeito de praticarmos a direção aqui no Canadá. Até por que, existem várias regras diferentes. As duas regras mais diferentes no Canadá e que mais senti que precisava me acostumar eram: virar a esquerda em cruzamentos e o famoso shoulder check.

Não gente… não é bem assim o shoulder check! HAHAHAH

O shoulder check é uma checagem do ponto cego que deve ser feita virando o pescoço totalmente para trás, tanto para esquerda, quanto para direita. Você precisa fazer shoulder check sempre que for mudar de pista e para virar. E algumas vezes mais de uma vez antes de realmente virar.

Igual essa daí!

Então o shoulder check tem que virar algo automático. MESMO! Além disso, tem essa questão de virar à esquerda em praticamente qualquer cruzamento, a não ser que exista uma placa específica proibindo essa manobra.

E para fazer a left turn você precisa ENTRAR no cruzamento, sem virar na mesma hora, MESMO QUE CARROS ESTEJAM PASSANDO NA PISTA NO OUTRO SENTIDO. Mas aí tem várias regras: não pode virar o volante (tem que manter as rodas retas), só pode entrar até um certo ponto X da pista, etc.

Por essas e outras, nós decidimos que seria uma boa ideia fazer algumas aulas de direção antes da prova. Assim garantimos a aprovação e não corríamos o risco de perder muito mais de 2 meses esperando a toa. Para isso procuramos indicações com amigos e em último caso usamos o MASTER GOOGLE!

Indicação de escola de direção em BC

Na hora de começar a se preparar, eu me antecipei e comecei bem antes do Han. Por isso eu acabei usando dois instrutores. O primeiro acabou que não tinha horário para eu fazer a prova com o carro dele no dia que eu tinha marcado e aí precisei de outro.

Eu acabei usando a mesma escola do Han da segunda vez. Ele foi muito bom na opinião de ambos. Vou deixar o link para o site deles aqui. Não sei te dizer se eles atendem toda Metro Vancouver ou somente a região de Burnaby que é onde nós fizemos a prova, mas de qualquer forma fica a dica e você mesmo/a pode perguntar!

No caso da TD Driving school, eles primeiro fazem uma avaliação da sua direção de 45 minutos. E aí diante da sua confiança e do que você sabe ou não, ele te recomendam um dos pacotes deles. No nosso caso pegamos o pacote com 2 aulas de 1h30, 1h de treino no dia da prova e o aluguel do carro no dia e hora da prova. Todos os valores estão no site deles ok?

As aulas fizeram diferença mesmo?

A resposta de cara é SIM! Não recomendo a ninguém ir fazer a prova sem treinar antes. Eu já tinha feito duas aulas de 1h30 anteriormente a começar as aulas com essa escola, mas garanto que sem as últimas duas aulas com essa escola eu provavelmente teria cometido mais erros e talvez reprovado.

Especialmente o reverse parking – sabe estacionar de ré? Eu NUNCA estacionava de ré no Brasil e aqui é obrigatório fazer o estacionamento de ré. O meu segundo instrutor me ensinou direitinho uma técnica para fazer o estacionamento de ré perfeitamente e nunca mais esquecerei!

Praticamente assim que eu estaciono agora! #NOT Quem dera!

Além disso, treinei várias outras coisas nas aulas e achei essencial fazer as aulas SIM! Não estava 100% certa que ia passar de primeira. Por isso, também dei uma estudadinha em casa com esse blog aqui e com os materiais fornecidos pela TD Driving School e procurei uns vídeos no youtube.

Tem dois vídeos que eu recomendo que você assista: o primeiro é esse aqui, e o segundo é esse. Eles e o blog são uma bela revisão antes da prova. Honestamente, acho que eu nem precisava ter estudado tanto, mas eu não estava confiante então qualquer revisão vale a pena. Eu bem sei pelo IELTS que confiança influencia em MUITO o seu resultado! BTW, fica o jabá: venha ficar confiante estudando pro IELTS comigo meu povo! #ficaadica

A hora da prova

No dia da prova, nós também garantimos 1 hora de treino antes da prova. Eu cheguei BEM antes do ICBC e já perguntei várias coisas para ter certeza que estava tudo em perfeitas condições. Fiz meu treino de 1 hora e fui fazer o registro para prova.

Na hora que você chegar para fazer a prova, você irá pagar 50 CAD para realizar o road test. Se você passar, você irá pagar 31 CAD para a emissão da sua carteira de motorista. A foto para carteira de motorista é tirada ali no dia, após você ser aprovado. Então se quiser ficar gatinha/gatinho lembra de dar aquele trato antes da prova. HEHEH

Na hora da prova peguei uma moça bem simpática. Ela percebeu logo de cara que eu estava nervosa, quando dei aquela famosa parada com checada mais longa de Brasileiro numa esquina. Por que afinal, a gente nunca confia no Brasil que o povo vai parar só por que tem uma placa mandando né?

Ela rapidamente me lembrou que eu devia seguir direto e ter confiança nisso, que não precisava checar tanto. Meus intrutores já tinham falado isso, mas “old habits die hard right”?  De qualquer forma, eu fui realmente quase quebrando o pescoço nos shoulder checks e fui mais espertinha nos cruzamentos a meu favor.

No final da prova ela veio e falou bem rápido: “You passed, you drive well, but there are somethings you can improve”. E aí ela começou a listar umas coisas que eu podia melhorar. Na verdade era mais essa coisa de entrar com mais confiança nas ruas e acelerar mais na hora da highway.

Eu juro que eu tinha tanta certeza que tinha reprovado que eu NÃO ouvi ela falando que eu tinha passado. Aí quando ela terminou de listar as coisas e falou, “vamos entrar para tirar sua foto”, eu falei, “peraí eu passei?!”, ela confirmou e aí respirei aliviada! HAHAHAH

Aquele alívio direto dos anos 80/90 para vocês galerinha HAHAH

Recebendo a carteira de motorista

Dando aquela forçada para foto!

Depois disso, eles te entregam o papel com os comentários feitos durante a sua prova. Um dos comentários dela para mim foi que eu fiz BONS shoulder checks. Ou seja a forçada de barra ajudou! HAHAHA

Aí basta entrar no ICBC para pagar a taxa da impressão da carteira de motorista. Você também vai assinar uns outros papéis e tirar sua foto.

Eles vão te entregar um segundo papel amarelo, que parece muito com o primeiro, mas esse já vale como a sua carteira COMPLETA. Não tem mais restrição nenhuma. #freedom

Você pode dirigir com esse papel na carteira por até 60 dias. Esse é o prazo máximo para sua carteira de motorista chegar na sua residência. A minha e a do Han chegaram com 1 semana exata da data que fizemos a prova.

Eu já estava aprovada para dirigir na sexta-feira. Na segunda seguinte a minha aprovação, o Han fez a prova dele e também foi aprovado de primeira! Aí foi pura alegria e começou o aluguel de car share!

Em breve teremos Já temos post sobre o car share e como isso funciona aqui em BC. E por favor, compartilhem nosso post com todas essas dicas SEN-SA-CIO-NAIS para ajudar os amigos que estão querendo tirar carteira! Afinal o blog inteiro é bom demais!

E lembrem-se de seguir a gente no Facebook e no instagram gente! Tem tanta coisa que só aparece lá! Vocês vão curtir! JURO! E VEMOS VOCÊS NO CANADÁ!


Comments

8 respostas para “Carteira de motorista no Canadá – Parte 2”

  1. Rey, parabéns!! Estou para marcar meu exame Full G em Toronto mas vou ter que esperar já que o teste mesmo só tem pra daqui a dois meses =/
    Por curiosidade… você pode compartilhar a técnica ninja de estacionar de ré que o seu instrutor te ensinou? 😛
    Ah, e você disse de alguns cruzamentos na hora do teste que pareciam mais tranquilos. Dá para escolher? Pensei que o examinador selecionasse..

    Obrigada!

    1. Aline, obrigada pelos parabéns! Então, não dá para escolher os cruzamentos não. Vou re-ler o texto e tentar me explicar melhor. A técnica dele você tem que contar 3 linhas no chão da vaga que vc vai entrar e parar na terceira linha, mais ou menos na altura do retrovisor do carro. Não sei se ficou claro rs. Boa sorte na prova! Abraços!

  2. Rey,
    Sabe dizer se, depois que faz a teórica, tem prazo máximo pra marcar o road test? Além disso, pra marcar a prova de conhecimento, precisamos apresentar o PR ou pode ser o COPR?
    Obrigada.

    1. Lissa, excelente pergunta, vou adicionar no texto. Você tem até um ano para fazer o road test. Aí se não fizer nesse período tem que re-fazer a teórica. Para fazer a prova teórica eu levei a minha carteira do Brasil (que eles aqui em BC ficam com ela), um documento primário com foto e um segundo documento de identificação. No site da ICBC tem a lista de quais documentos podem ser utilizados para primeira documentação e para segunda tmb. Abraços!

  3. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    Excelente post! Estou ansiosa esperando o bendito PPR e fico devorando os posts de vocês para preparar o psicológico pra quando chegar aí, rsrs. Ah! Aguardando ansiosamente o post sobre o car share =)

    1. Gabriela, fico feliz que te ajuda a reduzir a ansiedade. Eu lembro que reduzir a ansiedade e ler sobre o Canadá era tudo que eu queria na época, esperando o processo findar! Em breve sai o post sobre o car share! Abraços!

  4. Avatar de Lauren Gaikoski
    Lauren Gaikoski

    Rey, sabe me dizer como que funciona os carros do Road Test aí no Canadá?
    Sei que nos EUA os testes são feitos com carros automáticos, aqui no Brasil eu não dirijo carro manual e teria que aprender tudo do zero pra dirigir. kkk Queria saber se no Canadá o teste é feito com carro de câmbio automático também.

    Beijo e obrigada pelo blog! Tô adorando tudo. 🙂

    1. Lauren, você faz a prova com o carro do seu professor das aulas de direção ou com o seu próprio carro se tiver. E acredito que dentro disso fica a seu critério o tipo de câmbio. Eu e o Han fizemos prova no carro de câmbio automático. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *